Pais e filhos

Pais e filhos Ivan Turguêniev

Resenhas - Pais e Filhos

Alinne.Spagnollo 31/03/2024

Niilismo
O obra ilustra muito bem a filosofia niilista, mas ao mesmo tempo também refuta toda ela, mostrando ser impossível negar tudo. Isso vai contra a natureza humana. Alem disso, a hipocrisia do ser humano é escancarada em muitas páginas. Recomendo a leitura.

debora-leao 30/03/2024

Um livro composto por imagens muito poderosas
Esse livro é uma obra-prima. Turguêniev tem um talento fantástico em termos de profundidade de abordagem: não apenas mostra os dois lados de um embate, mas também seu terreno comum, compartilhado, e seus desdobramentos futuros também.

"Pais e filhos" é sobre o conflito geracional, mas vai além. Questiona cada um dos modos de vida apresentados, mostrando que há luz e escuridão em cada um. Onde uma escolha parece falha a outra brilha e assim vamos até o fim do romance.

As imagens do niilismo de Bazárov, da incerteza equilibrada de Arkádi, da moralidade de Pável, da constrição inteligente de Odintsova etc falam muito tanto em si quanto se espalham, se ramificando e se mesclando, dando o tom para simular uma sociedade, sempre composta desses tipos e de outros ainda mais díspares, sempre tão complexa.
Esses instantâneos ficcionais abrem espaço para refletirmos muito além do que o livro propõe.

Concordo que é um livro parado, pouca coisa ACONTECE, mas me parece a forma do autor de contar a história: traçando fatos pequenos, corriqueiros, e abrindo-os para que se expandam e conquistem espaço em nossa mente, permitindo-os serem mais do que são em um nível prático.

O último parágrafo, a última cena do livro é linda e costura tudo com amor e esmero. Turguêniev termina nos lembrando que toda essa confluência, todo esse embate e toda essa incompreensão (interna e alheia, do mundo, de si e dos outros), presente em cada pessoa de cada classe e de cada geração, é costurada por RELAÇÕES que precisamos travar e ter, as quais muitas vezes terminam em amor, que cada um compreende como pode. Mostrando amor e respeito - e assim, fazendo os nossos olhos arderem - Turguêniev nos emociona com a sensibilidade de pensar o que é ser um mundo que interage com outros e ainda assim amá-los sem nada em troca. Bravo!
Vania.Cristina 30/03/2024minha estante
Ah, que bonito, Debora!. Me deu vontade de ler.

debora-leao 30/03/2024minha estante
Vania, é uma leitura que passa rápido e que flui bem. Vale a pena. Recomendo muito e acho que vc vai gostar, hein?!

Carolina 30/03/2024

Jane Austen russo?
Esse livro me surpreendeu tanto! Em momentos achei que estava lendo Jane Austen e em seguida com a menção do niilismo voltava pra realidade que era Turgueniev! Tantas criticas em tão poucas paginas! Bazarov é o tipico cara que acha que sabe de tudo, se sente superior mas no fundo não sabe de nada. Faz criticas tão pesadas a sociedade mas no final participa de todos eventos da burguesia. Niilista quando lhe convem? Amei tanto o livro que com ctz irei ler dnv!

Carolina.Lausmann 29/03/2024

Conflitos geracionais
Pais e Filhos é mais uma obra que sobreviveu a barreira do tempo. Publicado em 1862, o livro retrata o conflito geracional entre os pais conservadores e os filhos revolucionários na Rússia do século XIX. Turguêniev apresenta personagens complexos, destacando suas convicções políticas e filosóficas, enquanto explora os dilemas morais enfrentados por cada geração. Em uma conversa marcante, Bazárov, nosso jovem niilista, expressa a ideia de que a juventude tem o poder de destruir tudo, refletindo as tensões sociais e políticas ainda presentes.

A relevância do livro reside na sua capacidade de capturar os conflitos fundamentais entre as gerações, bem como as lutas individuais por identidade e significado. Enquanto os detalhes históricos podem ter mudado, os temas centrais de liberdade, amor e ideologia permanecem pertinentes nos dias de hoje.

?Você me diz que seus pais não lhe entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo?

Cris609 27/03/2024

Apesar de o livro não ter me empolgado, despertou em mim o cuidado de dar mais atenção aos meus pais e às pessoas mais velhas. Ainda que não pensemos como eles.

Talvez fosse essa mesma a intenção do autor.

Ao contrário da maioria, acredito que o livro critica o niilismo de uma maneira muito inteligente. Retrata seu defensor como uma pessoa hipocrita, fria e insensível.

É muito bem escrito, de fácil leitura, mas sem nenhuma grande emoção. Tinhas grandes expectativas.

iarakessia 23/03/2024

Interessante
O livro se torna interessante por informar e retratar o que se passava na Rússia naquela época. Velha geração x Nova geração. Esse tipo de revolução sempre causa desgaste.
A história gira em torno principalmente de dois jovens amigos. Que fazem parte da nova geração e tem que lidar com parentes/conhecidos da Velha geração. Incompreendidos afinal.

beatrzzz 21/03/2024

O contexto histórico proporciona uma imersão em um momento de transformação da sociedade russa, revelando a divergência de mentalidade entre duas gerações: pais e filhos. Um dos conflitos mais importantes da história é travado através da oposição das ideias dos jovens, influenciados por correntes filosóficas progressistas vindas da Europa, principalmente o niilismo, e a velha geração, embebidos de romantismo e tradicionalismo da época.

É uma obra graciosa que trata de uma dilema atemporal: as tensões entre tradição e modernização continuamente reveladas pelos conflitos geracionais.

Queria ler esse livro há um tempo e não comecei antes por achar que seria uma leitura cansativa, mas foi totalmente o contrário. A escrita é muito envolvente e, a cada capítulo, sentia vontade de ler mais e mais. Além disso, o final dessa trama foi totalmente inesperado pra mim. Recomendo muito!

Igor.Alfredo 21/03/2024

Este livro é verdadeiramente sensacional! Os personagens são incrivelmente bem construídos e deixam uma marca duradoura. Os diálogos são um dos grandes destaques da obra, oferecendo uma profundidade e autenticidade que enriquecem a narrativa. Apesar de apresentar uma escrita um pouco mais antiga, isso de forma alguma diminui o impacto desta história envolvente, que habilmente explora o contraste entre o novo e o antigo. Recomendo enfaticamente este livro a todos os leitores em busca de uma experiência literária memorável!

Luciano498 21/03/2024

Casos de Família
Pais e filhos é evidentemente uma novela que lembra o programa Casos de Família, sim o do SBT da Cristina Rocha.

Mas antes de continuar essa resenha, uma dica importante, você precisa entender o contexto da época. Isso é extremamente importante para a obra fazer sentido para você. Caso o contrário, não dará o verdadeiro ímpeto aos temas focados pelos nossos protagonistas.

Voltando: A trama é envolvente, há muitos laços que não se sabe ao certo de serão desfeitos ou não e seguimos com leves plots twists que vão dando mais sabor às histórias dos personagens.

Em resumos é uma fofocaiada de família. Uma delícia por sinal.

manumoura18 18/03/2024

"Penso: aqui estou eu deitado debaixo de um feixe de feno... O lugarzinho estreito que ocupo é tão minúsculo em comparação com o resto do espaço onde não estou e onde ninguém se importa comigo; e a parte do tempo que vou conseguir viver é tão insignificante antes da eternidade, onde não estive e nunca estarei."

Josiane.Castro 17/03/2024

Um clássico russo
Conflito das mudanças entre gerações em um momento revolucionário da história russa : os anos de preparação para a emancipação dos servos em 1861. Os homens de mentalidade liberal que assistiam à juventude russa, que , em vez de pronta para dar continuidade à edificação de um mundo novo mais feliz ,era influenciada cada vez mais radicalmente no meio universitário por um ceticismo indócil aos seus valores? o ?NIILISMO?.

MathFeitosa 17/03/2024

Sensacional
Foi minha primeira leitura de uma obra da literatura Russa e confesso que tive demasiada demora.
É um livro realmente muito bonito e que além de uma boa história me fez refletir sobre diferentes aspectos do cotidiano.
Não acho que valha a pena me debruçar sobre o livro, visto que já vi tantas resenhas nesse sentido. Todavia, sobretudo, prefiro realmente dizer o qual prazerosa foi a leitura da obra.

Lucas Sampaio 16/03/2024

A leitura começa um pouco maçante, a sensação é que a narrativa não irá desenvolver bem.

A princípio, importante ressaltar que, embora o protagonista seja Arkadi, Bazarov possui grande relevância - seja pelos conflitos em que envolvido, seja pela acidez dos seus comentários, estes embasados no niilismo. Aliás, sem spoiler, o final se resume a Bazarov.

No mais, as personagens são bem construídas, com características próprias que as distinguem entre si, contextualizada na Rússia czarista.

Thi Acrisio 14/03/2024

Agora...Escuridão...
Esse foi meu terceiro livro da literatura russa, e foi o que menos gostei. Engraçado que ele é inspiração para os outros dois escritores. rsrss
Eu gostei do Bazarov, ele é chato, egocêntrico e sua verdade é universal, mas é o personagem com mais camadas, entendê-lo é uma boa experiência, e seu desfecho, um lado melodramático. Deixa um gostinho amargo na boca e o coração bem apertado.
O livro é meio parado, sem muito acontecimentos, lentíssimo!
O último parágrafo é lindo.

Ricardo.Borges 12/03/2024

Sempre foi o conflito de gerações
Mesmo tendo sendo escrito em meados do século XIX, a história detalha maravilhosamente bem as relações entre as gerações, o que dá, inclusive, o título a obra. Com impressionantes descrições de lugares e dos comportamentos dos personagens (não precisa nem desenhar, tamanha precisão), o autor criou uma trama ?simples?, porém absolutamente envolvente. Todos os personagens são importantes e, em determinado momento, quando já não se sabe onde a história vai culminar, ja não se sabe mais quais deles serão o epicentro da trama. Quem é o ?herói?, afinal? O comportamento diferente dos demais o torna uma pessoa má? Sobre qual lente estamos julgando cada ação?
Com todos estes ingredientes, há várias surpresas durante a leitura, mas o final me surpreendeu e até comoveu.
É um dos melhores clássicos russos que li até hoje.