A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Rebeca257 13/10/2022

No geral foi uma boa leitura. O livro tem uma escrita muito boa, uma dose de mistério e terror na medida exata mas parece que o autor ficou com preguiça de terminar o livro e simplesmente fez um final qualquer corrido. O que me fez entender melhor o livro foi o posfácio da versão que li mas mesmo essa ideia de deixar furos propositais para provocar a imaginação do leitor não me agradou muito. Acho que a narração da carta poderia ter acabado nesse ponto mas seria interessante voltar com uma narração dos personagens que iniciaram o livro, dando seu parecer sobre o que eles acabaram de ouvir e até trazendo algumas discussões interessantes... talvez o livro ficasse melhor dessa forma mas apesar de tudo não foi uma leitura ruim

belligna 07/10/2022

Achei muito confuso e mal explicado. É uma leitura rápida e está longe de ser ruim, mas faltou coisa, sabe? Li umas resenhas que me deixaram curiosa então mais pra frente vou reler e ver se interpreto de outra forma ou gosto mais.
Michela Wakami 07/10/2022minha estante
Também não me agradou.?

belligna 07/10/2022minha estante
Queria muito ter gostado mais :(

Michela Wakami 07/10/2022minha estante
Eu também .?

Queridolivro0 06/10/2022

Não foi o que esperava!
Achei um livro legal, mas o autor não explica certos fatos sobre os personagens e isso na minha opinisão interfere no final da hisatória que é muito abrupta sem nenhuma explicação.

Infelizmente achei uma leitura muito arrastada.

Ana 30/09/2022

Quantas voltas pode se dar num parafuso até quebrar?
Esse livro escrito pelo autor Estadunidense naturalizado inglês Henry James e publicado em 1898 se tornou um clássico principalmente por suscitar diversas interpretações.
Narrado em primeira pessoa, portanto temos uma visão parcial dos acontecimentos, acompanhamos uma jovem que conseguiu um emprego de preceptora de duas crianças numa área rural da Inglaterra. O tio das crianças deixa claro que não quer ser incomodado de jeito nenhum e que a responsabilidade sobre as crianças é completamente dela.
Ela sente um certo fascínio por ele e aceita arcar com esse compromisso. A princípio as crianças são muito educadas e gentis. Mas logo eventos estranhos começam a acontecer. A narradora personagem, que não sabemos em momento nenhum seu nome, começa a ver duas aparições de empregados antigos da mansão, que já estão mortos. A partir daí, nossa protagonista entra numa espiral de angústia e desespero ao tentar proteger as crianças desses fantasmas.
O que James faz aqui é deixar o leitor tirar suas próprias conclusões. Nada é explícito. Nada é evidente. Tudo fica nas entrelinhas, no subentendido, nas sombras.
Daí a possibilidade de muitas interpretações. Pode se encarar essa história pelo viés psicológico, fantástico, social, religioso, entre outros.
É o tipo de livro que a cada releitura percebe se detalhes ocultos e novas nuances.
É interessante ressaltar o título do livro que é uma expressão que significa um aumento de tensão, de pressão, até ultrapassar os limites e quebrar. Quantas voltas é possível dar num parafuso até algo se destruir?
Adorei.

GAssika 08/09/2022

Terror maravilhoso
Eu adorei essa leitura, achei muito interessante como o autor brinca com o real e o fantasioso, nos deixando na dúvida do que realmente esta acontecendo. Uma experiência de leitura maravilhosa! E o final é daqueles de nos deixar sem certeza de nada. Muito bom mesmo.

priscila.melo.9480111 01/09/2022

Inspiração para seriado da Netflix
A história é interessante e dá para perceber de onde saíram alguns dos elementos mais importantes da série A Maldição da Mansão Bly, da Netflix, que é uma adaptação desta obra. Está história acompanha a experiência de uma moça que é contratada para cuidar de duas crianças e que passa a ter visões de dois fantasmas, que se tratam de dois funcionários antigos da casa, que já faleceram. Pelo modo que é contado, o leitor se interroga sobre a sanidade da narradora, sobre o que as crianças sabem ou não do caso de seus ex-cuidadores e sobre a possibilidade de tudo que estamos presenciando estar ocorrendo ou não passar de algum tipo de delírio da protagonista. É uma história simples, com bem menos reviravoltas que o seriado, mas que dá todo o suporte inicial para a adaptação feita. Vale a leitura, inclusive por ser um clássico sempre lembrado e mencionado.

Annie39 14/08/2022

História de fantasma
Se vc gosta de histórias de fantasma vc vai gosta,bem eu amei a sinopse achei ela bem legal porém a escrita não me prendeu muito .

Luandson 10/08/2022

Tem partes muito interessantes, mas ainda assim chega um momento que a história perde um pouco o ritmo e fica chata, ao menos ao meu ver. Talvez a história tenha ficado um pouco chata em determinados momentos por já conhecer o enredo através de outras mídias; de qualquer maneira, o livro é bom e tem momentos memoráveis.

Annaplima 09/08/2022

Em alguns momentos deu medo, mas o final me decepcionou. Esperava mais.
Mas vale a penas ler esse clássico.

Lau 08/08/2022

Adorei essa história! Na superfície, um terrorzinho gótico de fantasma clichê, porém com um detalhe psicológico que, no fim das contas, deixa de ser um detalhe pra significar tudo.

Imagina só. Como você acha que reagiria se fosse uma mulher jovem viajando pra longe, nervosa por ser seu primeiro emprego, em um terreno enorme e quase isolado, com poucas pessoas à sua disposição, onde ocorreram mortes sem explicação, tendo que decidir tudo sozinha, vigiar duas crianças pequenas e com ordens expressas de jamais perturbar seu empregador sob quaisquer circunstâncias? Tenho certeza de que, se isso não te dá medo, ao menos atacaria a ansiedade um pouquinho. Quem sabe até não te fizesse ver coisas...

Por isso, a dúvida sobre a sanidade mental é o principal motor dessa obra. Enquanto a mente humana for a mesma, essa é uma coisa que nunca deixará de nos atormentar e a construção dela aqui foi muito interessante. Só tirei meia estrela pelo final super súbito.

Agora 2 comentários meio à parte. Primeiro: esse livro inspirou o filme "A Maldição da Mansão Bly". Se você gostou de assistir, deve ser legal ver o texto original.

Segundo: vi muitas resenhas negativas dizendo que o livro não assusta, mas sinceramente, quem se assusta com livros de terror? Não existem jumpscares quando você lê um livro, não tem sonoplastia ou uma trilha sonora com agudos surpresa. Então, a grande sacada desse gênero literário é a angústia, é o clima sinistro que se instala na mente do leitor aos poucos, que o acompanha durante todo o tempo, e tenho certeza de que "A Outra volta do parafuso" faz isso muito bem
diana 03/10/2022minha estante
exatamente, as pessoas acham que quando se lê um livro de terror é suposto saltar um monstro de dentro dele pra assustar

maria. 27/07/2022

que livro chato

me arrisco a dizer que é o livro mais cansativo que eu já li, sem pé nem cabeça, não vejo motivos para isso ser um clássico.

O começo é ok, temos a introdução da história, mas a partir da primeira aparição de um fantasma e horroroso, a escrita é vaga, o espaço tempo também, tudo, tudo.

Não vi terror em nenhuma das cenas, ou tensão, apenas palavras difíceis.

Nada faz sentindo nesse livro, o fantasma, as crianças, a governanta, nada.

O autor tenta nos trazer uma pesperctiva diferente do que seria a interpretação, a interpretação desse livro é livro, podemos vê a governanta como louca, as crianças como manipuladoras, ou que os fantasmas realmente seriam os vilões, mas a construção disso é simplesmente tenebrosa, você não entende nada.

Todas as adaptações do livro são melhores que ele em si, já que ele não fecha nenhuma lacuna, nem explica nada. Pode ter sido a intenção do autor, mas ele poderia ter feito de outras formas, só vejo um livro vago e obsoleto.

Esperava muito mais

Aya 24/07/2022

A outra volta do parafuso
Confesso que esse livro me confundiu bastante, e não sei ainda o que achei, mesmo tendo noção dos aspectos psicológicos envolvidos. O final me deixou meio (?) e acredito que a ambiguidade é a base pra história, mas ainda sim a falta de respostas me deixou meio meh

Camila 21/07/2022

Livro com diversas interpretações, mas creio que o intuito do autor foi esse mesmo. Tem que se atentar aos detalhes para ter maior entendimento sobre as coisas ??não ditas??.

Achei a leitura um pouco difícil, diferente, mas pretendo reler futuramente.

Tamires 21/07/2022

Eu estava muito empolgada para ler este livro porque ele foi a inspiração para a série "A Maldição da Mansão Bly" que eu amo, e agora vou falar um pouquinho dele.

Primeiramente: eu recomendo totalmente que vocês leiam essa edição do livro, da Companhia das Letras (Penguin Companhia), a tradução é ótima e acompanha um Posfácio que mudou totalmente minha perspectiva sobre a história.

Segundamente: eu criei muita expectativa em cima dele kkkkkk então por isso eu não devo tê-lo achado tão surpreendente. De início, assim que terminei o livro, achei "ok", uma boa história de fantasmas e etc, talvez com um desenvolvimento um pouco arrastado, PORÉM quando comecei a ler o Posfácio de David Bromwich nessa edição, tudo mudou na minha mente e o livro ficou muito melhor (inclusive foi muito difícil pra mim escolher dar 3,5 estrelas ou 4).
Não quero dar spoilers, então não vou me aprofundar nos detalhes, mas posso adiantar que: tudo é narrado do ponto de vista da governanta (que, aliás, não recebe um nome) e é óbvio que é natural acreditarmos em todos os relatos dela, nas aparições dos fantasmas e na descrição do comportamente das crianças que ela dá, porém se você olhar de um outro ângulo e prestar muita atenção na ambiguidade de algumas falas da personagem... talvez você tenha outra visão sobre a história toda.

Não vou falar mais nada para não estragar a experiência de quem quiser ler esse clássico, mas além de tudo isso, o livro contém elementos de terror que eu AMO (fantasmas, mansão antiga com alma vitoriana, crianças possuídas... e por aí vai kkkkkk), e é bem curtinho, não tem nem 200 páginas.