O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Ana 27/03/2024

Que livro!
Stephen King sabe moldar uma história de terror como ninguém, o jeito que ele constrói a narrativa, construindo-a ao redor de seus personagens, todos eles bem desenvolvidos, com suas questões pessoais bem feitas, tudo isso nos faz ficar vidrado com a história.

Um livro pra ser lido com calma, cheio de detalhes e de momentos tão icônicos que ficam na cabeça por muito tempo.

uma das melhores coisas desse livro são as "descrições psicológicas". dos personagens, a maneira como a necessidade de beber do Jack é mostrada, o jeito como os pesadelos de Danny são mostrados, a infelicidade de Wendy com o Jack são grandes exemplos das características psicológicas que deixam esses personagens memoráveis.
Hotel Overlook é muito mais do que apenas um hotel. Jack e sua família acreditam que o hotel possa ser um recomeço. Mas logo a família Torrance percebe que esse hotel tem mais segredos do que eles imaginam. E esses segredos não gostam de ficar escondidos.

"Eu escolho aceitar o que eu sou. A vida é curta demais para deixar o mundo dizer a um homem o que ele deve e não deve fazer."

Emilly.Silva 26/03/2024

Não é só uma ficção
Comecei esse livro querendo saber se seria melhor que o filme, e com certeza ele é.

Os personagens são muito bem construídos, principalmente o Jack torrance, a forma que ele vai perdendo a sua sanidade, a forma que o King aborda o problema de alcoolismo ( curiosidade: o King tinha problemas com álcool e retratou sua história no livro), o Jack mostrando o lado paternal dele ( coisa que no filme não acontece), tudo perfeito e bem escrito.

jujuju 26/03/2024

Demorei para ler o livro pela forma arrastada que se passou do início para o meio. Apesar da descrição vagarosa e lenta ter me irritado durante a leitura em muitos momentos, temos a compreensão da importância de alguns fatos e cenas já quase no final.
O início lento nos entrega a personalidade e psique dos personagens, com detalhes que nos fazem compreender suas ações, reações e limitações diante o desenrolar da história. Com tudo em mãos, é perceptível a mudança e desenvolvimento dos personagens, e tudo é compensado quando o hotel deixa de ser a ambientação e passa a ser uma personificação ativa na história, aquele que dita as regras e muda o rumo das coisas.

Stephen King tem um talento brilhante em criar personagens muito bem trabalhos e Jack foi com certeza o mais profundo da trama, o que teve seu psicológico dissecado e lentamente usado como arma contra ele mesmo, tão seguro de si e teimoso que passou a se tornar vulnerável e completamente suscetível a influência do Overlook. O Hotel se apossou de seu orgulho e alcoolismo como quem toma o controle de uma máquina, e Jack já estava morto antes mesmo do final do livro. O Overlook em pessoa passou a ser quem dividia a hospedagem com sua esposa e filho. Por outro lado, Wendy se sentia incapaz e foi quem resistiu e lutou até o final. Seu desenvolvimento é incrível e ela foi forte e salvou seu filho como inúmeras vezes havia prometido. Seu amor pelo Danny era palpável e foi o que perseverou até o fim. A história fez todo o sentido, e os personagens foram como pessoas reais, com sentimentos e ações verdadeiras.

A escrita do livro me trouxe à mente um tipo de filme muito bem dirigido. Stephen King sabe bem o que está fazendo e escreve como ninguém. Pode-se notar a forma sabia como certas cenas são encaixadas e como memórias e lembranças são descritas e nos fazem sentir algo que pensei só ser possível cinematograficamente, e experimentei nas duas vezes que li as obras do Stephen King. Passado como resposta do presente, pensamentos altos e palavras que parecem sussurradas em nossos ouvidos. Cenas descritas que poderiam muito bem se tornar lembranças de algo que vimos diante de nossos olhos. Textos que não são confusos fazendo uma dinâmica que vai além da escrita e podemos simplesmente ver acontecendo.

O livro é completo, muito bem trabalhado e muito bem pensado. Perfeito e perfeito!

juLuiLes 26/03/2024

Às vezes lugares humanos criam monstros desumanos.
O Iluminado é considerado uma das maiores obras do autor Stephen King, até mesmo do terror. Apesar de esse ter sido somente o meu quarto contato com o autor, não poderia concordar mais com tal afirmação.

Publicado em 1977, o livro conta a história da família Torrance. Jack é um ex-professor que tem um histórico com o alcoolismo e surtos de raiva, Wendy é uma mulher muito apegada a sua família, e, por fim, temos o Danny, um garotinho bastante "intuitivo" para a sua idade.

A família Torrance se amava muito, contudo o crescente abuso do álcool por Jack junto de seu colega Al-Shockley tornou a relação áspera e conflituosa. Wendy constantemente pensava no divórcio. Entretanto, após sofrerem um acidente em uma rodovia a dupla de alcoólatras decide parar com o goró. Consequentemente, a Wendy também vai deixando a ideia de divorciar-se de lado.

Após agredir um aluno, Jack perde o seu emprego como professor. Al, buscando ajudar o colega, arruma um emprego de zelador para o Jack no grande e famigerado Hotel Overlook, onde o agora ex-professor deveria passar uma temporada junto de sua família e cuidar do local. Esses meses isolados deveriam ser capazes de melhorar a relação entre os membros da família e de possibilitar que Jack termine a obra que está escrevendo.

Logo no início, o cozinheiro do hotel, Dick Halloran, nota a "iluminação" do garoto Danny. Sua capacidade de sentir coisas, prever o futuro, ler mentes e etc, são perigosas no Overlook, um estabelecimento assombrado e com uma história macabra. A partir daí, acompanhamos a "maldade" do hotel degenerar Jack Torrance, em uma mistura perfeita entre o sobrenatural e o humano.

Com uma trama psicológica riquíssima, o Iluminado se consagrou como o grande livro que conhecemos hoje. Gostei MUITO da leitura e seguirei acompanhando o Kingverso. O ritmo de leitura lento apenas engrandece a obra, criando personagens inesquecíveis e muito bem desenvolvidas. A família torrance é inesquecível, assim como o grande Halloran e o assombroso Overlook. Somente lendo para entender o que digo!

Jpneri 26/03/2024

Livro espetacular
Que livros meus amigos...
Me surpreendeu em todos os aspectos!
Foi meu primeiro contato com o Stephen king na literatura e já virei fã.

O jeito que a história é detalhada, contando cada detalhe e ao mesmo tempo sem ficar algo entediante foi oq mais me deixou apaixonado pelo livro

Recomendo muito este livro!
Acabei de comprar agora "Carrie a estranha" muito ansioso para ler

IsaApCamilo 26/03/2024

Redrum
O king realmente mostra para o que veio nesse livro. Ele faz por merecer a fama que tem.
Já adianto que não é um livro pra todo mundo, se você gosta de leituras rápidas, sem descrições longas não é um livro que vai te agradar.
Em até 44% do livro não acontece nada. É mais uma introdução do autor , depois dos 75% aí sim as coisas começam a acontecer num ritmo eletrizante eu não consegui mais parar de ler.
Ver como o hotel vai mexendo com o Jack aos poucos é assustador, Por várias vezes eu só queria poder pegar o Danny nos braços e dizer que iria ficar tudo bem
Esse é o quarto livro que leio do autor por ordem cronológica e foi o meu favorito até agora.
O melhor do king

IsaApCamilo 26/03/2024minha estante
Sim , agora estou muito mais animada pra pegar a Dança da Morte.

Mariana 26/03/2024minha estante
Amooo esse livro!! Muito bem escrito!! Muito boa resenha!!

victoryx 26/03/2024minha estante
A dança da morte também é muito muito bom

Mariana 26/03/2024minha estante
Comecei a lê -lo, mas parei por causa da correira, acho que vou terminar Novembro 63 dele e retomar a dança da morte

Retoma sim, e novembro 63 também é bom

Obrigada Mariana ?

IsaApCamilo 26/03/2024minha estante
Leia sim Marina você não vai se arrepender, eu ainda tenho um longo caminho até novembro de 63 rs

Tayná Orem 24/03/2024

Demorou para me pegar
Mas depois, confesso que fiquei vidrada. Assisti ao filme e achei o filme melhor do que o livro, coisa que é raridade, mas no geral é um bom livro.

AbobrinhaBaggins 24/03/2024

Sob influência do cão
Jack Torrance é um escritor falido que consegue um emprego de zelador no Hotel Overlook, um hotel no coração das montanhas do Colorado. Dia após dia, Torrance e sua família se sentem drenados mentalmente pela aura misteriosa do hotel e talvez espíritos dos que se hospedaram ali. É interessante ver o declínio mental de alguns personagens misturado à ambientação da história. É como se o Overlook fosse um único ser, uma criatura colossal de tijolos respirando pelo estalar dos móveis e observando o leitor pelas centenas de janelas. Realmente não esperava a revelação sobre Tony, no começo achei que ele era endemoniado e fui posto em dúvidas sobre isso. Nunca mais olho pra uma banheira de hotel ou arbustos podados. Não é um livro inteiramente quente, na maioria é só uma assombraçãozinha ali, uma aqui, uma acolá... mas as últimas 100 páginas são quentes, MUITO QUENTES!

Rafael Oliveira 24/03/2024

O Iluminado
Danny Torrance é uma criança iluminada, sendo capaz de ouvir pensamentos e até se comunicar a distâncias surpreendentes.

Jack Torrance, pai de Danny, está passando por uma fase ruim por conta de bebidas, tendo instabilidade com a família e desemprego.

Após conseguir um emprego de zelador em um antigo hotel, tudo parece estar melhorando. Empregado, sem noites de bebedeira, sem mais sofrimento para a esposa, Wendy.

No entanto, o Overlook não é um hotel comum, alguma coisa maligna insistiu em ficar por lá. E por estar localizado no pico de uma montanha, e em período de grandes tempestades de neves, o lugar se torna totalmente isolado.

Coisas terríveis acontecem. O hotel mexe com as cabeças das pessoas, e ele quer alguém. Danny, por ser o iluminado da família, tem grande importância para história.

Iniciei o livro com uma certa expectativa, aliás é um clássico e muito famoso. Mas senti a leitura muito pouca fluida, de forma que as vezes me perdia no assunto que estava lendo, de tanto que enrolava com assuntos "secundários".

Entendo que muitos detalhes tem importância para demonstrar certos pontos do hotel ou do passado de alguns personagens, mas para mim não funcionou.

A estória é até interessante, acredito que se não tivesse tanta enrolação eu teria gostado mais.

Ernesto9 24/03/2024

O iluminado
Esse foi o primeiro livro do King que li, achei a escrita boa, bastante detalhista, muita aprofundada, porém, muito interessante, ele usa uma linguagem que faz com que o leitor não canse.
Sobre o livro, achei a história muito boa, os personagens são muito bons, já a história do hotel é praticamente infinita, fica como mistério, e isso é muito daora. Nesse livro, o King colocou uma quantidade de possibilidades além do necessário, acredito que algumas ficaram sem alguma finalidade maior, mas, na maioria ele conseguiu superar expectativas de quem leu, e superará expectativas de quem ler.

wsx.lipe 24/03/2024

"Todo grande hotel, tem seus fantasmas."
Essa é a primeira resenha que eu escrevo em que precisei de um tempo para me recompor depois de terminar a obra. Em 464 páginas, Stephen King consegue criar um ambiente assustadoramente bom em que você se perde nas palavras, pois está ocupado demais imerso em cada detalhe da história.

esse livro foi uma literal tortura psicológica, tipo, QUE TRECO MEDONHO. Preciso realçar que nunca mais vou ver um hotel da mesma forma depois de ter finalizado "O Iluminado". Além de ter sido um livro que foi certeiro nas cinco estrelas, ele também foi meu primeiro contato com o King e não poderia ter feito melhor escolha.

também vou fazer uma singela homenagem ao Danny, a criança mais corajosa que já pisou em toda a terra. O que essa criança passou por todas essas páginas eu não teria passado em 10 ou em menos. Um real exemplo de coragem pra mim.

não vou deixar de acrescentar o misto de emoções que senti nos capítulos finais. Esses foram literalmente o auge da loucura do livro inteiro, precisei parar de ler para me recompor da tensão absurda que tava sentindo nesse patamar do livro ?.

por último, minha opinião é óbvia né? 5 estrelas e favorito da vida da biblioteca do King (não to sendo precipitado, apesar de ser a primeira obra dele que eu li, eu realmente adorei!!)

Isa 24/03/2024

O iluminado
Publicado em 1977, este é um clássico do terror de Stephen King, pois quem não gosta de um hotel mal assombrado, não é?
Jack Torrance, após perder seu emprego como professor, recebe a proposta de ser zelador no período de inverno no grande Hotel Overlook. Ele, sua esposa Wendy e seu filho Danny de 5 anos, chegam no último dia de funcionamento do hotel para dar início, ao que seria, o recomeço de suas vidas. Danny tem um dom (sentir, ouvir pensamentos, ver coisas, sonhos que mais parecem visões) e isso faz com que ele sinta que há algo de ruim no Hotel. Essa presença maligna toma conta de Jack que já tem um histórico de agressividade, alcoolismo e raiva. E o Overlook quer o pequeno Danny para ele. Então já dá pra imaginar os terrores que a criança e a Wendy irão passar pelas mãos do próprio pai/ marido. Os personagens são ótimos, muito bem evoluídos e não tem como não temer esse "mal" que assombra a família. Maravilhoso!!

anilopws 24/03/2024

O iluminado
Amei demais essa leitura, fluiu tao bem, quando começava nao queria parar de ler
vi o filme logo depois e o livro é mt superior então pra quem gosta do filme vale demais essa leitura, e pra quem quer começar ler king tbm é uma boa pedida, terror na medida certa

Beatriz 23/03/2024

100 vezes superior ao filme
Confesso que li o livro sempre pensando no filme e é inegável que o livro é bem melhor que o filme. Primeiro que o filme distorce toda família. Mostrando o Jack apenas como um monstro, muito antes do Hotel e não aprofunda a dinâmica familiar que o Jack tinha, Segundo que mostra um Danny bem mais bobinho que o menininho que é caracterizado no livro. Um menino capaz de ler através das sensações humanas e que possui um dom inegável. Terceiro que o filme esquece quem é o maior personagem do livro, o Hotel. O Overlock é a entidade que enlouquece e faz uma familia que já está frágil se desestabilizar. O Hotel que transforma o Jack em um monstro. O Hotel busca adquirir o menino para sua lista de hóspedes fixos.
Depois da comparação inevitável com o filme, comecei a notar que o livro tinha um ponto pessoal do escritor. O Jack parece muito com ele em alguns aspectos, é um escritor tentando sobreviver com uma criança pequena e pulando de emprego em emprego, já foi professor, tem problemas com a bebida. O Danny parece muito com o Joe Hill, fisicamente quando criança. Tudo parece bem familiar à vida do King.
O livro é incrível, bem escrito, bem fundamentado, engloba o leitor em uma boa atmosfera de suspense. Eu acredito que ele poderia ser mais curto. Sem alguns acontecimentos aleatórios, que para mim só rolaram pra um personagem fazer uma participação especial.