A Carne

Resenhas - A Carne

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Narcissus 14/10/2022

Quase.
Eu não espero que não tenha nenhum aspecto problemático em livros antigos, mas parágrafos seguido de parágrafos seguido capítulos e mais capítulos cheios deles não é algo que me prende na leitura.

Mas poderia ter sido muito bom.

Clio0 15/07/2022

A Carne, como o próprio nome diz, é uma obra típica do Naturalismo e, portanto, foca nas relações naturais e em como elas afetam a sociedade e vice-versa; Essa obra particular de Júlio Ribeiro carrega nas descrições dos corpos, especialmente femininos, o que gera uma escrita próxima do erotismo atual - um leitor desavisado pode realmente achar que está lendo um livro histórico.

A trama é simples, uma jovem órfã é acolhida por uma família de estancieiros e lá se envolve com um homem mais velho (rico, experiente, protetor). É uma fantasia típica do universo masculino e como tal aborda ainda que levemente coisas como ostracismo, separação/divórcio, gravidez indesejada.

A personagem feminina, Lenita, é um caso a parte. Percebe-se o desafio do autor em tentar montar uma mulher crível, porém seu olhar é por demais masculino, macho, para que as descrições do corpo dela possam realmente ser atribuída a ela. O perfil intelectual e emocional é melhor trabalhado, com uma jovem inteligente só que ainda enfrentando os desafios da própria sexualidade.

É um texto com altos e baixos, contudo é inegável que o autor conseguiu realizar sua proposta: o que acontece quando uma mulher apresenta atitudes e características consideradas masculinas em um Brasil que apenas caminhava em direção a modernidade.

lola 05/07/2022

tesão com árvore e estátua?
coisa mais bizarra que eu já li a minha vida toda (mentira). m0rt3 ao naturalismo. só dei 2 pq tem livro de influenciador na minha lista e tinha que ser levemente melhor
Samara 13/07/2022minha estante
Eu amei esse livro, pq n gostou

lola 22/07/2022minha estante
meus comentários foram só um exagero, eu esqueço que as pessoas leem isso e só jogo umas coisas rasas aqui pra lembrar de cara o que pensei enquanto lia o livro kdsnfkjsd mas a opinião eu mantenho, realmente não curti. me causou uma estranheza e um desconforto muito grande pq todos os trechos pra mim são muito esquisitos, as sensações descritas são bem bizarras.
a crítica é mais direcionada ao conteúdo mesmo, porque não gostei da história. meu problema com a forma é só não ser fã de naturalismo, não tenho nada em específico a apontar na escrita do júlio ribeiro

Samara 04/08/2022minha estante
Eu sou fã do naturalismo, realmente é estranho o que é descrito

Williane 30/04/2022

A Carne
Li para um trabalho da escola, mas não consegui me conectar tão bem, os assuntos abordados foram um pouco demais para mim, demorei para ler e, quando retornei a ler, fluiu melhor, mas, não gostei tanto assim da leitura, porém, para quem gosta do tipo, deve ser bom.

Danilo Moreira 25/03/2022

Bruto, lascivo e inteligente
Dá pra imaginar o que esse livro deve ter causado na sociedade dos anos 1880. Lenita é uma mulher muito à frente de seu tempo, dona de si, de seu corpo, sua sexualidade e seu destino.
A narração de alguns trechos - inclusive dos momentos de prazer - me soou bem corajosa para aquele tempo.
O livro possui vários elementos do naturalismo, movimento da qual Júlio Ribeiros fazia parte.
O autor, que era gramático, demonstra um vocabulário vasto e um cuidado em sempre descrever minuciosamente as cenas e sensações, equilibrando um requinte com certas brutalidades de cenas (como a de Lenita caçando).
Talvez duas partes que podem ser cansativas são as trocas de longas cartas que Barbosa e Lenita fazem em dado momento, mas para quem mora em São Paulo e se interessa pela história da cidade, creio que será interessante ler essas cartas, que trazem registros históricos da região naquele tempo.
O final é de chocar.
Curti muito. Não é um livro que costuma ser comentado por aí, mas é, ao meu ver, um ótimo clássico.

Monteiro 22/03/2022

Sensual e genial
Nesse livro temos uma personagem ousada e astuta. O escritor teve uma destreza impressionante ao abordar com muita naturalidade os temas tabus juntamente com reflexões inteligentes e filosóficas. Ao longo dos capítulos, vemos Lenita evoluir de uma moça inteligente e dotada para uma mulher sábia.

Mesquita13 10/03/2022

Não sei nem o que dizer.
Li por pura curiosidade, meu primeiro contato com uma obra naturalista. Esse livro é de 1888, então já dá pra imaginar o conteúdo absurdo em relação a escravidão, não recomendo para quem tem sensibilidade sobre o tema, mas esse não é o foco do livro. Lenita é a protagonista, muito inteligente e dona de si, está na flor da idade descobrindo a sexualidade, ela conhece Manoel Barbosa e projeta nele seus desejos e sua carência de amor paternal. O livro é difícil de ler, muitos detalhes cansativos, o mais importante dura pouquissimas páginas, dava para resumir esse livro em 5 capítulos retirando as partes nojentas que são de embrulhar o estômago, podre. Mas gostei do final, me abalou.

Thamara 21/01/2022

Nunca havia lido nada do autor. Esse livro percebe a escola do Naturalismo, eu não sabia quando o comprei, e essa é uma vertente que não me agrada muito. É um livro pequeno, e objetivo, contar a história de Lenita e a guerra entre sua razão e seus desejos carnais!

Samara 13/07/2022minha estante
Olha, se vc pegar outras obras naturalistas verá que as mulheres são descritas como vilãs e que se guiam por seus próprios instintos. Ou seja, para o naturalismo, mais cedo ou mais tarde, o instinto feminino vai aflorar para todas as mulheres.

Jansen 12/01/2022

Li esta obra com meus quinze anos e me impressionou. Talvez por ser bem sensual e descrever cenas de sexo que eu não estava habituado a ler.
Agora achei uma obra mediana, até desagradável de ler pelas descrições exaustivas de locais e pessoas. Era uma característica do Realismo, então em voga. Acho que vale à pena ser lido pelo retrato que faz de São Paulo e Santos por volta de 1880. A maneira como tratavam os negros era cruel e nos incomoda muito hoje. A parte mais importante do livro é mostrar como uma mulher, inteligente e bem preparada é tomada pela tensão sexual e como isto modifica seu comportamento. A libido da protagonista é de chamar a atenção pela intensidade. Afora isto pouco tem a nos mostrar.

Nívea 21/09/2021

Confesso que não é meu gênero favorito, a história é até legal, achei meio cansativa. Eu sei que tem gente que já leu e amou, pena que não tive essa experiência ?

Martina23 31/05/2021

A carne, mais conhecido como "a carniça" em 1888
O livro realmente apresenta a mulher de uma outra forma. Lenita é aplicada nas ciências, linguagens, leituras e tem autonomia, autonomia garantida por ser filha única, rica e órfã. E daí vem o protagonismo de Lenita, precisou de uma série de acontecimentos para que ela fosse a protagonista dessa história. Os desejos e vontades dela são muito bem destacados, e as vezes um pouco exagerados demais. Essa obra literária, reforça estereótipos contra negros, e o racismo na literatura é tão comum quanto você possa imaginar. Ele usa falas de negros falando sobre si mesmos como ruins, como se eles tivessem passado por uma lavagem cerebral para acreditarem que são ruins por natureza. Com frases tipo "negro é mesmo bicho ruim" e "a obrigação do preto é fazer mal ao branco sempre que pode". Ele está escrevendo esse livro em 1888 e é um abolicionista hipócrita. Em "A origen dos outros" da Toni Morrison ela explica porque o racismo na literatura não deve ser ignorado, e é porque a literatura é forte e uma grande perpetuadora de estereótipos.

Esse livro contém gatilho de tortura.

D. João Gabriel 14/03/2021

Esperta foi ela
É um bom livro, mas o enredo se perde em longas descrições e devaneios do autor passados aos personagens.
Fora isso, que considero o maior erro do autor, há momentos muito interessantes e outros um tanto picantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5