Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Carolina Del Puppo 06/04/2022

Perfeito
Eu amei ler esse livro, com um assunto tão importante, tão extenso, que vai ser ajuda a minhas pesquisas na área da educação.

Paloma 04/04/2022

Autoconhecimento
Ótima leitura!
Aprender como funcionam nossas emoções e os mecanismos que as desencadeiam é essencial para que possamos lidas melhor com nós mesmos e com os outros.

"Autoconsciência é a pedra de toque da inteligência emocional"

Uma das coisas mais interessantes foi entender o quanto o cérebro é flexível e está em constante aprendizagem; e por isso as falhas em aptidões emocionais podem ser reparadas. Muitos comportamentos, sentimentos, atitudes que se apresentam como limitantes e dificultam nossa vida podem ser mudados, por mais enraizados que sejam.

Sobre a linguagem do texto: ainda que possua muitos termos científicos, achei bem tranquila e acessível, pois o autor utiliza bastante situações cotidianas para explicar seu argumento.

Super recomendo!

Henrique0 03/04/2022

Não é um livro de auto ajuda
Esse livro é completo baseado em fatos científicos, tem explicação dês do início até o avançado, tudo explicadinho bem direitinho

Mands 16/03/2022

Tema super importante para todos nós
Apesar de ser um livro "antigo" (foi publicado pela primeira vez em 1995) o tema ainda é de extrema importância para nossa sociedade.
O livro traz uma série de estudos, análises e exemplos de como a inteligência emocional afeta todos os aspectos da nossa vida, ela impacta em como agimos, como reagimos e como nos comportamos em diversos campos da nossa vida.
Ao longo do livro, Daniel Goleman nos mostra como o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal, os nossos relacionamentos, o nosso desenvolvimento profissional, como tudo isso está associado a nossa capacidade de perceber, entender e exercitar a nossa inteligência emocional.
Leitura muito interessante e válida para todos que queiram entender um pouco mais sobre como nossas emoções atuam e aprender a não ser refém delas.

Mariana 13/03/2022

Saber lidar com as emoções é o melhor caminho para todos
É um ótimo livro para entender sobre o impacto gigantesco e a importância das emoções na nossa vida, a força desse impacto ficou bem mais clara para mim. Ler esse livro é pensar na situação que se encontra o ser-humano atualmente, é pensar no caminho que a humanidade percorreu e que vem traçando. As decisões boas ou ruins estão muito mais ligado às emoções do que pensamos, mais precisamente a como lidamos com elas, a nossa capacidade de compreendê-las, considerá-las, achamos que a racionalidade que move o mundo e menosprezamos muito o papel das emoções para o presente e futuro da humanidade, mas elas estão lá e sempre estarão e apenas com um maior enfoque nelas e em seu manejamento de forma mais inteligente é que se poderá traçar um caminho mais harmônico para a existência da humanidade.

Barbara.Bravim 02/03/2022

Não é um livro de auto ajuda. É um livro que fala sobre a inteligência emocional sob um ponto de vista científico, demonstrando pesquisas e resultados para cada caso. Muito interessante as descobertas, para cada fase da vida. Aprendizados importantes para se colocar em prática e viver com mais qualidade de vida.

Emerson 14/02/2022

"Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente" pode ser considerado um livro de autoajuda baseado em estudos e artigos científicos. O escritor e psicólogo, Daniel Goleman, detalha como a mente humana funciona, diferenciando o quociente de inteligência e a inteligência emocional, os quais são duas funções que se completam para determinar o sucesso das pessoas em comportamentos sociais.
A obra relata as formas de sentimentos e emoções, como elas são expressas e controladas. Ter inteligência emocional é controlar as emoções e saber usá-las nos momentos certos.
O autor comenta a importância da inteligência emocional dentro de um relacionamento, em empresas, nas escolas e como a infância é período crucial para o ser humano aprender o autocontrole.

Johann 08/02/2022

Um bom livro
O autor explica como funciona as emoções no cérebro, mais precisamente como elas agem anatomicamente.
O autor faz uma abordagem simples e direta, e explica cientificamente os benefícios de exercitar a inteligência emocional no dia dia, inclusive ele dá dicas práticas para, por exemplo, controlar a raiva.
O ponto central do livro é informar os benefícios que a inteligência emocional exerce no cérebro, e também na relações interpessoais.
No geral eu gostei, é um bom livro. Mas para quem não está acostumado com livros de não ficção, poderá achar um pouco chato. Recomendo.

Chris 01/02/2022

Sobre inteligência emocional.
A bíblia do bom relacionamento, esse livro tinha que ser obrigatório em todas as escolas, como nós somos ignorantes perante a nós mesmos, a nossa própria espécie, passaram-se anos e anos, fomos a Lua, descobrimos estrelas e outras galáxias mas ainda não entendemos a nós mesmos, que utopia! Você lidou, lida e lidará com pessoas durante TODA a sua vida, aprenda a lidar com elas o quanto antes, seja a semente de bons relacionamentos, seja luz onde passar. Enfim, se você é ser humano, recomendo que leia, vale a pena.

Paty 01/02/2022

Inteligência Emocional
O livro não é o que a maioria das pessoas pensa ao ver o título. Não é um livro de auto ajuda. É um livro com muito conteúdo científico. Muito bom!

miinscarlos 28/01/2022

muito bem explicado, e não cai no clique do livro de auto ajuda que sempre repete o mesmo. o único problema é que mais ou menos no meio fica massante e chato, mas ia ensinamentos valem a pena.

Hugo 26/01/2022

Fundamental
O livro trata de um tema pouco abordado no cotidiano, mas que se mostra indispensável em todos os aspectos da vida: profissional, íntima, conjugal, na saúde e na doença. Entretanto, o principal está na importância da inteligência para as crianças.

Marcelle 22/01/2022

Para refletir
Eu gostei bastante da leitura. Embora seja um livro que as vezes pode ser um pouco chato, pois contém muitas partes técnicas, que descrevem o funcionamento cerebral, eu achei muito bom. É um livro que leva a gente a refletir sobre o quão pouco valorizamos o que realmente importa. Me fez questionar muitas atitudes que já tive e tenho e desejar com todas as forças que exista no Brasil, algum curso de inteligência emocional. Como seríamos seres humanos melhores se houvesse esse preparo desde a infância. Essencial. Indico a tds a leitura.
Marcio Fabula 24/01/2022minha estante
Já temos um curso que proporciona isso. Professor Pedro Calabrez oferece um módulo sobre inteligência emocional no curso Projeto Autoconhecimento e transformação.

Marcelle 25/01/2022minha estante
Obrigada pela dica!

Placido.Sousa 18/01/2022

Resenha
Livro bacana, conteúdo de extrema importância a todos, independente da classe etária. O meio do livro é pouco repetitivo, pois o autor cita varios exemplos parecidos das situações referente ao conteúdo abordado. Fora isso, o livro irá te prender facilmente.