Toda a Verdade

Toda a Verdade David Baldacci

Resenhas - Toda a Verdade

Rafael Garibaldi 24/08/2021

Um assunto bem atual para conscientizar a população
Embora tenha sido lançado em 2009, Toda a Verdade trata de um assunto superatual que estamos vivendo hoje em dia: a questão das fake news. Só por isso, a obra já ganha um crédito e se torna mais interessante para nós, que estamos vivendo em meio a tantas notícias falsas. No mundo de hoje, onde as pessoas são preguiçosas e não têm "tempo" para checar as informações em jornais ou sites com fontes confiáveis, os boatos e as mentiras acabam se tornando realidades distorcidas; e, potencialmente, conseguem alcançar mais públicos devido ao compartilhamento dessas informações mentirosas. David Baldacci aborda esses assuntos de forma minuciosa e pontual na trama, que é intrigante do começo ao fim.

A escrita do autor é boa, corre bem ao longo da narrativa e você não se cansa em momento algum. Ele sabe o momento certo de começar um assunto, e o momento certo de encerrá-lo; em nenhum momento ele enche linguiça.

Os diálogos são bons, com passagens boas. Não marquei nada, mas na capa tem uma frase que eu gostei no instante em que a li -- "Por que perder tempo descobrindo a verdade quando se pode facilmente criá-la?"

Gosto dos personagens que o autor criou, acho que eles têm um bom aprofundamento, apesar de o livro ser relativamente pequeno e mais focado na ação e nas consequências das mentiras. O romance principal de Shaw e Anna não atrapalha em nada na história, e até dá um gás a mais no desenrolar da história.

A relação da política no livro é bem sutil e muito bem encaixada na narrativa. Não é nada tão proeminente assim, que acabe prejudicando a sua leitura.

Nelly 18/10/2021

O final não me surpreendeu muito, tava na cara
como iria terminar. Mas gostei de como a Katie
teve coragem de ir atrás do Shaw no. Senti falta
de umas duas coisas terem um final amarradinho
mas no todo foi satisfatório. Não é um livro que eu irei reler.

Stephany.Biava 10/01/2023

Toda a verdade
Gostei muito mesmo desse livro, li ele não esperando absolutamente nada mas ele me surpreendeu muito.
Gostei muito de toda a construção da verdade que tem dentro da história e de como ela evidência a participação de elites nisso.
Gosto muito dos personagens, de todos eles. Gosto muito também da forma que o livro foi escrito, achei ele muito direto e fácil de ler.
Provavelmente eu só tenha gostado muito do livro porque ele lida com o internacional e com a possibilidade de uma guerra.

Nil 05/01/2012

Um dos melhores livros que ja li. Pura acao

Sheyla 06/03/2016

TODA A VERDADE
Ação, suspense e intrigas. É essa, basicamente, a combinação apresentada em “Toda a Verdade”, primeiro livro de David Baldacci a ser lançado no Brasil pela Editora Arqueiro. Para quem se sente atraído por tramas que giram em torno desses elementos, como eu, é impossível não ser fisgado pela intrigante frase estampada na capa do livro: “Por que perder tempo descobrindo a verdade quando se pode facilmente criá-la?”. Pois é, com esse pensamento começamos a desvendar o enredo dessa intrigante história.

Nicolas Creel é um multibilionário, dono de uma empresa de armamentos, que com queda dos lucros decide provocar uma guerra. Tendo em vista um cenário em que China e Rússia entrariam em conflito, ele contrata uma empresa de Gestão da Percepção para criar uma verdade capaz de gerar tal conflito e vende-la ao mundo.

Shaw, um agente secreto de passado misterioso, que atualmente pretende se aposentar e casar com a mulher que ama, é pego no meio dessa trama e com a ajuda de Katie James, uma jornalista alcoólatra que viu seus dias de glória ficarem no passado, faz de sua missão descobrir a “verdadeira verdade” e expô-la ao mundo. Isso, é claro, torna os dois alvos de Creel que não está disposto a deixar ninguém interferir em seus planos.

É interessante observar como Baldacci conduz seus personagens, ou melhor, como os expõe ao leitor. A verdade é que eles não são conhecidos a fundo. Algumas perguntas sobre o passado, tanto de Kate como de Shaw e até mesmo de Creel, embora esse seja o personagem mais detalhado, em minha opinião ficam pairando no ar e não são respondidas. As perguntas estão ali, mas o autor opta por não esclarecer os questionamentos que surgem. Algo que o leitor pode estranhar, mas a verdade é que essas respostas não se fazem necessárias, não para uma trama como a de “Toda a Verdade”. Em um livro como esse, o que importa mesmo é como esses personagens agem diante de tal situação e qual o papel que desenvolvem na trama. O leitor precisa saber quem eles são, mas o que os levou a ser de tal forma perde a importância.

A trama é, de fato, muito boa e remete aos grandes livros de espionagem. Como eu mencionei no início, tem ação e tem suspense, mas sem ser exatamente um livro de ação ou de suspense. Conhecer o vilão por trás da ameaça não diminui em nada o impacto da história para o leitor, pelo contrário, gera mais expectativa, pois todo o plano cruel é acompanhado de perto, o que faz com que o livro se desenvolva em dois núcleos igualmente interessantes: no primeiro, há Nicolas Creel, seu plano e a maneira como lida com os acontecimentos inesperados; no segundo, há Katie e Shaw buscando a verdade enquanto tentam se manter vivos. Essa estrutura adotada por Baldacci funciona muito bem.

Algumas coisas, porém, me incomodaram. Os primeiros capítulos são bem curtos e tem a função de “abrir os caminhos” para o leitor conhecer Shaw, Creel e Katie cada um em uma ponta, ou seja, seus respectivos mundos, vivendo suas realidades que até aquele momento jamais haviam se cruzado. O que me incomodou foi o pouco desenvolvimento desses capítulos. A impressão que eu tive é que o autor largava poucas informações em poucos parágrafos e encerrava o capítulo em um determinado ponto a fim de despertar a curiosidade do leitor sem ter dado nada a ele com que ficar curioso, forçando uma agilidade na trama em um ponto em que ela ainda não tinha agilidade nem precisava ter. Mas isso não é uma falta grave de Baldacci.

Em compensação, o relacionamento de Katie e Shaw me incomodou mais a fundo. A maneira como eles se conhecem é plausível, mas a maneira como a jornalista se liga ao agente me pareceu muito forçada. Não entrarei em detalhes para evitar me estender, até porque, como eu disse anteriormente, o passado dos personagens perde a importância em uma trama como essa, pois o que realmente importa é o papel que desempenham no auge dos acontecimentos. Isso se aplica a Katie e Shaw. Como eles se conheceram e porque estão juntos nesta aventura deixa de ser importante. O que importa mesmo é o que acontece no momento e como tudo vai acabar.

“Toda a Verdade” tem alguns pequenos deslizes, mas é um bom livro. Não é tipo de trama que busca surpreender o leitor no final, mas sim lhe conduzir por uma jornada eletrizante e consegue fazer isso muito bem. A leitura é muito envolvente, além de os capítulos serem bem curtos, fazendo com que a nossa curiosidade em saber mais sobre as tretas continuem. É um romance policial nada clichê. Um livro de enredo muito interessante para os tempos de hoje, onde o povo não procura se informar, nem pesquisar a verdade. A manipulação vai desde Guerra no Iraque e suas inexistentes armas químicas a produtos que consumimos no dia a dia, como uma lata de azeite extra virgem, que descobriram não ser.

Esse foi o primeiro livro do autor que li mas depois desse já li outros que em breve serão resenhados aqui para vocês. Por hora, para quem curte livros policiais com o toque da tecnologia de ponta, trama política, o panorama atual, crises internacionais, e novas formas de difusão da informação, é uma ótima pedida. O livro é muito Bom e vale a pena ser lido. Super indico!

site: http://navibeblog.blogspot.com.br/

alicegmurcia 27/02/2016

Toda A Verdade - David Baldacci
SINOPSE:
Shaw trabalha para uma agência secreta de inteligência e sua vida se resume a viajar pelo mundo à caça de bandidos perigosos. Abandonado ainda bebê, sem laços afetivos e nem mesmo um nome próprio, ele nunca se importou com o fato de não saber se chegaria vivo ao fim do dia. Até agora.

Envolvido com a alemã Anna Fischer, especialista em assuntos internacionais que trabalha para o Phoenix Group, em Londres, tudo o que Shaw quer é deixar essa vida para trás e se estabelecer tranquilamente ao lado da mulher que ama. Mas seus planos estão prestes a ser frustrados.

Ao ver seus lucros diminuírem a cada mês, Nicholas Creel, dono da maior fornecedora de armamento militar do mundo, decide que é hora de provocar uma guerra. Para isso, contrata um especialista em manipular fatos e “criar a verdade”. Juntos, eles lançam uma campanha de difamação contra o governo russo, cujos efeitos são bombásticos.
Quando todos os outros países já estão preocupados com a nova Ameaça Vermelha, um sangrento ataque ao prédio do Phoenix Group aumenta ainda mais a tensão mundial.

Em meio a tudo isso, Katie James, uma jornalista premiada que caiu em desgraça por causa do alcoolismo, tem acesso ao único sobrevivente do Massacre de Londres que pode lhe dar o furo capaz de mudar sua vida.

Enquanto as peças desse quebra-cabeça se juntam, Shaw parece ter pouco tempo para desarticular essa rede de intrigas e impedir que tenha início um conflito capaz de acabar com o mundo como o conhecemos.
Um vídeo assustador é divulgado na internet e logo se transforma num fenômeno da rede, assistido por milhões de pessoas em todo o mundo. Nele, um jovem chamado Konstantin aparece à beira da morte, denunciando atrocidades cometidas pelo governo russo.

A Rússia se defende de imediato, negando a veracidade da gravação e mesmo a existência de Konstantin. Mas logo surgem outras evidências, jogando o mundo numa situação de instabilidade e medo.

É nesse cenário que acontece um ataque ao centro de pesquisa Phoenix Group. O crime, que choca todas as nações, fica conhecido como o Massacre de Londres. Quando se descobre que o Phoenix Group é de propriedade chinesa e que o atentado foi perpetrado pelos russos, o mundo se prepara para entrar em guerra.
Essa série de eventos vai mudar para sempre a vida de algumas pessoas.

Nicholas Creel, dono da Ares Corporation, a maior fornecedora de armamento militar do mundo, de repente vê os lucros de sua empresa voltarem a crescer. Katie James, uma jornalista que perdeu o rumo de sua carreira, tem a chance de dar a volta por cima. Shaw, um agente secreto cansado da vida em campo, tem seus planos de se aposentar e casar frustrados.

Toda a verdade é um livro de tirar o fôlego que combina ambição, política e a paranoia do mundo moderno numa trama complexa e intrigante.

OPINIÃO:
Esse foi o primeiro livro que li do autor e o único que tinha na minha estante.
Já li alguns livros com uma trama semelhante a essa,porém o autor me surpreendeu com os acontecimentos do livro.Devo dizer que um grande ocorrido do livro me fez querer desistir dele.
Mais achei a interação entre a vida e o rumo de todos os personagens do livro muito interessante e complexo.
É uma leitura que requer muita atenção em determinados pontos da história.
Gostei tanto da escrita e da história do autor que já adquiri outro livro dele,e mal posso esperar para lê-lo.

João 07/01/2014

Esse livro é daqueles que coloca idéias na cabeça
do leitor.Quando leio um livro ele pode me comover,me
deixar com raiva,pode me levar a lugares infinitos por meio de viagens infinitas,seja no mundo em que vivemos ou em reinos fantásticos.
Geralmente fica aquela sensação boa quando o livro acaba e as vezes até penso em reler de novo algum dia.Mas aquela sensação de que você aprendeu algo importante,que pode influenciar em alguma coisa na sua vida poucos livros conseguem e Toda a Verdade é um desses.É um livro engenhoso escrito por alguém muito talentoso.

"Por que perder tempo descobrindo a verdade quando se pode facilmente criá-la?"

Essa frase já chama a atenção na sinopse do livro mas depois que você começa a ler o livro e saber o por quê da mesma não tem como não ficar com "minhocas" na cabeça.Faz pensar quanta verdade pode ter sido fabricada no mundo ao longo dos anos apenas para conveniência de uns e outros.David Baldacci consegue levantar questões na cabeça do leitor que ficam ali cutucando você,fazendo você pensar a respeito daquilo.Ele consegue plantar na cabeça do leitor uma grande dúvida:
Quantas verdades existem no mundo e quantas são fabricadas?
Impressionante a questão que ele abordou nesse livro.
Fui pesquisar e vi que parte do que ele escreveu existe sim!
Um livro para ser lido por todos!

Só Sobre Livros 24/09/2013

Verdade ou mentira?
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/09/verdade-ou-mentira-aline-basilio.html

Carla.Zuqueti 20/11/2012

Empolgante
Gosto muito de todos os livros de David Baldacci. Esse livro não foge à regra. É empolgante. Porém um pouco fantasioso. Mas é muito bom.

Lola 01/09/2012

Toda a Verdade sobre o livro de Baldacci
Shaw trabalha para uma agência secreta de inteligência, sua vida se resume a matar bandidos perigosos sem se preocupar se vai sair vivo ou não. Talvez por isso ele seja o melhor homem da companhia. Mas quando ele resolve casar e mudar de rotina ocorre um massacre no prédio onde sua namorada trabalhava, acabando com todos os seus planos. Sozinho novamente ele começa a juntar peças para ligar o massacre a onda de caos que vem pairando sobre os países obrigando-os a reviver os tempos de Guerra Fria. E no meio disso conhece a decadente jornalista Katie James, que graças a sua curiosidade se coloca na mira de gente poderosa que pode esmagá-la como uma formiga. Entretanto ainda que você crie uma mentira que de tão bem fundamentada acabe realmente parecendo uma verdade, nada continuará de pé frente a ira de um homem nascido para matar, que não medirá esforços para vingar a morte da mulher que ama.

Basicamente esse é o pano de fundo do enredo criado por Baldacci. Aparentemente imagina-se que é mais um ótimo livro envolvendo ficção-policial. Porém, isso fica apenas na aparência.

O livro começa hesitante, como se o autor estivesse inseguro, querendo explicar tudo e ao mesmo tempo deixar a história fluir. É necessário ter paciência para com os capítulos iniciais, pois a narração é arrastada e um pouco confusa.

David lida com muitos personagens no mesmo enredo, e posso dizer que faltou um pouco de talento para ele ao conduzir as apresentações. Mas o livro engrena e parece que o autor finalmente encontra seu ritmo para seguir com o enredo.

No entanto não há um clímax estupendo no decorrer dos capítulos. Bom, talvez haja um, mas não o suficiente para nos deixar com olhos brilhando, nem nada do tipo. Não há o frenesi de saber que tudo está próximo da resolução. Creio que isso se deva ao fato de que o leitor tem uma impressão muito clara do que vai acontecer. Devemos essa sensação á personalidade de Shaw, um homem forte que não tem mais medo de sofrer consequências. Ele não é um detetive, mas depois de conhecer a jornalista ex-famosa, Katie James, que por sua vez conheceu a namorada assassinada de Shaw, ele percebe que não há como investigar quem está por trás do atentado sem a ajuda dela. A busca dos dois recebe ajuda logística do chefe de Shaw e a partir do momento que as suposições se tornam cada vez mais verdadeiras a vida deles corre mais e mais perigo.

Tudo gira em torno de um vídeo divulgado na internet, acusando a Rússia de estar planejando uma nova ordem mundial, querendo destruir todo e qualquer país que se erguesse contra a sua futura hegemonia. Isso causa uma onda de desconfiança, o que por sua vez passa a incutir na mente dos governantes das maiores potências mundiais a necessidade de uma corrida armamentista já que elas esperam que os Russos malucos ponham fogo no mundo a qualquer momento. Mas até onde vai a verdade disso tudo? Será que novos tempos e uma nova versão da Guerra Fria estão para se instalar no mundo?

No geral é um enredo um pouco confuso e por vezes maçante, mas o conceito com o qual o autor amarra a história, a Gestão da Percepção, que consiste em criar uma inverdade e apresentá-la ao mundo de forma tão irresistível que ninguém consegue parar para refletir se aquilo realmente é verdade, foi algo bastante novo para mim mas não menos interessante. Os dois personagens chave (na minha visão), Shaw e Katie, conseguem cativar o leitor o que faz com que tenhamos vontade de ajudá-los e protegê-los, tornando a história atraente quando eles estão em foco no capítulo.

A Arqueiro fez, como de costume, um bom trabalho de revisão e usou páginas amareladas e cheirosas. A capa não é grande atração, mas está contextualizada com o enredo o que faz dela um ponto bem positivo.

Analisando pontos positivos e negativos, o livro fica entre razoável e bom, recebendo 3 estrelinhas.

Resenha originalmente postada em: http://adventurerpenelope.blogspot.com.br/2012/09/a-verdade-sobre-toda-verdade.html

Eli Coelho 21/03/2012

Incrível
O inicio do livro é morno, é apresentado a proposta, os personagens e a relação entre eles.Acompanhamos Shaw em algumas incursões em seu mundo de agente secreto, porém sem muitas descrições ou detalhes pois essa parte é realmente apresentação dele sem nenhuma ligação com a trama principal de Gestão da Percepção(GP).
Há uma trama politica como pano de fundo, porém não chega a ser chato para aqueles que não gostam do assunto, ao contrário de tão verossímil leva a uma reflexão sobre a nossa realidade e a ação de alguns governos.
A partir da pag 100 o livro ganha uma aceleração crescente e de morno passa a muito quente com diversas cenas de ação qie conduzem Shaw a trama central.
ADOREI O LIVRO, recomendo a todos que querem um livro de ação e suspense sem a trama policial clássica de "Quem é o bandido", nesse livro eles estão muito definidos desde o inicio, ainda que as vezes se apresentem em pele de cordeiro devido a interesses escusos.

@apilhadathay 25/02/2012

Toda a Verdade (resenha Canto e Conto)
Confesso que o livro me surpreendeu de verdade. Recebi-o em parceria com a Editora Arqueiro, e ele será o livro do mês de Março, então fiquem atentos ;-)

TODA A VERDADE, de David Baldacci, é um livro centrado na ideia e consequências da Gestão da Percepção, um tipo de serviço oferecido geralmente por empresas de RP e que criam o que pode ser chamado de “A Grande Mentira”. Não é manipular os fatos, como explica o autor, e vemos isso nas atitudes de alguns personagens: é criar fatos e apresentar ao mundo como se fossem a mais pura verdade. E as pessoas compram. É uma das coisas mais perigosas, e vai contra a primeira lei que aprendi no jornalismo: a conferência integral de informações.

O livro nos prende por um enredo dinâmico, super cenas de ação e algumas de arrepiar os cabelos, ao menos para pessoas que, como eu, não aguentam ver sangue e cortes; praticamente ninguém sai intacto, sem ao menos um tiro. Ao fim, fica uma enorme lição sobre a forma como usamos a inteligência que nos foi dada.

"Por que perder tempo descobrindo a verdade quando se pode facilmente criá-la?" (P. 58)

O autor tem uma forma leve de descrever o ambiente, o que não cansa o leitor. Já o livro nos traz um enredo controverso do seguinte ponto de vista: você pode acreditar em tudo o que foi narrado ou não. Isso vai definir também qual seria a sua posição dentro da própria história. Os especialistas de GP definem o que é verdade em todo o mundo. A Pender & Associates é uma empresa especializada no ramo.

Fora alguns erros pequenos aqui e ali, devo parabenizar a revisão da Arqueiro e a tradução, sempre excelentes. Quanto ao design, gostei da capa, mas não me apaixonei; ela se destaca, a fonte do título em alto-relevo ficou muito bacana, mas não está entre as minhas favoritas, eu não gostei da imagem de capa como outras pessoas.

Os personagens são um caso à parte. O autor não os tratou em profundidade, mas podemos compreender os aspectos mais importantes da vida deles e David faz isto de forma sutil, não como uma espécie de “ficha”: vamos entrando na vida de cada um linearmente. Shaw é um órfão que se tornou agente e demonstrou suas habilidades desde cedo. Anna é um tipo de super mulher: bem-sucedida, inteligente, decidida e de boa família. Katie é uma jornalista que se acabou no álcool quando sua carreira desandou, mesmo já tendo acumulado dois Pulitzers - quase perdendo a vida por eles. Ainda temos Nick Creel, Dick Pender, Ceasar, Konstantin, Frank e a própria população mundial, que é a parte “controlável” da GP.

O enredo é centrado em Shaw, agente de uma agência secreta que coíbe criminosos e terroristas pelo mundo todo. Como não tem quase nenhum vínculo familiar, ele vive viajando até finalmente conhecer a mulher de sua vida, e sempre ter uma razão para parar. Ele quer se aposentar e procurar um serviço mais tranquilo para poder casar.

Nicholas Creel é um bilionário, dono de uma companhia de armas que, com ajuda da GP, cria toda uma rede de mentiras, chamada “Ameaça Vermelha”, e o clima propício a uma nova Guerra Fria. A paz que Shaw tanto anseia para se casar com Anna fica cada vez mais distante. Com a ajuda da repórter Katie, que vê na Ameaça de Guerra a oportunidade de sair da seção de obituários direto para o topo jornalístico, ele corre atrás da resolução dos mistérios, crimes, intrigas e ambos arriscam suas vidas na empreitada.

"- Você só tem que se fazer uma pergunta, Shaw. Só uma. Ainda me ama? Se a resposta for não, seu problema acaba.
Ele encostou a cabeça suavemente na dela.
- Então eu tenho um grande problema." (P. 109)

Como fã de uma boa conspiração, curti muito a ideia geral e as sequências emocionantes, especialmente no fim. Mas não posso negar que no início ele me desanimou um pouco. O primeiro capítulo é sensacional, mas a forma como o livro caminhava era meio previsível. Fiquei muito feliz por continuar lendo e ver que reviravoltas estavam por vir, especialmente pelo final cinematográfico. Eu chorei e me indignei com os jogos políticos e as pedras o caminho, com os resultados de algumas ações e a inevitabilidade de certas situações.

Comentário Pró-Adaptação: Não posso dissociar Shaw de Clive Owen e sinceramente acho que o autor se inspirou nele para o personagem, além de ser quem eu queria ver no papel, quando o filme for ao cinema. Anna, por mais que o próprio autor tenha associado a Téa Leoni e eu aprove, também gostaria de ver interpretada por Julia Roberts; Katie por Claire Holt seria demais, mesmo que ela seja um pouco jovem; e Frank por Danni deVito (sim, deVito!).

Para quem curte livros policiais com o toque da tecnologia de ponta, trama política, o panorama atual, crises internacionais, e novas formas de difusão da informação, é uma ótima pedida. O livro é Muito Bom! Vi que algumas pessoas estão comparando Baldacci com Dan Brown. Bem, eu considero a trama de Dan super consistente, do tipo aterrorizante, que para ser verdade só faltava... bem, ser. Honestamente, não senti o mesmo com ideia de GP de David, mas pode ter sido a minha percepção. Ele escreve bem e vale a pena ser lido!

Recomendo =)

No Canto e Conto:

Doug 14/09/2012

Resenha - Toda a Verdade, David Baldacci
A minha opinião você encontra no meu blog: http://lendo-e-relendo.blogspot.com.br/2012/07/resenha-toda-verdade-david-baldacci.html

Ique 24/01/2012

Resenha - Toda a verdade de David Baldacci
Shaw é um cara durão que trabalha para uma agência secreta tentando proteger o mundo e evitar crimes, prendendo e capturando os bandidos, um emprego de risco que pode tirar a vida do rapaz a qualquer momento. Sem identidade Shaw foi abandonado quando criança, sendo criado em orfanatos, mas sempre tinha problemas. Em sua adolescência começou a mexer com coisas que punham a sua vida em risco, mas ele até então não se preocupa em saber que em alguma de suas missões pode falhar e perder a vida. Mas esse conceito muda após conhecer Anna Fisher, uma linda jovem que trabalha em uma empresa em Londres, chamada Phoenix Group. Após um bom relacionamento, Shaw pede Anna em casamento e enfim ficam noivos, diante disso tudo o que o rapaz mais quer é aposentar e esquecer a antiga vida para ficar ao lado de quem realmente ama. Mas seu desejo não é tão simples e ele ainda não teve autorização para se aposentar, a única saída é continuar resolvendo problemas e viajando pelo mundo até conseguir o que deseja.

Do outro lado Nicholas Creel, uma das pessoas mais ricas do mundo, possui uma empresa que vende armas para os países chamada Ares Comapany. Após a Guerra Fria e um longo período sem muitos conflitos ele vê os seus lucros despencarem. Para isso ele chama um especialista para inventar verdade que é capaz de criar uma guerra entre os países. Seu alvo inicial é deixar o mundo contra a Rússia, para isso ele contrata um jovem chamado Konstantin para fazer um vídeo denunciando atrocidades cometidas pelo governo russo. Após ser publicado na internet esse vídeo se torna uma febre mundial, ganhando destaque nos maiores jornais e emissoras de televisão do mundo. Após cumprir sua tarefa, Konstantin é morto pelos homens de Creel.
Para complicar a situação, o prédio da Phoenix Group é atacado, esse crime choca todas as nações e após alguns dias descobre-se que os proprietários desse centro de pesquisa são chineses e quem cometeu o ataque foram pessoas ligadas ao governo Russo. Diante dessa atrocidade, a Rússia e a China entram em uma guerra fria, onde reabastecem seus armamentos sem atacar o adversário.
Katie James é uma jornalista que vê a sua carreia desmoronando mas tem uma chance de dar uma volta por cima tendo acesso a uma testemunha de um suposto sobrevivente do ataque ao Phoenix Group. Essa parece ser a oportunidade para a jornalista voltar a ter seu nome nas manchetes dos jornais com sua matéria que renderia vários prêmios.
Resta agora Shaw tentar descobrir o que há por trás do fato mais comentado do mundo, custe o que custar. Os fatos do livro vão se desenrolando de uma maneira eletrizante e viciante que nos fazem que ficar horas lendo o livro para saber toda a verdade.
Esse livro é praticamente incrível, posso comparar o autor com o mestre Dan Brown já que David também usa fatos existentes e pouco conhecidos pelas pessoas e monta uma história de ficção por cima desses. O autor fala de empresas que são especializadas em criar a verdade, a maneira de agir de muitos governos e acontecimentos obscuros que nunca são conhecidos pela população em geral. Uma obra de leitura muito fácil e rápida que nos ensina novas coisas e nos faz refletir sobre elas.
Recomendo a todos os amantes de suspense e para as pessoas que querem saber mais sobre coisas nunca faladas sobre o mundo e para de certa forma aos fascinados por guerras e geografia.

''Por que perder tempo descobrindo a verdade quando se pode facilmente criá-la?''

Fernanda 05/02/2012

Resenha: Toda a Verdade
A história é baseada na vida do personagem Shaw que trabalha em uma agência secreta de inteligência. O personagem passa viajando por todo o mundo caçando bandidos perigosos. Sem amigos ou família sua vida é seu trabalho, mais nada. Até que conhece Anna Fischer, especialista em assuntos internacionais pela qual ele se apaixona. Neste momento Shaw encontra um motivo para mudar de vida e se dedicar a algo mais seguro para se trabalhar.

Mas ao contrário do que ele deseja, um boato, uma verdade que Nicholas Creel manda criar, deixa o mundo em alerta de uma possível guerra. A paz tão sonhada de Shaw realmente está longe de ser alcançada.

Acontecimentos drásticos afetam não só o sentimento de medo nas pessoas em todo o mundo mas também e principalmente a vida pessoal de Shaw. Com isso, ele com a ajuda da jornalista Katie, se aventura em uma perigosa trama de mentiras, verdades, mistérios. Juntos eles não medem esforços para que os países fiquem em paz uns com os outros e eles para com suas vidas pessoais.

Eu, Fernanda, gostei muito dele, é o tipo de livro que prende minha atenção. Porém para gostar desse livro tem que gostar bastante do gênero tipo...investigativo, policial. Para quem gosta, aconselho a leitura, o livro é ótimo!!