O Cortador de Pedras

O Cortador de Pedras Camilla Läckberg

Resenhas - O Cortador de Pedras

Marci 15/05/2012

Desde o primeiro livro, me apaixonei pelo estilo de livro que a Camilla escreve. Principalmente o fato de sermos apresentados a visões de vários dos personagens do livro, incluindo do assassino, sem que a historia seja entregue logo de cara, ou fique enrolada e enjoativa.
Principalmente nesse livro, adorei a maneira como ela explica como esse assassino foi "gerado" e tudo que o levou a tais atos.
O desenrolar da historia te prende e te envolve, então largar o livro para fazer qualquer coisa é completamente impossível. Comer lendo, estudar lendo, por ai vai.
No final do livro eu estava completamente surpreendida e chocada. Necessitando de ler o proximo livro.
Resumindo, super recomendo a leitura desse livro como um copo de chocolate quente em um lugar bem confortável.

Hester1 08/10/2013

O livro é excelente. Prende a atencao já na primeira página e nao consegui largá-lo até o final. A autora é ótima.Os personagens sao bem trabalhados. Nao há nenhuma parte do livro que a leitura tenha se tornado monótona. O final foi surpreendente.Como é uma série, há uma certa necessidade de ir pela sequencia, mas nao é obrigatório. Enfim, recomendadissímo.

Karen 17/07/2022

Neste livro ,o presente e o passado vão sendo narrados até se encontrarem no final inesperado e perfeito

Nay 14/05/2019

Uma grata surpresa
É uma alegria acompanhar a evolução da autora. É o terceiro da serie e ela prova que tem crescido na qualidade.

Confesso que em comparação aos dois primeiros, nesse eu demorei um pouco mais para fazer as conexões e desvendar o mistério, mesmo assim ainda não é muito difícil adivinhar para onde o livro esta indo devido a pistas óbvias demais que a autora costuma lançar nos capítulos.

No segundo livro os policiais evoluíram tanto na analise do crime mas nesse aqui deixou um pouco a desejar, e é desanimador como foi necessário a situação chegar ao extremo para que um dos policiais fosse demitido depois de tanta burrada que cometeu, não só nesse mas também nos outros livros.

Gostei também da forma que ela abordou mais sobre algumas doenças como autismo e depressão pós parto e como para aqueles que estão de fora sempre é mais fácil fazer julgamentos do que buscar entender o que verdadeiramente acontece.

Esta sendo muito bom acompanhar essa autora. Estou lendo a serie em sequencia e apesar de alguns pontos a serem trabalhados a cada livro só vejo melhoras.

danda 25/05/2019

Indico
Um final surpreendenet.Existe uma mescla de narrativa entre passado e futuro,durante a história não entendia o porquê disso,só no final que fez sentido(total).Uma boa demonstração de que o futuro foi desenhado no passado.O jeito que alguém é tratado na sua infância(desenvolvimento de sua personalidade)quase sempre define quem ela se tornará no futuro.
Indico.

Laura.VilardebA 07/09/2019

O cortador de pedras
Perfeito! Genial o jeito que a escritora usa para narrar o passado e o presente e logo juntar os dois. Me manteve até o final com suspeitas, mas sem conseguir achar o verdadeiro assassino. Espero ansiosamente a oportunidade de ler o proximo.

Paula 13/09/2015

Tão bom quanto o anterior
Nesse livro, a autora mantem a qualidade da escrita do anterior, mas diferente dele, agora a sequência de leitura começa a ser importante, apesar disso não ser essencial. Apesar do crime em si trazer uma trama rica, a vida pessoal de Erica, Patrick e Maja, assim como de Anna e Lucas, também enriquece em muito a história. Esses detalhes "humanos" são o diferencial dos livros da Camilla e nesse 3o, os personagens jâ são bastante conhecidos, o que faz a leitura ser ainda mais agradável.

Rascunho com Café 28/01/2015

Camila Lackberg, uma autora com ótimos mistérios

Eu e uma amiga costumamos dizer que amamos um “esqueleto no armário”, isso porque vibramos com livros onde a aparente perfeição familiar esconde verdadeiros segredos espinhosos. Então se você é que nem eu: que adora esqueletos escondidos no armário e mistérios resolvidos quase nas últimas páginas vai amar os livros da Camilla Läckberg.

Resolvi fazer uma única resenha para os três livros, uma vez que não há necessidade de mais informações de cada um, além do que está na sinopse.

Romances policiais, de autores nórdicos, estão fazendo sucesso nas Américas, atualmente, entre estes, destacam-se: Stieg Larsson, Liza Marklund, Jo Nesbo e Camila Läckberg. Esse sucesso se explica por suas tramas bem elaboradas e personagens realistas.

Camila é sueca, todos os seus livros são ambientados na pequena cidade de Fjällbacka nesse país. A série possui, até o presente momento, nove livros (apenas cinco foram lançados em português) e que podem ser lidos independente da ordem. Eu comecei a leitura por “Gritos do Passado” o segundo livro lançado e não houve prejuízo na história, mas se a sequência de leitura seguir na ordem de publicação, o leitor aproveitará melhor as tramas, pois acompanhará a passagem do tempo dos personagens recorrentes.

Cada livro envolve um assassinato a ser desvendado pela delegacia de Fjällbacka, mas precisamente pelo policial Patrik Hedström. Não pense que encontraremos peritos estilo CSI, ou detetives quase super heróis, há muito realismo na delegacia, existe um chefe incompetente, alguns trabalham, outros fingem que trabalham e sobrecarregam os colegas, e percebe-se pouca boa vontade no atendimento à população da cidade.

Camila prima pelos segredos familiares e por diversos suspeitos. Em cada página mudamos de opinião sobre a identidade do assassino e os motivos que levaram ao crime. Essas reviravoltas enriquecem a obra e nos deixam ansiosos para concluir a leitura.

Só encontrei três pequenos deslizes na obra: primeiro, todos os assassinatos são peculiares e acontecem numa cidade, muito, mas muito pouco povoada onde a probabilidade de acontecer tantos crimes estranhos é mínima (a cidade possui cerca de 859 habitantes); segundo, acho a participação de Erica (esposa de Patrik) muito pequena para tanto POV (ponto de vista), acho desnecessário tanto espaço para essa personagem e sua irmã. E terceiro, citando a colega Adla, em sua resenha sobre “A Pirâmide Vermelha” do dia 20/10, usar os recursos de POV não é para qualquer um e diversas vezes me perdia por não saber a qual personagem um POV se referia.

“O Cortador de Pedras” é sem dúvida o melhor dos três livros, a autora ambientou a história em duas épocas diferentes e só as interligou no final. Brilhante do inicio ao fim.

Estou ansiosa para ler os demais livros da autora.

site: www.rascunhocomcafe.com.br

Alana 07/05/2020

Um corpo de uma menina é retirado do mar pelas redes de um pescador e a autópsia revela que não foi um afogamento acidental.
A autora mistura narrativas do passado e do presente durante a investigação do crime até a resolução.

Lindsey 07/04/2014

Camilla não decepciona
Li os 3 livros desta série e todos foram muito bons. Histórias bem amarradas, livros que prendem a atenção desde o começo, como tem que ser.

Edna 10/10/2020

Aqui ninguém sai ileso

Mergulhar na psique humana, uma história em que a maioria dos personagens apresentam quadros sejam depressivos, angústias, relações problemáticas entre casais, filhos e muita coisa nao resolvida.

Já inicia com o desaparecimento de uma garotinha de 07 anos, diagnosticada com DDA, filha de Charlotte depressiva, irmã de Albin que vivia machucado que pelas diversas entradas com hematomas nos hospitais e clinicas da região faz com que a polícia suspeite do pai Niclas, que já nao fala com o Pai um fanático religioso desde sua última briga aos 17 anos e é médico da cidade que também está responsável pelo padrasto da esposa que está acamado sob os cuidados da mãe Lilian pessoa dfc. que vive em guerra com o vizinho Raj que é pai de Morgan diagnosticado com Síndrome de Asperger, com o qual não tem um bom relacionamento, aqueles pais que acreditam que a culpa sempre é da esposa quando um filho é acometido de uma síndrome,  deficiência ou comportamento histriônico, assim trata o filho a esposa Mônica como um animal, e  que faz as pessoas logo suspeitarem dele qdo. descobrem o corpo da Sara no mar e seu casaco é encontrado na cabana de Morgan.

Esse pai maldito tb vai causar muita dor em outros pais quando o envolvimento desencadea um suicídio infantil.

O livro é denso, ninguém é perfeito, todos na história tem um problema até o Policial que se importa, que luta e trabalha entre os poucos dos muitos que lotam a delegacia, toma um susto quando sua bebe de 02 meses é encontrada no chão com a boca e roupa suja de cinzas, do mesmo tipo que está em análise encontrada no pulmão de Sara, que leva Erica a esposa em depre pós parto e  cuja irmã Anna ameaçada pelo demente marido mantida em cativeiro.

Tudo isso é alternado com capítulos onde e como nasce uma psicopata capaz de atrocidades com os próprios filhos, fazendo o leitor se questionar, se perguntar se não seria muita invenção, muita imaginação em uma única história mas com um contexto tão real que quando vc reflete vê  exatamente o mundo real, com muita perversidade causada as vezes por uma simples falta de compreensão e ou uma aceitação de si próprio.

O livro é forte e são muitas histórias, suspense, mistério e alguns thrilhers dentro da mesma história de 447 pags. de muita criatividade ate a conexão entre o passado do Cortador de Pedras e os terriveis fatos presentes num cenario sombrio, gelado na Suécia.

#Bagagemliteraria
#Bookstagram
#Resenhaednagalindo
#Ocortadordepedra
#Camillaläckberg

Eli Coelho 07/02/2013

Thriller Psicológico + Investigação Policial = FANTÁSTICO: o melhor da autora
A expectativa dos livros dessa autora são sempre as melhores. Esse é o melhor livro dela até o momento.

Agnes é uma garota mimada, ambiciosa e egoísta que se envolve em uma aventura de verão com Anders, funcionário de uma mineradora pertencente a seu pai. Anders é o cortador de pedras que dá nome ao livro. Essa história é narrada a partir de 1923 e sua narrativa inicia cada capitulo do livro. Agnes tem uma psicologia fascinante. É preciso acompanhar essa história paralela para entender as motivações psicológicas do assassino.

No presente acompanhamos Erica em sua depressão pós parto e seus dissabores como “mãe de primeira viagem”. Essa parte do livro é tragi-cômica. Camilla sempre narra muito bem (é a melhor nisso) a vida pessoal de seus personagens, todos tem família, amigos, relacionamentos.

Na parte investigativa Patrick Hesdron investiga o assassinato de uma garota de 7 anos. Peças nesse assassinato não se encaixam, como exemplo a presença de cinzas no estomago da menina (esse fato dá nome ao livro em português “Teia de Cinzas”). As relações familiares da garota também são narrados brilhantemente pela autora, assim como uma desavença entre sua avó e um vizinho.

O livro parece grande e algumas cenas desnecessárias sem relação com a investigação (a autora divide cada capitulo em várias cenas, onde seus personagens protagonizam de forma paralela e quase independente), mas tudo enriquece a narrativa e as relações entre os personagens torna-se fundamental para a obra.

Recomendo que os livros sejam lidos na sequencia. Comentários como “a amizade entre eles ficou estremecida depois que ambos se envolveram em uma investigação a dois anos” ou ainda “ depois do incidente com Irina, Mellberg...” podem deixar o leitor que não acompanha a série meio perdido. A investigação é independente, a vida dos personagens não.

Em tempo: Anna, irmã de Erica, continua presa ao terror psicológico em que iniciou no segundo livro. Uma revelação bombástica sobre ela encerra o livro.

Silvia 02/11/2012

Gostei,
Nunca havia lido nenhum livro de autor sueco, por isso os nomes foram os únicos contras que encontrei, mas normal, nada demais, logo me acostumei.
Gostei muito e pretendo ler outros livros da Camilla.
Sou fã do estilo policial é isso o livro sem dúvidas é.
A autora segue o ritmo até o fim, os personagens seculares têm papel interessante, ficou tudo bem amarrado sem esquecer-se de nada, história bem contada e tudo esclarecido no final, claro que o estilo é bem mais calmo do que de autores americanos, amei apesar de curtir um suspense daqueles de dar vontade de pular os parágrafos, é diferente.

Ci 10/05/2012

Uma emocionante história de um detetive que passa dificuldades no casamento com a filha rescem nascida, se envolve numa investigação da morte de uma garota, filha de uma amiga da sua esposa, por afogamento. Se descobre que não foi acidental e sim um crime. Vários suspeitos e um final surpreendente.