Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Satiro 16/05/2021

Ainda estou tentando entender
E finalizo a leitura sem compreender uns 60% da obra, acredito que não tenha a bagagem necessária para que eu possa entendê-la. Mas ainda assim reconheço vislumbres do que o autor quis transmitir acerca de sua visão de superar o homem e, assim, nascer o super homem. Uma obra extremamente poética e metafórica que procura atingir os leitores bem ao fundo de sua essência, para assim assentar suas ideias.
Pretendo MUITO reler daqui uns 5-10 anos, assim poderei identificar mais do que pude atualmente e ficar feliz por meu avanço de interpretação rs.

Pam 06/06/2021

Assim Falou Zaratustra
Acompanhamos o personagem Zaratustra que vai de encontro ao conhecimento mais profundo sobre a humanidade, citando o Mito da Caverna(Platão), a questionamentos sobre o mundo em que vivemos.
Muito poético, metafórico e alegórico, usa termos e linguagens antigas o que provavelmente muitas pessoas não irão compreender, não sendo de fácil indicação esta leitura para quem não está acostumado com filosofia.
Aqui Nietzsche nos propõem ao não niilismo, diferente de suas outras obras, Zaratustra é a celebração do espírito. O amor pela vida.
Nos faz lembrar de obras indianas como as de Osho.
Muito densa a obra nos faz refletir, apesar de algumas ressalvas, algumas ideias apresentadas aqui já estão ultrapassadas como a diminuição da mulher e a extrema exaltação do homem.
O livro nos ensina que você mesmo faz o seu caminho.
Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
Não é personagem

Pam 06/04/2022minha estante
eu chamo de personagem pois é derivado do ponto de vista(visão criativa) do Nietzsche. ele não é exatamente o mesmo Zaratustra que se conta da história(entende?).

Rossanna.Poltronie 06/04/2022minha estante
Entendo que ele escreveu este livro baseado no conhecimento da vida e obras ou feitos ou relatos contados sobre Zaratustra, embora tenha escrito de uma forma sarcástica e provocativa. Mas creio que os pensamentos e forma de agir de Zaratustra estão presentes nesta obra. Não é obviamente uma biografia, mas é baseado na pessoa de Zaratustra e seus ensinamentos, não vejo um personagem, somente uma forma sarcástica e provocativa de falar de um , segundo a época, profeta e/ ou sábio, discordo de você.
Mas como já respondi a outro colega e comentei em meu canal, ainda tenho muito que conhecer sobre o autor e sobre o sábio.

Rossanna.Poltronie 06/04/2022minha estante
Não conheço seu nível de conhecimento de Zaratustra nem o de Nietzsche, o meu sei que tenho que desenvolver mais. Mas como disse ele, Nietzsche o retrata desta forma, mostrando pra mim a incoerência e pretensão de uma pessoa se colocando como um profeta/ sábio, pra mim, como já disse, de forma pretensiosa, por isso a escrita é provocativa e sarcástica.

Rossanna.Poltronie 06/04/2022minha estante
Até porque entendo que seria uma falta de ética de um filósofo escrever ao no sentido de tornar uma figura importante da história em uma narrativa criativa sem ter como base pensamentos de Zaratustra. Não enxergo visão criativa e sim um chamado a reflexão dos que se colocam como sábios e profetas em nossa sociedade, serão eles realmente sábios e profetas, escolhidos para isso? Escolhidos por quem. Enfim ele relatou que se colocou nesta posição e Nietzsche mostra o quão humano ele é. Um ser cheio de preconceito etc.
Tanto um quanto outro devem ser estudados com mais profundidade. É o que pretendo fazer.
Inclusive se você tiver alguma dica de leituras sobre eles que possa me indicar agradeço. ???

Pam 08/04/2022minha estante
entendi seu ponto. ah sim essa forma sarcástica e provocativa é a marca do Nietzsche, tem em todas as obras dele, não sei se tu já leu outros livros dele? ele tem esse estilo cínico e questionador, esse lance de desconstruir as coisas, de colocar o leitor na parede sabe? alguns até se sentem desconfortáveis com isso, não sei se é seu caso, talvez eu recomendaria Aristóteles e Platão que já é outra vibe mais tradicional dentro da filosofia.

Josi do Beco 22/09/2021

Zaratustra e o Mito da Caverna
O livro conta a história de um pensador que desce das montanhas para ensinar aos homens o que descobriu em seu isolamento. Com isso diz que a moral cristã não serve mais ao homem: agora ele está sozinho e deve se superar, para se tornar o ?super-homem?. O que nos leva a conexão de Platão e o mito da Caverna.
Livro de difícil compreensão, com metáforas e reflexões sobre si.

Bella :) 15/11/2021

"queres agora levar seu fogo para os vales?"
dotado de uma linguagem rebuscada e reflexões profundas, o autor nos convida a pensar seriamente sobre questões de própria existência

com diversas passagens fiquei submersa em um mundo paralelo

por algumas vezes conservador demais (levamos em considerações a época infelizmente), por outras incompreensível, mas em sua grande maioria: formidável.

Bruno 10/01/2022

Assim falou Zaratustra
É minha primeira leitura de Nietzsche e não esperava que fosse de compreensão tão difícil, não creio que seja recomendável para um leitor que nunca tenha lido textos parecidos ou outra obras do mesmo autor.

Já de conhecimento de algumas linhas de raciocínio do Nietzsche e do niilismo pude traçar diversos paralelos e identificar menções no texto, porém sempre por meio de metáforas ou parábolas complexas e difícil compreensão - talvez aqui seja minha falha como leitor e não do autor como escritor, mas em todo caso foi uma leitura difícil.

O livro narra a história do Zaratustra, um sábio no caminho do último estágio de evolução como ser humano que confronta diversos personagens de outras doutrinas e constantemente faz retóricas a respeito de outras crenças e estilos de vida.

Preciso ler mais sobre Nietzsche para e entender melhor o autor, mas está claro para mim que não deveria ter sido minha primeira leitura.

Thaynan.Oliveira 18/01/2022

De início para ler essa obra, é necessário estar com a mente aberta e degustar cada palavra escrita deste livro...
Admito que demorei para ler o livro, porém isso foi bom, eu comecei até a ler outros livros, pois assim eu conseguia analisar cada citação e cada teoria com mais cautela...
A leitura é sobre moral, sobre potencialização do ser humano, sobre poder e sociedade, sobre ética, sobre o tempo e a roda do tempo e todo o espiritualismo envolvido, sobre o cristianismo, sim o cristianismo, uma das grandes questões desse livro...
Acredito que a visão passada sobre o cristianismo, não é uma visão para forçar as pessoas a não acreditarem em Deus, mais sobre a questão das pessoas que falam sobre Deus e de como isso possa manipular a sociedade e distorcer a realidade.
Várias situações e teorias são bem complexas, mais deve-se analisar e refletir sobre todas elas, não se assustem com tudo citado, muito menos fiquem paranóicos, ou até mesmo entre em alguma teoria e use como doutrina de vida, afinal o intuito do autor é potencializar e não regredir.
Admito que nem tudo eu conseguir captar e entender, sim, é bastante complexo e até mesmo cansativo, indico logo após a leitura, conversar com outras pessoas que leram e até mesmo a pesquisar, buscar resenhas e críticas, ou videoaulas.

Gustavo.Martins 12/02/2022

Falou assim Zaratustra.
O livro tem uma carga prsada de filosofia e não é uma obra introdutória. Descobri depois outros títulos do autor que mereciam ter sido lido antes, como Gaia ciência ou a Genealogia da moral. Não deixou de ser uma leitura proveitosa e reflexiva, e aumentou meu interesse por estudar filosofia, essa arte de viver.

Zaratustra é um sábio e eremita que desce de sua montanha e caverna para ensinar sua sabedoria aos homens, falar da morte de Deus e da busca pelo super-homem ou além-do-homem. Sendo um texto que vai contra os dogmas do cristianismo, o leitor cristão deve estar preparado para a leitura, para não se ferir e para não ferir o texto do filósofo.

Foi uma leitura acidentada. Não entendi a maior parte das parábolas, canções, pensamentos, e discursos. Mas aquilo que entendi me fez perceber o quão importante é esta obra. Gostei muito, preciso de preparo e de outras releituras para avaliar melhor e entender de verdade.

P.S.: a nota que dei aqui não significa nada. Como disse, preciso avaliar melhor no futuro.

P.S.: eu li enquanto tinha um TCC para fazer e concurso da Petrobras para estudar. Não tinha hora pior. Vou ficar umas semanas sem ler nada rsrs.
Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
O autor no final do livro fala de seu irmão querer escrever mais sobre Zaratustra, então creio que este livro se fez devido aos manuscritos de seu irmão, que segundo ele queria escrever a 4°,5°, 6° parte do livro sobre Zaratustra, e também comenta sobre a tristeza da falta de compreensão das pessoas sobre Zaratustra

Fatimaluiza19 25/04/2022

E quem morreu, afinal?
Se Deus está morto, mas o livro fala das instituições (religião) e as instituições são homens que representam Deus, então quer dizer que todos os homens estão mortos, incluindo o super-homem? Porque se Deus está morto, mas Deus está nos homens, Deus morreu neles, Deus morreu com eles ou eles morreram com Deus?

Fran 25/04/2022

Leitura Difícil.
Não é uma leitura fácil! Mas pretendo ler novamente, quem sabe tenho uma melhor compreenção! Pensei em desisti muitas vezes kkk. Acho que Vou estudar filosofia para melhor compreender um pouco a linguagem dos eruditos.

João Pedro 08/07/2022

O essencial de Nietzsche
?O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-Homem: uma corda sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar; perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar.?

Um livro imprescindível para compreender o pensamento nietzscheano. Nele, encontram-se os principais conceitos e ideias apresentados pelo autor: Übermensch, eterno retorno, a morte de Deus, o último homem e a amizade como valor máximo.

Se desconsiderarmos a misoginia, os colapsos mentais randômicos do autor e o fato de sua obra ter sido publicada ainda incompleta, é um ótimo livro

Darlene_Poetisa 17/07/2022

Há livros para ler uma vez só. Há livros para ler várias vezes ao longo da vida. Assim falou Zaratustra pertence a essa segunda categoria. Pessoalmente gosto muito da filosofia de Friedrich Nietzche – já li o Anticristo e O crepúsculo dos ídolos há anos atrás – e sei bem o quanto é uma leitura exigente e ao mesmo tempo incrível. Sendo assim, confesso: Uma única leitura de “Assim falou Zaratustra” não é suficiente para postar uma resenha completa.
O livro fala sobre a necessidade do homem em caminhar em direção a algo além de si mesmo: O super homem – Mas o que seria o tal super homem? Seria uma versão perfeita do homem que existe. O super-homem não acredita em mitos religiosos, ele tem o controle do próprio destino e não está acometido de males como a piedade, por exemplo. É nesta obra também que surge a célebre idéia de que “Deus está morto''. O homem o matou”.
O autor utiliza-se de um personagem (Zaratustra) para dar vida às suas idéias e se expressa através de uma linguagem poética e bem trabalhada.
O livro nos convida à reflexão, afinal, se realmente o homem é “uma ponte sobre o abismo em direção ao super-homem”, o que sentiria o super homem? Ele não crê em Deus, tem o controle da própria vida, não crê em além-mundos (vida após a morte, por exemplo). Sua vida é mais completa por ser assim auto-suficiente? Ou pelo contrário, o super-homem seria vazio e perdido em si mesmo? Evidente que o filósofo não nos dá essa opção: Para ele o super-homem é perfeito, um objetivo a ser atingido.
Como eu disse no início: Não é uma leitura para uma só vez. Daqui a um tempo irei ler novamente e, quem sabe, fazer maiores explanações e comentários aqui no blog. Enquanto isso fica o convite: Leiam. Vale a pena.

Everton 27/07/2022

A leitura não é tão pesada quanto achei que seria, mas acredito que seja um livro para se ler refletindo sobre cada parte, ou seja, ler um pouco e dar-se um tempo para digerir e entender o que leu.

Iasxmiin 29/09/2022

Assim falou a humanidade
Deus está morto, ele diz isso pq não vê sentido em pegar dízimos e Deus não ajudar quem doa o dinheiro. Ele vai embora depois de descobrir que é algo que abominava, era adotado. O outro irmão dele é bom, mas depois vê que a mãe doente dele Deus não ajudou. O pai crê pq em um mundo sem esperança só resta crer, mesmo que no fundo ele não acredite no que diz as pessoas. No eterno retorno, a vida se repete e acontece tudo de novo, estão fadados a passar por tudo novamente.
Super homem é ser superior, maior que nós humanos não na força, mas no psicológico. No fim, Salomé diz que ele ainda não é o super homem e terá que reviver tudo novamente até entender e ser superior como el. Com isso, penso que algumas pessoas precisam crer em algo para poder viver, precisam estar sob regras e não conseguem viver sem alguém decidir por elas o que é certo ou errado.

mhsmaran 23/04/2024

É uma leitura bem interessante. Mostra uma construção do autor até a descrição do ?super-homem?. Ouso dizer que ele se representa em Zaratustra. Só ouso.