A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça Washington Irving

Resenhas - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

@tigloko 04/10/2023

Clássico da ficção gótica
Pensei que o conto que dá título à coletânea seria o meu preferido. Mas A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça foi bem arrastado, valendo a pena mesmo no seu terço final e o desfecho enigmático. Rip Van Winkle foi a minha história favorita, fala sobre a noite de bebedeira do personagem principal em um local misterioso e ele acordando 20 anos no futuro sem saber o que aconteceu. É uma história que vai para um lado cômico, achei inesperado esse conto perdido no meio desses outros.

Talvez a história que define essa coletânea, ainda que não tenha gostado muito, é o Diabo e Tom Walker. Foi a única que eu consegui sentir aquele clima sinistro e gótico proposto pelo autor. Ao menos as ilustrações dão um certo charme, pois as histórias não me cativaram tanto.

Bruna | @bmartinssss 25/04/2021

Adorei a experiência de leitura desses contos. O principal "A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" eu não conhecia nada, nunca tinha visto o filme. E gostei bastante. Depois de terminar de ler, fui assistir ao filme e, apesar de ter várias diferenças, eu gostei bastante. Os outros 3 contos também são muito bons, adorei.

E nem preciso falar dessa edição maravilhosa da Editora Wish. É perfeita!

Cinara... 14/10/2021

Cavaleiro coadjuvante de sua própria história ...
"O principal espírito, contudo, que assombra essa região encantada, e parece ser o comandante em chefe de todos os poderes do ar, é aparição de uma figura a cavalo, sem cabeça.

O conto deveria se chamar Ichabod Crane, o cavaleiro sem cabeça vêm apenas ao final do conto depois de toda história de 70 páginas de Ichabod Crane, quem vêm querendo algo parecido com suas adaptações cinematográficas vai literalmente cair do cavalo!?
Como livros de contos tem seus altos e baixos "A lenda do cavaleiro sem cabeça" foi um dos que eu menos gostei, "Rip Van Winkle" e o "Noivo Espectral" foram meus contos favoritos.
A edição nem preciso falar nada, a editora wish fez algo primoroso! Cheio de ilustrações e introduções que são super necessárias.
Ah e medo passa longe hein...
Os contos lembram muito os dos Hans Christian Andersen mas com fantasmas (ou não). ??

Fábio 30/01/2022

chato...
Tim Burton fez milagre no cinema. De toda história só valeu a capa do livro.
Um relato de uma lenda local e um amor não correspondido. Um cavaleiro sem cabeça que só aparece no final e leva um dos personagens embora. Chato umas mil vezes.
Vitaminado 01/02/2022minha estante
É tão ruim assim?

Fábio 01/02/2022minha estante
Para o meu gosto foi ruim sim!
Mas você pode ler e gostar, vai da interpretação e do gosto de cada indivíduo.

rodrigo963 02/04/2022

desafio do mês - livro de contos (abril/2022)
O livro é composto por quatro contos do escritor Washington Irving, recebendo o título de "o cavaleiro sem cabeça”, sendo o primeiro conto narrado no livro. São contos que envolvem suspense e mistério, tendo os EUA (terra do autor) como cenário das histórias.

Os contos são bons, porém, nada assustador. Os textos são curtos, ideal para uma leitura rápida, leve e tranquila.

LeitorMorto 02/01/2022

Curto e nada objetivo, porém bom
Esse livro deve ser lido por aqueles que gostam de desfrutar longas descrições, uma vez que o livro inteiro é uma longa descrição, sem pressa, do protagonista, sua vida cotidiana e monótona e seus desejos e devaneios.

A descrição é muito gostosa de se ler, ainda bem já que o livro inteiro é nesse estilo de narrativa extensa e descritiva.

Infelizmente não posso falar sobre o enredo, uma vez que a história possui pouquíssimos acontecimentos.

Então só confiem no que eu digo: gosta de descrição? Vai adorar o livro. Não gosta de descrição? Vai detestar.

Mayara 24/01/2013

Sleepy Hollow
Eu bem pensei que ia amar o livro, pois o filme relacionado ao cavaleiro hessiano cuja cabeça foi arrancada em uma guerra, é surpreendente.

Já havia lido que esta história em nada se parecia com o filme produzido em 1999 pelo genial cineastra Tim Burton, mas não esperava tal decepção.

Na verdade, adquiri o livro unicamente pela capa, e ele não passa disso, em minha opinião. Álias, passa sim, pois as ilustrações são ótimas, apesar de em muitas vezes parecer que elas foram dispostas unicamente para deixar o livro mais volumoso, pois estas não tem o caracter de auxiliar o leitor a imaginar a história, e em nada tem a ver com o texto próximo á elas.

Eu permaneci a leitura toda ansiosa por revelações, ansiosa por ver o pedagogo encontrar o cavaleiro hessiano em uma batalha temorosa, ansiosa por sustos e suspiros de medo. Mas não foi o que encontrei. O cavaleiro aparece somente nas ultimas duas páginas e sua atuação é rídicula.

Não estou dizendo que o texto é ruim, não mesmo, em hipotese alguma. Talvez seja somente a minha decepção por ter esperado algo grandioso já que a personagem (Cavaleiro sem cabeça) é tão conhecida, e ter dado de cara com uma história não tão cheia de emoção.
Ansiei saber o modo como o cavaleiro sem cabeça perdeu-a, ansiei por conhecer a sua história. Talvez uma história devassa da guerra, uma paixão proibida, não sei. Mas o livro conta a história de um pedagogo, com uma vida mesquinha e com um fim incerto.

LEIA MAIS AQUI: http://prettylittlefreedom.blogspot.com.br/
Morcego 19/05/2017minha estante
Leia de novo.

Victor Tosi 31/12/2017minha estante
Você descreveu 100% do que eu senti lendo esse livro. A escrita é realmente ótima, mas a história é totalmente decepcionante e as ilustrações, mesmo sendo incríveis, ficaram dispersas e jogadas sem nexo algum com o contexto histórico.
Eu não estava esperando uma história exatamente igual a do filme do Tim Burton, mas com certeza esperava bem mais do que isso que eu li.

Alberto 01/10/2021

Roteiro Disney
Ao ler o conto, é difícil não lembrar da animação da Disney sobre a lenda. É praticamente um roteiro. O que é um pouco frustrante, pois não traz nada de muito interessante, com um breve momento do "cavaleiro sem cabeça" apenas no fim.

Gabriel1994 03/05/2022

Folclore Americano?
A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça de Washington Irving é conhecida por ser uma das primeiras histórias americanas do século XIX.

Um conto legal, tanto pela proposta, como pela representação que a história tem dentro da literatura americana.

Para mim foi uma leitura "mais ou menos" que entregou um conto que me soou muito como as histórias folclóricas e que não foi de grandes surpresas nas cenas e ao decorrer da leitura, mas foi legal e interessante.

Tem um "q" de terror, um fantasma que assombra uma vila e um romance embutido no meio de tudo isso que loucamente consegue ligar ambas as coisas...

Um conto legalzinho, avaliado em 3 estrelas e que me serviu tanto de passatempo como também de ponta pé para mais um mês de leituras.

Nath 22/04/2022

É bom, mas falta algo
É perceptível a importância do livro e do autor para a literatura americana, isso não podemos questionar. Entretanto, por mais que eu tentasse olhar pela ótica das pessoas que estavam lendo no século XIX, ainda assim achei uma leitura morna, os plots dos contos não convenciam, sempre faltava uma coisinha. Todos os contos tinham potencial, pois a mistura de história e fantasia era suficiente para fazer render, mas acho sim que faltou mais brilho, principalmente nos arremates dos contos.

ThayAvalon 20/02/2022

livro gostosinho pra passar o tempo
O livro é cheio de contos além do cavaleiro sem cabeça , que aliás eu só tinha visto o filme com o J.Deep, e praticamente tem algumas semelhanças mas o fim é total diferente, gostei do modo como o autor conta e descreve , ele devia gostar muito dos banquetes da época, pois é rico em detalhes , também como as vestimentas dos personagens, a paisagem única. Existem contos alemães que foi um dos que mais gostei. A edição em ebook ah... é incrível , imagina a física. A Tradução também é muito boa.

Edilaine 31/01/2024

Gostei bastante
Gostei bastante da leitura, ouvi juntamente o audiobook, as histórias muito bem contadas e elaboradas. Vale muito a pena...

Victoria (Vic) 02/01/2023

Conto completamente sem graça???? Prometeu tudo e não entregou nada. Normalmente sempre entendo o porquê de clássicos virarem clássicos mas nesse conto estarei devendo. Talvez foi só a ideia que foi muito legal, mas a execução, ao meu ver, deixou a desejar. Espero que as adaptações cinematográficas sejam melhores. Mas fico feliz que finalmente li esse livro que estava encalhado na minha estante há anos! :)

Thamires.Sobral 03/03/2022

Uma ótima leitura....
Em “A lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Outras Histórias” iremos conferir quatro contos com histórias que trazem em comum todo clima de mistério e suspense.

Em A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Outros Contos iremos conhecer Ichabod Crane que é supersticioso, que ao chegar a vila Sleepy Hollow para trabalhar como professor, irá competir pela mão da filha do fazendeiro, a bela e rica Katrina Van Tassel que também está sendo cortejada por Brom Bones.

Mas se você está achando que estamos falando de uma história de romance, não se engane, após uma festa, Crane será assombrando pelo fantasma de um soldado que está em busca de sua cabeça perdida. Agora resta saber se essa figura e real ou seria seu adversário brincando com ele?

Algo interessante e que o conto é inspirou o roteiro do filme do Tim Burton, porém, são totalmente diferentes, gostei de ambos.

Sabrina Araújo 11/10/2021

Que nostalgia!!!
?Para ler em um dia. ?

Memória desbloqueada com sucesso: Havia esquecido completamente o quanto a escrita desse autor é envolvente.

? "Não havia história que fosse abjeta ou monstruosa demais para sua enorme capacidade de digestão."

Estava com uma vontade imensa de reler depois de muito tempo, pois foi o maior responsável pelo meu vício em leitura. Eu amava esse conto quando era criança, li incontáveis vezes e não desgrudava da minha edição. ?