A volta ao mundo em 80 dias

A volta ao mundo em 80 dias Júlio Verne...

Resenhas - A volta ao mundo em 80 dias

Irlan.Cidade 06/02/2019

Imersivo e fascinante
Lamento não ter tido a experiência da leitura desse livro na minha juventude. A história é narrada de forma dinâmica e envolvente. Por várias vezes me imaginei viajando com phileas fogg e me angustiando por ele. O final é genial e gratificante. Essa foi minha primeira experiência com Jules Verne e não vejo a hora de conhecer as outras obras desse autor.

z..... 16/11/2018

Edição Nova Cultural (2003)
Leitura prazerosa em aventuras, descobertas, excentricidades e surpresas envolventes, com expectativas instigantes e crescentes. Foi a segunda vez que li e revivi todas essas coisas. Pudera! É uma de minhas obras preferidas e das mais conhecidas de Verne.

Algumas bobagens, num exercício de recordação e fixação do livro:

Destaques para a determinação em Fogg e em Passepartout, expressas em boas qualidades para conquistas, como a persistência, resiliência, metodologia, oportunismo, praticidade, entrega na luta, coragem, atitude, avaliação das possibilidade, fé e escolhas conscientes. As personalidades são distintas (um fleumático e um sanguíneo) mas as possibilidades de realização não fazem distinção quando há valorização dos aspectos referenciados.

Tem pelo menos três eventos de muita ação cativante: a passagem pela Índia, onde ocorreu o salvamento de Auda (minha passagem preferida); as aventuras diversas na ferrovia nos EUA (com o texto mais controverso, em visão europeia-desumanizada-clichê-colonialista-equivocada sobre os indígenas); e os eventos finais do livro no cumprimento da aposta.

Fogg é metódico, em nível de TOC, mas tem um momento em que a emoção suplanta seu racionalismo nas decisões: quando impulsivamente se atirou à fogueira para salvar Auda, mas o salvamento só ocorreu por conta do plano estabelecido por Passepartout.

Falando em Auda, rachei o bico na cantada que passou no Fogg. Muito engraçada e objetiva, explicando-se no contexto de sua cultura: "...não tenho amigos... não tenho mais parentes... dizem, porém, que a dois a própria miséria é suportável... o senhor quer um parente e uma amiga? o senhor me quer como sua mulher?".

Passepartout em boa parte do livro é mais protagonista que Fogg.

Opa! Opa! Pra finalizar, uma inusitada observação... Verne deu uma derrapada, como visionário que era, na projeção de travessia entre América e Europa através de um balão. Mas merece um desconto no 'impossível' que registrou, afinal, a travessia do Atlântico, via balão, ocorreu apenas em 1978 (busquei essa informação), mais de um século depois do lançamento do livro, com os amparos e conquistas de nossa modernidade. Zeppelin não conta como balão, né? Ou será que estou equivocado?

Kissyan Castro 18/06/2018

EXCELENTE LIVRO
Um livro muito agradável de se ler, estilo fluido, não parei enquanto não o concluí. As personagens são muito marcantes; eu mesmo fiquei à espreita esperando o instante em que o Mr. Fogg perderia as estribeiras, mas não chegou esse momento. Sua impassibilidade, mesmo diante da mais caótica circunstância, é sem paralelos. Verne conseguiu me ludibriar no final da trama. Esta minha primeira leitura de Verne desfez alguns estigmas e me despertou a aventurar-me em outros dos seus títulos.

Lukinhas 22/04/2018

A volta aomundo em 80 dias
E um livro muito legal e conta a historia de um rico que se chama fogg que e o homem que da a volta ao mundo em 80 dias junto com seu empregado passepartout

Clarinha 21/04/2018

A Volta ao Mundo em 80 Dias
O livro “A volta ao mundo em 80 dias – Clássicos em quadrinhos” conta a história de um rico excêntrico chamado sr.Fogg que, depois de uma discussão, aposta 20 mil libras que consegue dar a volta ao mundo em 80 dias. Então ele chega em casa e seu novo criado, chamado Passepartout, lhe pergunta se vai viajar, e ele diz: “ Não, nós vamos dar a volta ao mundo! ”, e assim começa a viagem!
Eu gostei muito do livro porque além de ser uma história clássica, ela é uma leitura rápida, que não enjoa, além de ser detalhada e em quadrinhos!!!
Eu indico aos fãs de quadrinhos e as pessoas que as vezes tem preguiça de ler um livro escrito a prosa!!! ;D

Leandro F 15/01/2012

No século 19 parecia impossível dar a volta ao mundo em 80 dias, mas Philleas Fogg não achava isso e juntamente com seu criado Passepartout partiram da Inglaterra com uma aposta de 20 mil libras. Durante a viagem são perseguidos por Fix, um detetive contratado por um banco que acabava de ser assaltado e Mr. Fogg era suspeito. Na Índia o getleman conhece o amor de sua vida, Mrs. Aouda. Conforme a viagem, Fix até mudou de opinião sobre seu suposto ladrão. Então, depois de enfrentarem os mais diversos perigos, surpresas e imprevistos, conseguiram chegar a Londres 80 dias depois com um passaporte cheio de vistos do mundo inteiro. Philleas Fog acaba se casando com Mrs. Aouda e o livro termina com uma pergunta:
"Mas afinal? O que tinha ganho neste deslocamento? O que alcançara com esta viagem?
Nada, diriam? Nada, vá lá, a não ser uma sedutora mulher, que — por mais inverosímil que possa parecer — o tornou o mais feliz dos homens!
Na verdade, não faríamos, por menos que isso, a Volta ao Mundo?"

Lari 19/01/2017

[Resenha] A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Julio Verne
Desde que assisti o filme A Volta ao Mundo em 80 Dias, desejei ler o livro. Então peguei emprestado da minha prima e comecei a ler. E com o passar das páginas fui cada vez mais me surpreendendo com esta obra pois ela é bem diferente do filme. Eu adorei muito mais que o filme em si.

Conta a história de Phileas Fogg, um inglês solitário, muito metódico e reluso. Essa história começa narrando os hábitos do Sr. Fogg que tem todos seus horários cronometrados e sua única "diversão" é ir ao Reform Club jogar cartas com alguns amigos. É num desses dias de jogos que ele aceita uma aposta de fazer uma viagem muito arriscada: dar a volta ao mundo em exatos 80 dias. Mas você pode me perguntar: "Porque viagem arriscada? Hoje em dia o homem dá a volta ao mundo em muito pouco tempo!" Isso é verdade (também pensei nisso quando comecei a ler) mas esse livro foi lançado em 1873. Ou seja, tentar dar a volta ao mundo em 80 dias era considerada uma loucura naquela época pois os meios de transporte eram basicamente navios e trens. Se Fogg perdesse aquela aposta, perderia 20 mil libras!

Junto de Passepartout, seu recém contratado criado, Phileas embarca numa incrível aventura contra o relógio e cheia de contratempos.
Sr. Fogg não se preocupa em observar os lugares por onde passa, ele se preocupa com o tempo da viagem, sempre anotando no seu caderninho os horários. No livro há várias menções ao modo frio e fleumático dele. É graças ao Jules Passepartout que conhecemos um pouco de cada lugar e de cada cultura.
Phileas Fogg tenta cumprir o prazo sem saber que Sr. Fix, um inspetor de polícia, está no seu encalço tentando prendê-lo. Pois para Fix, o Fogg só aceitou essa aposta como pretexto para fugir com o dinheiro roubado do banco. Pois é, o policial acredita veementemente que o honrado cavaleiro é um assaltante de banco.

Confesso que, enquanto eu estava lendo, ficava relembrando o filme e esperando certas coisas acontecerem no livro mas, para minha grande surpresa, essa obra é muito diferente do enredo cinematográfico, como mencionei antes. Eu fiquei alegre e ao mesmo tempo um pouco "chateada" pois adoro o filme com o Jack Chan (eu esperava pelo menos uma luta de kung fu kkkkk).
Mas o Julio Verne não me desapontou. Eu adorei a história, os conflitos, os contratempos, o suspense no final, a pitada de romance... enfim, eu simplesmente AMEI!
Super recomendo este livro! No final da leitura fiquei com uma pergunta na mente: "Quanto tempo será preciso para se dar a volta no planeta hoje em dia?"
Quero agora embarcar em outras aventuras do Julio Verne. Esse livro despertou meu lado aventureiro!

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-a-volta-ao-mundo-em-80-dias.html

Sanoli 02/01/2017

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/01/julio-verne-volta-ao-mundo-em-80-dias.html

Letícia 27/12/2016

5/10
Achei o livro monótono e repetitivo, apesar que pode-se aprender algumas coisas sobre os países que eles visitam e os costumes da época.

Gustavo 26/10/2016

8 dias de chatice, mas com um tanto de reflexões...
1. Foram longos oito dias lendo essa obra chata. Sim, tediosa para um leitor do século XXI e nada parece acrescentar. Para uma jornada pelo mundo, o autor não foi feliz na descrição dos locais visitados. Além disso, nota-se um preconceito forte sobre tudo aquilo para além da exaltada Inglaterra.
2. Na época em que foi escrita a obra registra a fé na adolescente modernidade ainda era vista com otimismo. Vivia-se, também, a intensificação do processo de globalização, trocas mais rápidas, velocidade.
3. Personagens. Praticamente o único personagem interessante é o Fogg, protagonista descrito como um ser absurdamente racional, metódico, frio, preciso, etc. qualidades essas que podem facilmente ser comparada com a de um cientista.
4 Felicidade? Quem tem dinheiro pode tudo. Esqueçam aquela baboseira no final do livro sobre ganhar a mulher. Fogg realiza a épica jornada porque é rico. Todas as adversidades da natureza são superadas pela engenhosidade humana ou pelo dinheiro. Coitado do Speedy que na única vez que traiu seus valores, aceitando tripulantes a bordo, foi alvo de motim, corrupto, capitaneado por Fogg.