Literatura, pão e poesia

Literatura, pão e poesia Sérgio Vaz

Resenhas - Literatura, pão e poesia

Nati Pesciotta 02/09/2015

Não é literatura, é a vida que interessa
Acabar o livro de crônicas do Sergio Vaz dá uma certa tristeza. É como se alguém vai embora quando a conversa ainda está boa. Dá vontade de ficar mais com a dignidade que o poeta esbanja. Tem muito amor e muita raiva na medida certa nos textos dele, por isso eles têm força e funcionam. Ele mesmo define: "Escrevo ora com um sorriso no rosto, ora com uma pedra na mão". Além do autor escrever bem e com fluidez, as crônicas chamam atenção por abrir as portas da rua para a literatura. Por quantos séculos as crônicas sobre a própria vida falaram de flores, saias, mares? Sergio Vaz fala de amor também, mas dos personagens dos bairros, dos romances da periferia, da elegância discreta de Taboão da Serra. Não esquece também da tristeza, da revolta e da desilusão, que pode ser por um amor perdido ou pelo campinho da infância ter virado um cemitério.
Minhas partes preferidas do livro são as que descrevem pessoas reais da vida real, como uma vendedora do escadão, um professor da infância, a primeira ida ao estádio, um amigo feito num enterro. Também valem muito a pena as narrações tocantes de Sérgio sobre seu trabalho nas escolas, em que apresenta poesia e literatura para os jovens, e sobre o Sarau da Coperifa, que organiza sem arrogância alguma no Jardim São Luiz. "Dias em que a vida não dói", como ele diz.Tem um trecho dele que acho que resume tudo: "Os livros precisam ser profanados, as pessoas é que são sagradas. Não é literatura, é a vida que realmente nos interessa".
O autor dos textos é sem dúvida a mesma figura forte que vi no sarau da Coperifa, comandando a coisa com jeito e maestria, sem deixar ninguém de fora, mas também sem deixar ninguém de fora botar banca. Numa das crônicas, ele descreve uma pessoa que "tem o sorriso tão grande que sorri também pelas pessoas tristes". Eu diria que, nos textos dele, tem amor pela vida que ama também pelas pessoas desiludidas.

Jainei Santos 13/05/2016

A poesia assumindo diversas linguagens.
O autor Sergio Vaz mostra em suas crônicas outro modo de ver o discurso. Ele aborda questões da nossa sociedade ,tidas como tabus ,questões que pouco falamos hoje . Sobre esse olhar levantas questionamentos e discussões,sempre trabalhando com a classe oprimida de nossa sociedade e desmistificando ideologias que nos rodeiam até hoje , através de discursos preconceituosos.

Jackson.Santos 21/02/2019

Top
Não tenho palavras para descrever os poemas do Vaz, praticamente lembrei da minha infância e de onde vim..

Clube Tripas 01/04/2020

Páginas: 192
Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Junho/19
Bibliotecário: Oscar Garcia / Cotia - @oscargbr1

Um livro tocante!!! Um livro especial!!!
São 56 crônicas, contos e poesias de Sérgio Vaz, o grande poeta das periferias. Fundador da Cooperifa, transforma botecos da periferia em centros culturais, realizando toda semana o Sarau da Cooperifa, aberto ao povão, subir e declamar a sua poesia!

Entre as histórias do livro são tantos destaques:
Novos dias ('não aceite nada de graça, nada. Até o beijo só e bom quando é conquistado'). Felicidade ('Pratique esportes como arremesso de olhar, beijo na boca, poema no ouvido dos outros, andar de mãos dadas com a pessoa amada'). Pode crer, amizade! ('Rir com um amigo, conhece uma religião melhor?'). Guerreiros da chuva ('... depois de crescido, já me molhei várias vezes (praguejei todas elas), mas nunca mais tomei banho de chuva, nunca mais com aquela mesma alegria'). Mil graus na terra da garoa ('É ser rap, soul, funk ou metal de primeira'). Deusas do cotidiano (sobre as mulheres das periferia), A fina flor da malandragem (vários tipos de malandros e malandragens). Atestado de antecedência (sobre as durezas de conseguir um emprego).

E as duas melhores para mim são:
Escola é da hora que fala sobre as visitas do poeta para escolas de periferia ('Quando vou no noturno, supletivo ou no Cieja - Educação de Jovens e Adultos - digo que quem lê beija mais na boca). Quem lê enxerga melhor que fala sobre os prazeres da leitura e a dificuldade do incentivo a leitura no Brasil. ('Nos bancos dos ônibus só deveriam sentar gestantes, idosos, deficientes físicos e pessoas portando livros. Aliás, quem não gostasse de ler deveria vir correndo atrás do busão. Não tenho dó de quem sofre, tenho raiva de quem faz sofrer.').

Uma obra para ser lida, relida, lida mais uma vez, muitas vezes mais! Uma obra que não se esgota! Uma obras essencial.Uma obra para se presentear! A todos, aos amigos, aos não tão amigos, ao leitor, a quem não lê. Uma obra para todos!!!

site: https://www.instagram.com/p/B-TBG2cjrey/

Renata 26/05/2020

I love quebrada
A voz de uma periferia sofrida mais cheias de arte e sonhos. Como confortar corações com dom de declamar palavras ao vento.

bartoleti 13/06/2020

Literatura Marginal

vidacomleitura 22/06/2020

Sérgio Vaz é poeta da periferia e transformou um bar em centro cultural. Já recebeu prêmios Trip Transformadores e Heróis invisíveis, sendo reconhecido como uma das pessoas mais influentes do Brasil. Essas informações dizem mais sobre quem ele é do que 30 linhas formais com início, meio e fim. Ele é do povo, da comunidade e da juventude. Acredita no acesso à cultura e no acesso à educação. Suas palavras são políticas, mas não é simpático à nenhuma multidão. Os seus livros não falam de um lugar distante, o seu trabalho não é sobre ficção. Mudar um mundo fantasioso? Tirem ele dessa, pois já tem muito "corre" por aqui. Amor, paz, luta, carnaval, tudo é poesia. E poesia existe para ser compartilhada e recitada. Transparência, simplicidade e inquietação. Sérgio Vaz é tudo o que a gente precisa.

Ana 27/06/2020

"Autodidata, aprendi a sofrer por conta própria".
Crônicas que narram histórias da vida real, das periferias, da infância, do amor à leitura, utilizando recursos literários  como analogias e metáforas, como no texto de título "Poeta é preso em flagrante sorriso" em posse de duas ou três risadas, levado para presídio de solidão máxima. Leitura que nos conduz através de diversas emoções, desde a alegria e a diversão, até a tristeza e a reflexão.

Flavia.Santana 12/12/2020

Literatura, pão e poesia
Como um bom antropofagista, Sergio Vaz consome as quebradas e como base nelas se apresenta nesse livro com suas ideias, sentimentos e revoluções.
Suas crônicas, embebidas de poesia, nos faz sorrir e chorar como se fossemos nós ali descritos.
Seu famoso dedo na ferida, nos faz repensar nosso posicionamento perante essa sociedade à qual fazemos parte.
Uma leitura imperdível.

Eryka 31/01/2021

A vida de forma poética
Me encantei pela forma poética em que Sérgio Vaz lida com as palavras. Histórias semelhantes a crônicas, outras a contos, Sérgio Vaz desperta a alegria de ser leitor; nos faz sonhar e acreditar que é possível ir longe, e o melhor, de forma poética.

"Aquarelas nos olhos enxergam o mundo colorido, apesar do preto e branco que impera."

"Abra os braços. Segure na mão de quem está na frente e puxe a mão de quem estiver atrás."

?Quem lê enxerga melhor.?

Não poderia ter escolhido livro melhor para quebrar a ressaca literária. rsrs

Sancha 15/05/2021

Literatura Marginal
"Às vezes o poema é um beijo que chega antes da boca."

Neste livro podemos ler, poesias, contos, histórias de infâncias, lembranças alheias do autor, mas a grande sacada do livro foi o compilado de várias textos escritos durantes alguns anos e agora transformado em livro, é óbvio que a Cooperifa e citada em grande parte onde os contos extrapolam a essência poética do que é ser um Cidadão dentro da periferia, reflexões, sobre identidade, educação, perdas, ganhos, mortes, assassinatos e lutos marcam boas parte de seus versos, porém o melhor está por vir quando justamente ele consegue consturar Racionais MC's ( Sobrevivendo no Inferno) com a obra clássica do Vitor Hugo ( Os miseráveis) que devem ter aparecido em mais ou mesmo 3 textos deste livro assim como já aparecem no livro o Colecionador de Pedras.
As referências literárias que vão desde Machado de Assis a Clarice Lispector só demonstram que a periferia ressaltando uma forte tendência como em um verso: A arte não pode ser criar do escravizador" o que se produz na periferia também e Arte e Cultura. Outras evidências bem marcada em muitas das suas poesias Taboão da Serra é em outras Campo Limpo, que são extremos leste de São Paulo, também podemos citar Elza Soares, Rodrigo Ciríaco ( professor e poeta das periféricas das zonas leste de São Paulo com 3 livros já escritos).

O livro é de leitura fluída intitulado com Literatura Marginal e tem com indicação minha 3 textos dos quais em amei, são eles:
* Às poesias dos Deuses inferiores (02/2008)
*Amigos dão Sorte (06/2010)
*O riso do palhaço sem alegria (06/2007)

Enfim... o livro é ótimo leitura fluída, dá para acompanhar as músicas que apareceram com referências e também assistir alguns filmes que são indicados dentro da própria literatura poética. ?

Boa leitura para quem se interessar !???

Super indico

Sol 16/05/2021

Sérgio, o grande
Adoro a literatura do Sérgio. Esse livro traz diversas crônicas sobre o olhar sensível e ao mesmo tempo realista do poeta. Vale a pena encarar a vida através dos olhos dele. Experimentem! Dói. Mas é bom. A realidade é difícil, mas a força nos faz seguir.

Maria Fernanda Greiner 15/07/2021

Sérgio Vaz é uma grande inspiração, uma verdadeira jóia da poesia brasileira. Seu papel como fundador da cooperifa é admirável, precisamos de mais pessoas como ele.

Literatura, pão e poesia é composto majoritariamente por poesias em prosa, estilo que considero muito rico e belo. Como sempre, o poeta segue dando voz aos mais marginalizados da sociedade brasilera e o faz com uma maestria descomunal.

Destaco aqui os escritos "literatura das ruas", "o inferno somos nós" e "gol contra", mas o fato é que não existe um poema dispensável nessa magnífica obra.

Graci 05/12/2021

Sem impressionante
Sérgio é um toque no coração, ao mesmo tempo disperta diversas sensações, trás calma e caos. Deveríamos valorizar mais os escritores brasileiros!

min 15/06/2022

Esse livro conta em forma de poesia a realidade do dia a dia da maioria dos brasileiros, é muito bom e vc tem que se preparar antes de ler.
(tem alguns gatilhos)