O Rei Lear

Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

Paula.Mello 30/04/2020

Rei Lear
Um Reino, dividido em três partes, mentiras, traições, encontro e desencontro. Contudo, mais vale uma verdade simples a elogios falsos .

claudio.louzd 21/04/2020

Clássico Icônico Tragédia
Gosto muito dos comentários - com spoiler - desse link abaixo. Faz apreciar mais a leitura. Recomendo.

Obra das mais icônicas de Shakespeare, mostra o percurso de um soberano de rei a homem comum, que estarta quando decide abrir mão do seu poder em benefício das filhas.
Provoca inúmeras reflexões e é muito debatido no mundo literário. Além do site proposto, vai se encontrar muita análise online sobre a obra.
Alguns pontos que acho interessante destacar e tecnicismos literários:
- é uma das 4 top tragédias de WS, a saber, “Hamlet” (escrita entre 1599 e 1601), “Otelo” (1603), “Rei Lear” (1605) e “Macbeth” (1606 ou 1607).
- Harold Bloom afirma que “Rei Lear” e “Hamlet” tem “uma magnitude que talvez transcenda os limites da literatura (…) tornando-se uma espécie de Escritura Secular, ou mitologia”.
- Bloom também afirma que é uma tempestade sem bonança, já que não há reviravolta que aplaque as angústias dos principais personagens.
- Atenção para a hamartia (erro por falta de compreensão humana) da Cena I do Ato I, quando ele renega a filha mais nova, Cordélia. Parece inverossímil, mas lembre-se que autoridades de alto escalão sofrem distorção de julgamento pelos seguidos anos de bajulações, que constroem vaidades difíceis de evitar. Ao mesmo tempo, Cordélia peca por não tornar mais fácil o momento, vivendo o papel que naturalmente devia desempenhar.
- Alguns colocam o Rei como um herói trágico, concepção com a qual ouso discordar. Não vejo, do início ao fim da história, um lampejo sequer de heroismo, sequer de imprevidência, vaidade, orgulho, inabilidade política e insucesso. Trágico sim, mas nada de heroico na epopeia que nos é narrada.
- Outro postulado técnico que merece menção é a pretensa hybris (orgulho com arrogância funesta) em Gloucester, ao se deixar enganar pelo filho bastardo. O analista do link vê o erro mais nas peripécias maquiavélicas de Edmundo do que na suposta arrogância do pai.
- Contradição inconciliável (por Goethe): toda a situação criada por Lear que o empurrou ao fim.
- Anagnorisis ou anagnórise: Aristóteles utilizou este termo na sua Poética para se referir à tomada de consciência por parte do herói trágico de um erro que ele próprio terá cometido num passado mais ou menos remoto e que o terá conduzido à perdição presente. Se dá quando Lear reencontra Cordélia e de modo catártico e comovente percebe o erro que cometera.
Não gosto da tradução de Millor Fernandes. Entre outros detalhes, por ex, acho chulo que troque 'whoreson dog' por 'cão filho da puta'. Whore é menos vulgar que isso. De uma rameira ou prostituta soaria melhor.
Leitura rápida e, com sempre em WS, linda, marcantes, espetaculares passagens, como as que abaixo transcrevo:
- "meu arco está curvo e a corda tensa; cuidado com a flecha".
- "... me faltar a arte pérfida e oleosa de falar sem sentir..."
- Do Príncipe de França a Cordélia, rejeitada: "despede-te dessa gente má; perdeste o aqui, te dou um melhor lá".
- "O tempo há de revelar o que se esconde nas dobras da perfídia". E revelou.
- "As terras que não tive no berço ganharei com a esperteza. Justo para mim é tudo que vem em minha defesa.", muito apropriada a muitos políticos brasileiros, que põe a si acima de qualquer lei. E nesse momento, em especial, quando alguns brasileiros tripudiam de um Pres honesto e enaltecem o mais ladrão que passou pelo Planalto.
- "Não sou tão novo, senhor, que ame uma mulher pelo seu canto; nem tão velho que me deixe levar pelo seu pranto; carrego nas costas quarenta e oito anos".
- "... a raiva tem seus privilégios".
- "um pobre velho, tão cheio de acasos quanto de anos; e desgraçado em ambos".
- "... que as armas das mulheres, gota d'água, manchem minhas faces masculinas: .
- "Que alquimia estranha a das nossas necessidades; torna preciosas as coisas mais miseráveis."
- "Sabedoria e bondade aos vis parecem vis". Tb propício aos dias de hoje, com o Pres tão criticado.
- "Os sorrisos felizes que brincavam em seus lábios vermelhos pareciam ignorar os hóspedes dos olhos, que caíam dali como pérolas gotejadas por diamantes".
- "Quem perde a razão não sabe que a perdeu". No livro há uma vírgula após razão que julgo impertinente.
- "Ó, querido pai! Que a tua cura dependa do remédio de meus lábios; e este beijo repare os violentos ultrajes que minhas irmãs inflingiram à tua figura venerável". Cordéla ao rever o pai, já doente.
- "Ânimo delicado não assenta a quem usa espada".

site: https://www.jornalopcao.com.br/opcao-cultural/por-uma-releitura-de-rei-lear-89646/

Eliane 13/04/2020

Trama envolvente
Mais uma tragédia de Shakespeare que me prende do início ao fim. Muito bom!

Cecilia 29/02/2020

Hamlet não faz o que deveria fazer e assim motiva a tragédia. Rei Lear faz o que não deveria ser feito e também causa a tragédia. "Você não deveria ter ficado velho antes de ficar sábio". O que há entre um e o outro, Shakespeare? O bobo? Edgar? Mistério.

Rebeca 27/02/2020

Tragédia sobre a velhice
" Choramos ao nascer por nos vermos neste imenso palco de loucos."

Com 5 páginas esse livro já deu conteúdo para uma dezena de outras histórias! Uma princesa renegada, duas irmãs megeras e um rei ignorante e quase nulo, isso lembra alguma coisa?
O Bobo, como todos bobos de Shakespeare (pelo menos todos os que eu sei), tem mais consciência do que a maioria das personagens, senão todas.
O primeiro ato termina com a fala épica dele ao Lear: "Tu não devias ter ficado louco antes de ter ficado sábio."
O enredo traz monólogos que dão a substância que cada personagem precisa sendo um texto tão direto e curto. Traz lições para levar pra vida como os conselhos de Edgar (p.79 na edição da L&PM)... Não tem como não ter alguma mudança de pensamento, umazinha sequer, ao ler qualquer título de Shakespeare - melhor que livros de auto-ajuda.

Tradução
Millôr Fernandes deixa o texto fluído, bem menos complicado de ler; palavrões sem censura e falas mais coloquiais tiram a ideia de que Shakespeare, como todo texto antigo, tem que ser difícil de compreender.
Senti falta das notas de rodapé nesta edição, seriam bem úteis já que algumas expressões ficam meio vazias ou sem um contexto definido.

Hallana 16/02/2020

Confesso que demorei um pouquinho para ler, pois os diálogos eram cansativos. Mas Rei Lear ainda é uma obra muito interessante sobre a velhice de um rei e a perda de sua sanidade !

Guting 02/08/2012

Isso realmente acontece...
Com certeza, esse é um dos livros com o um dos finais mais trágicos que eu já li, porém, de uma beleza que somente com o final idealizado por Shakespeare poderia ter. Ganância, Loucura, Poder, e quase tudo o mais de podre que rodeia o espírito humano estão aqui presentes neste livro. Leitura recomendadíssima.

Michel 14/06/2013

Primeira experiência com Shakespeare.
Primeira experiência com Shakespeare, e curti muito o livro e logo vi porqê William é tão grande como tal!

A melhor parte para mim sem dúvidas é a qe o Bobo abraça Lear em qanto ele chora na lama, e o Bobo o envolta com carinho.

Citação: ". ..esvoaçavam pela casa vazia, pairando leve no a como as pétalas de uma flor sem perfume."

MauricioTiso 09/05/2019

Cegueiras e Virtudes
Uma obra prima!! Um drama que análisa profundamente a cegueira, visual e intelectual, do ego e a contraposição serena mas firme da virtude.

Destaque especial para todo o contexto histórico e pela trama entre os personagens que o enredo nos leva.

O cuidado neste livro que a editora tem de contextualizar autor e obra também merece destaque.

Recomendo a todos que tenham interesse no comportamento humano bem como àqueles que desejam ter o prazer de se deixar levar por uma obra prima.

Caio 05/01/2019

Uma grande lição real
Primeira obra do Williaw Shakespeare que li. Achei muito bom. Eu gosto da dramatização, dos fatos narrados pelo inglês, suas peças teatrais. Aqui conta a repartição do reino do rei para suas filhas só que ai está a crítica: Não são todas as merecedoras do Reino do pai, ai vc começa separar Falsidade/Lealdade, Hipocrisia/bondade, Conquista/Usurpação. Aqui mostra os traços da realidade: Injustiça, falta de reconhecimento dos sinceros, a dominância da mesquinhez, e dos interesseiros. Obra muito boa, essa é em linguagem simples, mas a mensagem de W.Shakespeare é latente até os dias de hoje, por isso ele é um dos melhores escritores ingleses de todos os tempos. 4/5.

Francislaine Costa e Silva 29/11/2018

O mais fascinante desse livro, é que o Shakespeare é tão antigo, mas lendo suas peças teatrais, sinto que ele é tão vivo, sinto que ele é do nosso seculo, é incrível o modo como entendo exatamente o que ele vem nos passar, esse livro tem uma historia bem triste, mas trás uma lição para toda uma vida.

Rafa Giordano 29/03/2018

Rei lear
Uma REAL loucura ?

Ana 30/01/2018

O Rei Lear
Olá meus queridos!

Hoje venho trazendo para vocês uma resenha que foi extraída de um trabalho de faculdade. Tive que ler Rei Lear para um trabalho e pensei… Porque não ir para o LK!?? Então, cá estou eu, misturando prazer e trabalho , trazendo esse clássico da literatura estrangeira de William Shakespeare para vocês.

Rei Lear, decide dividir seu reino e todas as responsabilidades entre suas 3 filhas (duas casadas e uma caçula ainda sendo cortejada). Entretanto, Lear pede que, cada uma declare seu amor por ele, e de acordo com sua adulação, seria o tamanho de suas terras recebidas.

Suas duas filhas mais velhas o adularam da maneira esperada pelo pai e receberam suas terras. Já sua caçula, a mais querida, lhe foi honesta ao declarar seu amor, sem exageros, o que feriu muito o ego inflado de seu pai. Decepcionado com a resposta “seca” da filha, Rei Lear deserda e renega-a, negando-lhe inclusive, o dote para casamento.

Com suas decisões tomadas, Lear divide todas as suas terras por suas duas filhas e, apenas com alguns homens, cavalos e “mesada” dessas suas filhas, passará a viver um mês na casa de uma e outro mês na casa de outra.

Com o passar da leitura, descobriremos muitas traições e mortes como todo e qualquer bom drama de Shakespeare. Lear acaba se vendo em meio a lobos em pele de cordeiro, arrependimentos e a perda de sua sanidade.

Levando em consideração que essa obra é uma peça, eu tive um início de leitura muito difícil. Talvez pela falta de costume, não conseguia me ver absorta na história. É muito drama e eu achava realmente muito exagero. Mas Shakespeare é exagerado, então, cheguei a conclusão de que apenas não é a minha vibe literária.

O livro é curtinho. Li pelo Kindle e em 4 horas consegui concluir sem muitas dificuldades.

Bem, pelo menos agora eu já posso falar que já li Shakespeare! uhahuauhauhahuauha

A nível de curiosidade, Shakespeare foi casado com uma mulher chamada Anne Hathaway. Logo, vou terminar a resenha deixando essa imagem para que vocês reflitam….

capa-Shakespeare.jpg

Fica aí o questionamento…..

Bjux de Lux ❤ .

site: https://literakaos.wordpress.com/2017/11/01/resenha-o-rei-lear-de-william-shakespeare/

Fernanda.Caputo 18/04/2024

Melhor peça até agora
Este ano tenho lido diversas peças de Shakespeare e nenhuma ainda teve o dom de ultrapassar Rei Lear na minha predileção.

Uma história sobre o envelhecimento sem sabedoria. Todo ato humano tem suas consequências, e Lear descobre isto da pior maneira.

A história traz duas tramas: Lear, um rei idoso que resolve rastejar sem encargos para a morte, e para isso, resolve dividir o reino entre suas filhas. Mas não o faz com sabedoria e sua vaidade o cega.

Gloucester, um conde, tem um filho bastardo que irá fazer de tudo para ocupar o lugar legítimo de Edgar.

Ambos pecam contra a natureza: Lear quer apenas o bônus do cargo, sem o ônus da responsabilidade. Dominado pela vaidade nega a única filha que lhe dedica amor.
Gloucester se deixou levar pela luxúria e o fruto desse pecado se volta contra ele.

E, não posso deixar de mencionar o Bobo. O único que, ao dizer a verdade, não é banido.