Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Mareufq 12/01/2022

Conhece-te a ti mesmo.
Excelente! Não é um livro de autoajuda, apesar de ser um ótimo reforçador para procurar desenvolver a inteligência emocional (QE), ele apresenta fatos reais, muitos métodos e estudos científicos que fortificam toda a tese.

A alfabetização emocional deve ser melhor investida, suas aptidões permitem a formação de caráter: capacidade ética, a tolerância, o autocontrole e a empatia. Características indispensáveis em nossa sociedade plural.

Proporcionar as crianças e adolescentes, durante o período de maturação cerebral e desenvolvimento em geral, as ferramentas de enfretamento e entendimento necessárias para a vida, é uma contribuição não somente para a saúde individual, como também, para a saúde grupal.

A inteligência emocional influencia a inteligência racional. ?Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope (...)"

dieizon 09/01/2022

Livro baseado em evidências científicas esclarecendo como as emoções influenciam na nossa vida mesmo em pequenas decisões cotidianas até em eventos que podem desencadear um trauma para a vida toda.

Stefanny 06/01/2022

A leitura desse livro é super útil e bem interessante, pois é retratado como lidarmos como nossas emoções. Através desse livro também podemos entender melhor sobre nosso cérebro.

marianasampaio0 06/01/2022

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente (QE), de Daniel Goleman, foi escrita em um período em que os Estados Unidos vivia uma crise civil, onde os índices de criminalidade, suicídios e abusos de drogas só aumentam, bastante parecido com o cenário brasileiro na atualidade, assim Goleman apresenta um conceito que, cada vez mais, está se expandindo em todo mundo e em várias áreas de estudo. Essa teoria, transmite um saber inovador e proporciona ao indivíduo pensar antes de agir, para que, na tomada de decisão, saiba tojiomar decisões diferentes das que tomaria no momento em que o estimulo foi capturado. O autor, na confecção de seu trabalho, baseou-se em pesquisas, livros e entrevistas, explicitando que o QI não é a única forma de inteligência, pois um QI elevado não é garantia de se ter total excelência profissional e ou pessoal. A obra apresentada é dividida em cinco partes e dezesseis tópicos.

Femorandi 03/01/2022

Uma decepção sem precedentes
Até hoje eu tenho bode desse autor, que é, na minha opinião, um homem com uma ótima oratória e pouco conteúdo. Não entrega o que promete, só fala generalidades, enrola muito (MUITO!), e não agrega em nada. Gostaria de voltar no tempo e economizar o tempo e dinheiro que investi nessa leitura.

Alessandro Silva 26/12/2021

Inteligência Emocional
Eita, demorou, mas terminei, confesso que é um livro com uma leitura um pouco difícil de ser compreendido e entendido, gostei bastante fala sobre conceito da inteligência emocional e defini decisão para entendermos entre razão e emoção.
Determina o quanto a inteligência emocional é importante para uma vida saudável, e ajuda em algumas tomadas de decisão. O autor de um jeito detalhado consegue mostrar de uma forma fácil de entender o que acontece no cérebro com algumas situação que acontece no dia a dia para a tomada de decisão, não é um livro de auto ajuda, e sim de reflexão do comportamento da nossa mente e pensamentos, aprendendo a lidar com as emoções, e entender que existe raiva, inveja, ciúmes, ódio e intolerância, mas que no final ainda existe uma esperança, a esperança desempenha um dos papeis mais surpreendente em nossa vida, é uma visão que somos otimista e que tudo vai dar certo, acreditar em nossa vontades e meios de atingir nossas próprias metas pessoais, ensinando a ter consciência e a lidar com as emoções para ter sucesso e consequentemente em nossa vida.

Pedro.Leite 26/12/2021

Interessante
Ideias interessantes que há primeira vista podem parecer do conhecimento global mas que tanto nos escapam no dia a dia. A inteligência emocional está em cada contacto com os outros e cada um de nós pode fazer a diferença.

heyjcf 14/12/2021

Livro interessante para leigos.
Esse livro é bem introdutório mas que explica de um jeito bem interessante todo o contexto cognitivo. Fala sobre empatia, neuroaprendizado e é carregado com dados de estudos científicos. Muito bacana e legal se você não entende muito sobre o tema. Para profissionais de psi que procuram algo mais técnico, não é a intenção desse livro.

Maria Paula 01/12/2021

"(...) o problema não está na emocionalidade, mas na adequação da emoção e sua manifestação."
"Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope."

Maria16331 26/11/2021

Ótimo para a época (e para curiosos)
Provavelmente não seja a melhor opção no sentido didático por ser dos anos 90, e por isso um pouco obsoleto. Mas para alguém que apenas se interessa pelo assunto e quer, apesar de não ser um livro de auto-ajuda, se instruir um pouco (de forma consciente, claro) é um ótimo livro.

Senti falta de algumas questões que não foram abordadas: como as sexuais e de ideologia de gênero, que não estão no livro muito provavelmente por serem problemáticas e tabuísticas para o período. Eu compreendo, mas consequentemente, sem levá? las em consideração, algumas coisas ? como a parte que trata do desenvolvimento de acordo com o gênero da criança na infância ? ficam um tanto superficiais.

Mas tirando isso, não tenho qualquer outra queixa. Todos deveriam ler livros como esse!

Raul 13/11/2021

Essencial
A leitura (atual, inclusive) é necessária para se entender a formação das relações humanas. Compreender a inteligência emocional é entender que os traumas e alegrias de infância nos moldam e repercutem no relacionamento interpessoal. Vale a pena se aprofundar!

Kauane Parra 06/11/2021

O autor é um estudioso renomado no assunto e traz uma narrativa que pode ser acompanhada por qualquer leitor, mesmo tendo vários dados científicos de estudo que só enriquecem ainda mais o conteúdo. Vale a pena a leitura!

André Gonçalves 28/10/2021

Minha sincera opinião sobre o livro
O livro de Daniel Goleman nos leva a uma reflexão muito importante sobre o papel das emoções em nossas vidas. Ele nos trás muita matéria para compreendermos porque somos o que somos e que existe a chance de reescrevermos a forma como REagimos às situações da vida. Neste exercício de auto aprendizado desenvolvi a maior das habilidades para se relacionar melhor com o próximo: a consciência dos meus atos.

Não conseguimos controlar o ambiente e as pessoas. Nosso único e maior poder é para dentro de nós mesmos. REaprender a agir tem me permitido oferecer um ambiente mais positivo e construtivista, principalmente com quem eu pensava não gostar. Colhemos o que plantamos, simples assim.

Não existe a pretensão de dominação plena das emoções, mas sim aprender a compreendê-las e a lidar com elas.

Possuímos em nossa sociedade instituições que indiretamente nos amparam no desenvolvimento de nossas competências emocionais, mas quando teremos acesso as instituições e programas sociais para o fomento da inteligência emocional aqui no Brasil? Todos sabemos que a educação é a base de transformação social para o indivíduo. Agora posso afirmar que a educação das emoções é o alicerce para transformação social. Dominar nossos impulsos e ações são o fiel da balança para todas as decisões que tomamos dia após dia.

Thi 13/10/2021

Livro muito bom, com explicações através de estudos científicos e não frases feitas. Vale a pena a leitura