Incidente Em Antares

Incidente Em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

ciliane.ogg 28/03/2023

Uma leitura bem humorada de um Brasil deixando de ser agrário, onde a maioria da população era campesina, para se transformar em um país urbano, com novas ideias, valores.
Vemos em Antares tudo isso sendo descrito, como os donos do poder agem e o sofrimento ( bem como uma humanidade maior) entre os pobres.
Divertido, com uma leitura fluída e fácil.

Elvis 24/02/2023

Obra prima da literatura nacional
Esse livro é um marco da nossa literatura e história, afinal o desenvolvimento histórico, antropólogo, sociólogo e político que o Erico consegue resumir em 500 paginas é coisa de Gênio.

Se pudesse eu tinha grifado o livro todo, os inúmeros diálogos extremamente irônicos e inteligentes trazem inúmeros reflexões. Os personagens apesar de ?caricatos?, são representações fidedignas de todas as classes existentes na nossa sociedade.

Fiquei imaginando a leitura toda como teria sido pra o Erico vivenciar que mesmo após 50 anos, o que ele tanto criticava e detestava continuam sendo repetidos igualmente. Além de que, ele teria se surpreendido com o que aconteceu
principalmente nos nossos últimos governos presidenciais.

tabatatucat 16/02/2023

Começo a ler Erico Veríssimo com chave de ouro. Que obra fenomenal é "Incidente em Antes" e atemporal. Seus personagens ainda são a representação de um Brasil que conhecemos e temos contato na dicotomia política que vivemos hoje. Realmente é um livro de uma crítica sem igual, mas ao mesmo tempo fascinante e divertidíssimo.

Gabi 06/02/2023

Me surpreendeu.
Ler Verissimo pela primeira vez logo com a história da pacata Antares, foi uma experiência única. As reflexões sobre política se mesclam às reflexões sobre a efemeridade humana e nos faz refletir se vale a pena tanto desgaste em nome da sociedade. As personagens cativam, crescem, tem profundidade. Os diálogos são instigantes e dá pra se aprender muita história do Brasil.

Luís Henrique 05/02/2023

Érico Veríssimo que obra-prima
Livro indicado por um amigo. Agradeço-o pela indicação. Queria ler um livro com toques de humor e esse cumpriu muito bem o seu papel. Não se trata de um livro humorístico, longe disso, mas a escrita desse autor é tão fluida e certeira que em vários momentos somos pegos rindo de várias situações ocorridas entre os personagens de Antares, pois ele retrata com toda transparência, as mentiras, traições, ganâncias, luxúrias, e muitos lobos em pele de cordeiro etc etc etc... retratando o comportamento impulsivo e descontrolado do ser humano.
Além disso, somos brindados com uma aula de história política na primeira parte do livro. É triste saber como a velha política segue muito bem enraizadas em nossa cultura.
No mais, adorei a escrita do Érico. Conhecia apenas os livros do filho.
Família abençoada essa.
Sem sombras de dúvida, todo brasileiro deveria ler essa obra.

Leonardo.Ribeiro 04/02/2023

Livro sensacional
O livro é divido em duas partes: Antares e o Incidente. A primeira parte conta a história do surgimento da cidade de Antares. A cidade é fictícia, mas o autor a coloca no mapa como localizada no Rio Grande do Sul na divisa com Uruguai e originada a partir do conflito entre as duas maiorias famílias, Vacarianos e Campolargos.
Apesar de não ser o cerne da narrativa, essa primeira parte é muito interessante, pois apresenta a história real do Brasil entre os governos de Júlio Prestes a João Goulart de forma super descontraída e por meio dos diálogos entre as personagens que ou falavam sobre os acontecimentos políticos e o reflexo disso em Antares ou estes mesmos tinham algum tipo de participação no fato.
Também é a parte do livro que introduz todos as personagens que farão parte da narrativa presente durante todo enredo. Já o "Incidente" ocorre como se diz a própria sinopse "11 de dezembro de 1963. Greve geral em Antares. O fornecimento de luz é interrompido, os telefones não funcionam mais, os coveiros encostam as pás. Dois dias depois, uma sexta-feira 13, sete pessoas morrem - entre elas d. Quitéria, matriarca da cidadezinha. Insepultos e indignados, os defuntos resolvem agir:
querem ser enterrados. Reunidos no coreto, decidem empestear com sua podrião o ar da cidade. Enquanto ninguém os enterra, porém, resolvem acertas as contas com os vivos e passam a bisbilhotar e infernizar a vida dos familiares."

leticiavianac 25/01/2023

como pode 7 defuntos causarem tanto rebuliço numa cidade. ri e chorei entre uma página e outra, Erico Veríssimo simplesmente genial

sharacrstn 23/01/2023

"A vida é um longo hábito. A vida é um vício."
Apesar de ser longo - principalmente a primeira parte -, esse livro conta uma história muito bem construída e pesada. Cada um dos defuntos que se levantam traz uma reflexão diferente e importante consigo.
Assuntos como vida, morte, liberdade, democracia e política são discutidos de forma simples, porém profunda.
E é até preocupante que assuntos que eram problemáticos 50 anos atrás continuem presentes nos dias de hoje, o que só prova que a história do Brasil é um ciclo vicioso que parece continuar mesmo depois de tanto tempo.

Andrea 18/01/2023

Incidente em Antares
Erico Verissimo novamente fantástico. Nessa obra se conhece o poder coronelista da pequena cidade de Antares, e seu famoso incidente em sua história mais recente: uma greve onde até os coveiros pararam de trabalhar. E no primeiro dia da greve, sete mortos ficaram sem sepultamento. O resultado? BARRACO com lavação de muita roupa suja, envolvendo os mortos que apenas queriam a dignidade de serem enterrados. Uma leitura envolvente do início ao fim, onde muitos aspectos sociais e históricos são abordados!

Icaro 17/01/2023

Me interessei pelo livro graças ao tweet famoso que cita o acontecimento principal do livro: a volta dos mortos para expôr os moradores da pequena cidade de Antares.

Mas a história começa muito antes disso, na verdade. Começa com antes de Antares se chamar assim, começa com o Coronel Vacariano sendo o líder da região, entrando em disputa com os Campolargo (uma família rica que chega na cidade), disputa por poder, política, um estudo sociológico polêmico, política, tramas familiares, política... A parte central da história se passa durante a ditadura militar do Brasil (1964), pontos de vistas diferentes e até a disputa esquerda x direita.

Não tenho muito o que falar desse livro, porque ele é complexo demais pra ser resumido. Mas ao contrário da sinopse, ele não fala só da volta dos mortos, isso não é o assunto principal.
Esse livro fala muito sobre a política em um dos momentos históricos mais difíceis no nosso país, e apesar de ter sido publicado no século passado, podemos ver como ele ainda reflete o momento presente e como isso é preocupante.

Gostei, interessante, mas não é um livro pra lazer.

Anny.Gabriella 16/01/2023

Incidente na vida real.
Uma prévia da realidade. Sem firula, Erico traz as desventuras de uma sociedade corrompida, num período delicado de nossa sociedade. Recomendo demais a leitura.