Como Água para Chocolate

Como Água para Chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Gabriela 27/11/2022

Uma leitura deliciosa!
?Como água para chocolate? é um romance escrito ao estilo do realismo mágico: mistura acontecimentos cotidianos com acontecimentos sobrenaturais. A história de Tita é permeada por uma curiosa relação entre a comida e seu cotidiano. Nasceu prematura porque, desde o ventre, já chorava muito quando alguém cortava cebolas perto dela, sendo assim, as próprias lágrimas a empurraram para esse mundo. Ela nasceu sobre a mesa da cozinha de sua casa, e na cozinha haveria de vivenciar os momentos mais marcantes de sua vida.

Então, desenrola-se sua história de amor com Pedro. No entanto, eles não podem se casar por conta de uma tradição familiar que exige que a filha mais nova permaneça solteira para cuidar da mãe na velhice. Sendo Tita a mais nova, quem se casa com Pedro é Rosaura, uma de suas irmãs. Esse triângulo amoroso é um prato cheio de tensões, ciúmes, intrigas e rebeldia.

O livro também foca na relação conturbada de Tita com Mamãe Elena, especialista em cortar-lhe as asas. Mas um misterioso acontecimento une as duas, um acontecimento que Tita viria a descobrir muito tempo depois.

Cada capítulo se inicia com uma tradicional receita mexicana que tem tudo a ver com a temática do capítulo em questão. De todos, provavelmente um dos favoritos do público é o prato das codornas com pétalas de rosas vermelhas, que é de tirar o fôlego!

Eu gostei bastante da história. É deliciosa! E o final me surpreendeu. Eu estava com a intenção de dar 4 estrelas para o livro, mas a maneira como o final foi construído me fez acrescentar metade da quinta. Gostaria que a história tivesse mais detalhes para nos situarmos melhor na narrativa. Isso, entretanto, não diminui em nada a qualidade, a beleza e a intensidade do livro.

mayara kétne 02/11/2022

UMA NOVELA MEXICANA
O livro é marcado por realismo mágico, do qual tenho gostado muito e me divertiu bastante. Jhow é o amor da minha vida e é o personagem mais injustiçado, sim! Pedro não vale todo esse esforço, porém eles até que tentam deixar a imagem de amor romântico, só que não funcionou comigo, o filme é legal também!!!

Cris 01/11/2022

01.11.2022
Gostei mais desse livro do que do outro que li. Romance leve, que nos conta a história de Tita que sendo a caçula, não pode se casar, pois precisa cuidar da mãe. Assim, vê seu grande amor se casar com sua irmã. A desculpa é que assim, poderão ficar pertos, uma vez que irão morar na mesma casa. Em cada capítulo é dada uma receita que nos faz conhecer um pouco da culinária do México e a comida tem a ver com os sentimentos da cozinheira Tita, que desde quando nasceu foi alimentada por Nascha, uma cozinheira indígena que trabalhava para a familia e foi assim, que aprendeu a cozinhar. História emocionante, vale a pena ler.

Amanda 26/08/2022

Aaahh que delícia de romance! Que envolve amor, família, tradições e muita comida! Foi incrível acompanhar a história de Tita e seu amor por Pedro. É um livro que sempre surpreende com suas histórias de fantasia e com seus exageros. E quando eu achava que já saberia tudo o que iria acontecer, o final dá várias reviravoltas e mais uma vez surpreende. Amei ler

Mulher dos Livros 20/08/2022

Um romance com tempero mexicano!
?Como água para chocolate conta uma história de amor proibido entre os jovens Tita e Pedro . A família de Tita é composta praticamente apenas por mulheres, já que os homens foram convocados para estar em combate. Na casa viviam Tita, suas irmãs Gertrudis e Rosaura, a mãe Helena, a cozinheira meia surda Nacha e a empregada Chencha. \Titã nasceu na cozinha da casa, e tudo indica que vem daí sua paixão e talento por cozinhar.

??A mãe de Tita, faz todo possível para criar as meninas de forma digna, isso incluí muitos afazeres no rancho, horas de bordado e costura, rezas e a presença nos jantares sociais.
Tudo ia bem, até certo dia, Pedro Muzquiz aparecer no rancho para pedir a mão de Tita em casamento. Mãe Helena se recusa a aceitar, pois na família existe uma tradição onde a filha mais nova deve cuidar da mãe até a morte, e portanto não pode se casar.

?A triste notícia corrói de tristeza o coração da jovem. O pretendido recebe uma contra proposta, D. Helena oferece a mão da filha mais velha a ele. Pedro, que era capaz de qualquer coisa para estar perto de Tita, aceita a oferta. Após o casamento, ele passa a morar no rancho com todas elas. Será que as regras da família serão suficientes para distanciar a paixão proibida deles? É o que você descobrirá lendo este romance mexicano.

??Frases favoritas:

"Se não poderia casar, poderia ao menos experimentar o amor? Ou nem isso?"
"Então, ela chorou sem lágrimas, o que dizem que dói mais."

?Me interessei por essa obra principalmente pela nacionalidade mexicana da autora. A escrita da Laura Esquivel é marcante e criativa. Neste livro, a história foi organizada em doze capítulos, cada qual correspondente a um mês do ano e a uma receita mexicana. Interessante que a receita se desenvolve dentro da vivência prometida no capítulo. Gostei também das temáticas oferecidas na leitura, que vão além do romance em si, está presente reflexões acerca do tradicionalismo; visões comportamentais da mulher; desejos e liberdade de identidade. É um livro sem dúvidas, "fora da caixinha". O que me deixou curiosa para conhecer outras obras da autora.
??????????

Você já conhecia esse livro?
Eu amei!?

Cris.Aguiar 10/08/2022

Delícia: literalmente!
Que livro delicioso de ler.
Um drama familiar e amoroso entre temperos e panelas com um pouco de "magia".
A leitura foi vapt vupt, recomendo.

CLUBE DE LEITURA: Agosto 2022

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

aishameld 03/08/2022

Como água para chocolate
Gostei muito da história, ela é interessante e diferente de tudo que já li.
A mistura de culinária e literatura deu muito certo.
O livro tem várias mensagens sutis mas legais. Recomendo muito.

Mara Rubia 23/07/2022

Chocolate
Quando sabores, alegrias, tristeza, paixão e dor se misturam nos pratos e na vida. Tita demonstrava como amar na cozinha e na vida

_elaarafaela 29/06/2022

Como água para chocolate
Achei um livro muito fofo e fácil de acompanhar.
A história é romântica mesmo e até chega ser engraçada em algum momento.
Gostei muito de como Laura Esquivel consegue refletir muito bem a sociedade daquela época, na revolução mexicana, e como ela desenvolve muito bem todos os personagens. Você realmente consegue acompanhar o que acontece na vida de cada um deles e o final é inesperado mesmo!
O texto é, sem dúvidas, um exemplo muito bom de realismo mágico e eu acho que é pouco reconhecido. Laura Esquivel merece mais reconhecimento nesse gênero literário.
Recomendo a leitura!

Mar 23/06/2022

Novela mexicana surrealista
Como água para chocolate me pegou de surpresa desda primeira receita e o jeito que essa torta de natal se mescla com a história dando um sabor distinto, acebolado e salgado como as lágrimas de Tita. É um livro tão gostoso que mesmo em espanhol tem uma leitura tranquila e saborosa. Tem um que de inocência e um drama que dura não um ano mas uma vida inteira. É um amor apimentado, que deixa marcas na garganta que ficam mesmo depois de tomar água.

Isa 22/06/2022

Como água para chocolate
O livro retrata um romance sobre Tita e Pedro com um final surpreendente. Com várias receitas em cada capítulo de dar água na boca.