Grande sertão: veredas

Grande sertão: veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli




Resenhas - Grande Sertão: Veredas


692 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Martony.Demes 20/08/2023

Seria muita presunção eu fazer uma resenha ótima sobre livro! Um já bastante estudado, transformado para a TV, imortalizado e etc. Eu precisava conhecer a jornada de Riobaldo, o amor 'incongruente' com Diadorim, as desavenças e guerras no sertão.

Olha, a jornada é imensa! Não se importe em saber como termina ou quando termina! Curta os meandros do percurso do livro, as falas, os neologismos, as preciosidades ditas sobre nosso povo.

Esse livro deveria ser obrigatório ter nas bibliotecas e principais pontos de todas as cidades do Nordeste, Minas, quiçá do Brasil inteiro!

A gente precisa entender mais os nossos proprios valores. E isso tem demais nessa obra!
comentários(0)comente



Vanessa.Vtknas 20/08/2023

Perfeito
O livro é fascinante. Em primeira, o ex-jagunço Riobaldo conta para um interlocutor indefinido suas aventuras durante a juventude, quando se envolveu em batalhas de jagunços no interior do Brasil do final do século XIX/comecinho do XX. conta, principalmente, o conflito emocional que ele enfrenta ao se apaixonar por outro jagunço, Diadorim. É um livro denso, sem divisão de capítulos e de linguagem cheia de neologismos, o que torna a leitura às vezes um pouco difícil, mas depois de algumas páginas já dá pra se acostumar com o jeito de Guimarães Rosa escrever e aí sim se envolver nessa sensível história de amor.
comentários(0)comente



Amanda2811 19/08/2023

Bem difícil a leitura,tive que fazer várias pausas,mas é bem característico da segunda fase modernista
comentários(0)comente



Cristine 19/08/2023

Foi uma leitura bem difícil ,focam mais na parte psicológica das personagens,
além de que é bem característico da segunda fase modernista
comentários(0)comente



h4gatha 19/08/2023

Mulan versão brasileira hebert richards
Qualquer obra literária seja ela releitura de um clássico ou não deve funcionar por si só, o que não acontece aqui.

quadrinhos necessitam de uma linguagem mais direta, recheada de diálogos inclusive os não verbais. O que deixou a leitura mais arrastada pra mim foi a constante presença de longos fluxos de pensamento, o que me leva a crer que eles falharam nessa "tradução" da obra pra outra mídia

Muitas vezes é confuso, você fica perdido e não faz ideia do que está acontecendo, logo não consegue se conectar nem se importar com nada que está sendo contado. O que é bem triste pensando que essa transmutação foi feita pra tornar essa história mais acessível a jovens leitores

O que eu consegui pegar do enredo, no entanto, é bem interessante e deixou uma pontinha de curiosidade. Não creio que a história seja ruim, é só que a hq não é a melhor porta de entrada
comentários(0)comente



Fabi 16/08/2023

Obra de arte
Que travessia foi essa? Que vontade de reler imediatamente, mas não o farei agora. Sei que é obra para refletir e conversar bastante. A leitura em si, foi para mim difícil, mas quando encerrei a última página e comecei a encaixar tudo, fiquei dias só pensando na obra de arte que é esse livro. A linguagem, a importância de cada personagem, Deus e o Diabo, rezadeiras e pactos, redemoinhos, veredas, sertão, jagunços, Riobaldo/Tatarana/Urutú-Branco, Reinaldo/Diadorim... Diadorim. Vou fazer essa travessia de novo, em breve.
comentários(0)comente



Balbino.Farias 15/08/2023

De longe, uma das mais importantes e fabulosas obras da literatura brasileira.

Guimarães Rosa conseguiu, de forma incrível, não somente inovar e transformar a língua portuguesa, mas também elevá-la e recria-la como linguagem universal do povo brasileiro.

Obra de gênio!
comentários(0)comente



lililu 12/08/2023

Bem complicadinho
O que falar desse livro?
Eu já comecei não entendendo NADA, um
vocabulário bem típico (depois eu descobri que o João Guimarães criou algumas palavras) e uma história bem confusa por que misturava o presente com o passado.
Apesar desses altos e baixos eu gostei da história e o plost do final M-E-U-D-E-U-S
Eu tbm fiquei bem chocada na parte do churrasco de macaco.
comentários(0)comente



profa_ana_paula 11/08/2023

O realismo regional
Esse é o sertão. Para além de espaços geográficos, o sertão também é trilha, história de vida. Riobaldo conta sua sina na jagunçagem, sempre se questionando: o demo existe? Quem é ele no sertão? O livro é incrível, são muitas histórias entrecruzando com outras, com um palavreado musical, um conforto léxico e a vontade de beber um gole d?água na sombra de uma vereda. É um livro que uma lida não basta, precisa ser reapreciado ao longo da vida.
comentários(0)comente



Laura.Openheimer 08/08/2023

Guimarães Rosa sempre acerta.
?Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.?

Um verdadeiro mágico das palavras!
Um encanto em cada página.
comentários(0)comente



Nêssa 31/07/2023

Um clássico brasileiro em HQ
Uma adaptação em quadrinhos muito boa, que consegue mostrar todo o enredo guardando as devidas revira voltas pra o tempo certo.
comentários(0)comente



Raul.Maschieto 31/07/2023

O sertão é o mundo
Que leitura marcante! Muito já foi dito sobre essa obra prima da literatura brasileira, então não tenho muito mais o que dizer. Só quero ressaltar um ponto que se destacou para mim: a universalidade da obra. Essa condição é sintetizada pela frase: ?o sertão é do tamanho do mundo? e expressa como as experiências e eventos, narrados por Riobaldo, não são particulares e restritas à realidade sertaneja, mas dizem respeito às questões universais da humanidade, como a luta entre o bem e o mal, o amor, o ódio, etc.
Em suma, esse livro é maravilhoso e é uma experiência transformadora. Viva o sertão e viva Guimarães Rosa!
comentários(0)comente



Bruna.Duailibe 30/07/2023

O sertão é dentro da gente
Que travessia! Guimarães Rosa escreveu um livro plural: é um documento, uma epopeia, uma conversa, um romance. Depois de 4 meses, finalizo o livro com muita felicidade de ter completado essa travessia.

É impossível descrever ou delimitar a grandeza dessa obra. É um dos grandes clássicos que conseguem estabelecer uma relação do micro ao macro de forma tão evidente. A travessia do sertão mineiro é a travessia e transformação da vida. Nas preciosas páginas desse livro nos aprofundamos na aventura do nosso herói, percebemos as denúncias políticas da época e nos apaixonamos junto com Riobaldo pelo seu verdadeiro amor. Percorrendo por todos os gêneros, Guimarães Rosa nos escreve a mais bela história que nosso país poderia encenar.

É um livro que se propõe a ser grande e vai além do que existe nas entrelinhas.

A linguagem pode ser um empecilho até certo ponto, mas cabe pedir que não desista. A recompensa do esforço é grandiosa!

?Travessia perigosa, mas é a da vida?
comentários(0)comente



thmis 27/07/2023

Vou falar aq para vcs, mdsss q maravilhoso, a leitura é bem ruim de ler mentalmente, pois a linguagem nao é a mesma que usamos hoje em dia, eu li no clube de leitura com amigos e meu deissss amei demais, perfeito
comentários(0)comente



Crixtina 25/07/2023

Que livro !!!!
Que livro !?!!!!? Estou encantada com o Riobaldo este livro é maravilhoso ! Confesso que tive dificuldade no começo mas a leitura vale cada segundo de dedicação ele é uma poesia !!

?A opinião das outras pessoas vai se escorrendo delas, sorrateira, e se mescla aos tantos, mesmo sem a gente saber, com a maneira da ideia da gente!?
comentários(0)comente



692 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |