A Rosa Branca Rebelde

A Rosa Branca Rebelde Janet Paisley

Resenhas - A Rosa Branca Rebelde

um livro nos contou 08/10/2020

Resenha por instagram literário @umlivronoscontou
A Rosa Branca Rebelde conta a história de uma personagem real escocesa, Anne Farqhuarson-Mackintosh. O enredo gira em torno da revolta jacobita que culminou na fatídica Batalha de Culloden em 1746.

Um dos pontos principais dessa obra, que me faz indicá-la sempre que alguém pede um romance com highlanders, é o fato de Janet Paisley frisar e enfatizar a diferença entre as mulheres inglesas e escocesas, estas não eram submissas e caladas. Tinham direito a terras, opiniões, podiam escolher o marido, se divorciar e tinham liberdade sobre o próprio corpo. Os ingleses (homens e mulheres) os consideravam selvagens por fatos como esse! Valha-me Deus né? Vou nem começar a dizer os impropérios que gostaria.

O livro mescla a realidade com a ficção de uma maneira genial! As cenas de Anne e seus dois amores, são muito bem escritas, mostrando que Anne apesar da personalidade "selvagem" (ingleses, humpft!!) sabia se entregar a quem lhe merecia, lhe merecia, que fique bem claro! Ladies colem na Anne no recreio, ela entende dos paranauê!

Mas claro que nem tudo gira em torno de romance, caso contrário, o livro não seria a maravilha que é! A todo a trama da revolta jacobita, traições, artimanhas, estratégias, discordâncias políticas e de ideais.
Há uma passagem específica protagonizada pelos soldados ingleses, a crueldade desmedida contra as mulheres escocesas. Pesado, cruel e real. Menciono porque pode gerar gatilho para algumas pessoas. Porém o livro, mostra a força de Anne e de outras mulheres.

Janet foi sucinta na narrativa, mas conseguiu me deixar imersa no universo dos jacobitas, um desejo enorme de segurar todo mundo e impedir a desgraça que foi Culloden. E só digo que meu rancinho pelo Príncipe Charles Stuart só aumentou! Esse ser arrogante e toda a miséria do povo escocês, os levou essa Batalha que foi a derrocada para anos de repressão social e cultural do seu povo.

site: INSTAGRAM @umlivronoscontou

Mylla 24/02/2020

Inspirado em uma história real
Quem é fã de Outlander vai gostar desse livro, pois mostra um novo ângulo sobre a batalha jacobita, dessa vez com uma mulher sendo a protagonista, mostrando a importância e a força das mulheres das terras altas. Tenho minhas ressalvas sobre Anne, mas a história é emocionante, prende até o fim, faz você torcer por essas pessoas que estavam lutando pelo direito de ser quem são.

mara sop 10/05/2019

Coração valente
Anne Farquhason, uma jovem intempestiva e independente, surpreende a todos, inclusive a ela mesma, ao aceitar se casar com Aeneas, líder do clã McIntosh, mas com poucos meses de casados, explode a revolta jacobita, deixando marido e mulher em campos opostos. Enquanto Aeneas, que não acredita numa vitória dos rebeldes, se junta à Guarda Negra, ao lado do rei da Inglaterra, Anne convoca todos os guerreiros dos McIntosh para se unir ao levante em prol do príncipe Charles Edward Stuart, e lutar pela independência da Escócia.
Com o coração dividido entre o marido e o ex-amante, o charmoso e destemido Alexander McGillivray, Anne acompanha o clã nos campos de batalhas tendo papel ativo entre as cabeças do levante. Quem ganhará essa guerra? Os ferozes escoceses ou os irredutíveis ingleses?
Baseado em fatos e pessoas reais, esse livro me foi super recomendado por algumas amigas e já tinha alguns anos que eu estava de olho nele. E agora me pergunto porque demorei tanto tempo pra lê-lo! A autora trata de forma crua e real a brutalidade da guerra, fazendo o leitor sofrer cada perda junto com os personagens. Anne é uma mulher espetacular e realmente ficamos divididos entre os dois interesses amorosos dela, torcendo ora pra um, ora pra outro. A história é envolvente e empolgante, e o romance traz momentos deliciosos durante a leitura. Mas não espere um romance de época, A Rosa Branca Rebelde é um histórico com "H" maiúsculo, e não possui aquela leveza dos romances de época. Esse livro é intenso e sem filtros, e vale totalmente a leitura.

site: encurtador.com.br/ioP07

Eliane Maria 30/04/2017

O que eu achei do romance.
Tinha tudo para ser um excelente romance. O tema é maravilhoso. Porém a narrativa da autora não me agradou.
Personagens secundários demais, que não contribuíram para o desenrolar da trama. Serviram somente para me deixar entediada no meio daqueles personagens todos, e com tantos nomes para guardar, e sem função deles dentro da trama.
Muito lento e com muitas voltas o desenrolar da história. Os primeiros 30% são massantes.
Como eu tenho um critério de ler até 20% , se não gostar da forma de narrar do autor eu paro.
Amigas minhas falaram que depois de 50% o livro fica muito bom. Mas eu não conferi. Não vou classifica-lo com estrelas também. Quem sabe um dia que eu não tiver nada para ler eu volte a ele.

Douglas P Da Silva 06/04/2014

Recomendo!!
A Rosa Branca Rebelde é uma obra de ficção, porém fragmentos históricos sobre a vida da coronel Anne Farquharson foram empregados em sua construção. Anne é uma guerreira que liderou homens e mulheres na luta pela independência de seu povo. Uma mulher que se entregou com a mesma paixão ao amor, a amizade e a uma causa.
A narrativa de Janet Paisley é muito visual. As cenas das batalhas, a crueldade, os horrores sofridos e cometidos durante a guerra são muito vívidos.Rosa Branca Rebelde é um rico romance medieval escocês.

L. Derenievicz 11/02/2012

No words...
Ao ler a sinopse do livro, pensei que seria mais um romance melacueca, mas paguei pra ver...
Não me decepcionei...
Ele fala da luta de uma nação, no começo da repressão inglesa sobre seus "dominados" escoceses. A tentativa de um clã em manter suas atitudes e práticas sociais. A força que tinha a mulher nesta sociedade praticamente matriarcal. Literalmente direitos iguais, sem pieguice e sem hipocrisia.
No meio disso tudo, uma mulher determinada, dividida entre dois amores e a luta contra a dominação da Inglaterra.