Assim falou Zaratustra

Assim falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Karolaine 25/02/2021

Deus me ajude a compreender este livro.

Brito 16/02/2021

Nietzsche - Assim Falou Zarastustra
Nietzsche sempre escreveu a rondar o abismo, os seus livros sempre foram escritos à superfície, no meio, no fundo do abismo, vai, volta e sobrevoa o abismo. Mas com este livro Nietzsche é o abismo, escreve no limite do ser, na maior das radicalidades, em entranhas, entre relâmpagos, trovões e naufrágios. Procura-se habitualmente perceber o significado das ideias e teorias deste livro, mas mais do que significar, este livro é ser, organismo vivo a respirar, está para além da verdade, é mais do que isso, abarca toda uma totalidade de ser, verdadeiro é o que for na linha do ser dessa totalidade; só assim se pode dizer/ser com total veemência e coerência sem cedências, vai às entranhas de si a ser-se no dizer. A sensibilidade e a intuição é que lhe ditam a verdade que apregoa. O que significa que Nietzsche há muito deixou para trás a noção de verdade, e pela radicalidade se percebe não interessa nada sequer se Nietzsche acredita no que escreve, também essa noção há muito ficou para trás e é Nietzsche que é arrastado pelo que escreve. Nietzsche deixa-nos aqui sinalizado um campo do ser, e de possibilidades do ser, e das lutas antagónicas que se travam dentro do campo axiológico da construção do humano. Não é importante estarmos de acordo ou contra o que nos diz Nietzsche, importante é perceber o que está em causa na construção do humano e compreender a palavra de superação e riqueza que perpassa por todo este magnífico livro que, mais do que significar, é.

LeomaxCOF 04/02/2021

Só uma consideração.
Evite ler este livro rápido, tome seu tempo, aprecie os capítulos parte a parte. Só isso que tenho a dizer.

Paulo Vitor 31/01/2021

Ótimo aprendizado
Um tipo de livro que te faz pensar sobre as suas fraquezas e buscar melhorar como pessoa. Zaratrusta é um personagem muito a frente da sua época, desconstrói muitas crenças impostas pelo sistema religioso e político. Mas as pessoas são tão alienadas que não compreende ele, o acha louco. O livro não é fácil de entender pela forma de uma linguagem poética, mas da pra entender a ideia de super homem que o autor aborda. Superar as fraquezas, não se apegar a falastrões, inclusive o próprio Zaratrusta fala que nem ele é para ser ouvido, mas você tem que pensar por si próprio e ver se é isso que quer para si. Aborda a ideia do eterno retorno e também sobre a morte de Deus.
Diego 02/05/2021minha estante
ótima resenha !!!

Natasha.Maia 28/01/2021

ainda não entendi Zaratustra
É uma leitura extremamente difícil e sem dúvidas foi a que passei mais tempo me dedicando. Me senti perdida em muitas partes, encontrada em outras e simplesmente admirada em outras.
Eu esperava um pouco mais pelo que me foi dito, visto que foi um presente, mas, eu sinto que irei revisita-lo em algum momento para colocar todos os pingos nos i?s.
Celsin 29/01/2021minha estante
Também li e não entendi, vou reler depois que ler as obras mais importantes dele! ?

Lara.LeAo 02/02/2021minha estante
"um livro para todos e para ninguém"

Natasha.Maia 17/02/2021minha estante
Também quero ler outras obras dele!

André L. Pavesi 23/01/2021

Nietzche e seu Além-Homem
Uma das obras mais comentadas e menos compreendidas da História. Diversas camadas alegóricas e metafóricas usadas para criticar, a meu ver, o senso-comum, a banalização do pensamento e a acomodação das pessoas a eles. O tipo de livro que deve ser revisitado de tempos em tempos.

Marina 15/01/2021

Antes de tudo, uma apologia à vida
Peguei esse livro pra ler pela primeira vez há 5 anos, mas foi agora que consegui ler tudo. A linguagem é difícil e é preciso manter o foco pra não se perder nas inúmeras narrativas dentro da história principal. O conteúdo é muito denso, além de ser cheio de metáforas e alegorias.

Zaratustra, o personagem principal, é um homem solitário, que tem poucos amigos e seguidores a quem busca orientar com suas doutrinas. Seus ensinamentos se dividem em 4 eixos:

(1) A crítica à moralidade cristã, considerada repressora e hipócrita. Aqui ele comenta como os homens defendem uma moral que não praticam, e se tornam piores ao tentar fingir ser algo que não são.

(2) O ?espírito senhoril?, com o elogio à virilidade e a coragem do homem que quer ser senhor, mandar, dominar, submeter e criar.

(3) O anuncio do ?Super Homem?, como aquele que vai superar o homem como o homem teria superado o macaco. O Super Homem seria esse homem que viveria livre da moralidade do ?rebanho? e faria sua própria felicidade.

(4) A ideia do eterno retorno, ou o tempo circular em que tudo se repete: ?porque toda a alegria quer eternidade?. O sentido da vida tem que ser criado na própria vida, e pra quem ama a vida o eterno retorno seria uma dádiva, não um fardo.

Ao contrário do que se diz sobre Nietzsche, em assim falava Zaratustra ele se mostra tudo menos pessimista. Seu amor pela vida é absoluto, ainda que muitas vezes peque por romantizar excessivamente as ideias de virilidade, masculinidade, nobreza, guerras e poder.

Ele se mostra tão apaixonado por esses ideais masculinos que volta e meia precisamos nos lembrar durante a leitura de que ele, muitas vezes, está errado. E tudo bem, porque ele não se pretende certo o tempo todo.

Se por um lado ele trata de forma agressiva e problemática todos os que fogem desses ideais de virilidade, como as mulheres, os deficientes, os velhos, os feios, por outro lado, quando Zaratustra de fato se encontra com esses suas ações são majoritariamente respeitosas e amigáveis.

Ainda que eu discorde em grande parte dos caminhos apresentados por Zaratustra, ele mesmo afirma que seu objetivo não é apresentar um manual com a forma certa de viver, mas ensinar que se ?quebrem as tábuas? de moralidade e se crie o próprio caminho. É contagiante o amor completo à vida que sentimos em Zaratustra.
Diego 02/05/2021minha estante
ótima resenha !!!

Edu 14/01/2021

Assim entendi Zaratustra
Incialmente, por mais de uma vez, desconfiei do personagem Zaratustra como um alter ego do autor. Então parei um pouco a leitura e fui pesquisar mais sobre o “Zoroastro”, o que me ajudou bastante no entendimento e passagens do livro. Porém, não elimina o tom meio efervescente, racional e enérgico que Nietzsche empresta ao protagonista - ao meu ver.

Bom, a versão bem resumida sobre quem foi Zaratustra conta de um profeta nascido na Pérsia, século VII a.C. que, ao nascer, sorriu ao invés de chorar. Aos 30 inicia a sua missão espiritual e filosófica focada na ideia de despertar a humanidade e apresentar o “Super-homem” - aquele conseguiu superar crenças, dogmas e um compilado de desejos e vontades inerentes ao ego. Foi fundador do Masdeísmo, uma das primeiras religiões monoteísta.

É na doutrina zaratustriana que emerge o conceito de Bem e Mal como cosmos que origina todas as alternativas da vida do universo e da humanidade. E o livro narra essa saga e a busca por espíritos livres que vão fazer desta missão possível.

As obras de Nietzsche se complementam em alguns conceitos. Tirar o substrato de cada momento que é o desafio.

Particularmente, sintetizei muitas passagens e ensinamentos de Zaratrusta com escrituras de Osho e Buda. Por já ter tido esse contato, consegui filtrar mais as muitas analogias e metáforas presentes na narrativa.

Ainda assim, se perguntar se foi uma leitura fácil? “não, não, três vezes não”.

Pra finalizar, ler as notas no final do livro é fundamental para pegar algumas referências, sarcasmos e semântica de alguns termos após a tradução do original.

Lukas.Vinicius 26/12/2020

Uma leitura que te faz evoluir como pessoa!
Nietzsche com certeza foi e sempre será um gênio, esse livro trás consiga tantos questionamentos e ensinamentos que o leitor acaba as vezes ficando perdido, mas o próprio livro trata de fazer você se acha novamente, trata dos principais conceitos do filósofo, como o "super-homem" por exemplo, mas vai muito além, então recomendo demais!

Vini 18/11/2020

Demorei mais de 2 meses para ler. Nunca fiquei tanto tempo com um livro. Extremamente difícil. Algumas coisas eu consegui absorver, outras não. Vale a pena a leitura pelo conhecimento. Quero voltar a ler futuramente quando estiver com a leitura mais madura.
MoreiraBerto 18/11/2020minha estante
N sei se vc leu, mas o recomendado pra quem tá começando nietzsche é ler primeiro o Crepúsculo dos Ídolos, pq é mais tranquilo e é mais fácil de entender o pensamento do autor. O próprio nietzsche descreveu assim. Da uma chance dps, vale a pena!

And 04/11/2020

É um livro que li, mas certamente terei que reler. Tenho certeza que não consegui absorver todo o conteúdo que ele oferece. São poucas as leituras que nos trazer tantas crises existências como Nietzsche é capaz de fazer.

Comecei o livro sendo uma pessoa e terminei sendo uma versão minha completamente nova, com diversos questionamentos, que quase passaram despercebidos diante de minha existência.

Porem Nietzsche não é apenas flores sempre há o que discordar.

André 03/11/2020

Zaratustra
Uns dos livros mais importantes de Nietzsche. O livro de extrema dificuldade de compreensão, aconselho a leitura de outros livros do autor antes deste. Uma crítica aos valores ocidentais, o livro mostra uma recusa dos valores e ideais do homem moderno.

TheBoy 05/10/2020

Essencial para qualquer estudante de filosofia. Palavras provocadoras e trazem reflexão! A moral debatida por Nietzsche é especial, pois é essencialmente corajosa, desafia as hipocrisias da sociedade da época. No inicio a leitura pode ser dificil pra quem n conhece esse autor ou outros do gênero. Vale lembrar que muita coisa aí é metafórica.

Amâncio Siqueira 04/10/2020

Dei três estrelas para essa edição não pela obra em si, mas pela quantidade de erros de revisão. Espero que a Nova Fronteira reveja isso. Friedrich Wilhelm Nietzsche (Röcken, Reino da Prússia, 15 de outubro de 1844 — Weimar, Império Alemão, 25 de agosto de 1900) faz uma síntese lírica de seu pensamento em Assim Falava Zaratustra, seu livro mais conhecido, através do profeta Zaratustra, também conhecido como Zoroastro. Entre seus principais temas estão o nihilismo, a vontade de potência, o eterno retorno, a mudança do paradigma moral e o super-homem. Mais de um século após sua publicação, as palavras de Zaratustra continuam sendo um livro para todos e para ninguém.

Lordlima 24/09/2020

Zarathustra
"Um livros para todos e para ninguem"

Deveras um ótimo livro( irônico , engraçado, patético e reflexivo) .

Sem duvidas uns dos melhores livros que ja li