A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Yentl 15/07/2022

Moradores de Bly
A outra volta do parafuso foi o livro escolhido da vez para o clube de literatura clássica de que participo. Confesso que foi uma leitura muito diferente da que costumo fazer e tive certa dificuldade em me empolgar com a história, apesar de ter lido em apenas 2 dias. Ainda preciso absorver um pouco mais os efeitos da leitura, mas posso afirmar que terminei o livro ainda intrigada com alguns pontos.

Junior.Dias 14/07/2022

O que é real?
Que história boa!
Já foi adaptada no filme Os Inocentes e na séria da Netflix A Maldição da Mansão Bly, mas nenhuma traz a grandeza do livro, a dubiedade da governanta, as interpretações possíveis.
Enfim, um clássico do terror psicológico.

Natália 10/07/2022

Esse foi mais um daqueles livros que iniciei sem olhar para a sinopse e não gostei tanto assim.

No início estava intrigada, mesmo a escrita sendo um pouco lenta, mas depois comecei a perder o interesse.

Os personagens eram bem rasos e tem poucas descrições deles e da ambientação. No final, acabou sendo tudo bem confuso e os leitores tem que ficar tirando suas próprias conclusões.

Acredito que esse é o tipo de livro 8 ou 80, que as pessoas vão gostar ou vão se decepcionar.

Adam.PAricles 10/07/2022

Um clássico cansativo, porém necessário.
Uma governanta é convidada para trabalhar em uma mansão, encarregada de criar uma órfã chamada Flora. Mas, quando tudo parecia estar normal, aparições começam a atormentar a protagonista, junto ao seus pupilos ( isso porquê, além de flora, ela também cuidará de um garoto expulso do internato chamado Miles).

Em um primeiro momento a história vai se desenvolvendo bem, não nego que as cem primeiras páginas foram as melhores. Porém, chegou uma fase do livro que se tornou cansativa, uma vez que o autor preocupou -se em mostrar bastantes elementos irrelevantes para a trama, que diziam respeito às "picuinhas" da casa e problemas internos que a protagonista parece ter criado na própria cabeça. O enredo da narradora-protagonista não foi explorado em nenhum momento, e os detalhes da mansão são muito rasos. Talvez eu tenha estranhado esse estilo, pois estou muito familiarizado com Tolstói, King e Humberto Eco ultimamente, atores que escrevem de forma detalhada.

Apesar disso, o livro não deixa de ser uma experiência perturbadora, principalmente nas partes em que aparecem as aparições. O autor trata a história de fantasmas sobre um ponto de vista mais realista e racional (talvez os vendo como religiosos vêem e relatam no cotidiano), sem aquelas "barulheiras" e poltergeists.

Não recomendo esse livro para quem inicia a leitura, principalmente pelas palavras muito rebuscadas, mas é um clássico obrigatório, mesmo sendo cansativo de se ler.

Gabi.Martins 08/07/2022

Você vai terminar a leitura com uns parafusos a menos!
Livro: A Outra Volta do Parafuso
Escritora: Henry James
Editora: Penguin

"A história nos deixará, ao redor do fogo, um tanto eletrizados. "

A expressão "A outra volta do parafuso" tem o sentido de aumentar a tensão, o que traz todo sentido para o livro, já que se trata de um terror psicológico com pitadas de mistério.
Na história, vamos conhecer uma governanta - não é mencionado o nome talvez pra realçar o tom de mistério do livro - que é contratada para cuidar de duas crianças órfãos, Miles e Flora, na mansão Bly.
Dois fatos muito instigantes são que o tio, tutor das crianças, contrata a governanta e pede que não seja incomodado de forma alguma e Miles logo após a governanta chegar na mansão é mandado para lá expulso da escola por maldades cometidas mas que não são esclarecidas.
Voltando a história.. Um trabalho simples e prazeroso, um local encantador e por fim, as crianças, que são as mais adoráveis e educadas que se pode imaginar - quem não aceitaria esse emprego dos sonhos?
O que a governanta não contava era o que estaria por vir. Ela começa a enxergar a aparição de fantasmas e acaba descobrindo que se tratam de dois antigos funcionários da mansão, Srta Jessel e Quint.
Com o passar dos dias, a governanta começa a acreditar que os fantasmas exercem uma influência negativa sobre Miles e Flora, e que voltaram do mundo dos mortos para levarem as crianças à perdição. Ela, então, fica obcecada em protegê-los e salvá-los da ameaça sobrenatural.
Algo importante de ressaltar é que a narradora da história  - a governanta - não é muito confiável, ela mente e se contradiz várias vezes, o que dificulta o leitor a descobrir a verdade.
Vários questionamentos nos fazemos diante do que nos é contado.
Os fantasmas existem ou são alucinações da governanta? Por que Miles foi expulso da escola? A Srta. Jessel e Quint fizeram algo com as crianças?
Henry James, escritor do livro, constrói a narrativa de forma que duas teorias podem ser verdadeiras, e nisso consiste o grande brilhantismo do livro.
Não é um livro que dá susto mas você vai terminar a leitura com uns parafusos a menos!

"Quanto mais repiso, mais vejo, e quanto mais vejo, mais tenho medo."

Boa leitura!

Felipe 04/07/2022

Interessante e honesto
O livro em si não vai lhe causar um grande medo, mas vai lhe fazer pensar será que as aparições são reais ou da mente dela? Outra ele não promete nada além do que você já lê no início do livro é a má história curta mas instigante que vai lhe prender em cada detalhe principalmente nos momentos em que existe contato direto olho no olho em que faz agente perder o fôlego.

Gabriele182 16/06/2022

Não esperava nada e entregou tudo
Eu me peguei muito envolvida nesse livro, confesso que não esperei praticamente nada mas aí fui ficando cada vez mais ligada nos acontecimentos é sim Eu fiquei assustada a cada página. Leiam,estarei indo ver a série

Isadora 15/06/2022

Eu achei que seria melhor, que seria mais sombrio, mas foi ok, leitura lenta, mas ok, valeu a experiência, mas não recomendaria, a série que foi inspirada no livro é mais interessante

estantedogabs 13/06/2022

Ainda bem que a história é mais curtinha, achei o livro bastante chato. Achei que ia gostar mais, já que foi material de inspiração pra minha temporada favorita de The Hauting...

Camila | @abismos.literarios 08/06/2022

A outra volta do parafuso, de Henry James (1898)
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Na véspera de Natal, alguns amigos estão reunidos compartilhando histórias de fantasmas e assombrações, com um anúncio de uma história muito perturbante, Douglas pede que o grupo espere até o dia seguinte, para ele solicitar os registros originais que estão guardados em sua casa, os quais foram escritos pela própria governanta, e que lhe confiou tais escritos. É então que Douglas começa a narrar a história ali escrita:

Uma governanta é contratada pelo tio de duas crianças que perderam os pais há algum tempo, sendo essas muito dóceis e tranquilas. Tendo uma oferta generosa, com a única regra de não importunar o tio, independentemente do aconteça, a governanta (que em nenhum momento é nomeada ao longo da história) aceita o emprego e se muda para uma mansão distante. De primeiro momento tudo é maravilhoso, as crianças são dóceis e amigáveis, sua colega se torna uma grande amiga, e ela ama o que faz. Mas então coisas sinistras começam a acontecer nessa casa, será de fato que os fantasmas dos antigos trabalhadores estão a assombrar as crianças ou tudo não passa de loucura?

Com esse cenário de dúvidas e inquietações, conforme avançamos na leitura, mais difícil fica adotar um posicionamento de fato. A governanta passa a pensar em formas de confrontar essas aparições e proteger as crianças, mas ao mesmo tempo certas situações parecem querer testá-la. Que desfecho terá essa história?

Bom, ainda estou processando esse livro e o final, que abre um leque de inúmeras possibilidades de interpretações. É uma leitura muito fluída e instigante, que te deixa totalmente submersa na história pela forma como é relatada pela protagonista. Conforme você avança, página após página, nem você consegue mais perceber se os acontecimentos são de fato sobrenaturais ou se podem ser algo de teor psicológico, e essa dualidade presente em todo o livro te deixa com a cabeça processando mesmo após finalizar a leitura, mas o final aberto não torna, de forma alguma, a leitura ruim.

Essa edição da @penguincompanhia nos presenteia com um posfácio muito importante, que lhe conduz em algumas reflexões necessárias e até norteia algumas respostas que ficam abertas a interpretação ao longo do livro. A tradução é excelente e super acessível.

site: https://www.instagram.com/p/Cei-7cILXqK/

leitora forense 03/06/2022

A volta do parafuso
Apesar da história ter sido envolvente e fluida, eu não consegui me prender com os personagens e com o plot em si, por isso, eu digo que eu acabei não gostando tanto dele, infelizmente.

Sumaia.Gomes 11/05/2022

Acho que uma única leitura não vai ser suficiente para compreender e assimilar tudo que este livro tem a oferecer e muito por isso minha avaliação ficou em três estrelas.

Claro que sempre é meio frustrante não gostar logo de cara de um clássico tão famoso e confesso que saí dessa leitura me questionando como o roteirista da série de A Maldição da Mansão Bly conseguiu crescer tanto o enredo e transformá-lo em uma produção tão rica, afinal, ela caminha em um sentido quase que oposto, se apropriando dos principais elementos que fazem de A Outra Volta do Parafuso tão interessante, mas nos entregando uma história mais impactante e que mexe com nosso imaginário e coração.

Afirmar que gostei do livro seria "muito forte", afinal a leitura foi bem arrastada e eu demorei muito mais do que deveria para uma história tão curta, mas ainda assim, ela oferece uma infinidade de reflexões e acho que o ponto aqui é que o não dito, o subentendido, é muito mais importante do que o que está escancarado. Existe muito por trás dessa obra e infinitas percepções e interpretações. Por isso acho que apenas uma leitura não é suficiente para que ela seja de fato aproveitada.

Por enquanto, permaneço com a minha avaliação de 3 estrelas, mas pretendo me aprofundar em outras questões, principalmente o período em que A Outra Volta do Parafuso foi escrita, que influencia na forma como a obra foi pensada, e pretendo retomá-la mais para frente, daqui há alguns anos, pois acho que ela ainda tem muito a oferecer.

Victoria.Dallapria 04/05/2022

Minha interpretação
Henry James é um autor fantástico! A história abre para várias interpretações, pq ele não fecha nenhuma. A preceptora, apaixonada pelo tio e por uma diferença de classe social e indiferença dele, tem que reprimir seus sentimentos sexuais. Ela então vai para Bly ( sim, a série da netflix foi em partes baseada no livro) chegando lá, ela encontra duas crianças, puras, angelicais e apaixonantes. Mas a alegria dura pouco, pois ela começa a ver espíritos. Os espíritos de um casal de empregados que tiveram um relacionamento proibido (obvio, devido à epoca). A preceptora acredita que esses espíritos estão corrompendo a inocência das crianças, e manter as crianças puras se torna sua maior obsessão.

Lacrimosa 25/04/2022

úmido
Foi uma leitura que eu concluí rapidamente, tanto por ser um conto quanto por fisgar nosso interesse. Quando finalizei, fiquei com uma sensação de: "é isso?" "é assim que acaba?" "mas o que foi isso que eu acabei de ler?".
Porém, ao ir pesquisar mais sobre o livro e ver alguns vídeos no YouTube, a minha importância à ele cresceu mais. Percebi que algumas questões que eu desconfiava no livro não foram coisas infundadas, outras pessoas suspeitaram também.
Desde a primeira página o que mais me chamou a atenção foi a atmosfera do livro, a narrativa a constrói muito bem e diversas vezes eu cheguei a pensar estar com frio da umidade das paredes da mansão - seria isso possível?
A dualidade do livro quanto aos eventos sobrenaturais serem verídicos ou apenas coisas da cabeça da governanta foi um fator interessantíssimo de se ler e eu mesma cheguei a ficar bastante dividida.
Foi uma leitura que eu fiquei muito satisfeita em ter feito. Embora tenha querido que alguns pontos fossem mais explorados e ter achado o final abrupto, pelos vídeos que eu vi, parece ter sido justamente essa a intenção de Henry James ao escrever.
Uma leitura un tanto instigante, recomendo!

**** spoilers ****

tópicos que eu ressaltei durante a leitura:

* o mistério que criam em torno do que aconteceu

* queria saber mais sobre os fantasmas

* não entendi pq a cgama de mulher vil

* o homem do começo não aparecer de novo e se justificar

* achei que o miles tinha sido abusado pelo Peter

* pedofilia

Cristiany 24/04/2022

Só sei que nada sei...
Comecei a leitura por acreditar ser a versão em que foi baseado o filme "os outros". Claro que não esperava que a história fosse ser exatamente igual, mas também que fosse completamente diferente rs'
A escrita é bem difícil de entender e o pósfacio te da a luz que faltava " Aff, realmente o cara escreve difícil de propósito " E o tradutor também deixa claro o que me veio a mente algumas vezes "não será uma tradução ruim? " E não, o coitado só tentou ser o mais fiel possível ao horiginal. Mesmo que fosse mais fácil a leitura, eu não gostei muito do desenrolar da história, pois o início que tem uma história paralela é abandonada sem qualquer explicação e o livro termina sem voltar a ela