Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 9

JCarlos 16/03/2012

Experimente a vida e Confia!
Lembro como se fosse hoje quando, na livraria da minha faculdade, ao comprar alguns livros de direito, perguntei, curioso, do que se tratava aqueles livros (três ou quatro, salvo engano), chamados Operação Cavalo de Tróia.
O livreiro, com um ar de iniciado e um sorriso enigmático me disse que se os lesse, eu nunca mais seria o mesmo.
Pois bem, lá se passaram mais ou menos 18 anos.
estava no início do namoro com minha hoje esposa e ela não cansava de me escutar falar sobre o assunto.
o tempo passou e após anos de diversas leituras de variados temas, eis-me aqui, fechando um ciclo, com o fim de Cavalo de Tróia 9.
Foi uma grande surpresa quando o vi na Livraria da Travessa, motivando-me a comprá-lo de imediato. Só não começei a leitura, pois queria terminar as atuais. e o curioso é que as páginas lacradas Ao final me atiçavam e me chamavam: começe a ler... começe a ler...
Voltando ao tema, tenho que em nossas vidas há livros que marcam e outros não. Indubitavelmente, a série marcou minha vida. Não estou aqui entrando na grande polêmica da viagem no tempo, na ficção com ar de verdade. Mas, sim, na qualidade da escrita, riqueza de detalhes, coerência, plausibilidade e força de fundamentos que, longe de enfadonhos, tornam a leitura realmente próxima ao que poderia ser real.
A sensação de maravilhamento nos é passada durante toda a obra. E, claro, dependendo da influência que a figura de Jesus repousa em cada tipo de leitor, a experiência pode ser diferente. Contudo, não menos depreciada.
O leitor não sairá indiferente, com certeza, depois que a mensagem lhe for transmitida!
Experimente a vida... e Confie!

Kah 08/04/2012minha estante
Comecei a ler o oitavo volume hoje e ja me sinto meio orfa... Ate agora uma ano e quatro meses dedicados a essa saga (salvo alguns outros a parte) e tenho certeza que depois de todos finalizados lerei tudo novamente depois de um tempo... Simplesmente fantastico!

Tati 22/11/2014minha estante
Oi Carlos! Vc viu que ele já lançou a continuação da série? Vão ser mais 3 volumes e o primeiro já está nas livrarias, chama-se O Dia do Relâmpago. Estou ansiosa p lançar os outros dois..rsrs

JCarlos 18/12/2014minha estante
Oi, Tati. Não sabia! Li O Dia do Relâmpago, mas nao sabia que seriam três livros. Ótima noticia q vc me deu.

Gláucia Soares 07/05/2020minha estante
Fantástica sua resenha! Me identifiquei prontamente. Conheci a saga pelos idos de 1992 também na faculdade. Parei no livro 6. Mas depois de ler sua resenha, faço questão de ler os demais livros e, assim, concluir a saga. Obrigada.

JCarlos 07/05/2020minha estante
Valerá muito a pena, Glaucia. Continua sendo um dos grandes marcos em minha vida de leitor.

Cândida 04/03/2022minha estante
Sábias palavras JC.arlos. Realmente quem lê essa coleção não será mais o mesmo. Pena que muitas pessoas não vão entender. Esses livros mudaram a minha forma de ver muitas coisas.

Silvio 05/02/2012

Sem dúvida, é a melhor obra que já li em toda minha vida. Não me refiro somente ao 9ºvolume, mas a toda a obra.
O autor escreve de tal forma que dá a impressão de ser tudo real; é muito difícil parar de ler.
Ressalto que não deve ser lido por fanáticos religiosos, nem por ateus. A obra fala sobre Jesus e muitos de seus feitos, ensinamentos e pensamentos, mas questiona a Bíblia e as Igrejas Cristãs sem tirar o mérito de Jesus. Fica a dúvida: de onde ele tirou as informações que contrariam a Bíblia? Pura ficção? Pensamentos e criações próprios? Documentos desconhecidos pelo povo em geral?
Igor Almeida 06/05/2012minha estante
Por que não por ateus? Eu sou ateu, mas gostei muito (to lendo o 7).

Silvio 07/05/2012minha estante
Ateus podem ler, é claro! O caso é que ateus não acreditam na divindade de Jesus; acreditam em sua existência, como um filósofo, um sábio, um líder, porém não em sua divindade.

Carolina 12/07/2012minha estante
Olá Silvio, tudo bem?

Observei que você leu a obra toda de J.J. Benítez(Cavalo de Tróia). Que maravilha! Confesso que parei na metade do primeiro. Mas pretendo voltar sim. Estava achando muito massante. Você também sentiu isso no começo?

Silvio 12/07/2012minha estante
Carolina, minha cara, não achei o volume maçante em nenhum ponto, tanto que o li rapidinho e logo em seguida parti para os demais.

Marcelo 31/10/2013minha estante
Eu não me chamo de ateu, pois não duvido de coisas "sobrenaturais" nem de deuses, mas eles não apareceram pra mim, nem tenho provas, logo vivo bem sem seguir nenhum...
Pois bem, eu quero muito ler todos, pois sou fã de Dan Brown e li que ele se espelhou muito nesses livros, então interessante eu sei que será.
Mas sobre Jesus, realmente eu sei que ele existiu, mas creio que ele foi "superestimado" vindo a ser divino ou sei lá. Acho que isso nunca ocorreu e sim, pessoas espertas como nos dias atuais embelezando uma história pra atrair seguidores, e com isso dinheiro...
Enfim, eu vou me irritar lendo? ashsahusauh

Priscila 17/10/2015minha estante
Esta obra também marcou minha vida, e estou ansiosa para ler o nono; ainda não tive oportunidade.

Sebastian 23/02/2012

Triste fim
Chegar ao fim desta deliciosa leitura é como ficar órfão. De toda forma não parece que o livro chegou ao final de sua jornada já que o autor deixou ainda muitas linhas soltas. Neste Cavalo de Tróia 9 - Cana, o Major ou Mal´ak (mensageiro), como era chamado por Jesus, retrata o despertar da vida de pregação de Jesus. Começa com a escolha dos discípulos, seu treinamento, a morte de João Batista e o início de sua vida pública como Deus. Detalha todas as falhas que os discípulos cometeram em seus registros bíblicos. Conta seus atritos com Eliseu e finaliza com o grande milagre em que mais de 600 pessoas foram milagrosamente recuperadas em função da compaixão de Jesus pelos seus filhos. Confiai - Está é uma das maiores mensagens deixadas por Jesus. Livro maravilhoso, vale a leitura de todos.

Marcus Caldas 15/05/2022

Realidade ou ilusão
Realmente o livro pode abalar a crença das pessoas de pouca fé. Percebe-se uma certa rusga do autor para com o catolicismo, pois suas narrativas procuravam sempre contestar os textos bíblicos. Algumas narrativas podem ter seus fundamentos, outras não. A avaliação vai depender de cada leitor.

Joao 02/06/2012

Jasão - o herói....
Depois de ler alguns livros, ainda fica aquele vazio deixado por não mais acompanhar as aventuras do "Major" na Palestina do século I.
Mona 16/02/2018minha estante
undefined

Emetresz 09/06/2012

Muito assunto
Pena que o escritor deixou os assuntos mais importantes para o final e fez tudo em um atropelo. Faltou explicar muita coisa, mas vou reler o primeiro volume para tentar encontrar algumas pistas. Valeu a experiência.
Galadriel 05/10/2012minha estante
O fim podia ter sido melhor. Haviam mecanismos e justificativas melhores para fechar. Parece que as ultimas 300 paginas ele cansou da serie e escreveu qualquer coisa, criando várias contradições com os outros livros.

Emetresz 05/10/2012minha estante
Concordo totalmente Galadriel!

Susie 17/07/2012

A=TxD

Way to Happines 11/03/2014

[Resenha] Operação Cavalo de Tróia (Coleção) (por Lígia Colares)
Oi pessoal! Se a sinopse ficou grande, nem quero imaginar essa resenha! Haha! Eu comecei a leitura dessa coleção quando eu tinha 14 anos... Meu pai possuía os 4 primeiros volumes, e eu por pura curiosidade peguei o primeiro volume para ler... A coleção me acompanhou por dez anos, então a história dela está ligada diretamente à minha, ao meu desenvolvimento espiritual e às minhas concepções religiosas! Como religião não se discute, vou tentar não deixar a resenha tensa! Hahaha!

Operação Cavalo de Tróia é uma operação organizada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos para acompanhar a paixão e morte de Jesus Cristo... Isso considerando que ele realmente tenha existido... Com informações altamente secretas, dois militares muito bem selecionados irão participar dessa empreitada... Jasão, o Major, com profundo conhecimento médico e totalmente cético à religião, foi considerado perfeito para analisar cientificamente os acontecimentos. Eliseu, engenheiro, foi o segundo escolhido para manter em funcionamento a nave em que será feita a viagem no tempo, chamada de "Berço".

O primeiro volume é o mais chato. Ele apresenta muitos termos técnicos, funcionamento da nave, como eles puderam voltar ao tempo, organização de material para viajar... Muito técnico, científico, chato! Hahaha! Mas depois, quando eles fazem a volta ao tempo, e encontram Jesus, tudo muda! E quando eu digo tudo, é tudo mesmo!

Esqueça aquele Jesus Cristo santificado que você já ouviu falar. O homem dos milagres, que aparece nas fotos de branco olhando para o céu, e que só passava sermões. Na verdade, esqueça que você já ouviu falar de Jesus Cristo, esqueça que o livro tem alguma coisa a ver com a religião, e tome a liberdade de conhecer apenas o personagem Jesus, como se fosse mais um livro de ficção de pessoas que não existem... E simplesmente se apaixone!

Jasão vê Jesus jogando bola com crianças, tentando ninar, sem conseguir, um bebê... Vê esse Jesus brincando com cachorros e chorando. Jesus-Homem, como o Major o chama, é uma pessoa normal, de carne e osso, que teve família, amigos, animais de estimação, hobbies, trabalho, e sofrimento, muito sofrimento! E é assim que você começa a admirar essa pessoa... Um homem que tenta entender a dor de todos ao seu redor... Que se admira com as coisas mais simples da natureza... E vê o mundo, e as pessoas que vivem nele, de uma forma totalmente diferente às pessoas do tempo dele... E por que não, do nosso tempo também!

Jasão também tem conversas com Jesus, questionando livre-arbítrio, a Igreja como instituição, a existência de anjos, demônios, vida após a morte... Inclusive doenças genéticas, homossexualismo, e as diferenças entre religiões... Os assuntos são tratados de forma sutil, e a opinião apresentada é tão diferente do que vemos algumas igrejas defenderem, que seus conceitos podem mudar...

"- Poderíamos chegar a Deus sem passar pela igreja?
O rabi suspirou.
- E tu necessitas dessa igreja para chegar ao teu coração?
Uma confusão extrema bloqueou-me a voz. E Jesus percebeu.
- Muito antes de que existisse a tribo de Davi, irmão Jasão, muito antes de que o homem fosse capaz de se erguer sobre si mesmo, meu Pai havia semeado a beleza e a sabedoria da terra. Quem vem antes, portanto, Deus ou essa igreja?
- Muitos sacerdotes do meu mundo - repliquei - consideram essa igreja como santa.
- Santo é o meu Pai. Santos serei todos vós no dia em que amardes.
- Então - e peço que me perdoes pelo que vou dizer -, essa igreja está sobrando...
- O amor não necessita de templos ou legiões. Um homem tira o bem ou o mal de seu próprio coração. Um só mandamento vos é dado, e tu sabes qual é... O dia em que meus discípulos fizerem toda a humanidade saber que o Pai existe, sua missão estará concluída."

A maior discussão que eu tenho visto sobre essa coleção é sobre a veracidade dos acontecimentos... O livro é escrito de forma a você acreditar totalmente que tudo narrado é verdade! As descrições ambientais, as análises realizadas, as doenças visualizadas... Tudo é muito científico, como eu já disse, beirando até a chatice nessas horas... Existe até a teoria de que é realmente verdade, mas que só se poderia publicar o livro se fosse deixado sempre a dúvida...

Sabe o que eu penso disso? Besteira! A discussão em si é uma besteira total! Procurando verdades ou mentiras, as pessoas se apegam a detalhes, esquecendo completamente a discussão central do livro, que é a visão do mundo sobre a religião! O meu conselho? Comece o livro com a mente totalmente aberta, como se você fosse ler um livro qualquer. E ao final, considere o que você acha que faz sentido.

Além disso, por mais que Jesus seja um personagem importante, a leitura na maior parte dos volumes flui com facilidade. Jasão e Eliseu vivem aventuras, situações curiosas! Fora os dados sobre os costumes e crenças da época, muito interessantes!

Uma coisa que me deixou triste é que, acredito eu, houve uma mudança de editoras no decorrer das publicações, por isso os primeiros volumes que meu pai possui são menores que do sexto para frente... Ou seja, a coleção ficou feia! =/ E por fim, o livro possui pouquíssimos erros de digitação e a maioria das capas são simples, mas enigmáticas! Mas eu sou suspeita né? Haha!

Claro, 4000 páginas, tem que ter paciência, mas se o tema te deixa curioso de alguma forma, eu indico! Alguns trechos podem ser enfastiantes, mas vale! Pela discussão, pelos personagens... Eu indico muitas vezes! Haha!

Desculpem o tamanho, infelizmente achei impossível escrever menos! Haha!
Até a próxima! ^^

site: http://www.way-2happiness.com.br/2012/08/resenha-operacao-cavalo-de-troia-colecao.html

Ricardo 24/04/2024

Um final de saga divertido e que honra a série
O volume 9 do Operação Cavalo de Tróia é um bom encerramento à série. Divertido e de leitura fluida, mas que traz também algumas inconsistências. É incoerente com alguns livros anteriores, deixa algumas pontas soltas, tem um final tão apressado que tive a impressão que o autor simplesmente ficou com preguiça e quis logo encerrar a obra.
Algumas repetições me incomodaram. Uma piscada de olho, umas reticências, mensagem recebida e a mania de começar um assunto só pra interromper e dizer que mais a frente falaria a respeito. Confia!
Dito isto, é uma leitura divertida, fluida, e apesar do grande número de páginas, que inicialmente assusta, não é uma obra que demora muito pra concluir.
É um bom encerramento de saga, ainda que meio decepcionante pelo encerramento abrupto e pelas pontas soltas, mas reafirmo ainda assim, divertido.

Viviane 17/11/2022

Operação Cavalo de Tróia 9
Apesar de ser o maior volume da série, uma leitura fluida e bem mais interessante que alguns volumes anteriores.
Deixou gancho para um epílogo. Quem sabe...
Denize.RizArio 17/11/2022minha estante
Parabéns vivi

Igor Almeida 04/05/2013minha estante
Realmente o final ficou apressado, como se ele tivesse que "terminar o diário" rapidamente. Mas não diria que ficou decepcionante...

Lili 30/12/2015

Enfim... O fim.
A saga chega ao fim. Por tratar-se do último volume, a avaliação acaba sendo de toda a história e não somente deste volume.

Impressão geral: ideia excelente, mas com problemas graves na narrativa. O excesso de notas explicativas torna a leitura cansativa (se houvesse metade das notas ainda seria muito); a utilização das mesmas expressões o tempo todo; o fato de ele sempre começar a contar algo e dizer "mas não devo me adiantar" ou algo similar; o uso constante de reticências; o detalhamento exaustivo de cenas, personagens ou lugares pouco relevantes, entre tantos outros fatores que empobrecem a obra. No fim das contas, prossegui com a leitura muito mais por teimosia do que por gosto. E ao terminar senti mais alívio do que admiração pela saga.

Resumindo: o autor se perdeu e matou uma ótima ideia. Apesar das qualidades, acho que não vale todo o tempo que se gasta para ler os nove volumes.
Gabriela 30/12/2015minha estante
Tive sensação parecida quando lia a série "Deixados para trás", mas larguei depois do terceiro livro (são treze).

Lili 30/12/2015minha estante
Ai, socorro, Gabriela! Quero passar longe de séries chatas, por um bom tempo! >.

Gabriela 30/12/2015minha estante
E eu estou correndo de séries no geral. Depois que terminar a de "A Seleção', só vou ficar mesmo com a do Banana e a "Desventuras em Série".

Renata.Decieni 14/12/2016

Depois de tanta espera: o fim
Depois de 9 livros, quase desistir, ficar com raiva de algumas coisas, cheguei ao esperado fim. Achei que seria um alívio, pois da pra concordar que é uma leitura cansativa, mas quando fechei o livro fiquei com uma sensação de estar órfã de Jesus e de seu Pai Azul. Vou sentir falta de Jesus e seus ensinamentos tão de encontro ao que acredito e de Jasão ensinando a confiança e o amor ao Homem-Deus. A mensagem que fica é: confia!!!!

Xaropinho 23/10/2021

Sensacional..
Simplesmente maravilhoso..
Entender a mensagem de cristo, muito diferente do que a igreja e a biblia prega!
Um Homem realmente muito a frente.. um exemplo a ser seguido.. todo ser humano, que busca evolução deveria toma-lo como exemplo. Foi isso que ele nos deixou! A esperança, a confiança, e a coragem de acionar, pois nao estamos sozinhos, nunca estivemos sozinhos; o grande pai ?abba? sempre estais a nos guiar juntamente com todos os seres de luz.
Confiái!!
Sempre!!
Em auto e bom som!!! 5x5 major!!
Mensagem recebida!!

Beti 20/03/2012

Saudades....
Acabei de ler hoje este polêmico livro. Já estou sentindo falta da boa leitura, com muitos detalhes, profunda pesquisa cientifica, religiosa e histórica. Um livro cheio de ricos detalhes que o leitor chega até a acreditar que realmente existiu a Operação.
O que mais me chamou a atenção foi a forma que ele descreveu Cristo, toda a sua bondade, carisma, compaixão. Pregou o amor maior entre os semelhantes, e o homem com o passar do tempo deturpou todo o seu ensinamento.
Cheguei a conclusão que o homem não mudou muito, baseado na pesquisa do historiador Flavio Josefo, hoje como no passado, o homem continua cheio de preconceitos com as classes sociais, religião, opção sexual, doenças e defeitos genéticos, quando lia comparava muito com o agora.
Mas na minha opinião o que achei a respeito de toda a tecnologia usada no "berço" (nave), nos objetos como sandálias eletrônicas, vara de moises e nemos (nano tecnologia), muito avançada para o ano de 1973.
Mas no geral, adorei a história, os detalhes, a pesquisa.
EU RECOMENDO.... mas tem que ser lidos todos em ordem cronológica, para não perder o raciocínio.
BOA LEITURA.
Beti 20/03/2012minha estante
na verdade, minha opinião é de toda a série, dos 9 livros, a cada volume uma emoção.