El amor en los tiempos del cólera

El amor en los tiempos del cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Geise @leiturasdageh 15/09/2024

BIZARRA!
Eu achei essa história muito bizarra. Bizarra, porém, muito bem escrita. Muito bem escrita mesmo.
Gabo estava com 57 anos de idade quando esse livro foi publicado, em 1985. Foi o primeiro romance escrito após ter sido laureado com o Prêmio Nobel da Literatura por Cem anos de solidão, em 1982.

E esse livro é bem diferente de Cem anos. Até porque O amor nos tempos do cólera, marca o rompimento do autor com a sucessão de obras influenciadas pelo realismo mágico.

E apesar de ter achado os personagens bizarros, os acontecimentos bizarros, eu fiquei extremamente envolvida e interessada com a história. É sim uma história de amor, mas esse amor é reconhecido apenas pelo personagem principal, Florentino. Porque para mim é uma história de um sentimento doentio, que beira a obsessão. Loucura! E chega ser assustador. Um amor assim não é saudável. Só que Florentino não enxerga dessa forma. Ele sacrifica sua vida toda em nome desse amor. Tudo que ele faz é em nome desse amor. E ele vive, desde que viu pela primeira vez Fermina, aos seus 17 anos, até seus 80 e poucos anos, sendo consumido por esse amor. É muito amor, não é? Amor, amor, amor! E todo esse amor acontecendo em uma epidemia de cólera e em uma guerra civil. É loucura mesmo.

E é cada personagem que eu encontrei nesse livro. Socorro!!
E é cada história que Florentino vive. Socorro!! É surto atrás de surto. Muita coisa acontece. Muita! Monotonia passa longe dessas páginas. E por isso eu não consegui largar o livro até finalizar. Aliás, o desfecho é assustador também. A obsessão fica mais real ainda. E por isso, essa história me lembrou muito O morro dos ventos uivantes (logo trarei post falando mais).

E como eu falei, uma história dessas nas mãos de quem sabe escrever, é ouro. Não se tornou uma favorito da vida, mas amei com força O amor nos tempos do cólera.

Tem algumas história com um amor perigoso assim para me indicar?

Isabella1982 07/09/2024

O que é, afinal de contas, o amor?
Iniciei e terminei a leitura com as mesmas questões...
O que é o amor? O que é aceitável no amor? Qual o limite do amor?
O livro nos conta a história de um homem, que na juventude se enamora de uma mocinha, que a princípio, o corresponde, mas que depois de um tempo, casa com outro.
Durante a leitura vamos acompanhando a espera eterna de Florentino Ariza, por sua amada. E aí fica a pergunta, até onde é válido, ou aceitável ir por amor?
Sinto muito ter acabado de ler. Foi uma boa leitura.

Hênio 06/09/2024

Cólera ou Tédio? Quando o amor é lento demais...
Quando comecei a ler *O Amor nos Tempos do Cólera*, esperava me encantar com a prosa de Gabriel García Márquez, como tantos leitores ao redor do mundo. Mas, para ser honesto, a experiência foi bem diferente do que eu imaginava. Achei o livro chato, enfadonho, como um daqueles romances intermináveis que parecem se arrastar por páginas e páginas, sem que nada realmente aconteça. Florentino Ariza e Fermina Daza, com suas vidas cruzadas por décadas, não conseguiram me capturar.

Apesar de me sentir cansado, sei que há uma genialidade inegável na forma como García Márquez constrói sua narrativa. Ele escreve com uma precisão poética que transforma até mesmo o mais mundano em algo extraordinário. A maneira como ele disseca o tempo, o amor, e a passagem das décadas é impressionante. Eu entendo o porquê de tantas pessoas amarem este livro, mas, enquanto lia, não consegui escapar da sensação de tédio. Talvez eu tenha perdido algo, talvez o problema esteja na minha percepção, mas senti como se estivesse deixando passar algo que deveria apreciar.

Essa culpa me incomoda, como se houvesse uma expectativa de que eu devesse adorar cada página, cada descrição de García Márquez. Mas, na realidade, *O Amor nos Tempos do Cólera* me pareceu um fardo, uma leitura que fiz mais por obrigação do que por prazer. Reconheço o mérito, vejo a genialidade, mas não consegui me conectar com ela, o que me deixa com essa sensação amarga de que o erro é, de alguma forma, meu.

Maia 05/09/2024

Ponto positivo de O Amor nos Tempos do Cólera: a maravilhosa escrita de Gabriel Garcia Márquez;

Pontos negativos: todo o resto, da história aos personagens.

juqueirozx 04/09/2024

AAAAAAAA isso aqui é sem palavras sei lá não tem como descrever algo tão bom tão lindo tão poético

Thaynara212 01/09/2024

O amor passou por eras, momentos e vidas diferentes! Ele ficou, mas será que foi o melhor? Nunca saberemos, só queria saber como tudo acabou

Elane48 31/08/2024

"CASAMENTO É ESTABILIDADE, E NÃO FELICIDADE." Juvenal Urbino
História de três pessoas que amaram demais, cada uma de seu jeito. Três pessoas demasiadamente humanas cujos destinos estiveram entrelaçados por mais de meio século. Detestei com força Florentino Ariza por sua promiscuidade, obsessão e pedofilia; Juvenal Urbino um hipócrita e Fermina Daza vítima desses dois.
A narrativa de Marquez é uma obra de arte! O jeito desse escritor genial desenvolver o enredo é a cereja desse bolo.

Luciano442 29/08/2024

Eterno!
Um romance que mostra que, quando se AMA verdadeiramente, o ETERNO passa a ser a vida e não a morte.

Maria.Eugenia 23/08/2024

Um clássico
Não à toa um dos mais aclamados livros de Gabriel Garcia Marquez. Gostoso de ler do início até o final.

Maria22510 21/08/2024

Um livro que nos mostrou o amor mais velho de forma excelente, porém, não consegui me conectar com um dos personagens, o que fez minha leitura ser um pouco lenta e o final não me agradou tanto quanto gostaria.

Rafael Grudka 20/08/2024

Uma história animadora
O amor nos tempos do Colera gira em torno de Fermina Daza e Florentino Ariza. Eles se apaixonam na adolescência, mas tomam caminhos da vida, e passam mais de 50 anos sem se relacionarem. Assim, inúmeras vezes se preenchem com outras coisas. ,E uma prova que o amor perdura por anos.
O livro é empolgante pela história que é contada e a curiosidade para o desfecho, porém, as vezes, é confuso pois são apresentados vários trechos de memórias e tempos diferentes.

Renata.Zigfrida 18/08/2024

O amor nos tempos do cólera
gabriel garcia marquez foi um presente nas minhas leituras. esse realismo mágico latino-americano retratado nas suas obras muito me encanta e tira boas risadas durante a leitura. primeiro com crônica de uma morte anunciada, partindo para cem anos de solidão e chegando até o amor nos tempos do cólera.
acompanhar florentino ariza despejar febrilmente palavras de amor em cartas endereçadas a fermina daza durante a juventude, e seguir amando a durante cinquenta e três anos e onze dias dias, mesmo após o casamento da moça com o dr. juvenal urbino. seguiu cultivando em segredo esse amor, contentando se em vê-la em aparições públicas, reflexos de espelhos em restaurantes e boatos da rádio peão. encarou a vida e se cuidou para chegar bem a terceira idade, alimentado sempre pela certeza de que iria estar com ela na velhice. jamais se privando de amar a outras e propondo durante essa jornada inúmeras reflexões tiradas de aventuras amorosas com incontáveis mulheres.
o amor nos tempos do cólera é uma história muito bonita sobre como o amor pode ser paciente, desleal, solitário, sexual e libertino.

Isabela 15/08/2024

Incômodo; mas não de um jeito bom
Primeira obra de GGM que leio e, sinceramente, não me deixou com vontade de ler muito mais. A escrita é belíssima, sem dúvidas, e é um dos poucos méritos dessa obra pra mim. A narrativa é poética e as descrições, apesar de longas, são lindas e emocionantes, muito fluidas. Marquei diversas páginas com passagens que achei elegantes e cheias de sentimento. No entanto, algumas descrições, especialmente sobre os corpos das personagens femininas, em particular quando adolescentes, me causaram um mal estar enorme em relação ao autor.

Quanto a historia, acho preocupante que ela continue sendo vista como um conto de amor através do tempo, quando em nenhum momento Fermina Daza amou Florentino Ariza, senão se acomodou a ele e acabou sendo vencida pelo cansaço de seus assédios. Ariza é obcecado, totalmente egoísta e narcisista, sem falar em criminoso e nojento ao se envolver com uma menina pela qual ele se interessou quando ela tinha 12 anos e ele mais de 70. As problemáticas da narrativa por vezes quase exterminaram meu interesse em continuar. Fermina Daza começou como uma personagem interessante, confiante e geniosa; achei incrivel a existencia de uma personagem de epoca feminina sem qualquer interesse amoroso. Mas quando ela é racista com a amante do doutor Urbino, não consegui mais sustentar nenhuma simpatia por ela. Por fim, o médico de classe alta acabou por ser o unico personagem principal minimamente decente.

Os personagens secundários, por sua vez, acabaram por me interessar muito mais, com destaque para a tia Escolastica, a viuva de Nazaret, as amantes de Florentino em geral, suas historias foram por vezes as minhas partes favoritas.

Enfim, uma leitura com seus momentos, mas na qual se sobressairam os incomodos e a vontade de terminar logo.