A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça Washington Irving

Resenhas - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Fabi 02/01/2014

ESQUEÇA O FILME DO TIM BURTON!!!!!
O filme do Tim Burton estragou esse livro!!!
É o clássico exemplo de inversão de expectativa. Se você lê um livro esperando algo totalmente diferente do que ele é, é claro que ficará decepcionado.

As pessoas lêem esse clássico da literatura e ficam esperando cabeças rolando, sangue, investigação, uma história intrincada e improvável - como no filme. Já eu, que conheço o livro desde criança, ODEIO esse filme, porque ele deturpou completamente a história, relegou o cavaleiro à condição de escravo, e pegou um dos personagens mais legais da literatura - Ichabod Crane - e virou ele do avesso. O livro não é nada disso, e se você é fã do filme e espera algo parecido, não vai gostar do livro mesmo! O único jeito de curtir o livro é não ficar com o filme na cabeça.

Pra começar, o personagem principal do livro é o Ichabod Crane, e não o cavaleiro sem cabeça. Você já assistiu aquele desenho da Disney sobre o livro? É bem fiel, inclusive no humor irônico. Esse livro é muito mais de humor e crítica de costumes do que de terror. Aliás, de terror mesmo ele não tem nada, apenas uma dose de suspense e mistério, e assim mesmo só no final. Para ser lido devagar, curtindo a ironia de cada frase. Aí sim o livro é ótimo, AMO!!!

Andre.Gbur 03/10/2021

Fantastico
Os contos são muito bons, consigo entender como vários autores de renome se inspiraram a partir do autor deles para escreverem.

Juliane72 29/10/2023

A lenda do cavaleiro sem cabeça
Uma reunião de contos , que reapresenta o autor para o público brasileiro. O conto título nada tem a ver com o filme do Tim Burton, mas muito bom tbm.

Fran 29/12/2020

Amei
A bem da verdade é que apesar de eu gostar do conto ?O Cavaleiro Sem Cabeça?, encontrei na história de ?O Diabo e Tom Walker? uma leitura mais envolvente. Não sei ao certo o que me chamou a atenção, mas o trabalho de Washington Irving ao falar sobre um homem mesquinho e que deseja riqueza ao fazer pacto com o diabo pareceu um suspense mais intenso e até dinâmico, com seus diálogos ágeis, cheios de peso e frases que me permitiram uma maior reflexão, como, por exemplo, ao citar que o clamor por perdão na igreja aos domingos é proporcional aos pecados durante a semana. Quanto maior o brado, maior foi o pecado. E isso deixou Tom Walker ainda mais humano no meu ponto de vista, afinal, ao fim da vida, ninguém quer encontrar com o diabo.

Aliás, algo que percebi ao longo da leitura é que Washington Irving contrapõe a condição humana aos pecados capitais. Quando ele apresenta um homem que só pensa na farta refeição que vai ter ao longo do dia depois de casado com Katrina Van Tassel, temos a clara visão do pecado da gula, intrínseco à personalidade de Ichabod Crane. Outro personagem no qual consegui identificar um pecado muito bem foi Rip Van Winkle. Ele é notoriamente preguiçoso e seu desejo é se livrar das obrigações em casa para ficar deitado à sombra de uma árvore. Tom Walker com toda a certeza está voltado à luxúria, e o protagonista de ?O Noivo Espectral? tende a se equilibrar na corda bamba entre a cobiça e a lealdade para com seu amigo.

O que ficou na minha cabeça ao concluir essa obra é a forma ácida e o ambiente sinistro que Washington Irving cria em seus trabalhos, causando no leitor uma imersão poderosa. Com influência gótica, posso descrever A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Outros Contos como sendo um dos degraus que levou a literatura de suspense e horror ao que hoje encontramos nos livros de mesmo gênero.

_Du_ 30/07/2023

Ótimo conto
A forma da narrativa lembra aquelas histórias de fantasmas que costumávamos contar em rodas de amigos sob a luz da lua em tempos mais simples. Uma narrativa com pontos divertidos, cômicos e muito fluida. Extremamente bem construída. Vale muito a leitura.

Escritor.Lucas 13/01/2022

Gostei muito
Excelente livro sobre a história do cavaleiro sem cabeça e do personagem Ichabod. Apesar do excelente filme do Tim Burton, o livro é muito diferente do filme, mas extremamente interessante. O livro conta com outros contos muito bem escritos também. RECOMENDO À TODOS.

Anderson.Amin 09/11/2022

Gostei bastante.
O conto do cavaleiro sem cabeça realmente tem pouca semelhança com o filme. É um conto rápido, que mais parece aquelas histórias que as pessoas contam ao redor de uma fogueira. O conto é bem bacana, mas acho que pela primeira vez, gosto mais do filme do que de sua inspiração literária.
Os outros contos do livro eu achei até melhores que o do cavaleiro. Não tem nada de terror no livro, mas são contos de fantasia misteriosa bem bacanas e fáceis de ler, apesar de serem antigos.

DéboraMP 19/10/2023

A lenda do cavaleiro sem cabeça
Nessa edição, além do conto que dá nome ao livro, temos outros três: Rip van Winkle, O Noivo Espectral e O Diabo e Tom Walker.

Sem dúvidas, A lenda do cabeleireiro sem cabeça é o melhor dentre os quatro contos. E é bem diferente do filme.

Gostei do clima sombrio e tenso que o autor conseguiu colocar nas histórias. Gostei muito das ilustrações contidas ao longo dos contos.

Notei que o autor utilizava muita narrativa e poucos diálogos. Talvez tenha sido por isso que tive a impressão de que a leitura ficou cansativa em certo momento.

Jussara 17/02/2022

As histórias em si não são lá essas coisas, mas a escrita do Irving é muito boa, até desperta um certo interesse pelas histórias. A edição da Wish tá sensacional, lindona!

Léa Diógenes 27/03/2021

Um livro interessante.
Na época em que a editora lançou a campanha no catarse, fiquei maravilhada. Pensei que teria em mãos a história do cavaleiro sem cabeça, na verdade, uma história semelhante a do filme, na realidade não é bem assim, o enredo é totalmente diferente. Fiquei um pouco decepcionada, mas mesmo assim gostei muito de conhecer a verdadeira história e os outros contos do autor.

@ale_raposo 25/10/2021

Contos de terror...chatos.
Temos um livro com contos reunidos de terror,cujo foco é a lenda do cavaleiro sem cabeça.
O livro em si é muito bonito,com gravuras lindas,e várias notas de rodapé,incluindo notas do autor original da lenda.
Mas os contos são bem chatinhos,e são salvos apenas pela ótima ambientação das histórias.

Caroline Patueli 31/10/2021

As histórias que nascem da história
Irving foi um dos primeiros autores americanos a serem consagrados na Europa, e encorajou outros escritores como Nathaniel Hawthorne, Herman Melville e nosso querido pai do terror, Edgar Allan Poe. Este ultimo, inclusive, já fez resenha sobre um dos livros de Irving, destacando a forma como o autor costura fatos históricos à criação ficcional propriamente dita.

Eu comprei o livro pela lenda do cavaleiro sem cabeça, já que depois do filme do Tim Burton, que ajudou a popularizar mais a história, fiquei curiosa em ler o que o teria originado. Porém, gostei de tudo que li. Irving traz as crenças de povos diferentes, seus mitos, lendas e a cultura dessas regiões. Sempre achei muito interessante quem se baseia em lendas. Acaba sendo muito rico para o leitor, pois nos faz conhecer um pouco mais sobre essas pessoas e suas épocas, descobrir essas histórias que rondam gerações.

Vale destacar também a edição belíssima da Editora Wish, vale a pena!

Bruna 18/04/2022

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeças
São bons contos... a única parte ruim é que tem uma grande enrolação até chegar na parte que importa da história e eu não tenho paciência.
O conto de Sleepy Hollow demorou páginas e páginas até acontecer algo interessante e, quando rolou, não durou nem cinco minutos de leitura e o conto já tinha acabado.

vitoria.esteves 18/11/2021

A história em si do cavaleiro sem cabeça é muitooo fraca, mas os outros contos foram bem legais e curiosos
Larissinh 18/11/2021minha estante
que pena, eu até gostava da serie

Suzana 16/04/2021

Como tudo começou...
Quando assisto a filmes baseados em histórias antigas, procuro sempre a origem da história. Nesse caso, lenda do cavaleiro sem cabeça é quase parte do imaginário popular. Por isso resolvi ler esse livro. Para saber como começou.
Me surpreendeu o fato de que a história não é de terror. Aliás, nenhum dos contos é. O que não tira o mérito da história, que é muito boa.
Gostei também dos contos Rio van Winkle e O Noivo Espectral. Tenho certeza que muitas histórias que lemos/vemos hoje tiveram sua inspiração nesses contos.
A leitura vale a pena. Ótimo livro, excelente tradução e introduções preciosas.