OLHAI OS LIRIOS DO CAMPO

OLHAI OS LIRIOS DO CAMPO Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


717 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Carlachfr 18/04/2024

Cativante
Finalizei março com ele.
Esse romance é tão gostoso de ler. A forma como a história de vida do Genoca se desenvolve é perfeita.
Torci para ele e Olívia se entendesse e ficassem juntos antes de qualquer coisa, infelizmente as coisas precisaram ser diferentes para que Eugênio pudesse amadurecer e olhar a vida com outros olhos.
comentários(0)comente



soufernanda 14/04/2024

Por que devemos olhar os lírios do campo?
Se você é alguém atormentado pelas incertezas do futuro, alguém que há muito não consegue relaxar e vive buscando o sucesso, mesmo que não saiba de fato o que "sucesso" significa, então prepare-se para ser lido. Isso mesmo. A cada página você terá a sensação de que é o livro que está lendo você e não ao contrário.

Você acompanhará Eugênio, protagonista desta obra, seguir por um caminho tortuoso, enquanto comete os mesmos erros que você e isso lhe causará muita angústia e vergonha, como se seus pecados estivessem sendo expostos ao mundo por um estranho.

Neste mundo em que vivemos, é raro encontrar alguém capaz de "viver por viver". Alguém que não desperdiça os seus dias correndo freneticamente contra o tempo e que se preocupa mais com o próximo do que consigo mesmo. Se você é um sobrevivente dessa espécie raríssima, assim como Olívia, orgulhe-se! Se não, ainda há tempo de melhorar.

(Não se preocupe, você não vai cair de paraquedas em um desses pretensiosos livros de auto ajuda. Essas são apenas algumas reflexões que o livro me provocou).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Menina Ciria 11/04/2024

Um dos livros mais vendidos do país, Olhai os lirios do campo consagrou a carreira de Erico Verissimo como escritor. O livro diz muito sobre a época em que foi escrito. Anos 30, resoluções, guerras e industrializaçao. Na primeira parte a história Parece bem arrastada, mas depois vai ganhando forma e força. O protagonista é bem problematico e difícil de se apaixonar por ele, mas uma reviravolta traz oportunidade de redençao para os diferentes personagens da trama. Cabe ao leitor ler para saber quem vai aceitar a salvaçao.
Adriana791 11/04/2024minha estante
Eu li aos 14 anos e fiquei tão maravilhada que escrevi uma resenha espontânea ao terminar. Mas, o Érico achava esse livro meio irreal por ser otimista (pelo que lembro que li na época).
Não é meu preferido dele mas foi meu primeiro e me instigou a ler os outros.


Menina Ciria 12/04/2024minha estante
No início eu não gostei, mas no final a história ficou na minha cabeça e tive ressaca literária.




@tigloko 04/04/2024

Um excelente estudo de personagem em busca de redenção
Eugênio é um médico casado com Eunice, filha de um rico e importante empresário. Em certo dia, recebe uma ligação do hospital informando que Olívia está gravemente doente. No início do texto não sabemos quem é Olívia e sua importância para Eugênio. A partir daí, acompanhamos a viagem de carro de Eugênio até o hospital, enquanto ele revisita suas memórias do passado. Desde sua infância pobre, sua busca incessante por se tornar rico, até o seu relacionamento com Olívia.

É um livro que foca na construção do personagem principal em detrimento da história, que tem um desenvolvimento mais simples, sem grandes reviravoltas. O autor escreveu uma excelente história de redenção, a busca por algo que, na linguagem popular, seria como a ?paz de espírito?. A transformação de Eugênio através das páginas é carregada de um tom melancólico( principalmente na primeira parte, nas suas memórias do passado) mas sem perder de vista o otimismo, que é recorrente.

A escrita é envolvente e bem fluida, mesmo que existam reflexões profundas ao longo do livro. Uma reflexão em especial, que me fez pensar bastante durante a leitura, foi o poder de uma lembrança. Seja um momento, um lugar, uma pessoa. Como ela pode modificar o modo de pensar e agir numa pessoa.

Já tinha gostado muito do Incidente em Antares e aqui confirmou meu fascínio pela escrita do Érico Veríssimo, recomendo muito!

.
.
.
.
.

Mini-Spoiler: Foi muito bom ver um personagem tão detestável se tornar um ser humano melhor ?. E o que deixa tudo mais interessante é que as nuances não são perdidas, ele ainda tem constante conflito com suas decisões, tornando o desenvolvimento mais realista.
comentários(0)comente



Jullyana.Chagas 03/04/2024

EUgênio
Livro nacional muito bom que foi indicação do clube de leitura Bruna e Livros, que por sinal recomendo muitíssimo. A história se divide em duas partes onde vamos acompanhar a história e amadurecimento de Eugênio. Ao longo de toda obra, vemos o quanto Eugênio sempre pensou em si mesmo e fez de tudo pra ser rico e ter uma posição de prestígio na sociedade, mas quando consegue se torna infeliz. Quando ele recebe uma notícia importante sobre uma personagem em especial, que foi seu grande amor, tudo muda, ele tem uma crise de identidade e começa a questionar a sua própria vida, as escolhas que o fizeram chegar ate ali e o que ele pode fazer para melhorar a partir de então. Gostei de acompanhar a história, tem uma linguagem muito acessível e uma escrita bonita, recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Indiamara.Passos 31/03/2024

Um presente da literatura! Guardo comigo um exemplar que passou por muitas mãos e quase foi jogado fora quando a biblioteca do hospital da cidade que moro foi fechada. Por sorte, minha mãe resgatou e me deu de presente.
comentários(0)comente



Keully.Faro 30/03/2024

Reflexivo e cansativo
Belo e cansativo
História dividida em duas partes do passado e presente do personagem.
Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente.
Amor e ambição
Arrependimento e maturidade
comentários(0)comente



Austero ð­ 29/03/2024

Se pá, foi o primeiro livro que me fez chorar
Vou ser sempre grato por ter recebido a recomendação da minha professora pra ler ele
Brunofds 14/04/2024minha estante
O que é se pá?




AnaLarissa.Cabral 29/03/2024

A vida como ela é
Antes do início propriamente dito do livro li o prefácio do autor em que ele dizia se envergonhar em partes de sua obra, por acreditar ter construído personagens pouco reais. Vou ter que concordar discordando. De fato há sim muito romantismo nos personagens, alguns tão virtuosos que beiram a utopia, porém se há algo humano e real aqui é a covardia de Eugênio.
Eugênio é um garoto pobre, filho de pooooobre, porém desde muito jovem ambicioso. Ambição não é defeito, não é vergonha e não há nada de errado em tê-la e Eugênio queria mudar de vida e sair daquela miséria que conhecia, e o queria fazê-lo de uma forma honesta: através do estudo.
Mas ele era covarde. Muito covarde. Uma covardia de dar raiva!
A falta de coragem em se posicionar no mundo fez com que ele renegasse a si, a família que tanto o amava, ao amor da sua vida, aos seus valores.
Eugênio era covarde como seu pai foi e não suportava ver isso no pai, pois através dele era obrigado a se ver no próprio espelho.
Se há algo mais humano e real do que essa dificuldade em encarar no outro os nossos próprios defeitos eu desconheço.
De forma geral o livro é muito bem escrito, concordo com o autor que alguns personagens são românticos demais e por isso talvez pouco factiveis, mas o enredo vale a pena.
Algumas pontas ficaram soltas na minha opinião, e o irmão? A vida também não nos dá todas as respostas sempre, eu sei, mas acho que faltou aí alguns fechamentos talvez.
comentários(0)comente



Daniella.Mancino 22/03/2024

Um clássico moderno
Dividido em duas partes, mostra a vida e amadurecimento do personagem principal. Passagens belíssimas.
comentários(0)comente



Camila Felicio 21/03/2024

Excelente
Uma leitura fluída! Cativante!
Me encantei por Olívia e por como Eugênio foi superando as consequências de suas más escolhas.
A primeira parte eu AMEI, no entanto senti que na segunda caiu um pouquinho o fôlego quando acompanhamos o protagonista mais filosófico e extremamente sonhador, eu como uma pessoa realista ao extremo me irritei um pouco com a veia idealista de Eugênio ao final. No entanto, a leitura foi extremamente agradável, nos apegamos aos personagens, sentimos compaixão (as cenas de Ângelo eram melancólicas e tristes) e fazemos uma leitura imersiva!
O Érico é extraordinário, e digo no presente pois suas obras o eterniza e as leituras de seus livros são cativantes e vivas!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



MihDuarte 19/03/2024

Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente
Mesmo sem nenhum conhecimento sobre a obra, comecei a leitura motivada pela recomendação de um Clube do Livro.

Nos primeiros capítulos, encontrei certa dificuldade para engajar na história, achando o texto pouco fluído, mas que bom que continuei a leitura porque no final a leitura me surpreendeu! Eu não esperava me deparar com tantas reflexões profundas sobre fé e o sentido da vida.
É engraçado como as "coincidências" acontecem porque não era somente Eugênio que estava passando por questionamentos sobre a vida e a fé, eu também me encontrava em um momento de questionamentos similares.

O livro é um lembrete de que a busca pela felicidade não deve se concentrar exclusivamente em evitar o desconforto a todo custo, mas sim em viver de maneira significativa, abraçando a totalidade da experiência humana, com suas altas e baixas.

"Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente…. O erro é pensar que o conforto permanente, o bem estar que nunca acaba e o gozo de todas as horas são a verdadeira felicidade. Como agora eu vejo claro! É preciso o contraste."

Ao concluir a leitura descobri que o título do livro é uma referência à passagem bíblica do Sermão da Montanha, que nos convida a refletir sobre a importância da fé e da confiança na providência, em contraposição às preocupações excessivas com bens materiais.

Gosto de pensar que os livros nos escolhem, eles sabem a hora certa de chegar e com Olhai os lírios do campo não foi diferente.
comentários(0)comente



Victor.Secco 19/03/2024

O auto desenvolvimento através da experiência
Esse livro é bom para quem gosta de personagens imperfeitos. O livro é lotado deles, cheios de defeitos. No entanto, o personagem principal se conserta e se molda, buscando as coisas corretas e priorizando o que realmente importa, e você fica feliz pela melhora dele. Um romance sem final feliz e que te deixa com raiva, e apesar de ser um livro sobre amor, não se trata apenas de um casal, e sim de como encarar a vida.
comentários(0)comente



717 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR