Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo




Resenhas - Incidente Em Antares


504 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Mylena.Esteves 27/05/2024

Cheio de críticas colocadas com um humor maravilhoso que Érico Veríssimo sabia fazer como ninguém. Conta um pouco da história do Brasil antes do golpe militar e depois dele.
Através da população de Antares, ele mostra as verdades da sociedade brasileira da época e da política que vemos até hoje.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Amanda 20/05/2024

Não consigo pensar em palavra melhor do que "incrível" para descrever esse livro.
Desde o início, Érico vai lá atrás nos contar a história das principais famílias de Antares para explicar a formação de toda uma sociedade.
Cada personagem é construído de forma detalhada e direta, sendo muito fácil imaginar cada um deles.
Da mesma forma, as cenas são perfeitamente descritas, como se fosse um roteiro. Roteiro de livro, de tv, de cinema, de mesa de bar ou de um café. Tanto faz, seria excelente do mesmo jeito.

Na primeira parte, Érico nos entrega uma aula de história do Brasil, de forma divertida e misturando ficção e realidade.
Na segunda parte, o show acontece! Que delícia acompanhar o desenrolar do tal incidente!

Com ironia e deboche, faz críticas claras à escória da extrema direita e da ditadura, provando mais uma vez que a história é cíclica (que tristeza...).
Ao mesmo tempo, histórias divertidíssimas, outras tristes e outras românticas.
Impossível não se imaginar um arborícola!
Realidade ou surto coletivo, no final não importa. O que importa é que não será apagado de mim!
florescerdaleitura 25/05/2024minha estante
O discurso dos "defuntos" é a melhor parte


mariamanuella.brittogedeon 25/05/2024minha estante
livro maravilhoso! adorei sua resenha Amandinha




Alexandra 17/05/2024

Um acerto de contas entre mortos e vivos.
Incidente em Antares é leitura que agrada do começo ao fim. Érico é capaz de oferecer ao leitor o seu melhor: sátira, cultura, história, filosofia e uma boa reflexão sobre o nosso Brasil. Amei.
comentários(0)comente



Crixtina 15/05/2024

Incidente em antares
?Racista, eu? Ora, não sejas bobo. Sabes como trato a minha negrada. Eles me adoram. Mamei nos peitos duma negra-mina. Me criei no meio de moleques pretos retintos. Quando leio esses casos de ódio racial nos Estados Unidos, comento a coisa com a Lanja e lhe digo que no Brasil a gente, graças a Deus, não tem esses problemas, pois aqui o negro conhece o seu lugar.?
comentários(0)comente



Wags 01/05/2024

Por vezes, Incidente foi minha dívida, minha miniculpa de abandono, e hoje, se torna um dos meus romances favoritos. Sem mais. Verissimo é um dos maiores prosadores do país ♥
comentários(0)comente



Guto 25/04/2024

Uma brutal crítica à sociedade.
O livro é lento, cheio de conteúdo e embasamento pseudo-histórico o que faz a leitura ser pouco fuida e cansativa, mas é bem escrito e uma excelente crítica à sociedade, à política brasileira e a falsidade que se cultiva...
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2024

Incidente em Antares, escrito por Érico Veríssimo, é uma obra que nos transporta para uma pequena cidade fictícia no interior do Rio Grande do Sul. Publicado em 1971, durante o auge da ditadura militar, o livro mistura elementos de Realismo Mágico com uma crítica afiada à política brasileira.

A narrativa está dividida em duas partes: Antares e o Incidente.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=18909&fonte=
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jessica 08/04/2024

Incidente em Antares.
Logo de cara me interessei pela sinopse do livro e ele passou na frente de vários outros que estão na minha estante. O livro é dividido em duas partes, na primeira, Erico intercala acontecimentos da História Política do Brasil com os acontecimentos da cidade fictícia de Antares. Considero essa primeira parte como uma longa introdução ao livro e, apesar de ser boa e necessária, torna-se cansativa às vezes.
A segunda parte trás os acontecimentos propostos pelo autor de uma forma cômica e muito divertida, mas mesmo assim nos leva a refletir sobre como quem está no poder usa ele não só pra se manter, como pra encobrir seus crimes.
Esse livro nos trás as lutas entre direita e esquerda e consegue ser atemporal, parecendo que acabou de ser escrito no ano que o li, no caso, 2024.
Esse foi o meu primeiro contato com o autor, estou satisfeita e ansiosa pra ler mais obras de Erico Verissimo!
comentários(0)comente



Ronnayse 06/04/2024

É isso que eu chamo de clássico: um livro que foi escrito há muitos anos e continua atual.
Escrito em 1971, Incidente em Antares, repleto de ironias, é uma crítica aos acontecimentos presentes na sociedade – outrora e agora.
Temas como coronelismo, guerras, ditadura militar, política nacional, pressão social, lutas trabalhistas, corrupção são abordados ao longo da obra.
O livro é divido em duas partes. A primeira parte é uma verdadeira aula de história – o que faz algumas pessoas não gostarem dessa parte. Érico Verissimo vai nos apresentando a história do livro intercalando os personagens fictícios e os fatos e nomes da história do Brasil. Com isso ele faz criticas importantes à corrupção, ao coronelismo, ao autoritarismo, ditadura militar... nos mostrando a hipocrisia de cada dia. A segunda parte do livro trata do Incidente.
É triste perceber que a podridão da sociedade de um livro que foi publicado no ano de 1971 se faz tão presente na sociedade atual (2024, ano em que li o livro).
comentários(0)comente



glucaxs 05/04/2024

Livro lindo, muito bem escrito... o erico faz aqui uma crítica mordaz mas ao mesmo tempo bem-humorada de um dos momentos mais sombrios da nossa história, mesmo que a trama se desenrole antes dele. antares é, antes de tudo, o brasil ? que, infelizmente, mudou menos que o necessário.
comentários(0)comente



felipelps 30/03/2024

Carismático
Em apenas duas semanas, devorei este livro.
Na primeira parte de "Incidente em Antares", Érico Veríssimo desenha um pano de fundo cômico e sereno do contexto histórico-político até o período da ditadura. Sem dúvida, esta obra desperta um forte apego pelos personagens, os quais, além de serem críticos, também representam fielmente a direita brasileira.
No próprio incidente, já estamos familiarizados com a rotina dos personagens, juntamente com seus trejeitos, o que torna a leitura deliciosa. Este é um livro com críticas à frente de seu tempo e extremamente atual. Espero reler esta obra-prima da literatura brasileira aos 70 anos e sentir novamente tudo o que experimentei ao lê-la agora. Sem dúvida, é um livro para ser levado para a vida toda.
comentários(0)comente



Thaís 30/03/2024

Reli pela saudade
Reli esse livro que tanto amo de uma história tão arrebatadora que me cativou porque ela mostra as nuances e hipocrisias de uma sociedade. Agora o motivo da minha releitura foi pela saudade de um amigo que eu tanto amo mas que de alguma maneira se afastou de mim. Eu respeito muito e entendo ele, mas a saudade fica e aí uso esse livro para minimamente me reconectar já que foi ele que me indicou e me presenteou.
Alê | @alexandrejjr 15/04/2024minha estante
Que história linda, Thaís!




Mateus.Frota 29/03/2024

Zumbis politizados
Driblando a censura militar e desafiando a moral pública, o velho Veríssimo talvez fosse mais afrontoso que o jovem.
Quem quiser saber mais da minha opinião sobre o livro, por favor acesse: https://youtu.be/PVSg09EnRJc?si=F-qqAyQi9S4oKIKG
comentários(0)comente



504 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |