Olhai os lírios do campo

Olhai os lírios do campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

theyas 18/09/2023

Não-sei-o-que-colocar-de-título
No começo, eu criei um preconceito contra o protagonista porque ele era bem bobão, me dava raiva e tomava umas decisões horrorosas.
Mas simpatizei com a indecisão dele, o conflito entre fazer o que quer ou fazer o que é "melhor". O livro trata bastante sobre isso, o egoísmo do homem.
E a escrita do Erico, é muito boa cara, boa demais. Muito gostosa slk
Acho que o único ponto fraco, é que na primeira parte, o livro é intenso e atrai demais a atenção. Já na segunda, é mais leve, como se o próprio Eugênio (protagonista) não sentisse mais aquela intensidade o tempo todo. Não sei se interpreto isso de uma forma boa ou ruim.

Olívia é a melhor personagem, e quem discorda, discorde ai na sua casa que eu não ligo.
Beijos de luz

legolas_ 17/09/2023

O auto corre, Eugênio sofre, as estrelas cintilam.
Erico Verissimo não entendia o sucesso desse livro, e eu não entendo como esse livro não é mais conhecido do que já é.

Em Olhai os Lírios do Campo a gente acompanha um protagonista MUITO humano; Eugênio não é só uma pessoa muito frustrada, como também um cego em forma social, o complexo de inferioridade se personificado. Ele não vê as coisas boas porque está sempre sufocado pelo lado negativo da vida, ele culpa, se culpa e não cresce, não amadurece. Mesmo diante de uma realidade muito rara (uma criança pobre tendo a sorte de estudar em um colégio de elite e se formar como médico posteriormente), ele ainda não enxerga o prestígio disso e não vê o esforço de ninguém, nem o de si próprio.

Seu irmão mais novo não estuda em bom colégio e não vai pra faculdade, é uma criança abandonada pela vida e um adulto arruinado. Mas pra Eugênio, ele é um peso.

Não existem qualidades nesse protagonista, porque alguém cometeria o erro de amar ele? Pergunte à Olivia.

Olivia foi a única mulher a se formar na turma de medicina de Eugênio. Ela era apaixonada por ele, e ele não aceitava amar ela. “Porque ela era socialmente inferior, não tinha sede de sucesso, arrastaria ele para baixo”. (como se ele precisasse de alguém além de si próprio para se enterrar na lama)

Olivia era uma mulher idealizada e ela foi o ponto de ebulição durante toda a vida de Eugênio, as filosofias e os pensamentos, conselhos que ela dava ao protagonista não só impactaram sua moral, como moldou seu antro por anos. Pode-se dizer, que se não fosse por ela, esse protagonista não teria motivações.

Erico Verissimo explora muito a realidade do tempo em que escreveu esse livro, levanta questões sociais de extrema importância, cria situações e personagens que fazem o leitor pensar, se enraivecer e se lamentar. Eu me senti mais lendo um diário do que uma história montada, foi além de lindo, perfeitamente colocado.

“Precisamos, entretanto, dar sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.”

Nicole Pazzini 12/09/2023

Livro lindo demais
Que livro bonito, poético, forte. No início sofri um pouco, não gosto de ver sofrimento por conta da pobreza, mas é a realidade nua e crua desse mundão, poucos com muito e muitos com pouco. Ao decorrer da leitura senti raiva, pena e orgulho do Eugênio. Fiquei inconformada com o destino de Olivia, que para mim, foi a melhor personagem do livro, uma mulher leve e muito sábia. Sem dúvidas, recomendarei esse livro para meus amigos, foi uma baita surpresa. Orgulho desse autor sagitariano e gaúcho (o que temos claramente em comum).
Mary2511 16/09/2023minha estante
SIMMMM, a Olivia é uma personagem incrível. Esperava um final melhor para ela ;-;

Jeff_Rodrigo 09/09/2023

Burguês sente culpa?
Talvez uma simples crítica à burguesia? À mesquinhez humana? Um romance sobre a capacidade de renovação do ser humano? Uma história sobre a busca pela paz interior? Tudo isso junto e misturado? Não sei.

O fato é que o livro conta a história de um pequeno burguês, Eugênio Fontes, que fez de tudo para se formar em medicina e prosperar na vida, abrindo mão de muita coisa que amava pelo caminho, por puro interesse.

Em um dado momento, no entanto, ele se descobre infeliz, vazio: num casamento mentiroso, cercado de pessoas falsas e fúteis.

Num dia triste e melancólico, ele é obrigado a rever toda a sua trajetória. Ao mesmo tempo, ele é abençoado pela notícia de um fruto de uma amizade colorida que teve no passado.

Assim, num gesto de renovação e tentativa de redenção pelos pecados cometidos em sua escalada social, ele decide abrir mão de todas as coisas luxuriosas que o cercam e viver uma vida de simplicidade e caridade - como um monge, inspirado no sermão da montanha.

Ps.: Burguês sente culpa? O ser humano sente. Talvez seja essa a mensagem de Veríssimo.

Myllena.Silva 06/09/2023

Primeiro livro que leio do Érico Verissimo.
Com certeza o primeiro de vários.
Que livro, meus amigos! Que livro!
Conta a estória de Dr. Eugênio Fontes com todos os seus questionamentos sobre a vida pessoal, profissional, com as dificuldades da vida com limitações financeiras, a ambição desmedida em busca de status.
Leva o leitor a refletir sobre as suas prioridades e como viver a vida de forma digna, simples e feliz.
"Olhai os lírios do campo eles não tecem, nem fiam e no entanto nem Salomão em toda seu poder se vestiu como um deles" trecho do Sermão da montanha.

Samia.Sakai 05/09/2023

Uma breve resenha
A experiência de ler esse livro é de uma leitura emocionante e que te prende, principalmente na primeira parte da obra, por causa do não saber o que vai acontecer a seguir. Recomendo que todos leiam, principalmente pela reflexão que a obra traz sobre a vida, mas também para entender que precisamos ver as pessoas como pessoas, dar dignidade a elas e a nós mesmos.
Adorei a leitura!

Lumarie 01/09/2023

ótimo
Comprei no sebo da minha cidade, 10 reais, todo lascado coitado kkkkkkkkkkkkkk
mas, compensou, muito bom o enredo, gostei bastante!

Marli 25/08/2023

Um romance bem escrito e que nos mostra sentimentos, valores, preocupações!
Faz com que o leitor reflita sobre as coisas que mais importam!!!
Recomendo!!!

Fernanda 22/08/2023

Perfeito
Livro perfeito, leitura viciante, escrita de fácil compreensão.
Os personagens são interessantes e constroem uma perspectiva de mundo importante.

Alan kleber 08/08/2023

Explorando o interior da vida.
Olhai os Lírios do Campo", de Érico Veríssimo, transcende os limites da mera narrativa e se torna uma poderosa análise filosófica sobre a busca da identidade, a complexidade das relações humanas e a intersecção entre ambição e classe social. No cerne dessa exploração estão os personagens principais, Eugênio e Olívia, cujas jornadas individuais oferecem insights profundos sobre a condição humana.

Eugênio, com sua ambição voraz e desejo de ascensão social, personifica a busca incessante pelo sucesso material. Sua ambição o impulsiona a buscar riqueza e prestígio, porém, à medida que sua história se desenrola, sua realização
material não se traduz necessariamente em felicidade duradoura. A trajetória de Eugênio nos lembra que a ambição desmedida muitas vezes pode obscurecer a visão de valores mais profundos, levando-nos a sacrificar relações pessoais e autenticidade em prol de objetivos materiais.

Olívia, por outro lado, é uma figura enigmática e profundamente introspectiva. Sua relação com Eugênio e sua influência sobre ele evidenciam a importância da conexão emocional e da busca por significado na vida. Olívia nos leva a questionar as aparências superficiais e a considerar a profundidade da experiência humana, ressaltando que a verdadeira riqueza reside na compreensão e na vivência de emoções genuínas.

A classe social de Eugênio também desempenha um papel significativo na análise filosófica do livro. Sua busca pela ascensão social revela as complexidades das estruturas de poder e a maneira como a sociedade molda nossas aspirações e escolhas. A narrativa expõe como a classe social pode influenciar nossas perspectivas e desejos, muitas vezes em detrimento da autenticidade e da busca por um propósito mais profundo.

Em última análise, "Olhai os Lírios do Campo" nos convida a uma reflexão filosófica sobre as interações entre ambição, classe social, autenticidade e relacionamentos humanos. As jornadas de Eugênio e Olívia nos lembram da importância de equilibrar nossos objetivos materiais com a busca por conexões significativas e a exploração de nossa própria essência. Através desses personagens e suas experiências, Veríssimo nos convida a explorar os cantos mais profundos da existência humana e a considerar as implicações filosóficas de nossas escolhas e aspirações.
Marsuelem 09/08/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso, sempre que posso, leio. Érico é incrível!

Alan kleber 09/08/2023minha estante
Esse foi o primeiro livro do Érico Veríssimo que li. E dizem que tem outros melhores que esse, sendo que esse é espetacular.

Thathithas 02/08/2023

Será que o sacrifício é a solução?
Entendo que o personagem sofreu grandes perdas, tem uma transformação gigante, mas a segunda parte do livro é um pouco massante, chata, cheia de lições sobre compaixão e sacrifício.

Até que ponto o sacrifício da sua vida é dos seus vale a pena? Ou até que ponto viver em uma bolha pelos seus próprios interesses e desejos é um grande problema? Temos os dois extremos no livro e é interessante a falta de equilíbrio. Sim, a vida tb é assim, paciência.

Mas, infelizmente achei um pouco chato essa busca de Eugênio pela redenção.

Stella 26/07/2023

Não é ruim, mas achei o começo um pouco chato. Paradão. Porém tem muita reflexão boa no livro. Não é surpreendente. Acho que não era a leitura que eu precisava ter lido nesse momento.

Daniela200 23/07/2023

O prefácio do autor diz " Há em Olhai os Lírios do Campo uma filosofia salvacionista barata que me faz perguntar a mim mesmo como pude escrever tais coisas..."
Realmente há essa filosofia no livro, linda, surpreendente e cheia de reflexões tão válidas ainda nos dias atuais.
A trajetória de Eugênio, com sua infância pobre, sua trajetória estudantil, o casamento de interesse, o amor desinteressado...
Livro lindíssimo.