Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Driely 10/07/2021

Incidente em Antares
Eu só me lembrava do incidente por ter lido o livro na escola e queria muito saber o que acontecia... mas o final não me surpreendeu e a parte politica foi bem chata.

Kako 10/07/2021

Ficção científica nacional
Um livro muito bom, mas que na primeira parte quase me fez desistir, achei muito arrastado porém no entanto a segunda parte foi bem mais fluída e que me deu vontade de continuar.
Por fim, um livro que indico para quem gosta de ficção científica e mesmo que o início não seja tão cativante ( pelo menos pra mim) vale muito a leitura.

Bruna 08/07/2021

Dentre os autores brasileiros que deixaram uma profunda marca em mim, Erico Verissimo talvez seja o que mais se destaca. Sua riqueza de detalhes e minuciosa pesquisa com personagens e informações históricas mescladas com maestria aos personagens fictícios são traços que me conquistaram e admiro desde a leitura de O tempo e o vento.

Há tempos planejava a leitura de Incidente em Antares, especialmente pela temática. Sete defuntos que, ao não serem sepultados em meio a uma greve, levantam-se de seus féretros, marcham até a praça principal da cidade e expõem as hipocrisias, as mentiras e mesmo os crimes - em suma, os podres - dos cidadãos da alta sociedade de Antares. Sem pender exatamente para o fantástico, a obra trata de uma alegoria à época em que foi escrito, isto é, 1971. Com causas mortis diversas (algumas, inclusive, não corretamente esclarecidas aos cidadãos), os insepultos mortos de Antares encontram-se em uma posição de certa forma privilegiada, pois podem informar tudo o que sabem aos antarenses presentes na praça central no fatídico 13 de dezembro de 1963 (uma sexta-feira), sem temer represálias. Casos extraconjugais, corrupção, torturas em interrogatórios policiais, entre tantos outros fatos, escandalizam os moradores da pequena cidade fronteiriça à Argentina, assim como o público apodrecimento e a infestação de ratos trazida pelos sete.

Após o reestabelecimento da normalidade, pouco a pouco, de forma não tão pacífica e muito menos natural, a cidade volta a apresentar os mesmos problemas, os mesmos aspectos de hipocrisia denunciados pelos mortos. Especialmente pelos acontecimentos do ano seguinte, 1964.

Mais do que um livro escrito durante o período da ditadura que conta com diversos trechos em que o discurso permanece tristemente semelhante à atualidade, Incidente em Antares diverte e faz observar o funcionamento da sociedade, especialmente em pequenas cidades (mas não apenas). Recomendo a leitura para quem tem interesse em temas como história, sociologia e antropologia, mas também em uma narrativa bem construída, com personagens bem desenvolvidos e facilmente identificáveis. E, claro, para apreciar a maestria de Erico Verissimo na construção de romances.
Alê | @alexandrejjr 03/09/2021minha estante
Belíssima resenha, Bruna.

Barbara.Pinheiro 06/07/2021

Fabuloso
Eu não tenho palavras para descrever essa obra. Estou impactada e acredito que lê-la no momento atual do Brasil (Desgoverno Bolsonaro em plena pandemia em 2021) fez com que ela mexesse muito mais do que simplesmente recordar e se alertar.

É uma obra completa, riquíssima em questões históricas políticas e sociais.
Conseguimos ver todas as camadas da sociedade e como o jogo político acontece.

Eu queria escrever algo que realmente expressasse tudo o que essa obra me causou, todo o impacto sociológico que ela proporciona, mas não consigo.

Leiam
Ana 07/07/2021minha estante
Tive essa mesma reação quando li. Pra mim, é a obra-prima do autor.

Nara 04/07/2021

Melhor livro brasileiro da minha vida!
Livro mais atual não conheço. Parece até que se passa em 2021, salvo a falta de tecnologia. Mas o pensamento brasileiro é o mesmo. O sentimento é o mesmo.
Gostaria de comentar tudo que me fez amar esse livro mas, realmente, não quero dar spoilers. Apesar que muitos defendem que não existe spoiler quando o assunto é um livro clássico. Mas entrei nessa jornada sem saber nada e isso foi determinante para mim.
Quero chamar atenção para alguns personagens que me tocaram. Rosinha, Pe. Pedro Paulo, Valentina e Egom Sturm.
E sobre os últimos parágrafos do livro, prestem bastante atenção, olhem o que é considerado palavrão nesse país...

gabrielleabr_ 24/06/2021

Senta que lá vem história...
Li o livro na ordem que foi escrito. Primeiro, a história da cidade de Antares: começa com um retrato do Brasil de oligarquias, onde poucas famílias mandam em muita coisa. Apesar de conter diálogos muito bons, é fácil de você se perder na política da coisa.

Quando os mortos aparecem, tudo muda de figura. Veríssimo narra com detalhes as peculiaridades de cada personagem. Muito divertido ver o "acerto de contas" dos falecidos e a exposição da hipocrisia da cidade pequena que julga uns atos (adultério, por exemplo) e outros finge que não vê (corrupção, a própria).

O livro sem dúvida tem uma história muito bem elaborada e deixa uma lição de moral no final: mesmo que os mortos se levantem de seus túmulos, um dia tudo será esquecido (o povo tem memória curta).

Cris 13/06/2021

Existem muitos Tibérios, Vacarianos e Campolargos por aí...
"Se existe algo terrível que a suspensão da liberdade provoca, é a impossibilidade de rir, a perda da alegria de viver. O Brasil da era militar também era assim: muitos haviam perdido o impulso da alegria."
Esse livro é emocionante, uma crítica a ditadura militar mas não apenas isso, o retrato fiel da sociedade conservadora brasileira, dos chamados "homens de bem" esse livro é atemporal, pois ele retrata a verdade da sociedade conservadora, careta e hipócrita. E existem até hoje, no Brasil, homens como o prefeito Vivaldino, Tibério Vacariano e Quitéria Campolargo na nossa sociedade.

leitorah estranha 13/06/2021

Ainda estou processando
O livro é realmente cativante,a escrita do autor,embora seja enrolada,nos trás um toque acolhedor e íntimo para o leitor.Foi a minha primeira leitura do Erico,e não me arrependo nem um pouco de ter começado com este livro,o humor e a ironia neste livro estão na medida certa

Ana Bruno 09/06/2021

Histórico e satírico
Livro em duas partes: O preâmbulo de +/- 200 páginas apresenta um panorama histórico e político de nosso país e da própria cidade de Antares.
E o incidente .
A cidade de Antares é uma representação da sociedade brasileira puxada para a sátira. O preâmbulo prepara o contexto até o incidente.
O enredo demora para engatar, e quando engata segue em marcha lenta, mas a narrativa vai fluindo bem, tem sua agilidade e não chega a ser enfadonho.
O texto tem pontos de humor, e escrito em tom de sátira, promove momentos divertidos.
Aqui temos mortos que ainda insepultos devido à uma "greve geral", se levantam e protestam o direito de serem devidamente enterrados. Porém, nesse meio tempo, aproveitam para lavar um pouco de roupa suja, já que não têm mais nada a perder, entregando os "podres" dos demais cidadãos antarienses, promovendo mudanças na sociedade. Ou não?

Printzzz 03/06/2021

Conceitual
Vou começar dizendo que não é um livro fácil de ler quando você não é acostumado com essa linguagem um pouco mais rebuscada.

Achei a primeira parte do livro um pouco, parada, poderia até mesmo usar a palavra chata quando comparada com a belezura que é segunda parte.

Eu ri, me revoltei e até derramei algumas lágrimas. Uma perfeita crítica a ditadura militar brasileira e feita com um humor ácido, o que, com certeza, ganhou meu coração.

Foi sim uma leitura obrigatória da escola, mas a experiência valeu muito mais do que a pena.

Recomendaria com certeza

Marcella 30/05/2021

Incidente em Antares é um livro escrito em 1971, durante a ditadura militar, e sua narrativa é uma crítica ao regime da época. Ele aborda temas como exílio, tortura, censura, proibição de greve, e tudo isso de forma bem humorada e sarcástica.
Dividido em duas partes, a primeira é utilizada para contar a história da cidade de Antares, desde sua criação até a época em que se passa a história, bem como de seus principais personagens. São quase 200 páginas, um pouco cansativas, mas que praticamente dão uma aula de história do Brasil, principalmente na parte da evolução política
A segunda parte do livro narra, finalmente, o incidente. Durante uma greve geral dos trabalhadores, pedindo por melhores condições de trabalho, seis pessoas falecem. Os coveiros se recusam a enterrar os corpos e, durante a madrugada, os cadáveres se levantam. Ao perceberem que não foram enterrados, os 6 mortos decidem resolver pendências pessoais com os moradores da cidade.
É uma história muito engraçada, que mostra de forma cômica a hipocrisia da sociedade de Antares (um retrato do Brasil), onde os personagens principais se dizem pessoas de bem, da família tradicional, mas que fazem todo tipo de imoralidade às escondidas. Veríssimo nos faz pensar sobre os absurdos de um regime totalitarista e também sobre a falsidade das pessoas que detém o poder, que dizem se importam com o povo mas apenas satisfazem as próprias necessidades.

Concha Literária 29/05/2021

Erico é insuperável
O meu livro favorito dele não deixou de ser Olhai os Lírios do Campo, e O Tempo e o Vento não deixou de ser uma das histórias mais incríveis que já li, mas Incidente tem tanta coisa, tantas referências, que me comoveu não só com a história, mas também com o fato de um livro crítico ao coronelismo e à ditadura ter sido publicado durante o recrudescimento do regime militar no Brasil. Erico já era um autor consagrado, aqui e fora, e não precisava escrever algo tão comprometedor, mas o fez (aí tu pensa nos influencers que não querem falar de posicionamento político pra não perder seguidores).