A Criação

A Criação Edward O. Wilson

Resenhas - A Criação: como salvar a vida na Terra

Osmar 24/03/2017

Salve, Wilson!
É muito interessante quando conseguimos criar uma espécie de relação "amistosa" com determinados autores. Assim acontece comigo em relação ao biólogo Edward O. Wilson. Esse é o terceiro livro dele que leio e apesar de não ser exatamente um entusiasta de sua área de estudo (não sei nada de entomologia, no máximo sou um mero curioso), a forma como o autor enxerga a ciência e trata sobre ela me chama bastante atenção e faz com que meu interesse por sua obra só aumente.

Em "A criação", Wilson se coloca como remetente de uma carta cujo destinatário´é um pastor e disserta sobre o porquê a ciência e a religião devem trabalhar juntas em prol de um objetivo comum e urgente: salvar "a criação" (forma cordial na qual o biólogo se refere ao planeta, numa tentativa de se equiparar no que condiz a linguagem do pastor).

É um bom livro, o autor levanta questões importantes e sempre banhadas com respaldo científico, além de contestar ideias propagadas - quase sempre erroneamente - no ceio religioso sobre a preservação da biodiversidade, a ação antrópica, as inovações tecnológicas e seu uso científico. Traça ainda perspectivas sobre como devemos proceder para garantir o arsenal de biodiversidade que possuímos.

Em alguns momentos o autor "se empolga" quando está explicando, contestando ou justificando cientificamente seus pontos, fato que pode ser considerado chato para algumas pessoas. Com exceção a este aspecto, é um livro que recomendo para todos, sobretudo para os religiosos que ainda insistem em olhar com certo "desdém" para a ciência. Aqui encontrão um livro de linguagem acessível, um tratamento bastante respeitoso por parte do autor na maneira que lida com aquilo que não crê (diferente da forma debochada que vemos de alguns autores) e ainda uma rica discussão que acrescenta em termos de conhecimento, reflexão e crítica.
Henrique_ 27/03/2017minha estante
Interessante livro, Osmar!

Túlio 07/02/2012

Simplesmente fantástico
“Salvemos a Criação, salvemos toda a Criação! Nenhum objetivo menor é defensável. Como quer que tenha sido o surgimento da biodiversidade, ela não foi colocada neste planeta para ser destruída por uma das espécies, qualquer que seja ela.”

Ano passado, enquanto buscava livros para escrever minha monografia, encontrei um que de início me interessou um capítulo apenas (o que abordava as espécies exóticas), mas tinha a temática de conservação da natureza, ensino de biologia e acabei me interessando e comprei assim que pude. Quando chegou, minha intenção era ler apenas a parte relacionada com a bioinvasão e só depois lê-lo inteiro. Mas só de folhear esse livro vi que devia ler ele todo de uma vez, mesmo que não aproveitasse mais nada na monografia, pois o que eu tinha nas minhas mãos era algo que me faria refletir muita coisa e mostrar para as pessoas que TODOS devem ajudar a salvar a vida na Terra, independente de quaisquer pontos de vista que possam ter.

O livro em questão é o dono da citação do início do post: A Criação: como salvar a vida na Terra, de Edward O. Wilson. Renomado biólogo americano, autor de mais de 20 livros, é considerado um dos mais proeminentes biólogos do mundo, tendo recebido diversos prêmios em sua carreira.

Para começar, esse livro não tem aquela linguagem científica que muita gente evita, bastante técnica. Seu texto é leve, de fácil leitura, fazendo com que o leitor se envolva com o que o autor quer dizer. Muitas vezes o autor conta relatos pessoais de suas viagens, pesquisas, infância e sempre faz um gancho com o que ele tem a dizer. E ele diz muita coisa...

Escrito como se fosse uma carta a um pastor de uma igreja, A Criação traz uma reflexão, quase um apelo, para que sejam deixadas de lados todas as divergências entre ciência e religião para assumir um compromisso maior, a defesa da vida. O livro mostra vários assuntos sobre as espécies do planeta e o que acaba com elas: introdução de espécies exóticas, ganância do desenvolvimento, negligência... Mostra muito do que tem que ser feito e também todos os riscos de não se fazer nada.

Wilson sempre se refere ao pastor como um amigo, mostrando que mesmo que tenham opiniões diferentes, ambos podem e devem agir da melhor forma que puderem, dentro de suas comunidades. Essa união é essencial, pois, nas palavras do autor, “a ciência e a religião são as duas forças mais poderosas da sociedade. Juntas, elas podem salvar a criação.”

Independente se você aceite a visão literal da Bíblia ou a teoria da evolução, você é chamado a agir na preservação da vida. Uma coisa não impede a outra: se você for criacionista, porque destruir algo que o próprio Deus criou? Não temos autoridade para isso. Mas se você concorda mais com a evolução das espécies e tudo o mais, sabe que foram bilhões de anos que a vida se desenvolveu no planeta e para que destruí-la para beneficiar outra? “Cada espécie, por mais humilde e quase invisível que nos pareça, é uma obra prima da biologia que vale a pena salvar.” Conviva com as diferenças...

No final, alguns capítulos tratam da educação e de como ela pode ajudar na preservação da natureza. Contando relatos pessoais, Wilson mostra que o sucesso da educação para o meio ambiente começa com o modo de como professor aborda esses temas com seus alunos, pois nesse momento surge a motivação para uma vida mais conservacionista.

Enfim, é disso que A Criação: como salvar a vida na Terra, trata: a preservação de toda a biodiversidade como compromisso assumido por todos, independente de credo, raça, opinião. Vale a pena ler, sem compromisso. Não o encare como um livro que quer te fazer a todo custo salvar o planeta. Apenas escute o que ele tem a dizer e depois tire suas próprias conclusões.

E encerro esse post com mais um trecho desse livro, o mesmo trecho que o autor encerra sua carta ao pastor, reafirmando que mesmo que tenham diferentes visões da criação, ambos devem agir em sua defesa.

“Pois seja como for que as tensões acabem se desenrolando entre os nossos pontos de vida opostos, seja como for que a ciência e a religião aumentem e diminuam de importância na mente dos homens, permanece o compromisso, ao mesmo tempo humano e transcendental, que nós dois somos moralmente obrigados a compartilhar.”

JPHoppe 04/12/2011

Ciência e Religião não precisam ser conflitantes em tudo
Talvez não haja pessoa mais qualificada, no momento, para tratar da questão da biodiversidade que Edward Wilson. Entomólogo de formação, especialista em formigas, um dos proponentes da biogeografia de ilhas e da sociobiologia, seu currículo fala muito. Mas, também foi quem cunhou o termo "Biodiversidade", na década de 80, exatamente para tratar da diversidade da vida.

Sempre houve extinção, mas desde que o homem começou a multiplicar-se em níveis insanos e ocupar cada vez mais o planeta, exaurindo seus recursos por onde passa, a questão ficou complicada. Há quem diga, com boas razões, que vivemos hoje a sexta grande extinção do planeta, em níveis comparáveis com a extinção no final do Cretáceo que dizimou os dinossauros.

Nós, biólogos, cientistas, acreditamos (não por fé, mas por uma coleção impressionante de fatos) que a multiplicação das formas viventes se deu pela evolução, explicada em seus pormenores pela Teoria da Evolução. Mas, isso vai contra certos dogmas da religião, em especial o fundamentalismo religioso (em diversos níveis), presente no mundo todo, mas com força especial nos Estados Unidos.

O ponto de Wilson, aqui mostrado como uma carta para um pastor, é que não importa o ponto de vista ou o conflito de opiniões entre a ciência e a religião: a biodiversidade é única e merece ser salva. Por mais que haja discordância em diversos pontos, a salvação da Criação - seja ela Natural ou Sobrenatural - é um terreno comum para ambos os magistérios.

A atitude de Wilson é louvável, mas porém não é perfeita. Em alguns poucos pontos do livro, o autor envereda por caminhos que certamente ofenderam o brio de religiosos mais fechados, exatamente parte do público que o livro visa atingir.

Fora que para quem já conhece os pontos básicos da área, certos pontos são bem maçantes. Mas, o livro não tem como foco essas pessoas.

Saldo final: belo livro, excelente iniciativa. Cada dia que passa estamos mais próximos de uma enorme extinção, que ceifará metade das espécies viventes, um evento que durará 10 milhões de anos para ser recuperado pelo planeta. É esse o mundo que nossos descendentes herdarão?