A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça Washington Irving

Resenhas - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Fabrízia 31/01/2024

Esperava mais
Confesso que me frustou bastante, acho que eu tava com o filme em mente. Então não comenta o mesmo erro que eu de ter o filme como referência. Acabei achando os contos chatos.

hagabrielah 06/12/2023

Explorar as páginas de "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Outros Contos" de Washington Irving é como abrir uma janela para um mundo de folclore e imaginação. O autor nos transporta para a vila de Sleepy Hollow, onde o supersticioso educador Ichabod Crane enfrenta não apenas os desafios de sua profissão, mas também uma lenda local intrigante.
O conto titular, "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", é um mergulho nas narrativas assombrosas que permeiam as tradições populares. A rivalidade de Crane com Brom Bones e a busca pelo coração de Katrina Van Tassel são entrelaçadas com a presença ameaçadora do Cavaleiro Sem Cabeça. A ambientação rica e a construção de suspense fazem deste conto uma leitura envolvente, mesmo para aqueles familiarizados com a lenda.
No entanto, o encanto da coletânea reside não apenas na famosa lenda, mas nos outros contos que compõem o livro. Irving habilmente tece histórias que variam de temas sobrenaturais a reflexões sobre a natureza humana. Os personagens e cenários são vibrantes, pintando quadros que capturam a imaginação do leitor.
Particularmente, minha preferência recai nos outros contos da coletânea, onde a maestria de Irving brilha em narrativas que exploram a complexidade das emoções humanas e o fascínio pelo misterioso. "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Outros Contos" é uma jornada encantadora, proporcionando uma rica tapeçaria de histórias que capturam a diversidade do talento literário de Washington Irving.

Patcha 24/06/2022

Um bom conto de mistério
É preciso vir com um olhar de época na hora de ler esse tipo de história. Se conseguir se transportar para dois séculos atrás, se imaginando no interior da Europa, é totalmente plausível imaginar um cavaleiro sem cabeça te perseguindo. Recomendo a leitura.

Carolina 07/08/2022

Cavaleiro sem cabeça
Achei legal os contos, a tradução tá muito boa e fiquei presa nas histórias conforte iam passando. Apenas alguns pontos ou outros que eu me desligava da história, mas de forma geral, até que gostei. Considerando que não sou uma pessoa que gosta muito de contos.

Alessandro.Aguilera 16/08/2022

Um Clássico
Que bela surpresa é a escrita de Washington Irving. Fiquei encantado com os contas do autor. Vale apena conhecer sua obra.

Nat Wissinievski 21/08/2022

Achei muito interessante conhecer esses contos do Washington Irving, principalmente A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, que já adianto dizendo que não se assemelha nem um pouco com o filme homônimo do Tim Burton que se inspirou no conto, pois não é tão sangrento, porém causa a tensão e arrepio necessário de um conto de suspense/terror, ainda mais na forma como Irving narra, em forma de lenda urbana que foi passada de geração em geração.
Os outros contos eu não conhecia (Rip Van Winkle/O Noivo Espectral/O Diabo e Tom Walker), mas me agradaram muito, principalmente O Noivo Espectral que tem um plot twist no final que eu cheguei a desconfiar por um momento, mas me envolvi tanto na trama que fui feita de trouxa e passei a acreditar até o final na narrativa que foi se apresentando hahaha
Sem contar que essa edição da Wish é maravilhosa e cheia de ilustrações que tornam a leitura ainda mais envolvente.

Babs 14/11/2022

Um clássico que estava na minha lista de leitura há um bom tempo. Boa parte da leitura me levava ao desenho antigo que passava na TV, da Disney se não me engano. Achei ótimo associar um com o outro! Basicamente, um conto aumentado pelos moradores da cidade sobre o desaparecimento do Ichabod, que fica em aberto se ele realmente sumiu ou não. Aí uma lenda fantasma, uma ponte amaldiçoada, um local abandonado às 3 da manhã kkkkkk basicamente tudo de alinhou!

Ana Luiza 01/03/2012

O livro é muito bom, mas decepciona pela falta de terror. Acho que eu esperava ler algo como o filme - sóbrio e complexo

Ana Luíza 06/08/2013

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Confira a resenha no link abaixo.

site: http://umpoucosobreotudo.wordpress.com/2013/08/06/resenha-a-lenda-do-cavaleiro-sem-cabeca/

Anna 15/10/2013

Legal..
Já cometei aqui no blog sobre outro exemplar da coleção Graphic Chillers, fiz a resenha de O Fantasma da Ópera e vocês puderam ver que não foi a minha graphic novel preferida.

“The Legend of Sleepy Hollow” é um conto do autor Washington Irving publicado em 1819, sim não é nada novo. Mas seu sucesso é absoluto, depois de filmes, livros, óperas, musicais, graphic novels e até uma versão atual de um seriado que estreou nesse segundo semestre. E que já adianto, não curti.

A história da lenda do cavaleiro sem cabeça é algo envolto em suspense. Em um assentamento em Novo York, chamado Sleepy Hollow um professor bem magro e supersticioso acaba se apaixonando por uma jovem que já possui um admirador, o “Abraham ‘Brom Bones‘”, um cara muito mais forte e conhecido em Sleepy Hollow do que o professor magricelo.
Mas até esse ponto a história poderia ser normal, até que depois de sair de uma festa a fantasia da casa da sua amada, o professor, cavalgando para casa é perseguido pelo “Cavaleiro sem Cabeça”, uma lenda, ou fantasma que assustava a floresta. No final as coisas ficam feias e ninguém nunca mais viu o Ichabod, e Katrina, sua amada acaba se casando com Brom. Na história fica aquele ar de que “será?” e o autor deixa que nós leitores julguem se Brom é ou não o cavaleiro sem cabeça.

DSCF3402

DSCF3406

O interessante de “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” é que talvez por ser um conto foi mais fácil se manter real a toda a história sem ter uma perda do conteúdo. Temos muito texto, e uma diagramação que ajuda. A ilustração dos quadrinhos na minha opinião é muito mais bonita que a de O Fantasma da Ópera e também mantem a mesmo formato das outras versões.

Se você quer comprar uma dessas graphic novels eu recomendaria escolher essa. Além da história ser mais sombria e interessante o trabalho não vai te decepcionar com a história. Ela é mais profunda e fiel.

site: http://pausaparaumcafe.com.br/resenha-a-lenda-do-cavaleiro-sem-cabeca-de-joeming-dunn-e-jeff-zornow-editoraprumo/

Café & Espadas 27/02/2014

Resenha: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Leitura prazerosa, rápida e sem precisar de intervalos. No decorrer do livro acompanhamos a história pacata de um professor de uma pequena cidade que abrigava o sossego e habitantes propensos a todo tipo de crença inacreditável.

Ichabod, que também possuía uma mente recheada de histórias incríveis e se deleitava com contos macabros, logo se interessou pela lenda da figura sem cabeça montada a cavalo e que era visto ocasionalmente pelo povo da região galopando na calada da noite.

Além de um bom professor, que até se tornava colega de brincadeira de seus alunos mais velhos, Ichabod era também o mestre do coral da vizinhança e tomava a atenção do público feminino durante o intervalo das missas de domingo.

Foi no coral que conheceu Katrina Van Tassel, uma garota de dezoito anos que usava provocadores anáguas curtas mostrando seus pés e tornozelos. Logo se apaixonou por toda sua beleza e riqueza.

Além de Katrina, ele acaba por conhecer Brom Van Brunt, seu rival na conquista do coração da moça. E paro por aqui, pois vou deixar o melhor para vocês descobrirem.

É um bom livro e curto, com apenas 72 páginas divididas entre ilustrações e explicações, mas acho que merecia mais história. Apesar disso, ele é um ótimo passatempo e a edição que li faz parte de uma coleção de clássicos.

site: http://cafeeespadas.blogspot.com.br/2014/02/resenha-lenda-do-cavaleiro-sem-cabeca.html

Yves 25/05/2017

O título engana
A história em si não é sobre a lenda do cavaleiro sem cabeça e sim sobre um pedagogo e pra quem viu o filme, o livro é completamente diferente.
Prefiro o filme, o que é raro já que sempre o livro é melhor mas essa regra não se aplica aqui.

Gabriela 06/04/2021

Contos legais
Os contos são bem legais, a tradução está ótima, por serem contos de 1820 não ficou cansativo de ler.
O prefácio e a introdução com fatos históricos dão um ar de sofisticação nas histórias.

24/08/2021

Encantador
Esse é o meu primeiro contato direto com Washington Irving (afinal quem nunca assistiu algo baseado em A lenda do cavaleiro sem cabeça?) e eu gostei muito da experiência. A escrita dele é fluida, os contos são interessantes e narrados de uma forma que eu começava a ler e só parava no final.

A edição é belíssima, como todas as que a Editora Wish faz, e conta com textos de apoio que contextualizam obra e autor, explicando sua relevância em vida e agora, o impacto na literatura e - principalmente - na cultura pop.

Recomendo essa leitura para quem adora contos de fantasmas, assombrações e afins.