A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

moacircaetano 12/11/2023

Bom livro, o suspense bem construído, trara-se muito mais de um estudo de alguma emoções humanas do que realmente um livro de terror.

Thaysa61 17/11/2020

Vale a pena!
O livro em si é muito gostoso de ler, é um dos poucos que conseguiu me deixar assustada, de fato. Ele requer uma leitura atenta a todos os detalhes, pois deixa algumas pontas soltas pra que o leitor tire suas próprias conclusões, o final me surpreendeu e me deu uma nova visão sobre a história e sobre a narradora. Confesso que não tenho certeza se entendi completamente a história, pretendo reler em breve.

Tai 12/07/2021

Obsessões mais profundas do ser
Com muito suspense, o livro alude sobre uma governanta que foi contratada para cuidar de dois irmãos órfãos, Miles e Flora, crianças intensamente belas e distantes.

Em contrapartida, duas figuras estranhas, aparentemente fantasmagóricas, espreitam a propriedade e se aproximam dos irmãos querendo dominados pela mente e pela alma.

O texto é extremamente rebuscado, e a história é toda narrada pela governanta, a qual percebe que o mal que cerca as crianças não as assusta, pelo contrário, elas se deixam atrair. Ah, e o final é aberto.

Uma obra que questiona os limites da realidade ao tratar das obsessões mais profundas do ser.

Rafael.Lopes 27/07/2020

A volta do parafuso
Um bom suspense, porém cheio de rodeios... esperava bem mais, principalmente do final...

Martony.Demes 14/06/2023

LIVRO GENIAL
É talvez um dos livros mais incríveis, metafóricos e incógnito que eu já li! Você é conduzido por uma narrativa simples, mesmo com palavras rebuscadas, e vai singrando por aquele ambiente ao mesmo tempo singelo e lúgubre.

E a medida que a história perpassa, você se vê indefinido sobre realmente quem está falando a verdade ou se a verdade é criada na cabeça das pessoas por meio de ilusão. Ficamos com medo, preocupado e se preparando para qualquer coisa acontecer.

Como eu disse, como o ambiente é de incerteza: o calmo e pacifico junto com o temerário e terror. E afinal, o que realmente está acontecendo? São fantasmas? E o que eles querem? O que passa na cabeça de cada um? Quem é culpado? A narradora te conduz para o rumo certo? Afinal, nem nome ela tem! Dá pra confiar? Experimente ler!

Fato: é uma obra que você vai ler não so uma vez. Mas outras mais!

E digo mais: não esqueça de ler o posfácio. Ele vai te destruir mais ainda e ficar mais confuso!

LIVRO GENIAL!!!

TJ 12/02/2021

Ainda não entendi o final kkk
Esta obra soube facilmente como me cativar a lê-la, apesar que no começo achei um pouco arrastada, mas de repente isso mudou e li da metade pro final em praticamente dois dias.

A história acompanha a protagonista (que inclusive não tem nome até onde lembro) no seu trabalho como preceptora em Bly. Mas logo se vê em uma disputa entre a vida e morte, o bem e o mau, pois este mau está assolando a mansão e as crianças. Estas que são crianças exemplares e parecem esconder algo muito ruim acerca do seu passado.

Henry James tem uma narrativa diferente de outros autores que li, mas mesmo assim consegue te prender e passar sua visão completamente.
Leitura obrigatória para os amantes de horror e mistério.

Victoria.Dallapria 04/05/2022

Minha interpretação
Henry James é um autor fantástico! A história abre para várias interpretações, pq ele não fecha nenhuma. A preceptora, apaixonada pelo tio e por uma diferença de classe social e indiferença dele, tem que reprimir seus sentimentos sexuais. Ela então vai para Bly ( sim, a série da netflix foi em partes baseada no livro) chegando lá, ela encontra duas crianças, puras, angelicais e apaixonantes. Mas a alegria dura pouco, pois ela começa a ver espíritos. Os espíritos de um casal de empregados que tiveram um relacionamento proibido (obvio, devido à epoca). A preceptora acredita que esses espíritos estão corrompendo a inocência das crianças, e manter as crianças puras se torna sua maior obsessão.

Lili 06/11/2023

A outra volta do parafuso
É um livro que poucos gostam, pois a história fica muito por conta de nossa imaginação e interpretação. O autor não entrega tudo bonitinho em detalhes e o final fica em aberto.....
É um horror psicológico, não sabemos de fato se os fantasmas existiam ou se eram visões da própria governanta.
Primeiro livro que leio de Henry James gostei muito!
Gleidson 06/11/2023minha estante
Falou tudo!

Karina.Agra 07/11/2023minha estante
O que eu Maia gostei desse livro foi o clima que o autor conseguiu criar....

Bruno Oliveira 18/09/2020

CUIDADO COM O QUE O OUTRO VÊ
Leitura instigante e arrebatadora! Henry James construiu aqui uma intricada e envolvente trama, que, mesmo aparentemente simples, faz com que a gente duvide e desconfie, a todo o momento, do que é relatado e suposto pela narradora-personagem. É a governanta que direciona nossos olhares para tudo que está acontecendo, seu ponto de vista é o único que temos, assim, vamos com ela nesse emaranhado de coisas sinistras e/ou “viajada” que ela afirma ver. O fim não poderia ser mais dúbio e/ou mais assustador!

Nise 11/05/2020

Um clássico perturbador que não vai deixar você sair da cadeira enquanto não terminar de ler e quando terminar vai ter mais questionamentos ainda acerca do desfecho e da história. Me permito escrever apenas isso.

Bruna 20/07/2023

Nhe
Olha....hahaha devo dizer que fiquei ligeiramente decepcionada. Eu já tinha visto a série da Mansão Bly que, digamos, não deixa dúvidas sobre o que está acontecendo, se a mulher vê as coisas ou se tá xarope.
Fiquei esperando que o livro fosse ter mais desenvolvimento do que rolou ali na série, então eu tava ali esperando maior água rolar embaixo dessa ponte e pá, cabô. Ainda mais que nessa edição que li a história acaba em 75%, o resto é posfácio.
Mas o posfácio foi interessante pra complementar a leitura. Eu tava achando que a mulher era meio xarope num aspecto, e ele me mostrou que na verdade era era xarope em outros também, de mentiras e forçação intencional da protagonista.
Entendo que o ‘terror’ desses livros do século retrasado são mais sensíveis, do povo surtar com o que talvez seja, de ficar assombrado com o mínimo, e até (meudeus) morrer de susto hahaha
Enfim, acho que ter visto a série antes prejudicou a minha experiência de leitura, até porque gostei da série, queria que tivesse um pouco mais dos incrementos que ela trouxe.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Isabela 29/01/2021

Desafio literário: Suspense/ Terror
A volta do parafuso é uma novela, publicada originalmente em 1898 e famosa por ser um dos primeiros do gênero a abordar elementos sobrenaturais.
A história se passa na mansão de Bly no interior da Inglaterra, onde uma singela moça assume a função de preceptora de duas crianças órfãs. A narrativa dos mistérios é feita unicamente por esta preceptora (que não tem o nome revelado)e é a essa exclusividade que se deve grande parte da ambiguidade sobre este livro. Ao final da história é impossível ter certeza se os eventos narrados ocorreram de fato ou foram apenas obra da mente não tão tranquila da narradora. Para os adeptos da teoria freudiana uma mulher simples numa época de grande repressão sexual, é uma narradora pouco confiável, pois poderia muito bem sofrer de transtornos psicológicos que a fizeram fantasiar todos os fatos macabros descritos.
A história em si é interessante, o autor consegue manter bem o suspense e o ar de mistério, esperava me assustar mais, mas com certeza a obra merece o sucesso que alcançou ao longo dos anos.

Lara 28/11/2020

Este livro não foi exatamente o que eu esperava e ainda não tenho certeza se isso é algo bom ou não, gostei muito de como a história foi construída e fiquei muito chocada com o final mas gostaria que os personagens, seus passados e motivações tivessem sido mais explorados e que houvesse uma explicação se tudo o que aconteceu foi verídico ou não, mas relacionado a essa última parte eu compreendo que o mistério a respeito do que era real ou não faz parte da construção do enredo. No geral, fiquei satisfeita com a experiência de leitura.

Guilherme Vechiato 21/10/2020

Você decide!
Confesso que li por causa da série da Netflix e me surpreendi com uma trama psicologicamente estranha e pouco fantasmagórica do que eu imaginava. Todo os personagens são estranhos e o autor faz algo muito inteligente, deixa no ar as questões para o leitor decidir, você quer uma trama de fantasmas? Ou uma trama sobre relações e abusos?
Mediante ao tom pesado da segunda opção, eu vou preferir enfrentar fantasmas! Rsrsrsrs

Paula 28/01/2021

Não era o que eu esperava...
Em A volta do parafuso, temos uma protagonista que aceita o trabalho de cuidar de dois irmãos em uma mansão afasta, ciente que não poderá incomodar o tio das crianças para nada.
O que parecia ser uma tarefa simples e prazerosa se transforma em tormenta quando espíritos começam a questionar sua sanidade.
Confesso que fiquei bem animada com a nova edição para conhecer esse clássico do terror, mas não rolou. A leitura foi bem cansativa, só ganhou ritmo nos capítulos finais.