Toda a Verdade

Toda a Verdade David Baldacci

Resenhas - Toda a Verdade

Annie 02/02/2012

Toda a Verdade, por Ana Nonato.
Veja também em: http://seismilenios.blogspot.com/2012/01/resenha-toda-verdade-david-baldacci.html

Enredo
• Espaço: David tem um modo peculiar de ambientar as ações. A descrição espacial é necessária e ele a faz com muitos detalhes, mas de uma forma sucinta que não cansa o leitor ou atrapalha o rendimento da história.
• Tempo: Os tempos são os atuais, inferidos, principalmente, pelos aparatos tecnológicos e acontecimentos históricos que permeiam o romance.
• Personagens: um dos aspectos mais importantes do livro. Não abarca somente as personagens principais (Shaw e Katie), mas a população mundial que confia nos acontecimentos retratados no romance (Konstantin). As personagens mostram como é fácil ser ludibriado por uma falsa noção de liberdade (os protagonistas, principalmente). São complexas a seu modo, mas nada aprofundado demais (exceto o necessário para criar um laço afetivo entre leitor e personagens).
• Criatividade: há várias histórias de teoria da conspiração, internet e semelhantes (vide Teia Virtual e Ponto de Impacto), onde órgãos ou empresas manipulam a verdade em prol de si mesmas. Entretanto, a abordagem de Baldacci é o que diferencia o enredo.
• Andamento do enredo: até metade do livro, tem um andamento médio. A partir deste momento, os perigos em busca da verdadeira verdade criam uma esfera de tensão que acelera consideravelmente a leitura.
• Início, meio e fim: O início da história é onde o autor expõe os fatos primários da história, onde todo o alvoroço que será tratado até o final começou. As personagens são apresentadas, a proposta também, assim o leitor se insere na história. O meio do livro mostra as descobertas e transformações pessoais de Shaw e Katie de forma despretensiosa (eles ainda não se interessam pela conspiração da Ameaça Vermelha), mas o quebra-cabeças vai se encaixando... O final, com certeza, é a melhor parte da história. Surpreendente! Alguns pontos negativos são considerações confusas de Nicholas e a personalidade controversa de Frank, mas não são algo que altere significativamente o andamento da história.

Estrutura "Artística"
• Capa: A capa com Shaw, solitário, em cima e o mapa-mundi em vermelho embaixo foi uma escolha bem acertada. As letras impressas em caixa-alta são chamativas e instigam o leitor ao mesmo tempo que não perturbam o equilíbrio natural entre elas e o plano de fundo.
• Diagramação: fixa, confere organização.
• Fontes: de tamanho razoável, de fácil leitura e que não cansam o leitor.
• Sinopse: extensa em demasia, entrega muitos aspectos da história que só caberia ao leitor descobrir durante a leitura do livro.
• Enredo: a escolha da ordem das palavras, dos capítulos e das personagens é completamente organizada e cria exatamente o efeito desejado.

Estrutura Física (Materiais)
• Capa: Material resistente, pouco suscetível a danos superficiais, textura agradável.
• Páginas: Cor amarelada "diminui" a reflexão da luz branca e, portanto, não cansa em demasia o leitor. Material agradável ao toque, de cheiro agradável, maleável e de resistência média aos imprevistos do dia-a-dia.

Análise

• Enredo (x3): 5 (ótimo);

Estrutura física (x1): 5 (ótima);
• Capa (x1): 5 (ótima);
• Páginas (x2): 5 5 (ótimas);

Nota final: [2.(5) + 4,1.1 + 5.1]/4 = 4,8 (5 ESTRELAS - ÓTIMO)

Gostei da obra?
Não tenho como reclamar! Fiquei louca quando li a sinopse e mais louca ainda quando comecei a ler.Pra mim, este livro é genial. Se você já gostava de Dan Brown com suas jogadas políticas no meio científico, vai gostar muito da escrita de David Baldacci (mas ele puxa muito mais pra política, viu)! E me vi torcendo pelo Shaw e pela Katie durante todo o tempo... Fiquei triste com alguns acontecimentos, mas eu sabia que muitas personagens não eram duráveis. Enfim, recomendo a todos os públicos (menos o infantil, é claro)!
Tati 09/08/2012minha estante
"Alguns pontos negativos são considerações confusas de Nicholas e a personalidade controversa de Frank"
Concordo!!! Mas mesmo assim gostei muito!

Lilhy @lilhypops 30/10/2015minha estante
Quer ganhar o livro O hobbit ou Objetos cortantes?Basta participar do blog como resenhista convidado
? Curtir a pagina do face
? Fazer uma resenha sobre qualquer livro que deseja, desde que ainda não tenha sido publicada no blog, resenha coerente ao livro e sem spoiler
? O ganhador terá 48hs para entrar em contato com o blog
? Cada resenhista terá 15 dias para bombar sua resenha e acumular visualizações e comentários.

Naty__ 26/08/2013

Toda a verdade
Três histórias paralelas e que se cruzam numa trama de tirar o fôlego!
Shaw é o protagonista dessa história eletrizante. Ele é um cara durão, na infância, foi abandonado e nem sequer tinha um nome. Sem preocupar-se, ele parte para um trabalho que coloca em risco sua própria vida. Shaw trabalha numa agência secreta de inteligência que trata de exterminar bandidos perigosos. Sua vida passa a mudar quando conhece Anna Fisher, uma jovem que trabalha numa empresa em Londres, especializada em tópicos de natureza internacional, Phoenix Group. Ele se apaixona perdidamente e quer sair daquele trabalho perigoso, deseja se aposentar e voltar a ter uma vida normal para se casar com ela. Nem tudo funciona como Shaw deseja e sua única solução é continuar o seu trabalho com constantes ameaças.

Katie James, uma jornalista de renome, mas que acabou tomando outros rumos e perdeu o caminho de sua carreira, viciada em álcool, Katie luta para combater o vício e voltar à carreira. Ela conhece Shaw num momento em que ele se encontra com alguns traficantes e ele acaba por salvar sua vida.

Nicholas Creel, dono da maior fornecedora de armamento militar do mundo, a Ares Corporation, decide gerar um estopim para dar início a uma guerra, fazendo com que aumente seus lucros. Dessa forma, os países precisarão investir milhões em armamentos e, com isso, aumentará a sua conta bancária que já está bem recheada.

Uma gravação com a fala de Konstantin é publicada e repercute no mundo. Nela, Konstanin declara que ele e sua família estão mortos, pois, assim que o vídeo acabar todos morrerão. Ele revela uma suposta guerra entre a Rússia e a China. O vídeo causa tamanha polêmica e o governo russo desmente e afirma que isso nada tem a ver. Claro que ninguém sabe que quem está por trás de toda essa armadilha é o próprio Nicholas. Konstantin na verdade é um ator e a gravação nada tem valor. Nicholas planejou isso para iniciar uma guerra entre os países.

O vídeo se espalhou como uma pandemia, causando comoção em todo o mundo. A história foi passada adiante por meio de blogs, mensagens instantâneas e e-mails. A cada vez que era recontada, também era aumentada, até que aparentemente o planeta tivesse correndo o risco de ser devastado a qualquer momento por russos malucos e sedentos de sangue.

Quando todos parecem achar que chegou o fim, o edifício do Phoenix Group sofre um massacre. Eis que a armação de Nicholas, muito bem bolada, coloca o mundo em intenso pânico. Afinal, Phoenix Group é uma empresa de origem chinesa e essa ação deixa a entender que foi um ataque terrorista praticado pelos russos.
Shaw, Kate e Nicholas estão juntos numa envolvente história criada por David Baldacci que deixará o leitor sem fôlego. Com certeza essa obra entrou na lista dos meus favoritos e não foi em vão que teve 110 milhões de livros vendidos no mundo.

site: http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/2016/03/resenha-toda-verdade.html

Araggorn 18/11/2013

Tema mais do que atual!
Este é o primeiro livro de David Baldacci que leio. Já venho querendo ler há algum tempo e eis que começo com um livro protagonizado pelo agente e espião Shaw.
Toda a Verdade é um livro de espionagem que aborda um assunto que já venho estudando há muito tempo - a manipulação da verdade. Consiste em criar fatos que o agente emissor quer que o público acredite ser a verdade. Cito o exemplo do "rato na lata de coca-cola". Uma notícia viral antiga e que voltou tem pouco tempo ao Facebook. Será verdade? Ou os fatos bem descritos e publicados são falsos, mas já foram catalogados pela percepção do público em geral como verdade? Talvez a Pepsi queira vender um pouco mais. Rs.
É nesse sentido que corre o livro de Baldacci. O personagem Shaw é um cara durão, que teve sua infância difícil passada em orfanatos. Trabalha para uma organização que visa defender o mundo dos perigos e Shaw possui habilidades únicas. Me fez lembrar muito do personagem de Jack Reacher, de Lee Child.
Um poderoso e bilionários Sr. Creed, dono de uma corporação que fabrica armamentos, acha que os governos não estão comprando muitas armas. A época da guerra fria e das duas guerras do Golfo eram mais prósperas para a indústria. Logo, o mundo precisa de um empurrãozinho. Creed e um especialista em GP (gestão da percepção) vão criar algo tão crível e espalhar para o mundo como se fosse a verdade mais eminente possível. A Rússia é a bola da vez e todos os países ficam em alerta para uma eminente 2ª guerra fria.
Shaw não tinha nada para se envolver, mas a coisa fica dolorosa e pessoal demais e ainda por cima uma curiosa jornalista entra na história. A ideia é que nos somos manipulados e o mundo pode estar a beira de um colapso, mas Creed não esperava que o perigoso Shaw fosse atrapalhar o seu jogo.
Um livro de enredo muito interessante para os tempos de hoje, onde o povo não procura se informar, nem pesquisar a verdade. A manipulação vai desde Guerra no Iraque e suas inexistentes armas químicas a produtos que consumimos no dia a dia, como uma lata de azeite extra virgem, que descobriram não ser. Onde o Google sabe tudo sobre o que gostamos de comprar. onde pensamos que temos a liberdade de escolher desde o tênis que queremos usar ao celular super moderno.
Tema muito bom!

site: www.siriguelasaltitante.com.br

Rosana 06/12/2013

Trama envolvente, narrativa maravilhosa gostei muito, não tinha lido esse autor, agora é mais um que vai fazer parte da minha estante.

Portal JuLund 18/09/2015

Toda a verdade, @editoraarqueiro
O livro Toda a verdade mistura romance, suspense, história, esperança, morte, enfim, é uma história muito diversa. Gostei de algumas partes, mas quase desisti no meio da leitura. A parte sobre a Ameaça Vermelha é um pouco chata e por pouco não passei para o próximo livro da lista. O que me fez continuar foi a ansiedade para saber o que iria acontecer com Shaw, Anna e Katie. E não me arrependi.

Shaw é um agente secreto que age para manter as coisas dentro da lei. Mas, para isso, ele mata, chantageia, mente, enfim, usa meios perigosos. Sua vida sempre está em risco e ele tenta sair desta agência, mas Frank, seu chefe, não o deixará ir em paz. Shaw deseja trabalhar honestamente e viver seus dias com Anna, sua namorada há anos. Contudo, o destino prefere ir contra seus desejos.

Leia a resenha completa em:

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/toda-a-verdade-editoraarqueiro

Gabi 14/11/2014

Sensacional! RECOMENDO!
Que livro! Que história!
De tirar o fôlego!
A leitura é super agradável, ágil, os capítulos são curtos, o que te faz devorá-lo com máxima atenção e dedicação, fora que o tema é perfeito e atualíssimo, o que nos dá medo, nos faz pensar nesse mundo em que a política, o poder e o dinheiro corrompem muita gente. A construção dos personagens é rica, os diálogos são gostosos, a ironia vinda do Creel é de dar muita raiva e a realidade do abandono físico e emocional de Katie e Shaw não poderia ser mentira - vemos casos assim todos os dias O livro é bem pesquisado, apoiado por um enredo mt bom, me surpreendeu. Ponto positivo para esse autor, que além de romances policiais, também escreve romances e infanto juvenil.
Super recomendo - para ser devorado!

Nil 05/01/2012

Um dos melhores livros que ja li. Pura acao

Fernanda 05/02/2012

Resenha: Toda a Verdade
A história é baseada na vida do personagem Shaw que trabalha em uma agência secreta de inteligência. O personagem passa viajando por todo o mundo caçando bandidos perigosos. Sem amigos ou família sua vida é seu trabalho, mais nada. Até que conhece Anna Fischer, especialista em assuntos internacionais pela qual ele se apaixona. Neste momento Shaw encontra um motivo para mudar de vida e se dedicar a algo mais seguro para se trabalhar.

Mas ao contrário do que ele deseja, um boato, uma verdade que Nicholas Creel manda criar, deixa o mundo em alerta de uma possível guerra. A paz tão sonhada de Shaw realmente está longe de ser alcançada.

Acontecimentos drásticos afetam não só o sentimento de medo nas pessoas em todo o mundo mas também e principalmente a vida pessoal de Shaw. Com isso, ele com a ajuda da jornalista Katie, se aventura em uma perigosa trama de mentiras, verdades, mistérios. Juntos eles não medem esforços para que os países fiquem em paz uns com os outros e eles para com suas vidas pessoais.

Eu, Fernanda, gostei muito dele, é o tipo de livro que prende minha atenção. Porém para gostar desse livro tem que gostar bastante do gênero tipo...investigativo, policial. Para quem gosta, aconselho a leitura, o livro é ótimo!!

Ique 24/01/2012

Resenha - Toda a verdade de David Baldacci
Shaw é um cara durão que trabalha para uma agência secreta tentando proteger o mundo e evitar crimes, prendendo e capturando os bandidos, um emprego de risco que pode tirar a vida do rapaz a qualquer momento. Sem identidade Shaw foi abandonado quando criança, sendo criado em orfanatos, mas sempre tinha problemas. Em sua adolescência começou a mexer com coisas que punham a sua vida em risco, mas ele até então não se preocupa em saber que em alguma de suas missões pode falhar e perder a vida. Mas esse conceito muda após conhecer Anna Fisher, uma linda jovem que trabalha em uma empresa em Londres, chamada Phoenix Group. Após um bom relacionamento, Shaw pede Anna em casamento e enfim ficam noivos, diante disso tudo o que o rapaz mais quer é aposentar e esquecer a antiga vida para ficar ao lado de quem realmente ama. Mas seu desejo não é tão simples e ele ainda não teve autorização para se aposentar, a única saída é continuar resolvendo problemas e viajando pelo mundo até conseguir o que deseja.

Do outro lado Nicholas Creel, uma das pessoas mais ricas do mundo, possui uma empresa que vende armas para os países chamada Ares Comapany. Após a Guerra Fria e um longo período sem muitos conflitos ele vê os seus lucros despencarem. Para isso ele chama um especialista para inventar verdade que é capaz de criar uma guerra entre os países. Seu alvo inicial é deixar o mundo contra a Rússia, para isso ele contrata um jovem chamado Konstantin para fazer um vídeo denunciando atrocidades cometidas pelo governo russo. Após ser publicado na internet esse vídeo se torna uma febre mundial, ganhando destaque nos maiores jornais e emissoras de televisão do mundo. Após cumprir sua tarefa, Konstantin é morto pelos homens de Creel.
Para complicar a situação, o prédio da Phoenix Group é atacado, esse crime choca todas as nações e após alguns dias descobre-se que os proprietários desse centro de pesquisa são chineses e quem cometeu o ataque foram pessoas ligadas ao governo Russo. Diante dessa atrocidade, a Rússia e a China entram em uma guerra fria, onde reabastecem seus armamentos sem atacar o adversário.
Katie James é uma jornalista que vê a sua carreia desmoronando mas tem uma chance de dar uma volta por cima tendo acesso a uma testemunha de um suposto sobrevivente do ataque ao Phoenix Group. Essa parece ser a oportunidade para a jornalista voltar a ter seu nome nas manchetes dos jornais com sua matéria que renderia vários prêmios.
Resta agora Shaw tentar descobrir o que há por trás do fato mais comentado do mundo, custe o que custar. Os fatos do livro vão se desenrolando de uma maneira eletrizante e viciante que nos fazem que ficar horas lendo o livro para saber toda a verdade.
Esse livro é praticamente incrível, posso comparar o autor com o mestre Dan Brown já que David também usa fatos existentes e pouco conhecidos pelas pessoas e monta uma história de ficção por cima desses. O autor fala de empresas que são especializadas em criar a verdade, a maneira de agir de muitos governos e acontecimentos obscuros que nunca são conhecidos pela população em geral. Uma obra de leitura muito fácil e rápida que nos ensina novas coisas e nos faz refletir sobre elas.
Recomendo a todos os amantes de suspense e para as pessoas que querem saber mais sobre coisas nunca faladas sobre o mundo e para de certa forma aos fascinados por guerras e geografia.

''Por que perder tempo descobrindo a verdade quando se pode facilmente criá-la?''

Doug 14/09/2012

Resenha - Toda a Verdade, David Baldacci
A minha opinião você encontra no meu blog: http://lendo-e-relendo.blogspot.com.br/2012/07/resenha-toda-verdade-david-baldacci.html

@apilhadathay 25/02/2012

Toda a Verdade (resenha Canto e Conto)
Confesso que o livro me surpreendeu de verdade. Recebi-o em parceria com a Editora Arqueiro, e ele será o livro do mês de Março, então fiquem atentos ;-)

TODA A VERDADE, de David Baldacci, é um livro centrado na ideia e consequências da Gestão da Percepção, um tipo de serviço oferecido geralmente por empresas de RP e que criam o que pode ser chamado de “A Grande Mentira”. Não é manipular os fatos, como explica o autor, e vemos isso nas atitudes de alguns personagens: é criar fatos e apresentar ao mundo como se fossem a mais pura verdade. E as pessoas compram. É uma das coisas mais perigosas, e vai contra a primeira lei que aprendi no jornalismo: a conferência integral de informações.

O livro nos prende por um enredo dinâmico, super cenas de ação e algumas de arrepiar os cabelos, ao menos para pessoas que, como eu, não aguentam ver sangue e cortes; praticamente ninguém sai intacto, sem ao menos um tiro. Ao fim, fica uma enorme lição sobre a forma como usamos a inteligência que nos foi dada.

"Por que perder tempo descobrindo a verdade quando se pode facilmente criá-la?" (P. 58)

O autor tem uma forma leve de descrever o ambiente, o que não cansa o leitor. Já o livro nos traz um enredo controverso do seguinte ponto de vista: você pode acreditar em tudo o que foi narrado ou não. Isso vai definir também qual seria a sua posição dentro da própria história. Os especialistas de GP definem o que é verdade em todo o mundo. A Pender & Associates é uma empresa especializada no ramo.

Fora alguns erros pequenos aqui e ali, devo parabenizar a revisão da Arqueiro e a tradução, sempre excelentes. Quanto ao design, gostei da capa, mas não me apaixonei; ela se destaca, a fonte do título em alto-relevo ficou muito bacana, mas não está entre as minhas favoritas, eu não gostei da imagem de capa como outras pessoas.

Os personagens são um caso à parte. O autor não os tratou em profundidade, mas podemos compreender os aspectos mais importantes da vida deles e David faz isto de forma sutil, não como uma espécie de “ficha”: vamos entrando na vida de cada um linearmente. Shaw é um órfão que se tornou agente e demonstrou suas habilidades desde cedo. Anna é um tipo de super mulher: bem-sucedida, inteligente, decidida e de boa família. Katie é uma jornalista que se acabou no álcool quando sua carreira desandou, mesmo já tendo acumulado dois Pulitzers - quase perdendo a vida por eles. Ainda temos Nick Creel, Dick Pender, Ceasar, Konstantin, Frank e a própria população mundial, que é a parte “controlável” da GP.

O enredo é centrado em Shaw, agente de uma agência secreta que coíbe criminosos e terroristas pelo mundo todo. Como não tem quase nenhum vínculo familiar, ele vive viajando até finalmente conhecer a mulher de sua vida, e sempre ter uma razão para parar. Ele quer se aposentar e procurar um serviço mais tranquilo para poder casar.

Nicholas Creel é um bilionário, dono de uma companhia de armas que, com ajuda da GP, cria toda uma rede de mentiras, chamada “Ameaça Vermelha”, e o clima propício a uma nova Guerra Fria. A paz que Shaw tanto anseia para se casar com Anna fica cada vez mais distante. Com a ajuda da repórter Katie, que vê na Ameaça de Guerra a oportunidade de sair da seção de obituários direto para o topo jornalístico, ele corre atrás da resolução dos mistérios, crimes, intrigas e ambos arriscam suas vidas na empreitada.

"- Você só tem que se fazer uma pergunta, Shaw. Só uma. Ainda me ama? Se a resposta for não, seu problema acaba.
Ele encostou a cabeça suavemente na dela.
- Então eu tenho um grande problema." (P. 109)

Como fã de uma boa conspiração, curti muito a ideia geral e as sequências emocionantes, especialmente no fim. Mas não posso negar que no início ele me desanimou um pouco. O primeiro capítulo é sensacional, mas a forma como o livro caminhava era meio previsível. Fiquei muito feliz por continuar lendo e ver que reviravoltas estavam por vir, especialmente pelo final cinematográfico. Eu chorei e me indignei com os jogos políticos e as pedras o caminho, com os resultados de algumas ações e a inevitabilidade de certas situações.

Comentário Pró-Adaptação: Não posso dissociar Shaw de Clive Owen e sinceramente acho que o autor se inspirou nele para o personagem, além de ser quem eu queria ver no papel, quando o filme for ao cinema. Anna, por mais que o próprio autor tenha associado a Téa Leoni e eu aprove, também gostaria de ver interpretada por Julia Roberts; Katie por Claire Holt seria demais, mesmo que ela seja um pouco jovem; e Frank por Danni deVito (sim, deVito!).

Para quem curte livros policiais com o toque da tecnologia de ponta, trama política, o panorama atual, crises internacionais, e novas formas de difusão da informação, é uma ótima pedida. O livro é Muito Bom! Vi que algumas pessoas estão comparando Baldacci com Dan Brown. Bem, eu considero a trama de Dan super consistente, do tipo aterrorizante, que para ser verdade só faltava... bem, ser. Honestamente, não senti o mesmo com ideia de GP de David, mas pode ter sido a minha percepção. Ele escreve bem e vale a pena ser lido!

Recomendo =)

No Canto e Conto:

Eli Coelho 21/03/2012

Incrível
O inicio do livro é morno, é apresentado a proposta, os personagens e a relação entre eles.Acompanhamos Shaw em algumas incursões em seu mundo de agente secreto, porém sem muitas descrições ou detalhes pois essa parte é realmente apresentação dele sem nenhuma ligação com a trama principal de Gestão da Percepção(GP).
Há uma trama politica como pano de fundo, porém não chega a ser chato para aqueles que não gostam do assunto, ao contrário de tão verossímil leva a uma reflexão sobre a nossa realidade e a ação de alguns governos.
A partir da pag 100 o livro ganha uma aceleração crescente e de morno passa a muito quente com diversas cenas de ação qie conduzem Shaw a trama central.
ADOREI O LIVRO, recomendo a todos que querem um livro de ação e suspense sem a trama policial clássica de "Quem é o bandido", nesse livro eles estão muito definidos desde o inicio, ainda que as vezes se apresentem em pele de cordeiro devido a interesses escusos.

Hadassa.Santana 08/02/2024

Toda a verdade
O enredo do livro é aquele "clássico" agente secreto que vai fazer sua última missão e se aposentar, e claro que não dá certo.
Alguns pontos da história são confusos, massantes e até clichês, mas a ação do livro é muito boa e do meio pro fim, acaba prendendo.
Os personagens principais me cativaram e me apaguei a eles, fazendo com que eu sofresse junto com eles nos momentos de tensão.
Enfim, é um livro mediano? Sim!Recomendo? Também
3/5

Carla.Zuqueti 20/11/2012

Empolgante
Gosto muito de todos os livros de David Baldacci. Esse livro não foge à regra. É empolgante. Porém um pouco fantasioso. Mas é muito bom.