O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

susu... 09/10/2014

OQ APRENDI COM O SEMINARISTA................
É UM LIVRO BOM....

APRENDI QUE PADRES Ñ PODEM NAMORAR E QUE MULHERES QUE NAMORAM COM PADRES VIRAM FREIRAS APRENDI QUE É UMA DOIDISSE O LIVRO E QUE ELE TINHA AS LETRINHAS MUITO MIUDAS E APRENDI Q LER LIVROS COM LETRAS PEQUENAS DA DOR NA VISAO

faby 09/10/2014

SÃO DUAS CRIANÇAS, CUJOS NOMES SÃO EUGÊNIO E MARGARIDA. ELES SÃO MUITO AMIGOS, CRESCEM JUNTOS E A MÃE DE EUGÊNIO, QUE QUANDO GRÁVIDA PERDEU O BEBÊ E PROMETE A DEUS QUE SE ELA FICAR NOVAMENTE GRÁVIDA, DEDICARÁ A VIDA DE SEU FILHO Á IGREJA E ELE SE TORNARÁ UM PADRE. PORÉM NESSE MEIO TEMPO, EUGÊNIO E MARGARIDA CRESCEM E ACABAM SE TORNANDO MUITO PRÓXIMOS.

Tryfêna 09/10/2014

O livro "O SEMINARISTA" relata sobre a história de Eugênio e Margarida,um romance muito triste onde ambos são apaixonados e desde criança convivem juntos. Margarida junto a sua mãe, viviam na fazenda dos pais do rapaz. Eugênio foi obrigado a ir embora para estudar e ser padre.

Anderson 09/10/2014

Minha Opnião
Parecia ser um livro monótono , chato . Mas gostei bastante , me surpreendeu , a historia é fantástica .

nivia 09/10/2014

o seminarista
o livro fala sobre o triste romance de Margarida e Eugênio, dois jovens apaixonados que desde a infância conviveram juntos, porém, foram separados, Margarida e sua mãe Umbelina sempre conviveram na fazenda dos pais de Eugênio, que acolheram as duas durante muitos anos.

joao 09/10/2014

O Seminarista
Bom o livro conta a história de um casal de amigos que futura
mente se apaixonam,mas eles se separaram durante a adolescência,sendo que o personagem Eugênio queria ser padre e foi para um seminário, e a personagem margarida começa a sentir saudades dele e o Eugênio sente a mesma coisa..............

gaby andreza 09/10/2014

o seminarista
Bom,estou no comecinho do livro achava no começo que o livro seria tipo muito chato, apesar da linguagem meio antiga o livro até que é interessante.Até onde li o livro relata a história de Margarida e Eugênio, um casal de amigos que desde pequenos convivem juntos, e com o passar do tempo foi despertando um amor entre eles, mais não era um amor só de amigos.

Leticia 09/10/2014

''...Volta de Eugênio...''
"...Mesmo obrigada pelo seus pais a ir para longe estudar para ser padre, Eugênio nunca esqueceu de sua querida amiga Margarida. Ao voltar ao lar, Eugênio não desgrudava de Margarida e usava um pretexto muito bem imposto, o de dar aulas para amiga afim de vê-la todos os dias.
Era um sentimento puro de ambas as partes, pois crescia de acordo com o amadurecimento da amizade e respeitando o tempo de cada um. Margarida era amada por todos, inclusive pelos pais de Eugênio, cujo era patrão de Dona Umbelinda, mãe de Margarida..." O livro é bastante interessante e por esse fato, prende o leitor sendo Impossivel não querer lê-lo até o fim.

Moreno 23/09/2014

O Seminarista
Um livro Seminarista é uma critica ao celibato, que conta uma triste historia de amor entre amigos de infância.

Rafaela 19/07/2014

No Brasil do século XIX ainda vigorava a tradição das famílias encaminharem seus rebentos mais jovens para a carreira eclesiástica. Desafiar a autoridade paterna não era uma opção. Eis a tragédia de Eugênio, filho de proprietários rurais e de Margarida, moça pobre criada na fazenda dos pais de Eugênio. O celibato clerical se coloca como barreira intransponível para a concretização do amor dos dois jovens.

Carla 13/05/2014

Eugênio e Margarida
Um livro muito interessante que expõe principalmente a grande questão do celibato na religião católica, ressaltando que o autor, ninguém precisa dizer o quanto ele é memorável diga-se de passagem, deixa bem claro em toda obra não ter nada contra a igreja, e destaca a problemática de uma maneira muito delicada.
É um romance romântico, então todas as descrições amorosas são exageradas, líricas e poéticas, para quem gosta de longos textos que aquecem o coração. Eu recomendo, vale muito a pena.

Maci Novais 15/03/2014

Ser ou Não Ser es a Questão.
De incio ele parece um tanto quanto enfadonha,mas a parti do instante que o mancebo vai para o seminário as coisas começam a melhorar.A dualidade em que o jovem é submetido fascina o leito pois o martírio que ele vive entre o amor a uma mulher e o amor é a Deus,nos remete a um tempo que isso era comum.Mas o que mais impressiona no livro é a breve crítica a conduto dos padres na Igreja Católica.