Como Água para Chocolate

Como Água para Chocolate Laura Esquivel




Resenhas - Como Água para Chocolate


237 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Lethycia Dias 16/02/2022

Comida é afeto
Vários anos atrás, assisti ao filme que adapta este livro, mas só descobri a existência do livro há alguns meses. No México do século XIX, conhecemos Tita, a filha mais nova da família de La Garza, que é uma cozinheira muito habilidosa e que não pode se casar devido a uma tradição familiar: a filha mais nova é obrigada a cuidar da mãe até que ela morra. Os conflitos começam quando Pedro, apaixonado por Tita, aceita a oferta de se casar com sua irmã Rosaura só para ficar perto dela.
A comida é um elemento extremamente importante para a história, que gira em torno dos pratos preparados por Tita em diferentes ocasiões vivenciadas pela família. É uma história de realismo mágico, então em alguns desses momentos, vemos como o estado de humor de Tita enquanto cozinha se espalha pela comida e afeta todos que comem, causando sensações e emoções inesperadas. Esse aspecto era o que mais me encantava no filme e foi também o que me encantou no livro, pois acredito que a comida e o ato de comer têm significados especiais na América Latina e que refletem uma parte importante de culturas latino-americanas. A narração é muito fluida, e percorre vários anos da vida da família, sempre pelo ponto de vista de Tita. Cada capitulo apresenta uma receita, e a autora conseguiu entrelaçá-las muito bem à narrativa.
Outra coisa que eu amo e que encontrei aqui foi uma saga familiar. A tensão é construída a partir da fúria controladora de Mãe Elena, que poda os sonhos da filha desde o início; e vão se misturando a isso as mágoas entre irmãs, os desejos e segredos que cada pessoa esconde; e como isso afeta pessoas que vivem numa mesma casa, presas por convenção social.
Algumas passagens são maravilhosas; já outras, nem tão interessantes assim. O final não trouxe o desfecho que eu esperava para Tita, mas é adequado para o tom que a história carrega e para os livros do gênero. Recomendo para quem gosta de realismo mágico e de literatura latino-americana em geral.

site: https://amzn.to/3uU3jPx
comentários(0)comente



romulorocha 14/02/2022

Como água para chocolate, de Laura Esquível 10/10
Neste Romance ambientado em um México marcado por uma sociedade patriarcal e por revoltas armadas, Tita e sua mãe, Helena, são protagonistas de uma trama onde o amor e a culinária estão presentes do início ao fim. Tita, por ser a filha caçula, é obrigada de uma forma misteriosa a resignar-se ao cuidado de sua mãe até a velhice sendo, desta forma, proibida de se casar. Por volta de seus 16 anos, conhece Pedro e ambos se apaixonam, mas por ter a permissão para casar-se com Tita negada por sua mãe, o rapaz acaba casando com sua irmã, Rosaura. Inicia-se então a saga de Tita, que beira os limites da loucura e sanidade, fantasia e realidade, amor e ódio, sofrimento e prazer.

Brilhante, adorável! Uma leitura cativante e sofrida. A autora consegue nos conectar com a protagonista Tita de uma forma tão peculiar que nos angustiamos em cada episódio de sua vida. Episódios que, por sinal, são apresentados com uma característica singular no formado de receitas, com ingredientes, modo de fazer, etc.

Outra coisa que me chamou atenção foram os traços evidentes do realismo mágico latino na obra, o que me fez ultrapassar os limites da realidade/fantasia diversas vezes. E o mais interessante foi a sutileza com a qual a autora nos faz viajar e nos traz de volta à realidade. Excelente!

Indico demais a leitura!
Uma das melhores do ano já.

Curiosidade: ?como água para chocolate? pode ser interpretada como a sensação de estar ?fervendo? de amores por alguém. Isto porque no preparo do chocolate, a mistura com a água só pode acontecer quando ela está fervendo. Caso contrário, a qualidade do chocolate é prejudicada.

#resenhasdoromulo #literaturamexicana #comoaguaparachocolate #lauraesquivel
Katia Rodrigues 16/02/2022minha estante
Minha cabeça explodiu agora com essa informação sobre o nome do livro...
Excelente resenha! Amo demais esse livro ? ele mudou totalmente minha relação com o preparo dos alimentos kkkkkkk


romulorocha 16/02/2022minha estante
Que jóia Katia! Verdade, achei que a autora foi muito criativa com a ideia das receitas nos títulos dos capítulos. E sobre a relação com os alimentos, mexeu comigo tbm. Demais.


romulorocha 16/02/2022minha estante
Obrigado pelo feedback da resenha ?




mfcandressa 14/02/2022

Maneira de fazer um bom romance
Os ingredientes para esse livro foram cuidadosamente incorporados pela autora numa escrita leve e prendendo muito o leitor. Simplesmente adorei a leitura e o formato de receitas.
comentários(0)comente



Evva_sec 06/02/2022

Incrível
Romance com pitadas de tempero que transmite nostalgia e dá importância a preparação de comida difícil de encontrar atualmente, enquanto discute tradições e revela um mundo inteiro de aparência nós bastidores da severidade familiar. É maravilhoso demais ?
comentários(0)comente



andrealog 30/01/2022

Muito melhor que o filme
Se viu o filme esqueça! Se não viu, leia antes o livro, cheio de receitas, histórias e mágoas entre as mulheres de uma família
comentários(0)comente



Aikyo 19/01/2022

Perfeito
Um dos melhores livros que já li, a intensidade é clara e a forma que a personagem expressa os sentimentos em forma de receita é única, sem contar as emoções por cada acontecimento, só queria que tivesse uma continuação
comentários(0)comente



fev 19/12/2021

Realismo mágico perfeito, enredo fraco
Apesar de ter gostado da leitura de Como água para chocolate confesso que achei o enredo fraco. Os personagens são cativantes em certa medida, mas a estória em si deixa muito a desejar.

Apesar disso o realismo mágico apresentado no texto é simplesmente perfeito. Gostoso de ser lido e admirado. Está ali de forma tão natural que não tem como não curtir. Gosto também da relação como foi apresentada o amor e a culinária. As receitas no meio do texto fizeram muito sentindo.

A linguagem é simples e de fácil entendimento. A fluidez de Laura Esquivel é de se admirar. A leitura vale a pena mesmo que a história não seja profunda ou complexa. É uma leitura bem agradável. É um livro com o final previsível, mas gosto bastante das últimas cenas. Hahahaha
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@ninh@ 15/12/2021

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE - LAURA ESQUIVEL
A história gia entorno de Tita que nasceu e foi criada num rancho no México, mas precisamente na cozinha, sempre rodeado por aromas e sabores que se misturavam com os seus sentimentos e desejos mais profundos. A vida de Tita é marcada por uma tradição familiar onde a filha mais nova é destinada a cuidar de sua mãe até a sua morte, mas tudo se complica quando conhece Pedro por quem se apaixona, onde viverá um amor proibido.
Tita em vários momentos não vive só de seu amor , mais também de sua raiva pelo que acontece em sua vida. Sem muitas escolhas Pedro casa-se com sua irmã mais velha, com intuito de ficar mais próximo de seu amor Tita. O livro apresenta em cada capítulo uma receita preparada por Tita, que o leitor poderá fazer e interagir com a história, como se pudesse compartilhar as emoções do personagem da história.
A história é repleta de beleza até no mais simples ato de Tita de escolher os alimentos para elaboração de um prato que irá servir para seu amado Pedro, nesse ato ela coloca todo seu amor , sua sensualidade que existe dentro dela para que ele possa saborear cada garfada da comida em sua boca.
É um romance bem escrito por Laura Esquivel.
Seria muito bom se pudéssemos passar todos os nossos sentimentos através dos pratos que cozinhamos no nosso dia - a - dia.

Adorei o livro recomendadíssimo!!

site: https://detalhefeminino.blogspot.com/2012/01/desafio-literario-2012_31.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



M4RQ35 04/12/2021

Que delícia de se ler?
Assisti o filme algumas vezes e achei MUITO fiel ao livro, o que pra mim é um ponto negativo, porque eu não consigo engolir aquele final.
No mais, acompanhar a vida (nada saborosa) de Tita e desfrutar de suas receitas é um ótimo passatempo.
Se sentir vontade de ler, te desejo um bom apetite!
comentários(0)comente



@borboleituras 18/11/2021

3 Motivos para ler
// Motivos para ler ?

Não é exagero dizer que 'Como Água para Chocolate' (1989), de Laura Esquivel, me encantou desde o primeiro capítulo. Enquanto acompanhava a trajetória de Tita, a jovem protagonista apaixonada por gastronomia que nasceu "literalmente banhada em uma torrente de lágrimas", percebia que estava em contato com uma narrativa completamente imersiva e transgressora. 

Por isso, separei 3 motivos para você também ler e se apaixonar por essa obra:

1- Autoria feminina e mexicana ??

2 - Realismo Mágico ?

3 - Protagonismo feminino e transgressor ?

Na minha página literária no Instagram falo melhor sobre cada um desses pontos. É só buscar @borboleituras
comentários(0)comente



Danielle 12/11/2021

À mesa ou à cama deve-se ir quando é convidado
Assisti ao filme há muito tempo atrás então não me lembrava muito da história, mas foi muito bom porque pude mergulhar na cozinha e na vida de Tita com tudo e acompanhar tudo. Cada passagens ganha uma nova visão ao fazer o link com as receitas. A mãe Elena é daqueles personagens que você odeia desde o início ????? Livro muito gostoso em ler. Recomendo
comentários(0)comente



Costa 16/09/2021

Um livro surpreendente.
Só li esse livro por causa de um restaurante homônimo que visitei no Chile. E que surpresa! Um livro doce, apaixonado, lúdico. Trata de paixão, de amor e de cozinha. Uma verdadeira expressão do realismo mágico, com muitos dos sabores do México trazidos pela ótica de uma mulher, a intensa TiTa. Maravilhoso! Hoje é um dos meus livros favoritos.
comentários(0)comente



237 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR