A Menina de Vidro

Resenhas - A Menina de Vidro

1 | 2 | 3 | 4

Andrea 26/07/2021

A menina de vidro
Depois que terminei de ler esse livro, fiquei pensando no que eu escreveria na resenha. Que livro maravilhoso, cheio de dor, de amor, cheio de decisões difíceis. me coloquei no lugar de Charlote várias vezes e acho que eu faria tudo da mesma forma. Como não pensar no futuro dessa criança? Leiam!!!! Mas preparem seus lenços.

Lucimaura.0 18/07/2021

O livro é maravilhoso, eu tinha feito uma resenha aqui, mas infelizmente o aplicativo apagou o que eu escrevi.

Já nos deparamos com inúmeros clichês que mostram quanto uma mãe é capaz de fazer pelo filho, mas pela primeira vez me deparei com um único e muito conflitante:

Você seria capaz, em frente ao um júri, afirmar que a filha que tanto ama é fruto de um nascimento indevido?

A problemática do livro gira em torno do caos que acomete a vida dessa mulher desesperada, é uma decisão que irá afetar não apenas a relação mãe e filha, mas também o matrimônio, o círculo social e acima se tudo sua relação de amizade.

Elisa.Binelli 20/06/2021minha estante
É exatamente isso que pensei quando terminei o livro! E eu prefiro não considerar aquele último capítulo (isso acabaria comigo). Mas todos os livros da Jodi são assim... É difícil tomar partido de alguém.

Carol 21/06/2021minha estante
Esse capítulo foi desnecessário. Quero ler mais livros dela mas não agora pq ainda não superei kkk

Elisa.Binelli 21/06/2021minha estante
Até agora gostei de todos que li da autora. Mas realmente são difíceis de digerir!

Lilian.Ladeira 12/05/2021

Um livro que faz nos pensar em quão longe podemos ir em prol dos nossos filhos e em detrimento aos demais proximos. Uma analise critica sobre as decisões dificeis que podem atingir toda uma familia. Muitas questões a se refletir.
O final do livro deixou um pouco a desejar, esperava que fosse mais elaborado e criativo, mesmo assim ainda considero uma ótima leitura.

Taty está lendo 13/02/2021

O QUE VOCÊ FARIA POR AMOR? O QUE VOCÊ FARIA PRA SER VISTA?
O que me prendeu, de início, foi a escrita de Jodi Picoult. Esse foi meu primeiro contato com a autora e não me arrependi nenhum pouco, porém, me pergunto pq não peguei seu livro a tempos pra lê-lo? já q ele estava na minha visão a esse tempo todo!?

Willow, nasceu com uma doença rara, osteogênese imperfeita, da qual não a cura. Uma doença grave q faz de seus ossos mto frágeis q se quebram com facilidade.
Aqui, nós vemos um drama familiar sobre a doença de Willow... estresse, amizades, traições, dinheiro.
Também, não menos importante, gatilhos sobre suicídio, aborto e bulimia.

*O que você faria pra ser vista?
*O que você faria por amor?
*Defeitos, todos nós temos!

TroqueLeitura 22/07/2020

A história é bastante interessante, mas sendo minha segunda leitura da autora, esperava mais. Achei que o enredo ficara confuso em determinadas partes, com cenas que não foram bem desenvolvidas e eu senti como se algumas coisas atropelassem o tempo das outras..
Mas, no geral o livro é bom demais! Li em menos de 3 dias.. a cada página que lia, mais eu queria chegar ao final.
Recomendo este, e ?a guardiã da minha irmã?, da mesma autora, que é sensacional!!

Bell 11/03/2020

Finalizado!!
Quem conhece Jodi Picoult sabe que sua escrita é única. Ela sempre aborda temas polêmicos com muita sensibilidade e graça. Jodi tem o dom de criar personagens tão humanos e verdadeiros que é impossível não se conectar, ela desenvolve os personagens com características tão incisivas que você consegue entrar na cabeça de cada um deles e entender suas motivações.

Esse livro não foi diferente.
Emocionante, inquietante, tenso. Com diálogos incríveis. O livro é apresentado sob a perspectiva de vários personagens, como se eles estivessem contando a história para Willow, a menina de vidro. Isso torna o livro ainda mais intenso e envolvente. .

Terminei o livro com o coração em pedaços!!
Pra quem ama um drama fica a dica! E prepare os lencinhos!!

Tamara 17/08/2019

Há vários anos tenho o hábito de ler as obras de Jodi Picoult, e ela foi uma das primeiras autoras de drama que conheci, e de certa forma foi uma das responsáveis por eu gostar tanto desse gênero. Dessa maneira, quando iniciei em seus livros e comecei a pesquisar tudo que ela já havia publicado, me deparei com o título de A menina de vidro, uma obra cujo enredo que conheci pela sinopse jamais saiu da minha cabeça. Porém, apesar de desejar muito lê-lo, eu não podia, pois era uma obra que jamais tinha sido lançada em e-book, e como sou deficiente visual esse é o meio pelo qual realizo minhas leituras. Mas, bem recentemente, foi com uma empolgação enorme e também muita surpresa que descobri que a editora Verus lançou em versão digital esse que era o sonho literário da minha vida, e com rapidez, logo o adquiri e pude lê-lo e comprovar que essa história cumpriu todas as minhas expectativas e mais um pouco, e que é tão impactante quanto eu imaginava.
A menina de vidro é um livro que nos arrebata, prende e nos deixa ali, grudados nas páginas só para descobrir o que vem a seguir, mas também é o tipo de história que não proporciona uma leitura fácil, pois apesar de termos uma escrita completamente fluída, bem feita e bem conduzida, os diversos dilemas morais que surgem ao longo do livro, os diversos sentimentos que ele nos causa e as impressões que ele nos deixa são muito marcantes, e por vezes requerem alguns minutos ou horas para serem digeridos, pois muitas vezes vão contra tudo o que pensamos e sentimos, e durante todo o tempo eu ficava me questionando como agiria se estivesse no lugar de cada um daqueles personagens e em alguns momentos ficava horrorizada com os argumentos, e em outros fui levada às dúvidas, tanto quanto os personagens o foram. Encontramos nessa trama a história de Charlotte, uma mulher que foi mãe solteira de Amelia, e após alguns anos quando conheceu Sean, um homem bom e dedicado, logo casou-se com ele, e o casal passou a tentar engravidar, nascendo então dessa união Willou, uma menina linda, inteligente mas quebrável literalmente, pois ela nasceu com Osteogênese imperfeita, ou também conhecida por doença dos ossos de vidro, com a qual a menina veio a ter dezenas de fraturas, inclusive dentro da barriga da própria mãe, e a partir dessa perspectiva, o livro tem início no dia do nascimento da criança e então começamos a conhecer a saga de cuidados, sofrimentos e amor dessa família. Foi assim que anos depois do nascimento da menina, Charlotte, a mãe resolve processar a obstetra responsável pelo nascimento de Wilou, mas o problema é que a obstetra era também a melhor amiga de Charlotte, e a alegação foi que caso a médica tivesse descoberto sobre tal doença antes, isso teria dado-lhe a oportunidade de informar para a mãe de Willou que aquele bebê poderia ser abortado, e apesar de os desejos do aborto não corresponderem aos reais sentimentos da protagonista, ela alega que precisa apresentar isso diante do tribunal, dizendo que o nascimento de sua menininha foi indevido, a fim de ser indenizada e com esse dinheiro proporcionar uma vida melhor para a criança, para suprir todas as necessidades causadas pela doença.
Apresentando a trama dessa maneira, é fácil imaginar que não gostaríamos do livro, e realmente, em vários momentos diante dos argumentos apresentados eu senti muita raiva, mas ao mesmo tempo, tudo que é apresentado aqui nos faz refletir profundamente, nos emociona e nos toca, transformando essa em uma história única e inesquecível. Apesar de a história girar muito em torno desse processo, dos dilemas morais e de outras discussões em um embate jurídico, há também uma série de temáticas secundárias de grande importância, como o que isso faz com a família de Charlotte, a maneira como cada membro da família reage aos problemas, e também podemos acompanhar de maneira muito sensível a vida da inteligente e forte Willou, que para mim foi uma verdadeira lição de coragem e me marcou muito. Além disso, algo muito interessante que esteve presente na construção dessa história é o fato de podermos acompanhar a narrativa sendo feita pelo ponto de vista de várias vozes, e podemos ouvir Charlotte, Amelia, Sean, Piper, a advogada da família e também Willou, o que nos mostra a história através de vários ângulos diferentes e nos proporciona a oportunidade de compreender um pouco sobre cada um deles.
Talvez, mesmo se ficasse horas falando sobre essa obra provavelmente eu ainda não conseguiria expressar o quanto ela me tocou, então só tenho a dizer que a minha recomendação é de que aqueles que gostam do gênero drama o leiam, mas antes de tudo é preciso saber que esse não é um livro com final feliz, é um livro com realidade, com esperança, coragem e com pessoas que erram e acertam muitas vezes e nos mostra que mesmo quando nosso objetivo é consertar, ainda assim podemos simplesmente quebrar tudo ainda mais.
Grey 17/08/2019minha estante
Tamy, arrasando na resenha. Perfeita!

Kah 05/11/2018

UOU!
O melhor livro da minha vida!! Não vão se arrepender se lerem!

Simone.Lopes 17/05/2018

Ótimo tema e péssimas escolhas
Não dá para ser injusta com a autora. Apesar de concordar com muitas escolhas no decorrer da história, apesar de ter criado uma antipatia pela mãe da personagem principal, não posso tirar o mérito da escolha do tema e também não dá para não apreciar a forma como ela escreve. É perceptível que a autora estudou sobre osteogênese imperfeita, debateu de forma inteligente os temas nascimento indevido e adoção e, principalmente, nos fez amar Willow, a menina dos ossos de vidro.Mas sabe quando você termina de ler um livro e se sente angustiada...com uma sensação de amargo na boca? Pois é... Infelizmente, a menina de vidro é assim, ótimo tema e péssimas escolhas no final.

Marina 25/03/2018

Incrível
Pensa num livro triste (mais do que 'Como eu era antes de você'), daqueles que acabam com você psicologicamente e faz você ficar na dúvida se detesta ou ama o autor, pelo mesmo motivo: você se envolveu demais e, assim, sentiu tudo o que cada personagem sentiu (isso é bom, não é?)
O meu livro favorito do momento e autora também. Chorei horrores, mas como sempre digo, significa que o livro foi bem escrito. Terminei há quase uma semana e ainda estou na ressaca literária e algo me diz que ela vai durar alguns dias ainda.
Faz a gente pensar em como nossas escolhas afetam todos ao nosso redor e têm o poder de transformar nossas relações. Simplesmente demais!

Maysa.Vitoria 28/02/2018

Melhor livro
Chorei muito,final surpreendeu bastante...

Riva 19/02/2018

Pessoas reais!
Não foram todos os livros dessa autora que me interessaram, mas os que li tocaram a minha alma e me fizeram ver inúmeras coisas por outros ângulos, e esse livro não foi diferente.

Não há viloes e super-heróis! Há personagens de “carne e osso”, com medos, frustrações, angústias, alegrias, paz, harmonia e por aí vai. Há famílias reais, que convivem com amigos reais!

E conseguimos entender o ponto de vista de cada um deles (afinal, o que eles vivem é algo real, que pode não fazer parte do nosso dia a dia, mas conhecemos alguém que vive drama semelhante) e isso é o mais tocante, pois não somos favoráveis a A, B ou C; somos favoráveis a todos.

Ali 21/08/2016

Favoritado
Esse livro me destruiu completamente, depois que terminei de ler, fiquei tipo é isso Jodi?
Você se apega e se apaixona pela Willow, ela é uma criança que mesmo na dificuldade ela é firme e forte, dá uma lição nos outros personagens e até nos leitores.
É uma família que até em certo ponto, cada um fica por si, por aquilo que acredita, mas quando é necessário eles se unem. E que mãe, mesmo indo contra a sociedade, a melhor amiga e até mesmo o marido, ela vai até fim, pra cuidar da sua filha.
Achei comovente, inesperado. Foi incrível!

1 | 2 | 3 | 4