O Rei Lear

Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

Julio.Argibay 23/11/2021

Lear
Nesta obra eu não elaborei um resenha tradicional, como faço aqui, normalmente. Desta vez, optei por ler toda a peça para depois escrever sobre ela. Preguiça? I think so. Mas, pode ser também por ela ser bem curta. Vamos dá um voto de confiança. Então, vamos lá. Como não deixaria de ser, a peça é bem dramática. É Shakespeare na veia. Reis, castelos, dúvidas, traições familiares, interesses escusos, conspirações, guerras eminentes: internas e externas; dentre outra coisas. Vamos a obra: o Rei Lear tá vein coitado e seus filhos querem assumir o trono, mas ele luta bravamente, viu. Além de tudo, tem os franceses, cada vez mais perto. Então é isso. Vida que segue. To be or no to be, thats the question

Rafaela.Cruz 14/11/2021

Percebi que existem detalhes que se assemelham entre Hamlet e O rei Lear. Estou bastante interessada em continuar lendo os textos de Shakespeare.

Liliane 03/11/2021

Uma peça imponente, melancólica, dramática, onde Shakespeare esfregou na minha cara o que a humanidade tem de pior. Gostei bastante da leitura. Ele sempre nos coloca pra pensar. Shakespeare é inesgotável.

yasmin.santtori 28/10/2021

Uma das minhas peças favoritas de Shakespeare. Mesmo que seja uma tragédia, teve vários momentos engraçados e eu realmente gostei de alguns personagens.
caio.lobo. 21/01/2022minha estante
Uma de minhas favoritas também

daisyzgf 13/10/2021

Rei Lear
Livros adaptados nunca são bons pra mim. A história é toda cortada, adicionam personagens irrelevantes e embaralham tudo.
Eu estava gostando no início mas me perdi no meio da história, pelo menos consegui entender um pouco do final do livro.

Por ser uma adaptação curta, achei que sera uma leitura fácil, mas demorei alguns bons dias pra ter vontade de acabar esse livro.

A história por si é boa, mas eu não compreendi muito bem.

Marcela 23/09/2021

Intrigas e emoções
Uma tragédia bem melancólica. Confesso que gostei mais de Macbeth e Hamlet, porém não tiro o mérito dessa peça, incrivelmente bela e com um final bem triste. Shakespeare consegue nos passar a dor e sofrimento de um rei em decadência e a maldade e egoísmo de duas de suas filhas. Cordélia, personagem tão estimada não aparece tanto na obra.

Carolina 21/09/2021

Loucura e sangria
Nem acredito q levei 20 dias pra ler este livreto (maldita pós rsrs)

O livro traz uma história mt doida, com bruxas e um rei louco. Mas vc tem q ler pra se encontrar na narrativa, ficar dizendo o q vai acontecer não tem graça.

RGreen 08/09/2021

Mais uma tragédia
Rei Lear quanta a história de um rei que divide o seu reino entre as suas filhas é o sofrimento que vem com essa atitude.
Shakespeare não deixaria de jogar na nossa cara um dos grandes erros da humanidade: o orgulho e como ele pode ser a nossa queda.
Uma boa peça para descobrir mais de William Shakespeare e do ser humano.

de Paula 03/09/2021

A dor da velhice e o problema da bajulação
Essa é uma das peças mais famosas de Shakespeare e não por acaso, afinal, trata-se de uma tragédia em que os opostos se tornam loucos e vê-se os problemas originários de um orgulho sem limites.

O Rei Lear está envelhecendo e por isso decide que dividirá suas terras entre as três filhas, ou melhor, aos genros. Para decidir quem vai ficar com o maior domínio, pede para que suas garotas exprimam em palavras o seu amor filial. As mais velhas, versadas em palavras de bajulação sem alma, conquistam o pai, ao passo que a verdadeira e sincera Cordélia é renegada por não conseguir dizer que ama mais ao pai do que ao marido, a quem deve parte desse amor. Muitas alianças são quebradas e Lear se submete as filhas, renegando o trono.

Com o passar do tempo a realidade se revela, e a partir daí Lear percebe o que fez, mesmo sendo velho não teve atitude sábia. O Bobo da corte, que se faz presente nesse momento se prova são e mais realista que o rei, assim como as tramas secundárias mostram a loucura sendo sábia, a cegueira permitindo enxergar a verdade, além do amor não revelado sendo o maior deles, por quem se promove uma batalha, como o exilado sendo o braço direito, o único a não abandonar o rei.

É uma grande história, como sempre, o autor revela críticas em seus detalhes e diálogos. A crítica sobre o abandono na velhice é um dos pontos mais importantes e tornam a obra atemporal, afinal, vemos isso acontecendo nos dias atuais. Outra questão é saber observar os bajuladores, afinal, nem todos os que te elogiam e dizem te querer bem de fato o querem, na realidade isso se prova equivocado na maioria das vezes. É preciso estar atento antes de ficar cego e então perceber, ou ficar louco pelo erro cometido contra um amor tão puro e sincero, embora não muito poético e versado na oratória.

Corre na trama secundária a historia de Edmundo, onde o bardo faz o que sabe de melhor: um vilão odioso e sem escrúpulos. Esse personagem consegue na fala ganhar e trair a todos, mesmo começando com pequenas vantagens e maquinações, chegando ao ponto de ser amante das duas filhas mais velhas de Lear, provando o ponto da sua ganância insaciável. Ele age de maneira astuta e suja para conseguir o que pretende, sem remorsos contra o próprio pai e irmão. Ao contrário de Iago, no entanto, há uma justificativa: ele é filho bastardo de um nobre. Provavelmente deve ter passado por muitos preconceitos e teve que se provar digno constantemente, considerando que seu pai o tinha em alta estigma. Isso pode corromper ou beneficiar uma pessoa, nesse caso, ocorreu a primeira hipótese.

Gostei muito da peça e a tradução da edição me fez sentir mais perto do dramaturgo popular, embora mais distante do poeta. As palavras e termos usados são mais próximos da realidade da linguagem contemporânea, embora isso remeta ao autor que preconizava em comunicar as massas. Foi feito um ótimo trabalho nessa tradução e mais um viva ao Shakespeare!

Lara 13/08/2021

Observe
Rei Lear é aquele livro que sussurra baixinho: não dê peso as palavras, mas observa bem as atitudes!

?Que as vossas ações confirmem os seus belos discursos.?

Tanta gente que fala da empatia, do amor, e da transparência que não vive.

joo.fernandz 03/08/2021

Olha eu li esse livro já faz um tempão então vou ser o mais sincero possível... eu não entendi pola nenhuma
lana 03/08/2021minha estante
n fui com a cara dele n

Michele Soares 26/07/2021

"Lear: Assim que nós nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos."

Segundo Shakespeare da vida lido, o primeiro foi Hamlet e uau... uau. Ainda preciso digerir tudo o que aconteceu. Mas posso adiantar que essa está entre as grandes, sem sombra de dúvidas.

Stephany 11/07/2021

Resenha
O livro em si é muito cansativo e difícil de ler, foi para um seminário e a maior reclamação foi sobre a linguagem que é bastante confusa e complicada. Porém quando a gente termina o livro começamos a compreender a história e até que no final não é tão ruim assim. A história é bem interessante, principalmente pelos livros de Shakespeare serem atemporais.

Ayan_lucca 10/07/2021

Acho que de todas as tragédias que li, essa de longe foi a mais perfeita amei toda a narrativa e o tema central e maravilhoso.
caio.lobo. 21/01/2022minha estante
Sem falar do Bobo, e aquela conversa louca entre Rei Lear, o Bobo e Edgar