Como Água para Chocolate

Como Água para Chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Mara Rubia 23/07/2022

Chocolate
Quando sabores, alegrias, tristeza, paixão e dor se misturam nos pratos e na vida. Tita demonstrava como amar na cozinha e na vida

_elaarafaela 29/06/2022

Como água para chocolate
Achei um livro muito fofo e fácil de acompanhar.
A história é romântica mesmo e até chega ser engraçada em algum momento.
Gostei muito de como Laura Esquivel consegue refletir muito bem a sociedade daquela época, na revolução mexicana, e como ela desenvolve muito bem todos os personagens. Você realmente consegue acompanhar o que acontece na vida de cada um deles e o final é inesperado mesmo!
O texto é, sem dúvidas, um exemplo muito bom de realismo mágico e eu acho que é pouco reconhecido. Laura Esquivel merece mais reconhecimento nesse gênero literário.
Recomendo a leitura!

Mar 23/06/2022

Novela mexicana surrealista
Como água para chocolate me pegou de surpresa desda primeira receita e o jeito que essa torta de natal se mescla com a história dando um sabor distinto, acebolado e salgado como as lágrimas de Tita. É um livro tão gostoso que mesmo em espanhol tem uma leitura tranquila e saborosa. Tem um que de inocência e um drama que dura não um ano mas uma vida inteira. É um amor apimentado, que deixa marcas na garganta que ficam mesmo depois de tomar água.

Isa 22/06/2022

Como água para chocolate
O livro retrata um romance sobre Tita e Pedro com um final surpreendente. Com várias receitas em cada capítulo de dar água na boca.

Lu 25/05/2022

Delícia de romance.
Um romance delicioso de ler, divertido, intenso, triste, angustiante e libertador. As receitas que estão no livro aguçam a curiosidade da gente.
As descrições dos pratos, personagens, costumes de outra época são deliciosos também.

Raquel Marina 22/05/2022

Gostei muito do inicio da leitura, os primeiros capítulos do livro são deliciosos! O modo como a autora vai construindo as receitas e apresentando os personagens. No entanto, com o desenrolar da trama e os caminhos usados pela autora foram me decepcionando. Ela apresentou personagens ótimos que depois não desenvolveu com profundidade. Isso me frustrou bastante e me fez odiar o final. Temos que levar em consideração que é um livro do final da década de 80, por isso, muita coisa envelheceu mal. Apesar de trazer mulheres protagonistas o livro reforça muito as relações de patriarcado e a ideia de que a mulher só é completa na cozinha com um homem a amando. Com um enredo criativo, acaba tendo um desenvolvimento novelesco e um final apoteótico. Não gostei, mas entendo quem tem fatores que possam agradar a outras e outros leitores.

Carol 21/05/2022

Triste de uma linda forma, ler esse livro foi como se tivesse comido as codornizes em pétalas de rosas. E a metáfora da caixa de fósforos é arrebatadora

.geo. 08/05/2022

Fique com os seus fósforos
Foi como escutar meus avós me contando um história de família. A mistura de realismo com fantasia, amor e ódio, dor e alegria. Foi um livro que me deu um sentimento quente do lado esquerdo do meu peito. Se fosse para resumir esse livro, ele é como se você tivesse tomando um café enquanto conversa com um idoso que você ama em um dia chuvoso.
E a analogia da caixa de fósforo com o amor foi TUDO.

Amanda 26/04/2022

Como água para chocolate - Laura Esquível
Tomei conhecimento deste livro qdo fui a um restaurante de mesmo nome e a curiosidade em ler foi automática.

Tita não pode casar com seu grande amor Pedro pois segundo a tradição, por ser ela a filha caçula, deve focar sua vida aos cuidados de sua mãe até seu falecimento. Pedro então casa-se com sua irmã mais velha, Rosaura, com a desculpa de assim poder passar mais tempo ao lado de Tita, morando na mesma casa.

E como os sentimentos são expostos e trocados? Por meio do maior dom de Tita, a comida. Exímia cozinheira, seguindo muito as tradições mexicanas, Tita pensa e preparara cada refeição com a sua verdade e porque não, temperada com mágica.

É apaixonante acompanhar essa história! Foi uma grata e deliciosa surpresa pois não esperava o toque de realismo mágico nessas páginas. Vale conhecer este livro! E agora, sigo em busca de experimentar as receitas de Tita!!

Malu 23/04/2022

Desde as receitas, aos costumes e a própria construção narrativa Laura Esquivel escreve uma obra-prima adorável pra literalmente mexicana.

Fernanda Dezopi 23/04/2022

É um livro escritora pela mexicana Laura Esquivel, publicado em 2014 e é constituído por 207 páginas. Se você está procurando um livro leve, sem muitos floreios e que realmente seja uma leitura rápida, esse livro é perfeito pra você. Ultimamente ando precisando de livros leves, que me façam viajar entre diferentes mundos e realidades e que eu não precise soluçar de chorar ao finalizar o livro.

Como água para chocolate é um livro novela de romance entre Tita e Pedro. Já te aviso com antecedência que não haverá final feliz e que a história de amor entre os dois é difícil. O que mais me interessou nesse livro é a sua divisão. Os capítulos são divididos de acordo com os meses do ano e que são iniciados por uma deliciosa receita. São receitas típicas mexicanas e que todas possuem o toque mais especial: as mãos de Tita e o seu coração. Todas as receitas são feitas a partir de emoções de Tita, seguidas pelo seu coração e incrivelmente deliciosas. Duvido que você não ficará curioso em experimentá-las.

O livro em si conta a história da filha mais nova da Mãe Elena e conforme a tradição da família, a filha mais nova é responsável por cuidar da sua mãe até o momento do seu falecimento. Dessa maneira, essa filha não poderá se casar e abdicará da sua vida e da sua felicidade em prol dos cuidados com a sua mãe.

Infelizmente ou felizmente, Tita acaba se apaixonando por Pedro. O amor entre eles é intenso e dura décadas. O amor deles é paciente, duradouro e sob o olhos da Mãe Elena pecaminoso. Como Tita está fadada em cuidar da sua mãe, ela perde o seu amor para sua irmã mais velha, então, Pedro acaba se casando com Rosaria para se manter próximo de Tita e vivendo uma vida infeliz.

A Mãe Elena é uma mulher impiedosa, dura e cheia de cicatrizes no coração. Ao decorrer da narrativa, é explicado os motivos do seu comportamento e a raiz das suas infelicidades.

Com esse livro, pude viajar entre as receitas do México, experimentar novos sabores e sentir benevolência de Tita.

Gabriela Gonçalves 22/04/2022

Essa leitura foi uma grata surpresa! Não esperava gostar tanto! Eu amei a forma como a autora utiliza as receitas para construir a narrativa dos personagens. O livro traz muito a importância da comida não apenas como o ato de se alimentar, mas de construir lembranças, contar histórias e unir pessoas. É muito bonito ler sobre culinária, cultura e tradição. Nos dias de hoje, a sociedade perdeu muito o contato com a comida e o ato de cozinhar. Recorremos aos deliveries, optamos por comidas congeladas e sem valor nutricional. Falta tempo e também falta conhecimento, muitas pessoas não sabem fazer o básico para se alimentar. Enfim... essa discussão é longa e possui muitos pontos a serem debatidos, mas me lembrei de tudo isso enquanto lia o livro. A autora usa o realismo mágico para nos passar as sensações e mostrar o poder da comida, e essa escolha engrandece mais ainda a leitura. A vida de Tita é muito sofrida, mas ela encontra paz e alegria quando está dentro de uma cozinha. O livro também aborda um pouco a revolução mexicana. Fiquei muito em dúvida se dava 5 estrelas e favoritava a história, porque eu gostei tanto... Mas fiquei muito infeliz com o final de Tita. Eu não gosto do personagem Pedro. Essa minha nota tem mais a ver com essa frustração minha. Mas é um livro maravilhoso e que merece muito ser lido por todos!

Abduzindolivros 19/03/2022

Achei triste, porém lindo, sensual, quente, complexo, emocionante... Tem um quê de magia, um "exagero" permeando os acontecimentos, mas que deixou tudo mais temperado e saboroso (se me permitem os trocadilhos)...

Sei lá, eu me emociono demais com romances, e os que "dão errado" me tocam mais... Gostei muito desse. Achei autêntico. Me fez chorar, mas gostei.

Lívia 04/03/2022

Uma mistura de fantasia e realidade, narrativa e receitas
Achei muito interessante como o livro consegue incorporar tão bem gêneros de texto tão diferentes. A lista de ingredientes, seguido pela conexão com a história, e de repente volta pros passos de como cozinhá-lo. É tudo bem orgânico e eu achei muito legal.
Como eu disse em um histórico de leitura, estava esperando um romance água com açúcar e recebi uma novela mexicana (literalmente). E no bom sentido.
Recomendo bastante! Li em espanhol, pra praticar a língua, é um ótimo livro, ele tem muito vocabulário específico de cozinha e do México (prepara o google tradutor)