Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Samy.Ogawa 13/01/2023

Idealista
Obra lindissima, Verissimo possui mesmo o dom da escrita, a historia toda é desenvolvida de forma extremamente natural e coesa. Otima historia, apesar de ser um pouco idealista demais

Fernando 13/01/2023

Esperança
Que linda história acerca da mudança, da transformação de uma pessoa que esteja disposta a ouvir a vida.

Uma trajetória aos poucos alterada de acordo com os sinais que surgem ao longo da caminhada.

Um livro para ser relido várias vezes e que a cada releitura trará novas lições.

Lorayne.Stinguel 13/01/2023

Dá uma nova perspectiva
Ler este livro foi uma experiência incrível. Me vi muitas vezes no pobre Genoca, e amei ver a transformação pela qual ele passou. Não tive muito sucesso com leitura de clássicos, sempre acho muito chato e acabo abandonando a leitura, mas desta vez senti que é um livro que eu não poderia passar a vida sem ler. Espero que todos possam ter uma grande transformação na vida? eu estou passando pela minha.

Fabi 12/01/2023

Nossa!!! Que espetáculo de livro, que lição de vida. Terminei essa leitura muito grata pelo feliz dia que eu abri essa obra para ler. Gratidão por todos os sentimentos que ela aflora, por todas as reflexões que ela proporciona e, principalmente, por toda atitude que ela inspira. Tem de tudo um pouco. Comecei apaixonada por Olívia e terminei orgulhosa do Eugênio, apesar de tudo. Não somos perfeitos e nunca seremos. Evolução é a benção da vida. Certeza que sempre lembrarei do Sermão da Montanha ao ver lírios do campo. Sempre lembrarei da sabedoria e da serenidade de Olívia ao ver que "as estrelas ainda estão lá" no céu. Eu já estou com muita saudade.
"A vida começa todos os dias".

Reh 11/01/2023

Que livro incrível, me fez pensar em tantas coisas. Mostra o quanto somos egoístas ?em uma viagem nós normalmente pensamos se a viagem está sendo boa pra nós, mas deveríamos pensar se nós estamos sendo bons companheiros de viagem?. Nota 10 pra esse livro.

Ana 11/01/2023

Foi muito bonito ver o amadurecimento de Eugênio através das palavras de Olivia, e o meu próprio amadurecimento também! Olivia faz a gente refletir sobre tantas coisas. O quanto a gente se entrega a vaidade, o quanto a gente almeja a riqueza e se esquece do próximo! Demorei pra ler mas é uma leitura maravilhosa, recomendo para todos. A cada capítulo eu ficava 10min refletindo. São livros assim que devemos ler.

Maria 10/01/2023

demorei pra ler, mas é um livro muito bom, toca em assuntos importantes. segue uma leitura atual, mesmo antigo

Tina 10/01/2023

Belo e marcante
?Olhai os Lírios do Campo? é realmente um primor. Sempre escutei o zum zum acerca dessa obra, e finalmente posso dar meu parecer. O zum zum é válido! Acompanhamos a vida de Eugênio, um menino humilde que sonha em sair da pobreza, escalar socialmente para uma vida mais confortável e esquecer as mazelas e as dificuldades pelas quais passou durante a infância e adolescência. Seu pai, um alfaiate, e sua mãe, uma lavadeira, trabalham arduamente para que seu filho possa realizar o sonho de cursar medicina. Durante o curso ele conhece Olivia, por quem cultiva uma amizade que se torna amor após a morte. Eugênio é inseguro, tímido, sem personalidade marcante, um tanto quieto e taciturno, sem expressividade. Casa-se com Eunice, a fim de ascender socialmente e viver confortavelmente na casa do sogro, Cintra, dono de uma riqueza invejável. Mas será que fez a escolha certa casando-se por interesse? E todos os anos de amizade com Olivia? Ela agora está em uma cama de hospital, morrendo, e Eugênio é chamado às pressas. Entre os capítulos que relembram a vida do médico, temos passagens da ida de Eugênio a Porto Alegre para um último adeus à amiga. Chegará em tempo? Ao longo da história, entramos profundamente na mente de Eugênio, que busca compreender a si mesmo, a Deus e aos homens. Com passagens belas, uma escrita fluida e uma história marcante, Erico Veríssimo nos dá essa obra de presente, embrulhado e tudo. Adorei!

lua 08/01/2023

É muito bom acompanhar a vida e o processo de amadurecimento, evolução, de um personagem como o Eugênio.
Gostei muito mais da primeira parte do livro, onde presente e passado se desenrolam de forma dinâmica na agonia do protagonista. Já na segunda parte, senti a história mais arrastada, com tantos questionamentos relevantes que fiquei baqueada.
Apesar de ter sido escrito há 85 anos, a história continua com problemáticas muito atuais. E ainda que seja considerado um clássico, não achei a leitura difícil.

Thai 07/01/2023

Até aonde vai a sua ganância?
Olhai os lírios do campo vai te contar a história de Eugênio, personagem de origem humilde mas que odeia à pobreza e tudo que remete a ela. Toda essa vergonha de sua origem acaba tornando-o um ser humano egoísta e desprezível capaz de fazer tudo para alcançar prestígio social.

Diante desse cenário o que podemos aprender com esse livro é que não importa o quanto vc ganhe, se vc não estiver feliz e confortável com as pessoas ao seu redor a sua vida tende a ser vazia e sem sentido. Porém cabe dizer tbm que não é errado buscar crescer desde que faça isso com honestidade.

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #230: VALORES E ESCOLHAS
Você já quis ser rico? Pelo menos ter conforto financeiro? Provavelmente, sim. Ou conhece alguém que já disse isso em voz alta diversas vezes? Quem nunca pensou como seria legal ganhar na loteria? A maioria pensa que ter dinheiro representa felicidade. Será que isso é verdade?

Esse é o primeiro e principal tema abordado em Olhai os lírios do campo, do escritor gaúcho Erico Verissimo. Um livro que, como o escritor comenta, é uma parábola moderna, pois traz um “sabor evangélico”. Não somente isso, mas ao acompanhar a vida de Eugênio Pontes, o protagonista, também vislumbramos a história do Brasil e do mundo.

Ambientado na década de 30, Olhai os lírios do campo aborda aspectos históricos passados, como a Primeira Guerra Mundial e suas consequências, bem como de seu tempo de criação (1938) através dos movimentos ultranacionalistas e a Era Vargas. Inclusive, esse enlace entre passado e presente é importantíssimo para a formação social, psicológica, econômica e estrutural dos personagens e do cenário.

É essencial destacar que essa narrativa se assemelha muito aos romances de formação, pois retrata o início da vida até a maturidade do protagonista. Com isso, também acrescenta características históricas que fomentam nossa conexão com o período narrado. No entanto, essa é uma história que intercala tempos. O fluxo temporal não é contínuo, pois estamos acompanhando, na primeira parte, um momento de ação narrativa que ora está no passado, ora está no presente; e, na segunda, um tempo linear que trata sobre aspectos filosóficos e religiosos.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-230-valores-e-escolhas/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-230-valores-e-escolhas/

Camila.Queiroz 04/01/2023

Gostei mais ou menos
Eu já havia lido Erico Verissimo nos tempos de colégio - lembro especialmente de Ana Terra, que amei -, mas esse é meu primeiro contato com suas obras na vida adulta. Ao longo da leitura, alternei entre momentos que gostei e outros nem tanto. Achei que ia me envolver mais com o enredo, por ter sido um grande sucesso na época, mas na verdade bateu um desânimo ao perceber que as críticas e reflexões trazidas pelo livro, publicado em 1938, ainda são tão atuais. Terminei concordando com o Dr. Seixas: “Tudo em conversa é muito fácil. Mas na vida, seu Genoca, é um buraco.”.

Juliana 03/01/2023

?Olhai as estrelas. Enquanto elas brilharem haverá esperança na vida. As estrelas eram um símbolo de pureza, qualquer coisa inatingível que a mão dos homens não haverá conseguido poluir.?

Sté.Souza 31/12/2022

Último livro lido do ano e não poderia ter sido um melhor.
Esse foi meu primeiro contato com Érico Veríssimo e já estou apaixonada pela escrita dele. Em relação ao livro em si, algumas partes para mim pareceu um pouco de divagação demais, contudo, não atrapalhou a minha experiência.
Eu recomendo.