Pais e filhos

Pais e filhos Ivan Turguêniev

Resenhas - Pais e Filhos

Alê Guimarães 22/05/2021

O eterno conflito de gerações
País e filhos é uma obra que expõe o conflito entre gerações e ideias. De um lado a família do jovem Arkadi e de outro Bazarov, amigo de faculdade de Arkadi. Bazarov representa o pensamento niilista e o materialismo do fim do século 19. Opõe-se a todos os valores tradicionais e critica qualquer autoridade estabelecida. O interessante do livro é que ele não assume lados e deixa ao leitor o papel de julgar os personagens e suas atitudes. Um tema atemporal e que ainda nos remete a muitas reflexões.

alntbr 30/06/2021

Pais e Filhos
Não sei como iniciar minha resenha, não posso descrever meus sentimentos acerca da obra.
Apenas posso dizer que li uma história sobre a vida e suas peculiaridades, as pessoas e suas experiências.
Uma obra necessária e recomendada.

Talita.Andrade 24/07/2021

Será que vale tudo para sustentar um ideal?
Tão antigo e tão atual, várias parte me lembrou situações que passamos hoje.
Ficou muito claro a diferença das gerações, com erros e acertos e as consequências das nossas decisões.
muito emocionante!
o que de fato vale a pena na vida?

Igor 02/08/2021

Um clássico russo
A clássica literatura russa se mostra muito antecessora de vários assuntos contemporâneos, no livro Pais e Filhos não é diferente. O confronto de gerações é sua pauta.

Cathe 07/03/2022

Melhor livro de 2022 até agora
A temática é simples, mas as reflexões que surgem ao longo da narrativa são de uma riqueza linda. Eu me emocionei muito lendo, ri e chorei e vivi intensamente essa história

Martony.Demes 04/03/2022

E voltando a divulgar, eis outro interessante russo: Pais e Filhos, do grande Ivan Turguêniev. Já trouxe outro livro aqui dele e por conta disso fiquei curioso sobre outras obras dele! Então vamos sobrevoar a Rússia novamente?

Bom, o livro apresenta dois personagem principais jovens estudantes que saem de suas faculdades e vão visitar suas famílias. E esses encontros se tornam um embate entre culturas e paradigmas diferentes. De um lá tem os pais, tradicionalistas de outros momentos. Do outro, há jovens, filhos, com novas idéias, pensamentos niilistas (que nega tudo, nega hierarquia, cultura, tradicionalismo etc) e mais além do seu tempo!

Isso gera um conflito que transcende a história do livro! É tanto que o próprio autor teve problemas à época por conta desse livro! Imagina ai uma Rússia do Século XIX, de servidão, de senhores donos de terras e de grande poder no âmago de uma Rússia Csarista! Soube depois que diversas outras versões do livro teve que ser rescrito porque fazia uma dura crítica ao sistema da época vigente.

Foi um livro que marcou época. Isso se deve porque o período da escrita do livro é bem importante na Rússia como abertura da nação para diversos pontos antes fechados e principalmente o fim do regime de servidão.

Não obstante, é uma bela obra. Há descrições precisas de ambiente, de personagens! As tramas entre os envolvidos te prende à narrativa mantendo-lhe ligado em todo o transcorrer da história!

Heider 09/09/2021

Leve.
Leitura muito fluida. A estrutura de Pais e Filhos é muito semelhante ao conto O Primeiro Amor do próprio Turgueniev, inclusive as personagens. O divertido tema do conflito de gerações é muito bem explorado, assim como a situação cultural e política da aristocracia russa. A escrita de turgueniev é muito direta, mas apresenta diversas questões: relações familiares, de classe e intersexuais. Uma leitura leve e boa introdução à literatura russa. Recomendo.

Karla.Marisa 20/09/2021

Eu gostei muito da escrita dele, em um dos posfácios é comentado que o autor se preocupava com a escrita e isso ficou claro durante o texto.
O livro trata da relação de pais e filhos e do embate entre gerações (tema tantas vezes retratados nas artes, a exemplo da música da Elis), no contexto do fim da servidão russa que marcou o início de diversos movimentos que marcaram a história mundial.
Um dos personagens da história é absolutamente insuportável (parabéns ao autor por conseguir retratar tamanha chatisse kkkk) e eu não gostei exatamente do fim desse personagem.
Por outro lado me afeiçoei muito aos pais desse mesmo personagem chato.
Foi uma leitura boa, o livro é muito bem escrito.

*Sobre a edição, eu achei os dois posfácios absolutamente inúteis! Essa edição da companhia das letras foi uma compra da Cosac e eles poderiam ter mudado esses textos, mas gostei da apresentação do tradutor Rubens Figueiredo (que li ao fim pra nao pegar spoiler), que me situou bem sobre o momento em que a história se passou.

Monica Grezzi 23/09/2021

ivan turgueniev é uma surpresa prra mim. O livro conta com a história de dois amigos que voltam para a cidade natal visitar os pais e precisam ficam um tempo por ali.
A trama em si foi escrita em 1860, período de várias perturbações sociais e políticas. Nesse contexto, o autor constrói maravilhosamente bem os personagens inspirado no cenário do país.
Este livro mostra que a diferença ideológica entre gerações não diminui o zelo que os pais possuem com seus filhos, e que todos podem ser moderados com suas ideias.

Vivi 16/08/2023

Gostei do livro, a escrita é bem fluida e gostosa de ler. Confesso, no entanto, que tive bastante dificuldade em identificar os personagens. Como os nomes são em russo, não conseguia guardar quem era quem e às vezes confundia... O final, apesar de triste, é bastante delicado. Foi uma surpresa para mim, que estava esperando um final feliz para todos os personagens.

Raquel.Furchinetti 09/09/2023

Esplêndido!
Que livro mais lindo e delicado. Amei demais e me surpreendi. Eu sabia que falava sobre o confronto de gerações e abordava o niilismo, mas achei que seria mais uma discussão chata a esse respeito. Mas é uma estória linda, não fica somente nisso, mostra a personalidade de várias personagens e seus relacionamentos. Fala sobre a Rússia e os seus conflitos, mas tudo de um jeito tão suave e poético. É uma escrita tão fina e gostosa tratando de temas tão complexos. Só uma alma muito elevada para ter a genialidade desse tipo de escrita e o desprendimento de não ficar exibindo toda a sua erudição numa obra. Fiquei felizmente surpreendida. Antes de ler achava que era algo totalmente diferente. Favoritado!

Laíse 08/10/2021

Dentre o niilismo e a aristocracia, Ana Sergueievna. Mulher independente e enérgica em pleno século XIX em solos russos.

Dilso 25/10/2023

Conflito de gerações...
Destaco uma discussão forte e acaloradíssima proporcionada pelo jovem e espirituoso Bazárov e o velho tio de seu amigo Arcádio, Páviel Pietróvitch. O primeiro, niilista e, pelo que vi, libertário; e o outro, conservador pré-libertação camponesa (dos mujiques) da servidão russa (1861, acho). O conflito dessas gerações me fez recordar das conversas, nem sempre pacíficas, entre meu pai e eu, em geral sobre política ou religião. No que, também, recordei da canção chamada "Como nossos pais", de Belchior, interpretada por Elis Regina (1976): porque amanhã sei que seremos nós os questionados por nossos filhos e estes, por sua vez, pelos nossos netos...

Um livro que diz muito e em várias camadas.

Luiz 23/11/2021

Retrato da realidade sem rodeios
Este é um livro claro e direto sobre o conflito geracional. O autor consegue, com esplendor, retratar a natureza humana: suas angústias, ambições e ódios. É uma leitura tão boa que você nem perceberá as reflexões surgindo no âmago do seu ser.
O herói/vilão vai ser identificado em cada um de nós.