Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Bernardo 15/01/2024

Sai, Neville!
Eu sou a lenda é um livro com temática de terror, sobrevivência e sci-fi. Simplesmente meus gêneros favoritos.

A obra retrata o cotidiano de Robert Neville, aparentemente o último homem vivo em um mundo pós apocalíptico, assolado por uma peste que transformou todos em vampiros.
O livro aborda alguns temas que podem trazer muita reflexão.

Solidão: um sentimento muito presente no livro é de solidão. De como nós, seres humanos, somos seres intrinsecamente sociais. A falta de sociabilidade e o celibato, levou Robert Neville a experimentar sentimentos e pensamentos que ele nunca imaginou que teria.

Arte: a nossa relação natural com a arte é algo que pode transcender até nossa sociabilidade. Ainda que o personagem vivesse em um mundo no qual sua sobrevivência e sua própria razão estivessem sempre por um fio, a arte ainda era algo que mantinha seus pés no chão. Através da música, da pintura e do audiovisual.

Vampiros: sou fã de apocalipse vampiro/zumbi. O livro brinca com as características dessas criaturas pós apocalípticas, neste caso, obviamente, vampiros. Por que eles não suportam alho? Por que não conseguem se olhar no espelho? Por que morrem apenas sendo perfurados com uma estaca de madeira no coração? Tudo isto seria por alguma condição biológica dos vampiros, ou questões psicológicas herdadas de sua cultura humana?

Gostei demais desse livro, tem todos os elementos que gosto em obras pós apocalípticas. A dinâmica de precisar buscar suprimentos. O abrigo que o personagem otimiza para conseguir sobreviver com o mínimo de conforto e segurança. E todas as questões psicológicas e existenciais que me fizeram criar empatia com Robert Neville.

5 stars ?

Bianca2029 12/01/2024

Achei meio tedioso!
Me apeguei ao personagem, só li até o final porque queria saber qual seria o destino de Robert. Previsível, mas mesmo assim não gostei!
Apesar do livro ser pequeno, abandonei duas vezes e demorei bastante pra terminar?
A história se repete muito e os pequenos ápices da trama são muito curtos!

Alana.Benedito 07/01/2024

Foi uma experiência!
Eu não esperava muito do livro e fiquei chocada. Achei bem emocionante, interessante e muito diferente do filme. Tem suas questões de idade, algumas partes não curti mas em geral é um bom livro de ficção científica. Recomendo!

Alice Batista 07/01/2024

Eu sou a lenda
é um ótimo livro! eu recomendo.
a história do livro é totalmente diferente do filme, então é uma boa experiência.

ilgner.magno 06/01/2024

Claro exemplo para não criar expectativas antes de começar a ler um livro?.
Eu sou a lenda não se trata apenas de um mundo pós apocalíptico, mas sim da solidão de um homem que se vê acostumado em ser só.
Comecei a ler esperando encontrar um pouco do filme, e foi o maior erro que cometi.
O livro tem uma boa história, mas me cativou mesmo na metade do livro pra frente.

Evelyn 04/01/2024

Eu sou a lenda
Um livro MT interessante e emocionante, é bem envolvente e não terminei em um dia pq tinha obrigações pq se n teria terminado antes. Porém achei o final um pouco broxante pq vc fica com uma expectativa e simplesmente acaba antes q vc perceba. Mas fora isso, é um livro perfeito

Angelina.Vieira 03/01/2024

Gostei
Gostei, mas só isso. Não amei. Não fiquei presa. Não foi revolucionário. Só gostei. Ele é a lenda. É isso aí. Câmbio, desligo.

larissaplath 29/12/2023

MUITO BOM, EU DEVOREI ESSE LIVRO!
eu não tava dando nada pro livro, mal sabia a história, peguei pra ler era de noite, e eu simplesmente viciei! fiquei até duas da manhã lendo, e só não terminei de ler pq tinha q ir dormir. esse livro tem um plot twist tão bom, me pegou de surpresa, fiquei de boca aberta. o livro fala muito sobre a solidão, e como afetou a cabeça do protagonista, deixando ele um pouco lelé da cuca. amei, amei!

Phamela.Suely 28/12/2023

Bom, trabalha bem diversos pontos. Gosto da construção da mitologia do livro e também dos debates políticos. O filme não tem nada a ver com o livro.

Amyjuby 28/12/2023

Pelo cachorro eu dou minha vida graças a deus
Ainda não sei o que achar desse livro. Algumas partes foram interessantes, mas, de longe, minha parte favorita foi o cachorro.

O protagonista é meio doido as vezes, mas também né, quem seria são nessa história kkkkkk.

Enfim, achei legal. Mas é bem monótono.
Julia 28/12/2023minha estante
vc viu q tem o filme? é com o will smith

Amyjuby 28/12/2023minha estante
@julia vi sim! Fiquei até curiosa, mas estou com um pouco de preguiça de assistir kkkkk.

Julia 04/01/2024minha estante
@Amyjuby entendo perfeitamente pq sou assim tbm kkkkkkk. meu pai teve q me obrigar a assistir. mas confesso q vale mt a pena

Neydsonbrz 27/12/2023

O inimigo
Um homem se vê em um mundo devastado por uma doença, que elimina o ser humano de sua forma normal. Mas afinal o que é normal?
A adaptação para o cinema podia ter mantido o mesmo final do livro, que mais uma vez é muito melhor.

Carolina 22/12/2023

Ótimo
Ia dar 4 estrelas, mas dou 4,5 pelo excelente artigo no final.
Fiquei surpresa com a escrita do autor, me pareceu moderna pra 1954. Gostei dos parágrafos curtos e da maneira científica como ele decidiu falar dos vampiros. O protagonista é crível e bem explorado de modo que possibilitou que eu não sentisse muita empatia por ele, pois o lado ruim dele, como certos pensamentos lascivos decorrentes da abstinência sexual "imposta", não foi omitido, por exemplo, o que me causou certa repulsa e afastamento do personagem.
Acho que vale a pena ser relido no futuro e ter como referência de ficção especulativa.

Line2911 21/12/2023

Resenha
Tem sua leitura bem fluída você sempre fica na queda expectativa se o Robert vai descobrir a cura, mas eu realmente não gostei do final