Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Lara 19/12/2022

Será que somos normais?
Quando a minha mãe sofreu um AVC a tia dela me emprestou esse livro, era um ótimo momento para o ler, com uma cabeça pouco cheia de problemas
Esse ano pude ler por conta do meu chefe que leu e recomendou bastante e eu pude perceber que por meio de estudos científicos podemos ter muitas coisas, como poder sentir certos "sintomas" de doenças emocionais
Esse livro foi e está sendo de grande ajuda aos dias atuais

Elyoliveira 13/12/2022

Daniel Goleman, te venero.
Quanta Informação!!! Que livro FANTÁSTICO!

Comecei a ler por curiosidade.. e quanto mais você lê, mais curioso você fica! É muita informação pra processar, nao tem como ler e nao parar pra refletir.

Deywerson 09/12/2022

Muito necessário
Altamente recomendo a leitura deste livro. É um guia muito útil que auxilia na compreensão das emoções e também no entendimento de que entender e ensinar sobre as emoções é algo de extrema importância, pois esse "anafalbetismo emocional" tem um custo enorme para o indivíduo e sociedade. Se eu pudesse o tornaria leitura obrigatória para pais, mães, mestres e professores. Muito necessário.

Geisalanis 14/11/2022

Leitura muito rica e abrangente porém a letra pequena deixa a leitura cansativa. Mas o autor tem uma boa escrita apesar de assuntos científico e complexos da alta medicina e possível ler e compreender. Vou ler a continuação.

Dani 12/11/2022

Livro baseado em dados de pesquisas científicas que nos mostra a importância da Alfabetização Emocional e que, apesar de mais difícil, pode ser feita em qualquer idade.
Indispensável para exercer liderança.

ferkw 07/11/2022

Interessante livro que explica o conceito da inteligência emocional e como o entendimento e controle dessa impacta em nossa vida. Por muitas vezes esse tipo de inteligência se mostra mais importante e eficaz do que o próprio QI. Livro importante para quem se interesa por liderança.

Sarinha 26/10/2022

Lei para vida
Consciência é o que define esse livro. Ele traz a tona, por artigos científicos e estudos, as emoções, suas mais diversas formas de reações e desencadeamentos, bem como lidar com ela, algo que na contemporaneidade é necessário e que está em alta, já que é uma das consequências da alta velocidade em que tudo está acontecendo hoje em dia.
Uma vez cientes do que ocorre, da maneira que ocorre, e de explicações plausíveis para tal acontecimento, fica mais fácil de medicar ou de ao menos retardar e tornar mais brando possíveis formas de uma hiper reação, seja qual for a situação que a vida nos force passar.
É um manual para a vida, que absolutamente todos deveriam ler.

Manu Tavares 25/10/2022

"Se não for agora, quando será?"

superou muito minhas expectativas, esperava ser apenas mais um livro de coach, mas ele é um livro que mostra pesquisas e comprova como nossas emoções nos afetam desde a nossa infancia, faz a gente reconhecer varias coisas e mostra pequenas coisas que podemos fazer para tentar ter um pouco de controle sobre as nossas emoções.

Carolina.Ribeiro 10/10/2022

Tema de extrema importância
Foi muito difícil de terminar o livro, mesmo reconhecendo a importância do tema. Recomendo a leitura como um livro técnico.

Loly Camilo 06/10/2022

Entendimento de muitas ações nossas no cotidiano
Falando a verdade o livro é um pouco massante no início, e alguns termos usados pelo autor, são um pouco complicados. Lá pela metade, o livro começa a pegar um rumo mais interessante. Gostei de narrativa abordar temas tanto científicos quanto biológicos, uma análise e tanto.

Kathleen 16/08/2022

Bom livro !
Achei a leitura muito maçante, demorei um bom tempo para lê-lo.
O livro tem pontos muito válidos, dicas para você por em prática, citações de estudos comprovados por médicos. Eu achei necessário lê-lo de forma lenta, lê de forma ativa, anotei muitos pontos que foram importantes para mim, marquei páginas, destrinchei cada página para tirar o melhor proveito. O autor é incrivelmente inteligente, vale muito a pena lê-lo conforme você for absorvendo, muitos pontos importantes para praticar no seu dia a dia!

Bruna 10/08/2022

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Quando estava lendo esse livro uma amiga estava passando por uma situação com seu chefe opressor, ela teria que responder de forma categórica a mais um abuso cometido por ele, sem perigo de desistir na hora certa.

Lembrei do livro instantaneamente, Daniel deu o exemplo de como somos controlados por nossos pensamentos e emoções, ele cita um exemplo de um ator que para gravar uma cena com emoção/choro, eles usam o recurso de lembrar de fatos tristes de suas vidas, como um cinema mental, até que a emoção finalmente vêm à tona, emergindo das profundezas do âmago; outro exemplo é uma pessoa assistindo vídeos eróticos, ela logo se excita.

Nossos pensamentos nos governam, mas podemos aprender a controlá-los.
Dentro desse contexto, expliquei para minha amiga, que para ela conseguir prosseguir com a conversa calorosa e incisiva com seu chefe, ela poderia pensar em tudo de ruim que ele já tinha feito, nutrindo a raiva, lembrando dela chorando, das ofensas, da raiva que sentiu e deixando essa ideia viva, na hora do embate as palavras sairiam como projéteis de metralhadora A45.

“Otimismo e esperança — da mesma forma que o sentimento de impotência e desespero — podem ser aprendidos.”

“ As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal.”

Em suma, a nossa capacidade de reconhecer nossas emoções e também as emoções dos outros e saber lidar com elas nos ajuda em diversas áreas da nossa vida, uma inteligência emocional desenvolvida tem mais peso e relevância que um QI elevado.