Valente Para Sempre

Valente Para Sempre Vitor Cafaggi




Resenhas - Valente Para Sempre


45 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Ga 02/04/2021

Lindo, fofo e orgânico
Sabe, é tão clichê contar um romance do carinha está perdidamente apaixonado e não sabe bem demonstrar isso, mas fazer o quê, somos clichês e adoramos ver eles.
Comprei valente na pura confiança de ver um dos responsáveis pelas lindas graphic msp da turma da Monica, e olha, esse começo está na altura de seu trabalho com a turminha
Valente conta a história do pequeno valente, um cachorro que se apaixona por uma gata que viu no ponto de ônibus e narra suas aventuras amorosas, esse gibi é de uma sensibilidade tremenda, seja com seu humor impagável, o traço tão gostoso ou a história muito divertida, todos os personagens são muito reais, inclusive o próprio valente que vive com a cabeça nas nuvens e tentando ter coragem para fazer alguma coisa e falhando miseravelmente
Já quero ler toda a história, morri de rir e sofri de amor com valente
comentários(0)comente



Giovanni Abrami 21/06/2021

Valente para sempre é super leve! Não me canso de reler toda a coleção. Valente e todas as demais personagens me trazer lembranças de momentos da vida, com o final do ensino médio e o começo de suas aventura amorosas a história nos envolve da primeira à ultima página. Super recomendo!
comentários(0)comente



Lara JFelisberto 20/07/2022

Fofo
Valente é muito fofo, ele está atrás de uma namorada, de um jeito muito genuíno ele constrói sua história, e sempre tem uma amiga para te aconselhar... Recomendo de mais a leitura
comentários(0)comente



Toni Bernardes 04/11/2021

Tirinhas nunca me envolveram tanto quanto Valente!
Ganhei de presente da minha irmã, acho que foi um dos melhores presentes que já ganhei, tão curto e pequeno, mas tão bonito e envolvente! Eu já tô ansioso pra ler o resto da coleção, e também pra saber no que vai dar a vida amorosa do Valente. Sigo arrependido de não ter comprado antes pra ler, mas muito feliz por finalmente ter lido e confirmado as expectativas de uma ótima leitura!
comentários(0)comente



Aroldo10 29/04/2020

Somos Valente.
Valente traz a história de um cãozinho (identifiquei-me muito com ele), que está passando pelos seus primeiros dilemas de amor, vivendo uma constante busca para encontrar seu amor, que pode ser visto em qualquer garota que lhe dá atenção. É bem próximo da realidade as angústias e dúvidas que o personagem tem, acredito que a maioria das pessoas passou por isso e quem não, vai passar! Recomendo ler, super divertido.
comentários(0)comente



Helô 02/04/2020

Um olhar valente sobre a vida
Muito sincero, mesmo que contendo animais como personagens, que andam de metrô e fazem pudim. Foi uma leitura que tocou no coração, ainda mais porque foi um presente de alguém muito especial. O Valente é um cãozinho com quem creio que todos podem se identificar de alguma forma, e acompanhar a trajetória amorosa dele foi muito cativante.
comentários(0)comente



Gabi | @universobidimensional 27/02/2020

O traço de Vitor Cafaggi é lindo demais. A história de Valente é tão linda quanto.
Carol Nog 03/03/2020minha estante
É história de chorar?


Gabi | @universobidimensional 07/03/2020minha estante
Ainda não




estherdeos 20/02/2022

A história do Valente é fofinha demais, eu já tinha lido os 5 primeiros livros mas comprei o 6 e não lembro detalhes então resolvi reler. Me apaixonei pelo jeitinho do Valente de novo rs
comentários(0)comente



Andressa921 06/09/2015

Encantador
Valente é um quadrinho que te faz com que vc entre no papel dele, pois todas as situaçoes que ele passa possivelmente você ou já passou, ou ainda ira passar.
Ele relata situações em que um jovem sai a procura da pessoa amada, mas para poder encontrada ele precisa conhecer varias mulher na sua vida, para que finalmente ele encontre "A mulher da sua vida".

comentários(0)comente



Mateus 12/05/2023

Um samba antigo cheio de valentia
Essa primeira edição mostra que o amor é valentia e coragem.
Valente não liga de quebrar a cara nem de tentar novamente sempre que preciso.
Lembra sempre um amigo ou nos mesmos essa esperancice incrível que Valente carrega
comentários(0)comente



MarcusASBarr 12/12/2018

Encantador...
Ler esta obra é ser tomado por uma onde de saudosismo, para mim que já estou ta~tão distante desta fase que é enfocada com maestria por Vitor Caffaggi. Hoje mesmo ele segue para mão de minha filha de 13 anos que terá, certamente, visão e impressões completamente diversas sobre a mesma.
comentários(0)comente



Delirium Nerd 30/08/2018

Reflexões sobre ideais românticos e masculinidade tóxica
Amores platônicos, foras constrangedores, expectativas altas e corações partidos. Valente poderia ser apenas mais uma história sobre descobrir o amor nos primeiros anos de juventude, mas é muito mais. Com uma delicadeza desconcertante e muito precisa, o cãozinho mais querido deste mundo antropomórfico mostra que não há nada de errado em demonstrar afeto, colocar-se em uma posição vulnerável e abrir-se ao amor (ainda que exista a possibilidade de simplesmente não dar certo). E sim, este é um recado para meninos e homens.

Tímido e sonhador, nerd e meio desajeitado, com hábitos não muito saudáveis, talvez um pouco carente demais… Valente é aquele tipo de pessoa que se apaixona por qualquer um, a qualquer instante, que se entrega e se joga sem medo de ser feliz. Você com certeza vai lembrar de alguém que é exatamente assim: encantador pela leveza e inocência com que vive a vida. E não é apenas de epopeias sobre apaixonar-se, ter o coração partido e superar decepções que vive o protagonista.

Um dos pontos mais interessantes sobre Valente é que a HQ desconstrói aquela ideia triste e nociva de que meninos e homens não podem se entregar à paixão. Em um mundo que constantemente ensina meninos a não chorar, não demonstrar sentimentos e não se envolver, somos agraciadas com um protagonista que quebra este ideal de masculinidade extremamente tóxico. Ele se apaixona mesmo, se arrisca, chora e sofre, se permite ficar vulnerável e exposto emocionalmente. E sem parecer fraco! Muito pelo contrário, quem lê Valente consegue ver muita coragem, se reconhecer no personagem e diante de algumas situações, até bem constrangedoras, por sinal, é possível sorrir e pensar “quem nunca?”. E isso é algo que torna Valente tão humano.

É preciso ter muita bravura para se apaixonar, se desiludir e superar. E nada disso é coisa única e exclusiva de meninas: é coisa de ser humano! As personagens femininas de Valente, aliás, são muito interessantes por mostrar que nem só de amor vivem as mulheres. Com uma doçura incrível, Cafaggi mostra que dá para construir histórias fofas com mulheres fortes, como a melhor amiga Bu, que tenta botar Valente nos trilhos da racionalidade e fazê-lo aprender algo com suas decepções; ou a irmãzinha de Valente, em cenas hilárias onde alfineta o estilo de vida de seu irmão mais velho. E claro, suas pretendentes: Dama é muito mais um espírito livre do que apenas indecisa. Entre idas e vindas, o recado que deixa para as leitoras é que não há um segundo a perder e a vida está aí para ser vivida. Princesa, quase um sopro de alívio para a vida tumultuada de Valente, lembra que coisas acontecem pelo caminho, apesar de todos os planos para o futuro. Luna parece aquele tipo de pessoa que absolutamente não sabe o que quer e que, talvez sem querer, acaba causando muitos estragos por onde passa.

É importante notar que estas características podem ser atribuídas a qualquer pessoa, independente do gênero! – e se você fizer o exercício de substituir os nomes femininos por masculinos, vai lembrar de muitos amigos e conhecidos que são exatamente assim… Seria muito fácil contar a história de gatinhas ou pandas que vivem em função de um herói, ou que simplesmente colocam um protagonista sensível na geladeira da amizade conhecida como friendzone, mas Cafaggi escolheu outro caminho e de forma brilhante contou histórias de meninas que podem querer outra coisa da vida, além de viver uma grandiosa e única história de amor.

E falando em personagens interessantes, há também os meninos do RPG, amigos que ajudam Valente a superar e seguir em frente. Eles nem de longe representam o ideal de virilidade e, apesar de tentarem levantar a autoestima do protagonista, seus conselhos não são os melhores. Fazer a fila andar é bom e até ajuda, mas tentar transformar alguém em um garanhão quando é óbvio que não se tem a mínima vocação para isso, chega a ser cômico. E também faz pensar sobre algo que definitivamente não é justo.

Atribuir exclusivamente às meninas a capacidade de demonstrar sentimentos ou amar incondicionalmente é cruel, assim como é muito danoso minimizar o sofrimento que meninos também podem enfrentar em algum momento da vida. Há meninas que só querem curtir e quando algo não dá certo seguem o baile e tudo bem! E há meninos que se apaixonam à primeira vista, se decepcionam e logo voltam a se apaixonar perdidamente e tudo bem também!

O que Valente mostra de uma forma muito singela e que reflete como nossa sociedade educa homens e mulheres, é que o grande problema é forçar um comportamento que tem contribuído para a manutenção de uma engrenagem que causa danos. Tanto a quem é forçado socialmente a ocupar este papel de “macho alfa”, garanhão ou pegador, como àquelas que se relacionam com estes homens que não foram ensinados a amar de uma forma saudável.

Valente traz várias lições sobre o apaixonar-se, lidar com corações partidos e equilibrar o “criar expectativas” com o “botar os pés no chão”, mas também sobre ser você mesmo, e faz isso de um jeito simples e tocante. Pessoas sentem e expressam seus afetos de formas e intensidades variadas e isso tem a ver com a individualidade de cada um, apenas. São várias personagens que mostram diversas formas de amar e de superar frustrações e nenhuma é melhor que a outra. Cada um é diferente e vive estas situações de forma única, e é por isso que aquele conselho do seu melhor amigo pode não servir para nada e às vezes até estragar tudo, afinal.

É por isso também que nunca é legal julgar alguém, ou a si mesmo, pela forma como sente e lida com seus problemas sentimentais. E Valente é genial porque, talvez sem querer, faz pensar sobre como reagimos diante do amor e suas consequências, e que o ato de amar não é uma coisa intrínseca ao gênero feminino ou ausente no gênero masculino, mas peculiar a cada um.

Por estes e outros motivos que esta história (quase autobiográfica) e Vitor Cafaggi tem muito mérito por expor-se tanto, é uma lição para muitos meninos e homens sobre sentir e se envolver emocionalmente, sem medo de diminuir sua virilidade. Então, se você quer uma leitura premiada*, gostosa e tranquila, com aquele gostinho de nostalgia da adolescência e uma pitada de reflexão, leia Valente! Você vai se emocionar com as lições de vida deste cãozinho nerd, que faz aquecer o coração até da mais descrente criatura na face da Terra.

site: http://deliriumnerd.com/2018/07/11/valente-ideais-romanticos-masculinidade/
comentários(0)comente



Ceginara 10/06/2018

Ele está pronto para amar
Valente conhece Dama e com ela já sonha em casar mas a paixonite lhe prega peças e com o ex ela volta a se relacionar. Então Princesa ocupa esse vazio fazendo-o novamente sonhar. E quando tudo parece certo e o namoro enfim vai engatar, Dama ressurge para novas dúvidas criar... esse é Valente e sua única opção é amar!
comentários(0)comente



Pandora 01/01/2015

Quando escrevi sobre o Graphic Novel "Turma da Mônica: Laços" do Vitor e Lu Cafaggi, a Natalia Maria do blog "Naty in Wonderland" me indicou a leitura de "Valente" do Vitor Cafaggi, eu confiei e trouxe o quadrinho para minha vida. Foi uma das decisões literárias mais acertadas dos últimos tempos.

A titulo de contar a história de um rapaz urbano, romântico e sonhador, em cada página e conjunto de quadrinhos, Vitor faz pequenas crônicas desenhadas que sozinhas já contam uma história completa e juntas contam a história de como Valente vive uma pequena história de amor, um tanto quanto mal sucedida em alguns aspectos e bem sucedida em outros.

"Valente" é um pequeno livreto que a gente ler rindo do começo ao fim. É enternecedor, é lirico, é romântico e cheio de afeto. Um livro que te abraça e te põe para dormir com sonhos doces. Eu estou apaixonada e grata por ter tal texto em minha estante. Agradeço a Naty e guardo com amor essa coisa rara produzida pelo Vitor Cafaggi.
comentários(0)comente



Elric 13/12/2014

Valente para sempre
Ouvi falar sobre o Valente em um episódio do MRG (Matando Robôs Gigantes), mesmo sabendo da história fui surpreendido pela semelha que o pequeno Valente tem com todos nós. I recommend one hundred percent ^^
comentários(0)comente



45 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR