A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça Washington Irving

Resenhas - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Na Literatura Selvagem 13/03/2015

Sleepy Hollow - A lenda do cavaleiro sem cabeça...
E nessa linda sexta-feira 13 trago para vocês a resenha de uma história incrível, que mesmo não sendo tão lida é conhecida por muita gente. Trata-se de A lenda do cavaleiro sem cabeça. Escrita entre 1819/1820, por Washinton Irving, a história é um conto que faz parte do livro Os esboços de Geoffrey Crayon, uma coletânea de ensaios e histórias.

"Era uma terra encantadora de mente fantasiosa, De sonhos que acenam diante de olhos semicerrados; E de castelos alegres nas nuvens que passam, Iluminando para sempre um céu de verão. Castelo de indolência."

A obra é bem detalhista, curta e apesar do nome dar ênfase ao cavaleiro, a história gira mais em torno do lugarejo onde surge sua lenda e sobre o professor Icabode Crane, um professor atrapalhado, sem teto e que vive de ajudas que a população local lhe dá, incluindo aí um teto para dormir e comida. Ele dá aulas para as crianças do Vale Adormecido, e nasceu em Connecticut. Veio parar naquelas terras justamente para educar ops pequenos, e ninguém sabe de seu paradeiro depois que ele se encontrou com o famoso cavaleiro, que segundo a lenda, era um soldado que teve sua cabeça arrancada por uma bala de canhão.

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/03/sleepy-hollow-lenda-do-cavaleiro-sem.html

Bells 28/05/2015

Washington Irving nos apresenta a fantasiosa cultura americana repleta de superstições e histórias assombrosas de forma divertida e descontraída; um mestre na descrição do ambiente natural, nos contagia, com seus personagens caricatos e cheios de personalidade. Um clássico prioritário por sua grande influencia na escrita e na história da literatura mundial.

Saga Literária 05/11/2015

Esta é a Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça!
Em A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça conhecemos Ichabod Crane, um professor muito conhecido em Sleepy Hollow, o Vale Sonolento.

Trata-se de um professor sem moradia, dinheiro e que sonha em se casar com a filha do rico fazendeiro da cidade, a Katrina Van Tassel. Ichabod vê-se perseguido por um fantasma que ronda o vale, conhecido como o Cavaleiro sem Cabeça.

Lançado pela editora Leya, que realizou um belo trabalho na edição. A Lenda do cavaleiro sem cabeça é um livro da coleção Eternamente Clássicos. Vale a pena conhecer e ter na estante essa coleção.

É um livro rápido de se ler, em apenas uma hora podemos terminar essas 72 páginas. Sem contar as inúmeras ilustrações maravilhosas que nele contém.

site: www.sagaliteraria.com.br

Morcego 19/05/2017

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (Washington Irving).

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA é meu livrinho favorito. Uma historinha que sempre fez parte da minha vida, desde que assisti à versão da Disney.

Durante muito tempo, a versão animada foi a única que conheci, até que assisti às duas versões lançadas em 1999, o filme de Tim Burton e um telefilme distribuído pela extinta Hallmark Television. Ambas são maravilhosas.

Mas, voltando à história original de Irving, por anos, busquei o livro, mas nunca encontrei. Cheguei, inclusive, a procurar para baixar na internet, mas não havia tradução brasileira. No fim, acabei baixando algumas versões americanas, inclusive em audiobook no YouTube, e fiquei maravilhado.

Achei o texto muito divertido, engraçado mesmo, nada assustador. Mas as buscas por um livro físico traduzido continuaram. Até que finalmente encontrei em um sebo virtual e comprei, numa edição da Leya, do selo Eternamente Clássicos.

Que livrinho maravilhoso!

Minha opinião a respeito da história não mudou. É deliciosa, arrepiante e engraçada! Levei cerca de uma hora para ler e amei cada momento.
Sem dúvida, uma das melhores histórias que já li na vida.

A narrativa de Irving é rápida e simples, sem diálogos, e do tipo que se lê em voz alta.
Ichabod Crane é o meu personagem literário favorito, um personagem que eu sempre quis ser, desde bem pequeno.

Uma pequena história de fantasmas, fantasia, romance e humor. Uma historinha que faz parte da minha vida! Perfeita não apenas para o Halloween, mas para todos os momentos!
Deliciosa! Excelente!
José Frota 07/04/2018minha estante
Tem a ver com o filme?

Yves 25/05/2017

O título engana
A história em si não é sobre a lenda do cavaleiro sem cabeça e sim sobre um pedagogo e pra quem viu o filme, o livro é completamente diferente.
Prefiro o filme, o que é raro já que sempre o livro é melhor mas essa regra não se aplica aqui.

Gabriela 06/04/2021

Contos legais
Os contos são bem legais, a tradução está ótima, por serem contos de 1820 não ficou cansativo de ler.
O prefácio e a introdução com fatos históricos dão um ar de sofisticação nas histórias.

24/08/2021

Encantador
Esse é o meu primeiro contato direto com Washington Irving (afinal quem nunca assistiu algo baseado em A lenda do cavaleiro sem cabeça?) e eu gostei muito da experiência. A escrita dele é fluida, os contos são interessantes e narrados de uma forma que eu começava a ler e só parava no final.

A edição é belíssima, como todas as que a Editora Wish faz, e conta com textos de apoio que contextualizam obra e autor, explicando sua relevância em vida e agora, o impacto na literatura e - principalmente - na cultura pop.

Recomendo essa leitura para quem adora contos de fantasmas, assombrações e afins.

DeiaMolder 16/09/2021

Uma leitura rápida para o fim de semana.

Sabe....? Quando escolhi para ler esse conto pensei numa coisa bem diferente, muito sangue, cabeças rolando, etc, etc, aquilo que mais gosto nas narrativas, mas qual o meu espanto quando ao ler, nada disso acontece ?

Fui pesquisar, a lenda existe mesmo e tem a ver com a decapitação de pessoas que depois se tornaram Santos e alguns até seguram suas cabeças e tem outra ainda mais antiga, mas que seja...

Voltando...

Esse conto foi escrito no final do século 18, foi considerado o primeiro conto de terror americano. Foi um marco, só que, como tudo que tem início é um pouco rudimentar, mas sem tirar o brilho da narrativa.
O autor interaje com o leitor, algo que gosto muito, ele pára a narrativa para ti contar algo. O humor negro está muito presente, assim se tornando uma boa história para se contar a noite qdo falta luz ?

"Fé, senhor, disse - lhe o narrador. Pois eu mesmo não creio nem na metade disso."

Valeu a leitura ?

P. H. de Aragão 14/11/2021

Hallowish
Contos de terror oitocentistas, com desenvolvimentos narrativos calcados na realidade. O autor aproveita as histórias para dar umas cutucadas básicas na sociedade da época em setores como costumes, política, sistema financeiro e tráfico de pessoas escravizadas, particularmente no conto O Diabo e Tom Walker.

Tradução super competente e um projeto gráfico nota 10.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

TAssia19 25/05/2022

Como gostei muito do Barbeiro Demoníaco, esperava gostar mais desse livro, porém gostei médio. A edição é maravilhosa e os desenhos são bem legal, mas os contos foram um pouco maçantes pra mim. O do novo fantasma foi o que eu mais gostei, teve romance, mistério e final feliz.

Heloyse 19/09/2022

Gostei
Como todo livro de contos, algumas histórias são melhores do que outras, porém, me diverti com todas elas.

Anderson 09/10/2022

Algumas histórias e passagens do livro são mais humorísticas do que propriamente de terror. Especialmente "A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça".

BaYoshiko 28/12/2022

Não tenho certeza se entendi a moral dos contos
Alguns contos são mais arrastados e outros mais fluidos, nem todos entregaram uma moral muito óbvia e clara kkkk, mas vale a pena a leitura (e mais uma vez, a Wish entregou uma edição primorosa).

Oscar.Valeriano 25/01/2023

Ichabod
Irving, nos mostra um pouco de como o sobrenatural do séc 19, o cavaleiro sem cabeça, uma história já retratada em filmes e desenhos, mas ainda é envolvente, bem como os demais contos do livro, uma boa leitura.