Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


726 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Rafael.Augusto 27/02/2024

Maravilhoso
Amei o livro porque trata de questões muito sensíveis no nosso país. Tenho impressão que aqui, a maioria das pessoas pensa em enriquecimento financeiro, em se colocar em em níveis mais altos da sociedade (isso me fez lembrar diversas vezes da música "Ouro de tolo" do Raul Seixas), mas se esquece dos prazeres mais simples, como estar presente na vida das pessoas que amam, como o simples fato de contemplar a natureza, como o prazer de fazer o bem não importando a quem, sem contar a falta de consciência das pessoas em relação as outras pessoas, a falta de gentileza que existe no mundo, a falta de cordialidade e do grande abismo que existe desse mundo de riqueza e glamour para esmagadora maioria da população que é pobre e carente em muitos níveis e aspectos. Como é possível passarmos por cima disso sem ao menos um desconforto?
O personagem Eugênio passa por algumas transformações ao longo do romance e se torna uma pessoa muito mais humana, claro que no sentido ideal do termo porque na realidade ser humano é ser individualista, é ser egoísta, é tirar vantagem a qualquer custo, é ser beligerante, e acima de tudo, não ter compaixão nem empatia pelas pessoas.
Recomendo muito muito esse livro. Adorei e acredito que livros como esse, nos ajudam a melhorarmos como pessoas e a aprendermos a bondade, porque bondade também se aprende.
comentários(0)comente



Larissa3099 26/02/2024

Mais um livro que vou carregar para a vida! ? Desde o início fui fisgada pela trajetória de Eugênio que, as vezes me deixava horrorizada, triste ou era como um espelho dos meus proprios sentimentos. Um personagem inteiro, humano, que sofre, erra, se perde, ama, se arrepende, se encontra.

São paginas preciosas de muitas reflexoes, como o dilema do propósito de vida, da ganância e o amor as coisas materiais. Fala sobre escolhas e o encontro com a paz que nao depende das circunstâncias. Principalmente também sobre enxergar o outro, mais do que a si mesmo.

É lindo!! ? apenas. Erico arrasa em retratar tao bem as crises internas da alma humana. ai ja quero ler de novo!!! ?

"Só a vida ensina a viver, Genoca. É preciso a gente ver primeiro tudo o que a vida tem de mau e de sórdido para depois podermos descobrir o que ela tem de belo e de bom, de peofundamente bom."
comentários(0)comente



João Gabriel 20/02/2024

Leitura necessária pra qualquer pessoa
Profundo na medida certa, esse livro me guiou por uma jornada pessoal em que eu várias vezes me vi no personagem principal. A escrita é poética na medida certa. Nao tem como nao se apaixonar pela paixão dos personagens. O primeiro ato é o ápice do amor com o tanto de drama que é necessário pra falar sobre. O segundo ato cai um pouco, mas nao suficiente para deixar o livro ruim (pelo contrário). Ansioso pra ler mais do Veríssimo.
comentários(0)comente



Milton 20/02/2024

Belo, mas um pouco cansativo
Sinto que quando o livro alcança a 2° parte, perde muito de sua potência narrativa, muito disso se dá por páginas e mais páginas de histórias que o leitor não se importa e que em muito pouco agregarão. entendo que essas histórias se relacionam com a temática da obra mas chega uma hora que cansa.

fora isso, esse livro é um aprendizado, muito muito belo. eu precisava tanto ler algumas coisas que estavam justamente aqui, sempre me lembrarei da história de Eugênio e Olívia com carinho.
comentários(0)comente



Ana Pereira 17/02/2024

Eugênio teve uma vida muito difícil na infância, o que o torna muitas vezes, amargo.
Ele se casa por interesse, com uma mulher rica.
A partir da segunda parte do livro há um grande arrependimento da parte dele por causa de um acontecimento importante e traumático.
No entanto, ele vai entender, mesmo que tarde, que é muito mais importante você viver a sua vida de forma a ter a consciência tranquila do que passar por cima das pessoas para conseguir o que quer.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Srta Nane 17/03/2024minha estante
Estou preste abandonar esse leitura exatamente por estar me arrastando nessa narrativa piegas religiosa da segunda parte.




Isadorarofrt 15/02/2024

Humano.
?É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza. Mas precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu?.
O melhor livro, no melhor momento da minha vida.
comentários(0)comente



Fabiana664 10/02/2024

Lindo ?
"A vida começa todos os dias"
Uma frase simples mas com um conhecimento espiritual magnífico. Durante muito tempo não acreditava na mudança das pessoas até que um dia ouvi da querida Marina Repetto que se você não acredita na mudança das pessoas também não acredita na sua própria mudança. Esse livro me mostrou mais uma vez que é possível Sim e que todos os dias temos a oportunidade de nos tornarmos melhores!
A vida pode ser muito mais bela quando começarmos a olhar os lírios no campo!
Van.matos 10/02/2024minha estante
Um livraço, né?
Eu sou suspeita ?


Fabiana664 11/02/2024minha estante
Sim! Maravilhoso! Muitas lições. Amei??




Nietzsche2 09/02/2024

Lido "Olhai os Lírios do Campo" de Érico Veríssimo.

Eugênio, um rapaz que nasceu em uma família muito pobre mas que com o esforço dos pais acaba se formando em medicina e na faculdade conhece sua paixão da vida, Olívia. Porém sua meta é ter muito dinheiro, ser bem sucedido e aceito na sociedade. Para isso ele irá se envergonhar de sua família, esquecer sua paixão e se tornar um indivíduo mau-caráter. Mas após um acontecimento fatídico sua vida terá uma mudança.

Por ser amado por muitas pessoas que já leram pensei que fosse gostar também, porém não funcionou pra mim. Entendo o contexto histórico do qual foi escrito e sobre ser progressista aos assuntos pautados para sua época. Entretanto achei toda a narrativa muito artificial e cínica. É todo articulado de forma novelesca usando meio que uma estrutura de "parábolas" melodramáticas para dar uma lição de moral. Feito de forma sutil eu adoro, mas aqui é tudo muito superficial e nada convincente.

Possui uns diálogos toscos e umas cartas tão duvidosas que não me convenceram e me reviraram os olhos. Apesar de tudo, não considero um livro ruim e nem perda de tempo, apenas não me cativou.Tem seus bons momentos, principalmente quando o personagem passa a comentar sobre alguns de seus pacientes e suas conversas com seu parceiro mais velho de trabalho (Seixas).

Mediano.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



maira178 08/02/2024

Olhai os lírios do campo
eugênio vem de uma família humilde e desenvolve um complexo de inferioridade por conta de seu status social - ainda criança, decide fazer o que for necessário para sair da pobreza. desse modo, faz-se médico e até mesmo se casa por interesse com uma moça de família rica, apesar de estar apaixonado por olívia. mesmo tendo conquistado sua ascensão social, eugênio não consegue se sentir satisfeito com sua vida e, influenciado por olívia, começa a refletir sobre qual o sentido da vida e o que seria a verdadeira felicidade.

dividido em duas partes, o livro nos mostra várias memórias da juventude de eugênio e também a forma como seu pensamento começa a mudar após um acontecimento chave em sua vida.
comentários(0)comente



Amanda2557 06/02/2024

Bom, mas não cativante
O protagonista não conseguiu ser realmente coerente, muitas vezes tive a impressão que a mudança dele de comportamento foi repentina. De qualquer forma, pouco foi a mudança nas atitudes dele, e infelizmente (apesar do final sugestivo) continuou sendo apenas sobre os pensamentos e atitudes dele.

Alguns acontecimentos foram marcantes, e sinto em dizer que os personagens que me despertaram carisma foram pouco explorados na sua real personalidade e limitados pela visão egocêntrica de Eugênio, que faz-se metade do livro sendo medíocre e a outra metade tentando convercer o leitor de que evoluiu espiritualmente (e de repente é superior de alguma forma aos outros, apenas de um jeito diferente do início ).

O livro não é ruim, e a leitura é válida. Recomendo para quem consegue ler e questionar, sem levar as palavras como uma filosofia correta que dispensa reflexão.

Resumindo essa resenha, a história e a construção dela são boas, mas de maneira alguma cativante.
comentários(0)comente



moacircaetano 05/02/2024

De Érico Veríssimo, eu tinha lido apenas Incidente em Antares, quando era adolescente.
Olhai os Lírios do Campo me surpreendeu, um livro muito bem escrito, realismo na veia.
Acompanhar a jornada de Eugênio é acompanhar um pouco a jornada de cada um de nós, bons e maus ao mesmo tempo.
comentários(0)comente



Saraiva 04/02/2024

Perfeito te amo livro da minha vida meu deus leia leia mil vezes queria esquecer esse livro pra ler de novo
comentários(0)comente



manuslibrary 03/02/2024

Tudo é correr atrás do vento
Eugênio foge da pobreza. Ele quer sair daquela vida miserável e se tornar ?alguém?. Os seus pais bancam os estudos, mas sua única forma de retribuição é a incapacidade de amá-los e a vergonha de ser filho de duas pessoas pobres e ignorantes.

Eugênio termina medicina, conhece Olívia, a quem verdadeiramente ama, mas prefere abrir mão do sincero sentimento para embarcar no casamento com uma jovem rica, por puro interesse profissional.

Aqui se vê uma personagem tão egoísta que precisa perder tudo para só então cair em si das coisas que são essenciais na vida.

Ele precisa perder para ganhar.

A evolução dele aqui é incrível. Mas por vezes achei um pouco irrealista a visão sobre a bondade dos homens, minha opinião é diferente. E essa filosofia isso vai martelando até o fim do livro, um pouco cansativo.

Apesar disso, consegui ter uma boa experiência de leitura e me recordei de outras obras que li.
comentários(0)comente



726 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |