Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Gabriel Honorato 19/06/2022

Para começar
Se você pretende começar a ler livros de filosofia eu recomendo esse esse pra começar.
Ele não é cansativo como outros livros de filosofia, tem um toque de romance (um livro narrativo).
Ademais ele concentra toda a filosofia de Nietzsche de forma direta e resumida.
Nietzsche fez tudo quando escreveu Assim falou Zaratustra.

Matheus.Viga 18/06/2022

⭐⭐⭐⭐⭐❤️
Foi sensacional embarcar nessa viagem com Zaratustra. Acredito que de 100% que o livro tem a oferecer, eu absorvi uns 30% apenas. Vou precisar de mínimo mais duas releituras.
No decorrer da leitura foram altos e baixos, algumas partes penei pra ler e outras já fluíram numa boa, mas o livro como um tudo é magistral. Com certeza, a cada releitura a percepção só tende a melhorar.
Uma das partes que mais gostei foi a "Conversa com os Reis" e toda a simbologia envolvida nela.

"Ó Zaratustra, eis aqui a cidade grande: aqui nada tens a procurar e tudo tens a perder".
"E por mais que os maus também possam causar danos: o dano dos bons é o dano mais danoso".

Marina 16/06/2022

Resumo das minhas partes favoritas
Bom, demorei mais de 2 meses para ler esse livro, pois ele possui uma linguagem complexa e necessita de uma leitura lenta e efetiva.
Então, com muito ardor e trabalho vou resumir as muitas partes que eu achei interessante na leitura

A primeira parte que eu achei deveras interessante foi na página 15, parágrafo 2 e 3. Nesse pedaço é contada a opinião de zaratrusta quanto a do santo, que dedicava sua vida ao amor de Deus, enquanto Zaratrusta dedicava sua vida ao amor a Terra, é comparado a fidelidade divina com a terrena e que o maior pecado não seria mais blasfemar contra Deus e sim contra a Terra, dar mais valor ao sentido da terra.
Essa linha de pensamento é repetida várias vezes nos próximos capítulos, e começa aqui os primeiros conceitos do Além Homem.

Na página 58 no primeiro parágrafo é onde zaratrusta define os pastores, pessoas que espalham uma doutrina religiosa como "Predicadores da Morte". Para zaratrusta essas pessoas pregam a renúncia da vida, totalmente contrário a sua doutrina que é o Além Homem que se apega a vida.
Na página seguinte, 59, nos parágrafos 9 e 10, exprime a revolta de zaratrusta contra as leis impostas por eles, pois já que é pregado não ter amor a vida, por que então não torna a vida do seu próximo intolerável? Seria mais fácil no pensamento de zaratrusta. "Mas eles querem libertar-se da vida. Que lhes importa atar os outros a ela estreitamente, com suas cadeias e seus presentes?"

Na página 60 reforça ainda mais esse pensamento, que a vida eterna para Zaratrusta é o mesmo que a morte e que as pessoas que a pregam, devem passar depressa, pois ele não suporta tais.

Duas páginas seguintes, 62, é pautado que uma guerra fez mais coisas estranhas que o amor ao próximo, que não é preciso da piedade e sim da bravura, uma pessoa valente é melhor que uma pessoa piedosa. "A boa guerra santifica qualquer causa."

Na página 67 é aprofundado a questão que as melhores coisas no mundo não valem nada sem alguém que as represente. "Os grandes homens chama o povo a esses atores." Aqui levanta um outro questionamento, não importa o que seja bom, o que importa é quem o representa, pois é assim que se tira interesse do público.

Na página 69, parágrafo 9, associa o perdão a um castigo, que não há perdão para o indivíduo e somente para suas faltas. Ou seja, o ser continua o mesmo o que muda é a escolha de esquecer a ação ou não, enquanto ele se ilude no perdão completo.

Preciso pontuar o capítulo "Do amigo"

Na página 73, parágrafo 5, é uma das minhas frases favoritas, "Nossa fé nos outros revela aquilo em que desejaríamos crer em nós." Já é auto explicativa, não tenho o que pontuar, uma das únicas partes que concordo com o velho da cabeça branca, mister Zaratrusta.

A página seguinte, 74, tem uma frase sólida e penetrante, dá para meditar por dias nesse pensamento: "Há os que não podem quebrar suas próprias cadeias, e contudo, para seus amigos, são salvadores." A prova viva da diferença entre as pessoas, da singularidade, as vezes o que te machucou pode curar outros e o que te curou pode curar outros também. Importante é ajudar.

A outra frase que marquei é: "A camaradagem existe; possa também surgir a amizade!
Lembrando que a camaradagem nada mais é que o ato de ser gentil e ajudar seu próximo, enquanto a amizade é mais profunda, necessitando de laços sociais entre os amigos.

Saindo do capítulo "o amigo" temos a página 81, parágrafo 8: "Livre, chamas a ti? Teu pensamento soberano eu quero ouvir e não que escapaste de um jugo."
Aqui vemos a impaciência de zaratrusta contra a história das pessoas, ele não quer saber o que elas passaram, mas sim o que elas aprenderam com isso.

Na página 89, parágrafo 4: " É mais nobre condenar-se à injustiça que reinvidicar seu direito, sobretudo quando se tem razão. Mas é preciso ser bastante rico para tal." O Interessantíssimo dessa frase é o ponto que zaratrusta chega para exprimir a diferença entre classes, não sendo esse o assunto principal, tudo é questão de interpretação. Em outro ponto de vista, a frase pode ser interpretada em relação que pessoas de baixo escalão estão submetidas a injustiça, pois elas não podem fazer nada contra, porém eles estão sempre lá para tentar e acabam piorando e sendo vistos de uma forma "desonrosa". Uma pessoa rica (tanto espiritual como monetariamente) não liga para direitos perdidos, eles fazem o direito deles, enquanto a mais pobre (tanto espiritualmente como monetariamente,) tende a lutar por direitos, pois são as únicas coisas que lhe restam.

Na página 90, no último parágrafo, zaratrusta fala sobre o que seria um casamento. Nada mais seria senão respeito recíproco, em que o foco dos dois é criar algo que ninguém nunca criou. Além de serem diferentes e unidos.

Na página 94, a frase: "É preciso deixar-se comer no momento em que vos começam a tomar gosto. Bem o sabem os que querem ser amados muito tempo." Pensando nessa abordagem, podemos interpretar como: pessoas que querem ser por muito tempo amadas, não podem estar sempre em contato, pois podem acabar tornando-se "enjoadas", assim como quando você come a mesma comida sempre e enjoa logo depois. Ou também como: se a pessoa gostar demais da comida, ela vai querer comer sempre, então ser amado nesse caso seria a mesma coisa que ser usado.

A página 98, parágrafo 7, zaratrusta expressa que nossa espécie está direcionada para a evolução, mas o que regride tudo é o nosso individualismo, que afeta de forma exponencial nosso desenvolvimento.

Na página 100, penúltimo parágrafo: "Médico, cura a ti mesmo; assim curarás também ao teu enfermo. Que a melhor assistência do enfermo seja ver, com seus próprios olhos, um homem que curou a si mesmo." A linha de raciocínio aqui exige vários pontos de entendimento, no meu ponto de vista, eu poderia entender que o enfermo ao ver o médico curando a si mesmo, teria essa inspiração e passaria também a cuidar mais de si e curar suas próprias enfermidades, tanto em âmbito fisico como intelectual.

Nas frases a seguir encontrei assuntos controversos e hipocrisia da parte de zaratrusta, mas algunas partes eu concordo e acho muito cômicas.

Na página 110, parágrafo 3: "Mas há de abrir-se inteiramente meu coração, meus amigos; se existissem deuses, como suportaria eu não ser um deus! Logo não há deuses." O jeito que zaratrusta afirma que a existência de Deus é uma conjectura é um jeito diferenciado, mas ok, né? ?.

Na página 115, parágrafo 8: " É difícil viver com os homens, por que é difícil calar-se." Concordo, só concordo. A minha relação com minha irmã é a prova viva disso.

Na página 131, parágrafo 5: "Não desejo que me misturem, que me confundam com pregadores da igualdade. Pois a justiça me diz, a mim, que os homens não são iguais." Os homens não são iguais, Zaratrusta repete esse fato mais uma vez, em um dos parágrafos anteriores foi retratado a diferença entre direitos de pessoas com dinheiro e sem, porém não é só a situação financeira que é julgada, mas todos os homens tem ambições e necessidades diferentes, ninguém pode ser julgado de maneira igual, somente por orifícios iguais.
Para completar, na página 165, último parágrafo, zaratustra fala que os homens não são iguais e o que ele quer, os homens não tem o direito de querer.

Na páginas 248, parágrafo 3, nessa frase Zaratrusta confirma a afirmação de Thomas Hobbes, "O homem é o lobo do homem", o que teria de mais pesado para o homem carregar se não ele mesmo? Nessa caminhada coisas demasiadas estranhas são postas em suas costas e ele leva até o fim. Eu consigo ver isso como auto sabotação, o próprio homem torna seu caminho complicado.

Na página 250, parágrafo 4, quem quer aprender a voar, deve aprender a andar primeiro, a dominar tudo relacionado a terra, "não se aprende a voar ao primeiro alçar das asas!". Eu considero aqui como um "comece lento, mas comece bem", domine tudo que você pode antes de chegar no próximo estágio, assim você estará cheio de experiências úteis quando se deparar com alguma situação nova.

A parte final desse livro é muito intrigante e curiosa, pois Zaratrusta reuniu "amigos" para compartilhar a doutrina do Além Homem e conseguiu mais do que isso, conseguiu ajuda para desvendar sua dúvida no começo do livro; "O que seria a felicidade?". Zaratrusta achou felicidade na sua amizade, sentimento que só tinha encontrado no Além Homem, e finalmente sua doutrina estava madura, era o que faltava para ele, e então foi embora saltitante para longe da caverna.

(Lembrando que tudo aqui é minha interpretação e eu quero muito saber o que as outras pessoas que leram entenderam desse final.)

Dudu 04/06/2022

Ser para si mesmo a própria medida
Ler Zaratustra exige um pouco de conhecimento dos temas filosóficos. Pensar sobre o texto é fazer o caminho para dentro de si próprio. Uma maravilhosa narrativa que que vai lhe guiar a reflexões e lhe fazer pensar sobre o processo da vida.
Zaratustra, após muitos anos recluso e solitário nas montanhas, retorna com intuito de iluminar os homens, mas, antes é alertado pelo sábio que se encontrava e o no bosque ao pé da montanha. Ao reconhece-lo o sábio disse em tom de alerta

" Naquele tempo leva tuas cinzas para o monte: agora queres levar teu fogo para o vale, não temes o castigo para o incendiário? ".

Ao presenciar a morte do equilibrista, decorrente a uma queda, após o moribundo diz; a muito tempo sabia que no demônios me levaria, ao que de pronto, Zaratustra respondeu " que nada disso existe" o equilibrista toma então ciência da falta de significado "Niilismo " ( termo não utilizado até essa parte do livro), então ele diz:

" Se falas a verdade, então nada perco, ao perder a vida. Não sou muito mais, que um animal que ensinaram a dançar, com golpes de bastão e pequenos nacos de comida".

Ao encontrar o sábio, Zaratustra ouve suas afirmações sobre a forma de manter-se bem é em harmonia com si e com os demais, o sábio direciona como alguma ações nos darão um sono tranquilo. Zaratustra faz troça é diz;

" Vejo claramente o que antes buscavam as pessoas, ao buscar professores da virtude. buscavam o bom sono, e virtudes opiáceas para ele. "

Nazrat 01/06/2022

Primeiras impressões
Este foi o meu primeiro contato direto com um escrito de Nietzsche. Fiquei impressionado pela forma da escrita, ainda que muitos trechos ainda não tenha entendimento do que se passava ao certo, mas conseguia ver lampejos de seus pensamentos (tão referenciados em obras posteriores) no decorrer das alegorias pelas quais estavam entremeados.

Francisco240 25/05/2022

Muito boa filosofia
Um livro repleto de reflexões e posições filosóficas.
Nietzsche vem nessa obra explanar sobre sua filosofia e se explica de quê forma o homem assassinou friamente Deus.
O livro é repleto de reflexões a cada parágrafo muito bem escrito, porém ele e um pouco prolixo em suas paródias.

bequinha 27/04/2022

e o burro zurrava IA
kkkkkkkk a vdd é que deve ter sido um livro de comédia, e eu não entendi o humor dele! uma leitura que fui tragando beeem aos poucos, algumas partes faziam sentido, algumas frases isoladas de contexto foram interessantes, mas sinceramente achei a maioria loucura & loucura
ana clara 30/12/2022minha estante
faz melhor

bequinha 30/12/2022minha estante
KAKAKAKAKAKAJSJSJSJAKAKJAAJKAAKAKAKKAAKKA

Fran 25/04/2022

Leitura Difícil.
Não é uma leitura fácil! Mas pretendo ler novamente, quem sabe tenho uma melhor compreenção! Pensei em desisti muitas vezes kkk. Acho que Vou estudar filosofia para melhor compreender um pouco a linguagem dos eruditos.

Fatimaluiza19 25/04/2022

E quem morreu, afinal?
Se Deus está morto, mas o livro fala das instituições (religião) e as instituições são homens que representam Deus, então quer dizer que todos os homens estão mortos, incluindo o super-homem? Porque se Deus está morto, mas Deus está nos homens, Deus morreu neles, Deus morreu com eles ou eles morreram com Deus?

Gabe_Yoda 18/04/2022

Águia e Serpente
Primeiramente, Assim falou Zaratrusta é um título ideal - representa bem o que esperar. Isso é, basicamente um compilado de "sermões" dele. Outrossim, como é Nietzsche, nesses haverão cutucadas no que é considerado correto para o senso comum - filosofia do martelo em prática.

A propósito, a obra consegue visitar os principais pontos do filósofo: super-homem, eterno retorno, desconstrução de ídolos, morte de Deus e, suavemente, o amor fati. Contudo, como de praxe, em uma linguagem - talvez a palavra certa - enigmática. Ainda mais nessa atmosfera poética.

Vale ressaltar, além de ser uma leitura difícil, há um constante lembrete de que o conteúdo desse livro não é para os "ouvidos" de todos - fato. Ademais, há uma facilidade de ocorrer uma interpretação errônea das palavras - principalmente porque o autor amiúde conforta o ego do leitor. Um exemplo clássico, a suposta apologia ao nazlsmo: Imposição do seu querer mesmo se contradizer os princípios sociais, isso em nome da busca por um "homem melhor".

Por fim, recomendo apenas àqueles que têm uma base forte em filosofia e que tenham em mente a importância do convívio em sociedade. E, em especial, àqueles que sentem que o conhecimento os guiaram para um vale cego de sofrimento. Generalizando, niilistas.

P.s.: Minha crítica fundamental ao Nietzsche é baseada na psicologia. Visto que, certo ponto, o autor propõe que devemos criar a nossa própria moral - transformar a vida em um processo de criatividade e buscar o eterno retorno. Belíssimo! Porém, não temos total controle sobre as nossas escolhas. Em outras palavras, o inconsciente pode nos induzir a realizarmos ações contraditórias ou que - no sentido de Aristóteles - nos leve a vícios.

Fernanda de Lima 11/04/2022

Assim falou Zaratustra
Livro com muitas parábolas e reflexões. Entendi tudo? Não! Mas o que vale é o que importa. XD kkkkkk

Lucas 11/04/2022

Um livro muito bom e complexo ao mesmo tempo. Representa diversos valores que podem ser adaptados pros tempos modernos. Com certeza lerei de novo no futuro para ter novas interpretações sobre a obra.

Rossanna.Poltronie 04/04/2022

Decepcionada
Li esperando algo completamente diferente, independente da sua época e costumes, cultura etc. Na minha humilde opinião, um sábio medíocre como tantos outros, ou melhor, um pseudo sábio, excluí pessoas ao que ele alega ser sabedoria, ou seja priva pessoas de sua sabedoria, especialmente as mulheres, independente da época em que tudo ocorreu, é repugnante sua forma de enxergar o papel da mulher na sociedade, não vou me estender mais , pois pra mim é irrelevante sua posição como sábio. Não fez diferença, só me causou repulsa esta leitura, que quase desisti de terminar. Mas ainda assim tenho curiosidade de ler outras obras do autor. Vou falar mais sobre o que senti lendo está obra no meu canal no YouTube: Meu Amigo Chamado LIVRO.
Rodrigo.Alves 04/04/2022minha estante
Não se deixe enganar! Nietzsche acompanhava de perto a luta feminista e apoiava sim! O modo que escreve é provocativo justamente para causar repulsa e reflexão. Tive muito que correr atrás para entender essas peculiaridades!

Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
Sim, no vídeo que postei no meu canal disse que precisava conhecer mais este filósofo e também a história de Zaratustra, mas se a intenção dele era causar repulsa ele conseguiu ??????????????, quase não terminei o livro. E realmente preciso ler mais obras dele.

Luis.Fernando 16/02/2023minha estante
Nietzsche feminista? Sério, quem acredita nisso tem sérias dificuldades de encarar o que Nietzsche escreveu. Sendo leitores modernos, simplesmente não conseguem lidar com o caráter antimoderno de muitas formulações de seu pensamento. Pois é justamente contra a "modernidade" decadente (para ele) que Nietzsche se coloca.

isafercs 19/03/2022

Sei lá
Não sei se entendi direito, acho q sou muito burra pra esse tipo de leitura, mas gostei da dinâmica!

Caetano Fischinger 02/03/2022

Um livro para todos e para ninguém
?Você tem que estar preparado para se queimar em sua própria chama: como se renovar sem primeiro se tornar cinza??
Neste livro Nietzsche abrange uma preocupação moral aos princípios do homem trazendo diversas indagações e reflexões. É um livro muito complexo porém muito interessante trazendo conceitos como o Übermensch que possuem múltiplas interpretações. Pretendo reler ele daqui algum tempo para tirar novas conclusões sobre seus pensamentos nesta obra.