Niketche

Niketche Paulina Chiziane

Resenhas - Niketche

tsblack 28/12/2022

eu gostei do livro, ele é bom e bem escrito e complexo, porém não é o estilo que eu mais gosto, e por conta disso a leitura não foi muito aproveitada, li por causa da escola, e acho que ler um livro por obrigação não funciona.
mas a temática eu achei muito bem explorada, e os personagens e a história são bem desenvolvidos.

Tina Lilian Azevedo 08/01/2023

É escrita mas faz crer que é história oral
É triste. É muito triste. É triste por demais. É tristissimo. E é tão triste porque conta a vida das mulheres de Moçambique mas estas mulheres poderiam ser de qualquer parte do mundo. Conta a história de uma família que pelas circunstâncias se tornou poligâmica mas que poderia ser a história de qualquer casamento dito monogâmico em que o homem sai pela vida colecionando mulheres e filhos. E as mulheres colecionando sofrimentos e criando os filhos sozinhas mesmo acompanhadas. Ainda bem que temos o feminismo que pouco a pouco vai iluminando consciências e mudando estas tristes realidades. Há passagens líricas belíssimas e tristes. A escrita é maravilhosa. Amei ler este livro mas vou demorar pra ler outro da autora porque a cota de sofrimento demasiada grande das personagens nos abala, desampara, oprime. Todos os louvores sejam dados a Paulina Chiziane que escreve como contadora de histórias orais.

Mai 09/07/2022

Muita dor
Gente que livro. É tão triste ler sobre a realidade de mulher. E pensar que é semelhante em tantos lugares independente da cultura. O sofrimento as une. Nos uni

Ana 03/03/2023

"As mulheres são um mundo de silêncio e de segredo"
Leitura mais do que obrigatoria pra todo mundo
é um livro que faz com que você pense sobre tudo que acontece no mundo
aborda temas importantissimos como o machismo, sororidade, traição e etc

Rebeca257 15/08/2022

Que livro incrivel, é sempre maravilhoso ler os livros da Paulina e esse não foi diferente. A história demorou para me prender mas depois que me acostumei com a escrita a leitura fluiu bem. É realmente um livro muito interessante de se ler, ver mulheres diferentes em luta por seus direitos. Mas o que mais me interessa nos livros da autora é ter uma boa dose de cultura que não estou acostumada, que foge do eixo europa-eua, isso torna o livro muito mais interessante.

Mariana 24/02/2023

Uma relação de amor, dor e resistência
Uma história de amor que fala sobretudo sobre a dor e a violência que as mulheres sofrem em uma sociedade patriarcal. Rumi é a protagonista dessa história, que rodeia seu marido adúltero, Tony. O país em que vivem os personagens é dividido entre Norte e Sul, no Norte ficam as mulheres mais belas, mais enfeitadas, que tem voz, que mandam em seus maridos e vivem o prazer em abundância. Já no Sul as mulheres devem servir aos seus maridos, praticar o silêncio e a obediência, além de estarem acostumadas com as traições. Rumi é uma mulher do Sul e sofre ao ver seu marido cair no encanto de outras mulheres do Norte. Ela não passou pelos ritos de Iniciação sexual, pois no Sul as tradições foram deixadas de lado com a chegada do colonialismo. Mas as mulheres do Norte também sofrem, pois os homens do Sul as tratam mal e com violência. Essas mulheres que eram todas como inimigas decidem se aliar, decidem reinvindicar seus direitos e colocar o homem que as fez sofrer sob a parede. É uma história sobre mulheres, sobre a sociedade patriarcal, sobre traição, sobre a força feminina e sobre a violência.

isamorales 18/08/2022

não sei como fazer uma resenha desse livro porque foi tanta informação e tanto aprendizado que eu ainda to absorvendo tudo
eu amei do começo ao fim e acho que essa é uma leitura obrigatória pra todo mundo, me prendeu de um jeito que eu não esperava e eu to surpresa do tanto que eu gostei
é muito lindo, forte, pesado e chocante, eu genuinamente amei mesmo, obrigada norival por me obrigar a ler esse livro vc é tudo

KiraLunna 28/04/2023

"- Aos homens ensinam a amar a si mesmo e só depois ao próximo. Às mulheres se ensina a amar ao próximo, mas nunca a amarem-se a si próprias. Eu amo a mim mesma e depois aos outros, tal como os homens."
"- Rami, neste mundo quem é bom ganha o inferno. Eu sou má, Rami, e vivo no céu."

Foi um leitura muito importante!! Apesar das culturas diferentes, consegui traçar muitos paralelos com a cultura brasileira.
É uma abordagem feminina muito interessante sobre as questões machistas, sexistas e misóginas, mas as vezes sinto uma responsabilização e culpabilização puramente masculina, quando na verdade, são questões estruturais e que trazem consequências para todas as partes, consequências diferentes, é claro. Mas pode ser só pelo fato da ótica do livro ser feminina, e sempre somos mais sensíveis aos problemas que nos afetam, vemos com mais clareza aquilo que está relacionado a nós.
Ainda sim, tem algumas passagens muito instigantes que falam o quanto tudo isso é estrutural.
Não foi uma leitura simples e eu demorei bastante para ler, mas fico contente de ter me proposto a terminar.

Livia609 06/04/2023

Uma boa reflexão
Entre vibrar com a coragem de Rami e passar nervoso com o quão flexível ela é, niketche me proporcionou uma leitura incrível. Sem dúvida uma leitura que eu recomendo a todos, com direito a um final inesperado.

Ela 07/06/2023

Fui ler com altas expectativas de que seria incrível, antes eu assisti a uma resenha da Unicamp. Mesmo já sabendo da história, cada página foi uma surpresa boa.
As palavras dançam na leitura.
É extremamente bela, emocionante.
Chorei com uma cena, me enojei com outras, mas cada momento foi perfeito.

LuisfelipeBN 20/09/2022

Prêmio Camões foi pouco.
Certamente uma das maiores contadoras de histórias, como a autora prefere ser conhecida. Paulina Chiziane é uma alma doce e cheia de ternura que nos agracia com o privilégio de apreciar suas histórias. Tudo nesse livro foi magnético. As reflexões frente ao espelho, as ponderações sobre a natureza das coisas, as histórias de todo um povo, Moçambique e a África vivem em Niketche.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/06/2023

Niketche — uma história de poligamia é a obra mais conhecida da escritora Paulina Chiziane e conta a história da narradora-personagem Rami, que se une às quatro amantes de seu marido, Tony, para formarem uma grande família. Desse modo, elas aceitam dividir o amor do mesmo homem. O livro é marcado pelo fluxo de consciência da personagem Rami, que analisa seu lugar de mulher na sociedade moçambicana do período pós-guerra civil. Assim, Paulina Chiziane ocupa seu espaço na história da literatura de Moçambique e se torna uma das principais autoras africanas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559211814

Marina 28/09/2022

Me trouxe uma imensa reflexão, sobre o feminismo, sobre o que é ser o homem e ser a mulher tanto na sociedade e contexto descritos no livro quanto na nosso atual.

Um dos trechos que mais me pegou foi este, sobre o ?ter?:
"Ter é uma das muitas ilusões da existência, porque o ser humano nasce e morre de mãos vazias. Tudo o que julgamos ter, é-nos emprestado pela vida durante pouco tempo. Teu é o filho no ventre. Teu é o filho nos braços na hora da mamada. Mesmo o dinheiro que temos no banco, só o tocamos por pouco tempo. O beijo é um simples toque e o abraço dura apenas um minuto. O sol é teu, lá do alto. O mar é teu. A noite. As estrelas. Cada ser nasce só, no seu dia, na sua hora, e vem ao mundo de mãos vazias. Penso naquilo que tenho. Nada, absolutamente nada. Tenho um amor não correspondido. Tenho a dor e a saudade de um marido sempre ausente. A ansiedade. Ter é efemeridade, eterna ilusão de possuir o intangível. Teu é o que nasceu contigo. Teu é o marido quando está dentro de ti?

Gustalves 15/06/2023minha estante
Fez uma resenha ? adorei

Anna 18/08/2023

Niketche
""Homem é azagaia. Ponta de lança. Homem é uma linha reta sem fim. Homem é uma bala acesa ferindo o espaço na conquista do mundo. As retas unem o céu e o chão até o fim do horizonte. Deixa que o homem seja o fim, porque tu és princípio.
Mulheré linha curva. Curvos são os movimentos do sol e da lua. Curvo é o movimento da colher de pau na panela de barro. Curva é a posição de repouso. Já reparaste que todos os animais se curvam ao dormir? Nós, mulheres, somos um rio de curvas superficiais e profundas em casa palmo do corpo. As curvas mexem as coisas em círculo. Homem e mulher se unem numa só curva no serpentear das caminhos. Curvos são os lábios e o beijos. Curvo é o útero. Ovo. Abóbada celeste. As curvas encerram todos os segredos do mundo.""