Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Fernando 07/08/2022

Você analisa seus sentimentos
O livro me fez ver os sentimentos de uma forma mais racional. Por exemplo, se estou com raiva, procurar entender por que essa raiva, ela tem justificativa?

Bertha 05/08/2022

Esperava bem mais do livro, com ensinamentos e exercícios práticos simples para já ir fazendo em casa.

AmandaBattisti 31/07/2022

Demorei pra terminar. Foi uma leitura difícil, mas que eu adorei ! Entender como funcionam nossos emoções é muito importante para nos entendermos e também entender os outros. Afinal, lidamos com as pessoas durante toda nossa vida; cada um deixa a sua marca.

Apesar de ser muito enriquecedor, achei que poderia ter mais conteúdo para o adulto. Durante a leitura, temos praticamente a abordagem voltada para como ajudar as crianças e adolescentes. Porém, ele dá ênfase que podemos ser ensinados, mesmo adultos, a ter inteligência emocional. Diz que é mais complicado e eu concordo, pois carregamos esses ensinamentos por toda a vida.
Ana Kelly 23/08/2022minha estante
Leitura difícil mesmo. Eu acabei parando. Mas pretendo reorganizar minhas leituras e vou incluí-lo

Paula.Ceccon 29/07/2022

Muito interessante
O livro é antigo mas ainda muito atual. Apresenta boa descrição sobre o que é inteligência emocional, como ela se manifesta, como desenvolvê-la e aplica-la.

Carol 24/07/2022

Essencial
Uma leitura muito enriquecedora. Abriu meus olhos para o fato de que muitos dos males que afligem as pessoas têm origens nos sentimentos, ou no caso na falta de saber lidar com eles.

Nataniel Felipe 10/07/2022

A visão de um leigo sobre as Emoçoes.
Sendo um admirador da área terapêutica, comportamental, sou casado com uma psicóloga, que tem por amor a área, e segue a linha do comportamento e seus derivativos.
Tendo a visão de um leigo, este livro tem sua essência transmitida pelos seus diversos argumentos científicos e artigos de pesquisa a longo de décadas, não me aprofundarei nesta resenha em relação às citações expressadas no livro e os artigos científicos, pois, o que eu queria adquirir com a leitura deste era realmente aprender a lidar com minhas próprias emoções, e através  deste vasto conhecimento explicito e disponível a todos os leitores nesta leitura magnífica, consegui entender um pouco, e como melhor administrá-las.
Ótimo livro, recomendo a todos que leia de mente aberta, para absorver todo conteúdo disponível nele.
Com certeza este livro é sim um dos melhores que já li, porém como disse, não tenho como julgar, por não ser da área, mas para quem procura entender o que são as emoções e se alto aprimorar, entra sim, na lista dos melhores.

Natalia446 29/06/2022

Para estudantes, professores, pais e educadores no geral
O livro me surpreendeu bastante!
Enquanto eu esperava mais um livro de auto-ajuda estilo "o jeito Harvard de ser feliz", Daniel Goleman me apresentou uma visão científica do conceito de "inteligência emocional", mostrando pesquisas que confirmam as suas ideias e fortalecem as suas explicações. O autor não economiza na quantidade de dados científicos e citações de autoridades, torando a leitura um pouco lenta e bastante densa, mas não menos interessante. Alguns capítulos cujo tema me chamavam mais atenção me prenderam por completo. Com certeza é um livro de cabeceira para reler trechos ou capítulos inteiros. Afinal, não se aprende inteligência emocional numa única leitura! Como falei no título da resenha, é um livro para qualquer educador ou aprendiz. Para qualquer pessoa que tem interesse em educar-se emocionalmente. Já quero reler algumas partes para fixar bem as ideias!
alex_fsi 30/06/2022minha estante
Agora bem mais ansioso pra ler ele ?

Beatriz.Gonzales 05/06/2022

Bom livro, mas muito técnico
Ótimo livro, retrata o que é inteligência emocional e seus benefícios com explicações pautadas em dados científicos e teóricos, porém o livro é bem técnico. Não é uma leitura fácil

Joás Lima 05/06/2022

A bíblia da inteligência emocional
É um livro muito instrutivo, com lições até muito técnicas, de neurofisiologia a psiquiatria, mas também cheio de histórias e histórias muito emocionantes.
Sinto que é atemporal, pois as emoções são naturalmente primitivas, e Daniel Goleman consegue discernir sobre a inteligência emocional em todas as esferas das relações pessoais, sociais e mesmo íntimas. Da criação dos filhos ao modo como tratamos nosso cônjuge, dos colegas de escola às relações profissionais. É fantástico.

Suzane 22/05/2022

Bom livro mas muito longo
O livro é bom e bastante técnico. Amei até a metade depois achei bem arrastado, mas ainda acho ótimo e que vale a pena

Catia.Rocha 08/05/2022

Não era o que eu esperava
Comprei pensando ser um livro de auto ajuda, mas é um livro de pesquisa, voltado mais para educadores... Achei a leitura enfadonha, perdi o interesse na metade

Livrosletrados 02/05/2022

Uau
Uma dose forte de psicologia e um grande pedaço de medicina para caracterizar o que seria a inteligência emocional. Perfeito e necessário, esse livro mostra que há em várias situações, uma falta de inteligência emocional, que deveria ter sido adquirida muito anteriormente. Recomendo!

Pati Setter 25/04/2022

Essencial é muito válida para a educação de filhos e criança
O autor é bastante minucioso e específico em relação das reações emocionais que surgem desde a infância até a fase adulta. Descreve em detalhes os acontecimentos neurológicos de fuga e como surgem os traumas e bloqueios no ser humano, em outro momento aplica seu conhecimento em experiências feitas com grupos grandes de pessoas. Muito relavante para obtermos consciência sobre alguns aspectos que não intendemos sobre nós mesmos, e também pertinente a pais e criadores e professores que podem mudar a mentalidade das novas gerações.

Iga1.diass 19/04/2022

Livro muito bom
O começo é um pouco denso, pois trata de toda a neuroanatomia do cérebro, e pra quem não tem tanta familiaridade pode ser complicado assimilar tantos termos. Porém, no decorrer da leitura o livro vai ficando mais interessante e gostoso de se ler. Já no final do livro, o assunto se torna um pouco repetitivo com tantos exemplos citados pelo autor.

No geral a leitura foi bem construtiva, rica informação. No entanto, pelo livro ser antigo, algumas informações e teorias se encontram desatualizadas, pois desde a sua publicação tivemos muitos avanços científicos na área. Parabenizo o autor, por preparar o terreno para que outros estudiosos pudessem subir em seus ombros, e desta forma conseguir enxergar mais longe os horizontes do conhecimento.

Maluuu 16/04/2022

Não era o que eu procurava
O livro tem informações interessantes (mas isso vai do que você considera interessante), sim, porém elas só aparecem em 20% ou menos da leitura toda. Boa parte do livro é mais focado em dados sobre a parte estrutural do cérebro e à pesquisas sobre como desenvolver a inteligência emocional nas crianças (o que, como eu já disse, não é tanto do meu interesse).
Enfim, um livro extenso, cheio de informações que para o meu interesse acabam sendo desnecessárias... Por isso a avaliação tão baixa.