O Guardião

O Guardião Dean Koontz

Resenhas - O Guardião

Salim 01/12/2023

Clichê
Clichê, cheio de frases prontas/bregas (algumas realmente ridículas até) e com muita enrolação em grande parte do livro... bem fraco esse!

Samantha.Facincani 13/07/2023

O destino luta para refazer o padrão do que está determinado
Uma ótima aventura, com tudo que temos direito: ação, romance, comédia, drama,  suspense, tensão, viagens no tempo, amor, amizade, família... enfim... tudo e mais um pouco!

O livro fala sobre a vida de Laura Shane e todos os acontecimentos "bizarros" que permeiam sua vida desde o seu nascimento até a vida adulta. Nessa jornada, nos são apresentados pessoas maravilhosas, seu pai amoroso, Thelma, seu filho, seu marido Daniel e claro, seu guardião, Stefan! Mesmo sendo uma pessoa misteriosa e às vezes assustadora, ele é essencial na vida de Shane, fazendo com que toda a magia aconteça.

Dean R. Koontz acertou a mão nesse livro, é um dos seus melhores trabalhos, com uma leitura leve e envolvente. Vale super a pena!

Depois desse livro, você vai ter uma ideia um pouco diferente sobre tempestades, raios e trovões...

Boa leitura!
??

Rodrigordijn 12/05/2023

Gostei da história
O livro me surpreendeu porque resolvi lê-lo sem saber sua sinopse! Achei uma leitura tranquila (para os livros que já li), de fácil compreensão e instigante! Algumas partes dele surpreendem e prendem o leitor que fica querendo saber quem é o Guardião e porque ele protege Laura Shane! Achei um final bom também!

O Tolo de Amarelo 14/04/2023

Uma dose de tudo, por favor
Esse livro tem tudo.

Drama. Ação. Comédia. Aventura. Ficção científica. Você escolhe.

É muito bem bolado. Há personagens incríveis que te fazem rir e sofrer na mesma medida. Koontz caprichou na essência dos personagens isso é certo.

O enredo começa frenético, dá uma freiada e passa prum drama com comédia e depois fica totalmente em ação e aventura entre viagens no tempo. Essa mistura foi melhor do que eu esperava e me fez ter mais ânimo pra seguir em frente.

E outra vez Koontz traz uma escrita ágil e direta ao ponto, sem aquela necessidade de descrever uma ida a padaria e como o personagem comeu um pão e lembrou do que um outro cara falou anos atrás quando tava naquela mesma fila de pão no verão mais quente do ano; seu time favorito de baseball estava no topo da classificação e blá-blá-blá. Enfim, vc entendeu o que quis dizer.

Ótimo trabalho, Koontz.
David 24/05/2023minha estante
Deixa o homem falar dos Red Sox ?

O Tolo de Amarelo 24/05/2023minha estante
Eu deixo, mas não evito sacanear ???

David 24/05/2023minha estante

Greice21 01/04/2023

Estrada do relâmpago
24° livro do 1° trimestre
*O guardião* , _Dean Koontz_
Vamos conhecer Laura. Ela nasceu em uma noite tempestuosa. Sua mãe morreu no parto por conta de várias complicações, e se não fosse pela intervenção de seu anjo da guarda, ela não teria sobrevivido também . Por volta dos 12 anos , Laura acaba perdendo o pai , levando-se morar num abrigo. Lá ela se vê vítima de um dos funcionários, e precisara ser corajosa o suficiente para sobreviver. Já adulta, Laura se dedica aos estudos para se tornar uma grande escritora, e nesse vaivém começa a receber alguns presentes de um admirador secreto. Passados os anos, ela se casa com Dany , seus livros são grande sucesso, combinado com o nascimento de Cris. Na volta de um fim de semana nas montanhas, Laura e sua família, são abordados por ninguém menos que seu anjo da guarda. Mas outra pessoa entra em cena, e este está decidido a matar Laura, e quem estiver no seu caminho. No confronto, Dany é morto, mas Laura e Cris saem ilesos graças a seu anjo da guarda.
Em meio a uma fuga, Laura tem a impressão de que mais perigos a aguardam. Uma tempestade de relâmpagos e trovões, é o indício de que há viajantes do tempo na área.
Stefan - o anjo da guarda - vai ao encontro de Laura e revela seus segredos a ela, e os perigos a que estão expostos. Juntos eles precisaram viajar no tempo para impedir que os agentes da Gestapo, mudem a história do mundo
Um livro alucinante, uma história perfeitamente construída, personagens cativantes, com início, meio e fim. Paradoxo, Nazistas, genocídio, livros, superação, amor, cobiça....ahhhh só lendo vocês poderão desfrutar da sensação que dá ler esse livro.

Évelin Noah 20/05/2022

O guardião não é uma das melhores obras do Dean, mas, ainda assim, é um bom livro. Um pouco lento nas primeiras 100 páginas, mas depois pega o ritmo.

Rodrigo 27/01/2022

Um bom passatempo
Este é um livro que mistura ação, suspense e ficção científica. Se você gosta dessas temáticas, esta pode ser uma boa escolha.
Porém, senti certo incômodo com a resiliência fora do normal da personagem Laura. Em alguns momentos me peguei pensando: PQP! Essa mulher é uma máquina? Nada a abala?

Bruno Malini 02/11/2021

Muito legal
Já deve ter uns 20 anos que não leio esse autor, e achei essa edição de bolso baratinha, pra completar o frete grátis, rsrsrs... e olha que surpresa, é bem legal a história, ótimo passatempo

Francisco 19/08/2021

Proteção de um guardião viajante do tempo
Durante uma tempestade em 1955, Laura Shane está por nascer e recebe a visita de um homem misterioso que tenta interferir em seu nascimento ao lidar com um obstetra bêbado que realizaria o parto, com que sua mãe vem a falecer. Novamente em sua infância Laura recebe a visita desse homem misterioso que sempre surge quando há tempestades.

O homem misterioso que visita e vigia Laura e seu pai Bob ao longo dos anos é Stefan Krieger e a salvou de muitas situações de risco em diferentes momentos em seu crescimento, principalmente depois da morte de Bob por volta dos quarenta anos, quando Laura passa a morar em orfanatos, casas de adoção e até mesmo em sua vida adulta.

Stefan é membro de uma instituição nazista de 1944 que realiza pesquisas científicas sobre viagem no tempo e almeja expor toda a instituição, mas é perseguido Kokoschka, um outro membro da instituição que viaja no tempo sempre para o futuro perseguindo Stefan pela "Estrada do Relâmpago", que sempre tem duração de onze minutos.

O plano de Stefan para Laura e seu filho Chris resulta em passarem a ser perseguidos por agentes policiais nazistas (Gestapo e SS) do instituto de pesquisas que almejam evitar a exposição de suas pesquisas secretas relacionadas à viagem no tempo.

A escrita de Koontz o consagrou com mais de 500 milhões de livros vendidos em todo o mundo: uma escrita fluida e, na maioria das vezes, enredos repletos de suspense, alguns toques de horror ou até mesmo de ficção científica. Esse está entre um dos meus autores favoritos. Aqui Koontz nos traz um ótimo suspense com elementos de ficção científica (viagem no tempo). Com certeza essa é uma leitura que recomendo.

Tatianees 16/07/2021

Excelente
O livro já começa com o Guardião interfirindo no nascimento de Laura. Logo surge a questão: quem é ele? De onde vem? Por que a vida de Laura é tão importante?
Mesmo com a ajuda do Guardião, a vida de Laura é repleta de tragédias. Órfã ainda criança, tem que lidar com pedófilos e todos os problemas de orfanatos e lares abusivos.
Mas Laura se torna uma mulher forte e guerreira, o que é útil quando ela descobre que assassinos profissionais estão querendo matá-la e a seu filho.
Com muitas cenas de ação, com toques de humor e drama, amor e amizade, esse livro mistura ficção científica com suspense e mistério.
Super recomendo.

Marcio 11/08/2020

Interessante mas com desenvolvimento lento
O começo me deixou vidrado porque o autor já te joga de cara no mistério e você fica sem entender o que está acontecendo mas querendo continuar pra descobrir. O problema é que o desenvolvimento lento da metade pro final não compensou quando tudo é explicado. Não teve graça. Foi uma coisa bem ok e que não me empolgou pra terminar o livro. Nas últimas cem páginas eu não me importava mais com os personagens nem com a história. Só queria que terminasse logo. No entanto, o conceito de viagem no tempo é interessante com a segunda guerra mundial como plano de fundo. Mas só.

patita 01/11/2016

Resiliência
O livro é muito bom. É um misto de suspense, ficção científica, drama e romance. Mas o que me marcou muito neste livro, e acredito que nem tenha sido esta a intenção do autor, foi a personagem Laura. Ela teve uma vida muito difícil, com muitas perdas e sofrimentos desde o seu nascimento. Parecia até que ela era perseguida pela má sorte pois quando algo bom parecia estar chegando, algo de ruim acontecia. Vez ou outra, todos temos momentos assim na vida e é muito difícil nos adaptarmos a eles e mantermos a esperança. A palavra resiliência sempre me soou muito difícil de ser entendida mas compreendi verdadeiramente o significado com a estória de Laura. Sua obstinação em não culpar ninguém e nem a si mesma pelos infortúnios que aconteciam (quando o mais comum seria fazê-lo) e o modo de ver a coisa por outro ângulo, um ângulo mais leve e muito verdadeiro me fizeram pensar muito a respeito. Um livro que me marcou a vida.

Alynne Scott 01/08/2016

Por ser demais, foi pouco.
Comecei o livro amando. A narrativa traz questões e reflexões pertinentes sobre assuntos delicados (a vida de crianças órfãs, estupro, depressão, abuso etc), mas também tem uma carga de humor muito forte e isso me agradou muito pois deixava os acontecimentos menos pesados (apesar de não menos impactantes).

As primeiras 180/200 páginas foram uma maravilha. Os personagens são carismáticos, gostei de absolutamente todos e eles são desenvolvidos de uma maneira bastante satisfatória, mesmo que não tão aprofundada. Até aí - tirando umas partes muito aqui e acolá - não se via a ficção tão esperada.

Chegamos então à segunda parte do livro que, apesar de ter os mesmos personagens, parece uma história totalmente diferente. O ritmo é mais de ação e você sente uma leve puxada pro suspense - leeeeeeve como uma pena. O humor se mantém aqui também. Tem umas partes e figuras que apareceram e me fizeram rir pelo absurdo que autor tentou fazer, achei micão e forçado, mas segue a vida, não destruiu tanto a trama.

O final é aquela coisa previsível, não muito bem desenvolvido, mas agradável. Satisfatório.

Minha impressão geral é que faltou um elo de ligação entre as duas vertentes do livro (o romance/drama do começo e a ficção mais da frente). Poderia ter sido um livro lindo, astuto, comovente e de ótimo humor se Koontz tivesse feito somente a primeira parte e desenvolvido a história com mais densidade.

A edição tem vários erros (o que me deixa muito incomodada), a história tem várias lacunas e problemas de continuidade e, apesar de não ser um livro ruim, está longe - para mim - de ser um livro bom.
Lucas.Wijk 24/09/2016minha estante
Eu concordo! Adorei o livro na primeira parte, mas na segunda eu achei ele meio "forçadão", perdeu aquela pegada que o deixava tão bom no começo.

Alynne Scott 24/09/2016minha estante
Exatamente :(