Os gatos

Os gatos Patricia Highsmith

Resenhas - Os gatos

eufabiao 05/12/2021

eu simplesmente amei!
3 histórias muito improváveis que acabam se tornando grandes e você fica com vontade de saber mais!

a segunda história foi a que mais me chamou a atenção, e você vai ficar chocado também com o que o gato faz com o namorado de sua dona, muito bom! a terceira você não dá nada, mas no fim ela entrega muita coisa legal também, importante.

vale muito a pena ler.

Micaela 11/06/2021

Os gatos
"Os gatos oferecem para o escritor algo que outros humanos não conseguem: companhia que não é exigente nem intrometida, que é tão tranquila e em constante transformação quanto um mar plácido que mal se move."

Li esse livro em três estações e horários diferentes, porém toda vez que começava a leitura tinha a sensação de estar em uma noite de verão.

Evel 13/09/2020

Para amantes de Highsmith
Pequenos contos, poemas e desenhos sobre gatos, trazendo o olhar afiado da autora.

EduardoCDias 02/07/2020

Companheiros
Três contos, três poemas e um ensaio sobre gatos, onde nem sempre são os protagonistas.

Heidi Gisele Borges 02/07/2019

A americana Patricia Highsmith (1921-1995) escreveu mais de 20 livros e foi bastante premiada. Ela criou uma das mais sensacionais séries do gênero, são cinco os livros com o anti-herói Tom Ripley.

Nesse livro, os gatos são os protagonistas, claro. No primeiro conto, Presentinho de Gato (esse título ficou excelente, descreve muito bem esse carinho dos gatos. Na coletânea A casa das sombras (The Black House, Editora Benvirá, 2012, 272 páginas), esse conto foi traduzido com o nome de Uma coisa que o gato arrastou para dentro de casa, mais próximo ao título original, What the cat dragged in), Portland Bill leva através da portinha o tal presentinho – quem tem ou já teve gato de e ter recebido um presente, se não recebeu, fique triste, eles levam os mimos apenas para quem eles gostam.

Bem, a família está lá jogando palavras cruzadas com seus amigos e se deparam com algo fora do comum. E tentam resolver o mistério.

A maior presa de Ming (Ming’s Biggest Prey) é um conto sobre o amor da dona e seu gato. Em um veleiro Ming é maltratado pelo amigo de Elaine, sua amável dona. Teddy sempre o faz longe dos olhos dela. Mas essa é uma história sobre como os gatos reconhecem a maldade e como sentem o odor do medo.

Em A casa de passarinhos vazia (The Empty Birdhouse) Edith começou a ver um rostinho diferente na casa de passarinhos. Ela não sabia o que era e o marido riu quando ela contou. Os dois foram até lá para revistar e não viram nada, mas o que quer que fosse estava agora dentro da casa deles. Charles também viu! Algo correu e ele não conseguiu achar. Então pediram emprestado o gato gordo e velho de seus amigos. Enquanto a coisa caminha sorrateira, vamos descobrindo o passado infeliz daquela família.

Os três poemas curtos, O filhote (Kitten), O gato (Cat) e O gato velho (Old Cat) se entrelaçam, são uma história. A última parte é a mais triste e bonita.

Há também um ensaio: Sobre gatos e estilos de vida (On Cats and Lifestyle), nele Patricia Highsmith fala sobre todo o seu amor pelos bichanos.

“Os gatos oferecem para o escritor algo que outros humanos não conseguem: companhia que não é exigente nem intrometida, que é tão tranquila e em constante transformação quanto um mar plácido que mal se move.”

O livro Os gatos (L&PM Pocket, 2011, 128 páginas) traz sete ilustrações de gatos feitos pela própria autora, todos como o da capa.

Depois de ler, fica mais forte o questionamento: devemos confiar em quem não gosta de gatos?

site: http://www.becodonunca.com.br/

Katia 31/12/2017

"...um gato é uma obra de arte ambulante, dorminhoca e em constante transformação."
Perfeita definição de gato. Sou uma gatófila assumida, mas não creio que gostei do livro por isso. Os poemas são uma delícia. Os contos tive que ler de uma sentada, sem folego, querendo saber onde iriam dar...suspense psicológico, natureza humana, gatos, assassinatos e tudo isso escrito com uma elegância, com palavras que assobiam quando passam de tão leves e exatas.

Dose Literária 20/02/2013

Para quem curte suspense, este livro é bastante indicado.
Logo na capa já temos informações sobre o livro: "Três histórias, três poemas, um ensaio e sete desenhos".
As ilustrações são lindas e casam com o contexto do livro. Os poemas também são bem legais, mas o destaque mesmo fica para as histórias e o ensaio.

A primeira história se chama "Presentinho de Gato" e começa com amigos reunidos quando o gato da casa entra na sala com um "presente": dedos humanos. Aí começa o suspense e a investigação para saber o que aconteceu. A segunda, "A maior presa de Ming", é a mais tensa. Ming é um gatinho que sofre abusos por parte do namorado de sua dona. Até que ele consegue se defender e se vingar. A terceira e última se chama "A casa de passarinhos vazia" e conta a história de um casal que tem sua casa invadida por um bicho diferente, que eles não conseguem identificar. Então decidem pegar a gata de uns amigos emprestada para que ela mate o tal bicho. Com um tom muito sombrio, todas as histórias prendem a atenção do leitor.
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2011/12/resenha-os-gatos.html

Fabiola 20/01/2013

direto ao ponto
três contos e um ensaio onde gatos são protagonistas, criando, entendendo e resolvendo problemas para os humanos. a última história, em que uma gata já velhinha torna-se o único modo de manter um casal a salvo de um passado doloroso, é de cortar o coração.
acompanha ilustrações de felinos feitas por highsmith.

bella 18/02/2012

Sob o subtítulo Três histórias, três poemas, um ensaio e sete desenhos", Os gatos é exatamente isso. O primeiro conto eu achei fraco...a história é chata e o gato nem é personagem principal. No último também não, mas é peça importante. A melhor história pra mim foi a segunda. Os poemas são divertidos, todos sobre comportamento: o de um gato filhote, o de um gato adulto e o de um gato velho. E o ensaio, que pra mim foi a parte mais legal do livro. Quanto aos desenhos, foi a própria Highsmith quem os fez e como ela tinha dois siameses, os desenhos lembram essa raça.

Não é nenhum leitura edificante, mas diverte e foi baratinho...rsrs Pra quem gosta de gatos, é uma boa pedida para ler no ônibus ou antes de dormir.