O Rei Lear

O Rei Lear William Shakespeare
Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

caiohlp 11/04/2022

Eis, nesse livro, a sublime estupidez do mundo
Rei Lear é a espécie de história que fascina e fascinará o leitor por tempo indeterminado, as problemáticas universais da trama como a ganância, avareza e a relação entre pais e filhos são primorosamente escritas pelas mãos de um autor cujo quilate dispensa comentários. A tragédia e os inumeráveis infortúnios de Lear são o resumo das desgraças que permeiam a sociedade muito antes e também muito depois da breve passagem de Shakespeare pela face da Terra, mas poucos gênios conseguiram transmitir tanta emoção e poder nas palavras como o Bardo, nada passa despercebido aos olhos do escritor, que em menos de duzentas páginas deixa, novamente, sua marca por muito mais do que duzentos anos.

?Eis a sublime estupidez do mundo; quando nossa fortuna está abalada ? muitas vezes pelos excessos de nossos próprios atos ? culpamos o sol, a lua e as estrelas pelos nossos desastres; como se fôssemos canalhas por necessidade, idiotas por influência celeste; escroques, ladrões e traidores por comando do zodíaco; bêbados, mentirosos e adúlteros por forçada obediência a determinações dos planetas; como se toda a perversidade que há em nós fosse pura instigação divina. É a admirável desculpa do homem devasso ? responsabiliza uma estrela por sua devassidão.?

William Shakespeare

Ester.Campista 03/03/2022

Realmente uma tragédia. Nunca tinha lido. A ambição humana não tem limites realmente. Uma obra tão antiga que se pararmos para analisar não difere dos nossos dias.

NicoB 30/01/2022

Ótima leitura
Livro MT bom, como esperado duma obra shakespeariana. A narrativa é bem envolvente e aborda os dramas familiares de Lear, o rei da Bretanha, e suas filhas herdeiras. O desenrolar da trama é bastante desenvolvido e é demasiadamente fácil se indignar com as ações de alguns personagens. O final da história é bem conclusivo e, enquanto tragédia, suficientemente marcante para q o leitor sinta-se satisfeito de a ter concluído.

Mariana Destacio 24/01/2022

"Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio"
Estou tentando entender ainda. O Rei estava louco desde o começo? Ou só cansado? Era de fato loucura ou uma insensatez, banhada de cólera momentanea? Sei que definitivamente estava louco no final mas, isso já era dele, ou foi adquirido por toda decepção sofrida?

Pegue um Rei, e tire o seu poder, conservando apenas o título. Depois pegue o reino, divida em dois, e é bem óbvio o que vai acontencer não? Ele era assim tão ingênuo? Ou seu senso de honra e dever era muito superior aos demais?

"Oh, que mistura de bom senso e de absurdo. A razão na loucura."

Acho que vou ficar pensando com meus botões por um bom tempo se homem era louco ou não. Igual quem lê Dom Casmurro e fica naquela de "traiu ou não traiu?"

Tentei engrenar nessa leitura ano passado, sem sucesso. Decidi voltar e terminei em 2 dias. Pra quem já é familiarizado com as "tragédias de shakespeare", não tem nada de novo. Essa é a quarta que leio. Ainda assim fiquei naquela esperança. Se os personagens fossem vivos, teriam rido de mim. Era a loucura me pegando rsrsrs
caio.lobo. 24/01/2022minha estante
Meu Shakepeare favorito. Na minha opinião Rei Lear não era louco desde o início, mas quando ficou louco também ficou sábio e percebeu como era tolo. Se tornou sábio com ajuda do bobo, que o tempo todo zomba dele.

Mariana Destacio 25/01/2022minha estante
Sei não.. fico pensando que ele já estava com um pezinho na loucura ali naquele começo. Mas com certeza, só ficou sábio depois

prinmahnoor 11/01/2022

Uma surpresa boa
Não achei que ia me envolver tanto com os personagens quando comecei a ler (para a faculdade, inclusive), mas Shakespeare não me decepcionou nem um pouco. Na verdade, me surpreendeu bastante.

É uma tragédia que foca no amor, na ignorância e nas relações que passeiam por entre esses dois extremos. A construção da personagem do rei Lear talvez tenha sido a mais aprofundada durante a história, mas todos os envolvidos agem e pensam de forma bem humana (imperfeita). É algo que nos faz perceber que não existe um personagem especificamente mal, porque quase todos transitam entre atitudes muito boas e muito ruins, tornando eles bem representativos e simpatizáveis durante todo o caminho.

Agora... à parte de tudo... Cordélia nunca errou, e o comeback do Edgar no fim de tudo foi totalmente memorável ?
caio.lobo. 21/01/2022minha estante
Meu "Shakespeare" favorito

Fernanda.Prates 11/01/2022

Primeira leitura do ano foi pra faculdade e eu não esperava me chocar e me surpreender tanto com a história. É uma peça de teatro muito dramática, mas que fala sobre muitos problemas e situações que vivenciamos nos dias de hoje (mesmo ela tendo sido escrita há muitos anos atrás).
Super recomendado!

Leandro 06/01/2022

Uma das mais clássicas tragédias de Shakespeare que tem por tema a busca pelo poder e relações familiares.

rafi 05/01/2022

li pra faculdade
vou começar a colocar os livros da faculdade aqui também só porque sim!
eu gostei muito desse, não vou escrever mto aqui mas foi bem legal :) achei bastante interessante como a questão do amor é tratada; o livro todo o rei lear espera que sua filha Cordélia o ame de um jeito muito diferente do que ela o faz. ele gosta da devoção, de ser adorado, que é o que suas outras filhas fazem, e no fim descobre que não é esse o amor ?verdadeiro?, pois esse vem da dita filha que foi desprezada. enfim, achei os personagens muito complexos e bem trabalhados, gostei tb do fato de que não há Um vilão na história: todos eles têm suas falhas e desvios de caráter (literalmente todos eles) e, no fim, todos pagam por isso.

Sílvia 31/12/2021

Excelente
Depois de O mercador de Veneza, melhor texto do Shakes que eu já li, inclusive o mais aplicável ao dias atuais. Talvez atemporal. Temos o rei da Bretanha que vai abdicar em favor de suas três filhas, sendo que, teoricamente, o reino será dividido igualmente entre as três. Mas, na hora h, o rei exige testemunhos verbais de suas filhas em relação a o quanto elas o amam. As duas falsas mais velhas colocam o amor pelo velho pai acima de tudo e de todas as coisas. A terceira filha, com um bela veia filosófica, resolve ser honesta e acaba sendo deserdada e desterrada. Daí, tudo se complica. Destaque para a fala do rei durante uma tormenta. Mas o melhor de tudo nesse texto são as falas do bobo da corte. Excelente bobo.

Rafael1146 29/12/2021

Não é minha tragédia favorita de Shakespeare, mas ainda assim um teatro interessante sobre o caráter humano, orgulho e velhice. O amor, quando mensurado em bens materiais, abre um precedente perigoso; principalmente entre os má intencionados.

Mari Moraes 27/12/2021

O vulgar e o exagerado
Essa é a segunda obra de Shakespeare que eu leio e fico com a sensação como se não tivesse lido.
Acho que preciso me ambientar mais em sua escrita e em seu universo. Os acontecimentos por vezes são confusos e ao mesmo tempo ordinários. Tratam coisas simples com emoções exageradas, e coisas complexas como vulgaridades.
Talvez eu não consiga achar os caminhos de Shakespeare sozinha e ter uma compreensão de suas obras por conta própria.
@aprendilendo_ 27/12/2021minha estante
Tive a mesma sensação na minha primeira leitura dele, que foi Romeu e Julieta. Na segunda, Hamlet, ele acabou me conquistando, mas acredito que seja muito sobre justamente se entregar a esses exageros e vulgaridades que ele escolhe na hora de escrever a história. Confesso que isso não é tão fácil, rs.

caio.lobo. 27/12/2021minha estante
Esse é meu Shakespeare favorito. Acho que um dos personagens mais importantes é o bobo, pois este é quem vai iluminar a mente do Rei Lear através de suas bobices, mostrando que o rei é o verdadeiro bobo da história. O rei fica louco mas são, pois só na sua loucura que compreende a loucura em menosprezar a sua filha mais fiel em benefício das bajuladoras.
Você está correta quando disse que coisas simples são exageradas, e não é isso o qie acontece na realidade? Não fazemos tempestade em copo d'água? Se vc observar as pessoas ao seu redor, no ônibus, no trabalho, na família verá que há exagero em mínimas coisad, risos com coisas supérfluas, melindres, raiva com miudezas. Da mesma forma tratamos coisas complexas como vulgares, tente conversar sobre Platão com qualquer pessoa que encontrar na rua, talvez por acaso encontre uma mente iluminada, mas no geral as pessoas ignoram e menosprezam temas como filosofia, arte, ciências.
Este incômodo que sentiu é o espelho que Shakespeare mostrou a ti. O Shakespeare é o bobo, fazendo travessuras com coisas sérias para mostrar o quão louca é a banalidade humana

Mari Moraes 28/12/2021minha estante
Excelente ponto e excelentes colocações! Não tinha enxergado por esse prisma, fiquei reflexiva agora!!

vitor nespolo 22/12/2021

Simplesmente shakespeare, um otimo livro do começo ao final, personagens muito interessantes, e um final surpreendente.