Literatura, pão e poesia Sérgio Vaz

Resenhas - Literatura, pão e poesia

Bruna3810 23/03/2024

Eu comecei a ler durante uma viagem de férias de natal, onde eu não tinha tempo para parar e ler, fiquei uns bons dias sem nem tocar no livro, mas quando eu peguei li tudo de uma vez. Eu amei, as vezes tudo que a gente precise seja uma boa literatura brasileira.

Lis 02/02/2024

Cativante
Com a escrita ?Vaziana? de ser, Sérgio nos faz tirar o rosto de nossa bolha e entrar em contato com outras realidades brasileiras, mesmo que de modo incipiente.
Fiquei curiosa para conhecer Taboão, o sarau da Cooperifa e tantos outros locais e pessoas contadas por ele. Durante a leitura, senti como se eu estivesse tomando um café da tarde com Vaz ? ou uma breja num bar.

Daniel.Malaquias 31/12/2023

O prosador Sérgio Vaz
O primeiro contato que tive com o autor Sérgio Vaz foi através de sua poesia, seu eu lírico. Poesia essa forte e impactante, de claro teor social e político. Nesse pão e literatura, pude conhecer o prosador Sérgio Vaz, através de suas crônicas também fortes e cruas, que não devem nada a sua poesia. Sergio é autor de rua, das ruas e para as ruas e diria mais, para além das ruas, pois sua escrita transcende espaços, tempos e sentidos.

Renato 18/11/2023

Literatura pão e poesia
Neste livro, o poeta da Cooperifa não escreve poemas, e sim crônicas. Porém os textos são regados de poesia, podendo assim ser chamados também de prosa poética.

Dentro dessa tipologia, o autor se põe a narrar os fatos do cotidiano, a luta dos não favorecidos da sociedade, a literatura, o povo pobre (povo lindo, povo inteligente) e diversos outros assuntos que também são pauta dos seus poemas e das suas lutas.

SamosBR 27/08/2023

Um aglomerado de poemas, prosa, crônicas e muita poesia.
Vaz retrata a realidade de uma forma mágica. Triste pelo fim, mas feliz por ter lido.

Simone Pagliari 25/12/2022

Literatura, pão e poesia
Neste livro podemos ler, poesias, contos, histórias de infâncias, lembranças alheias do autor, Sérgio Vaz desperta a alegria de ser leitor; nos faz sonhar e acreditar que é possível ir longe, e o melhor, de forma poética.

Isabela 16/07/2022

"E a gente é casca de ferida que gosta de rir e chorar no papel. Não é literatura, é a vida que realmente nos interessa."

Nick 20/06/2022

eu amei esse livro de crônicas, poesia e contos do Sérgio Vaz. Primeiro livro que li dele e adorei a sua escrita, mal posso esperar para ter contato novamente com sua obra. Maravilhoso! Leiam Sérgio Vaz!

min 15/06/2022

Esse livro conta em forma de poesia a realidade do dia a dia da maioria dos brasileiros, é muito bom e vc tem que se preparar antes de ler.
(tem alguns gatilhos)

Graci 05/12/2021

Sem impressionante
Sérgio é um toque no coração, ao mesmo tempo disperta diversas sensações, trás calma e caos. Deveríamos valorizar mais os escritores brasileiros!

Maria Fernanda Greiner 15/07/2021

Sérgio Vaz é uma grande inspiração, uma verdadeira jóia da poesia brasileira. Seu papel como fundador da cooperifa é admirável, precisamos de mais pessoas como ele.

Literatura, pão e poesia é composto majoritariamente por poesias em prosa, estilo que considero muito rico e belo. Como sempre, o poeta segue dando voz aos mais marginalizados da sociedade brasilera e o faz com uma maestria descomunal.

Destaco aqui os escritos "literatura das ruas", "o inferno somos nós" e "gol contra", mas o fato é que não existe um poema dispensável nessa magnífica obra.

Sol 16/05/2021

Sérgio, o grande
Adoro a literatura do Sérgio. Esse livro traz diversas crônicas sobre o olhar sensível e ao mesmo tempo realista do poeta. Vale a pena encarar a vida através dos olhos dele. Experimentem! Dói. Mas é bom. A realidade é difícil, mas a força nos faz seguir.

Sancha 15/05/2021

Literatura Marginal
"Às vezes o poema é um beijo que chega antes da boca."

Neste livro podemos ler, poesias, contos, histórias de infâncias, lembranças alheias do autor, mas a grande sacada do livro foi o compilado de várias textos escritos durantes alguns anos e agora transformado em livro, é óbvio que a Cooperifa e citada em grande parte onde os contos extrapolam a essência poética do que é ser um Cidadão dentro da periferia, reflexões, sobre identidade, educação, perdas, ganhos, mortes, assassinatos e lutos marcam boas parte de seus versos, porém o melhor está por vir quando justamente ele consegue consturar Racionais MC's ( Sobrevivendo no Inferno) com a obra clássica do Vitor Hugo ( Os miseráveis) que devem ter aparecido em mais ou mesmo 3 textos deste livro assim como já aparecem no livro o Colecionador de Pedras.
As referências literárias que vão desde Machado de Assis a Clarice Lispector só demonstram que a periferia ressaltando uma forte tendência como em um verso: A arte não pode ser criar do escravizador" o que se produz na periferia também e Arte e Cultura. Outras evidências bem marcada em muitas das suas poesias Taboão da Serra é em outras Campo Limpo, que são extremos leste de São Paulo, também podemos citar Elza Soares, Rodrigo Ciríaco ( professor e poeta das periféricas das zonas leste de São Paulo com 3 livros já escritos).

O livro é de leitura fluída intitulado com Literatura Marginal e tem com indicação minha 3 textos dos quais em amei, são eles:
* Às poesias dos Deuses inferiores (02/2008)
*Amigos dão Sorte (06/2010)
*O riso do palhaço sem alegria (06/2007)

Enfim... o livro é ótimo leitura fluída, dá para acompanhar as músicas que apareceram com referências e também assistir alguns filmes que são indicados dentro da própria literatura poética. ?

Boa leitura para quem se interessar !???

Super indico

Eryka 31/01/2021

A vida de forma poética
Me encantei pela forma poética em que Sérgio Vaz lida com as palavras. Histórias semelhantes a crônicas, outras a contos, Sérgio Vaz desperta a alegria de ser leitor; nos faz sonhar e acreditar que é possível ir longe, e o melhor, de forma poética.

"Aquarelas nos olhos enxergam o mundo colorido, apesar do preto e branco que impera."

"Abra os braços. Segure na mão de quem está na frente e puxe a mão de quem estiver atrás."

?Quem lê enxerga melhor.?

Não poderia ter escolhido livro melhor para quebrar a ressaca literária. rsrs

Flavia.Santana 12/12/2020

Literatura, pão e poesia
Como um bom antropofagista, Sergio Vaz consome as quebradas e como base nelas se apresenta nesse livro com suas ideias, sentimentos e revoluções.
Suas crônicas, embebidas de poesia, nos faz sorrir e chorar como se fossemos nós ali descritos.
Seu famoso dedo na ferida, nos faz repensar nosso posicionamento perante essa sociedade à qual fazemos parte.
Uma leitura imperdível.