Protocolo Bluehand: Alienígenas

Resenhas - Protocolo Bluehand: Alienígenas

1 | 2 | 3 | 4

Gu1lh3rm3-Kun 15/01/2012

E você? Vai sobreviver?
Se você é um daqueles Nerds que “se diz” preparado para o apocalipse zumbi, você deve conhecer a diretriz #142 de como se matar um zumbi do Protocolo Bluehand

Escolha uma arma
Mire na cabeça
Não erre!

Essa é apenas uma das diretrizes básicas para sua sobrevivência contra zumbis, agora, você nerd, já pensou que além de um apocalipse zumbi, o que pode acontecer é uma invasão alienígena? você saberia como agir a essa situação? provavelmente… Não!

Para isso o pessoal do site Jovem Nerd, lançou o livro “Protocolo Bluehand: Alienígena“, um guia de sobrevivência que te ensinará tudo para sobreviver a essa ameaça, que já nos cerca, ou não.

O Livro é dividido em seis capítulo, no primeiro capítulo, somos introduzidos as várias espécies alienígenas, seus poderes fraquezas, veículos, armas, esse é um capítulo fundamental, pois todos sabemos que é preciso conhecer bem o inimigo, já no segundo capítulo nos é apresentado o “modus operandi” da ameaça, quais suas motivações? o porque das abduções? contatos? e também uma explicação detalhada sobre os implantes e sondas, tratando até das temidas “sondas anais“, contendo até um “auto-exame” (?)

Podemos dizer que o terceiro capítulo, é o mais “interessante” a todos aqueles que, como eu, adoram filmes como predador ou Alien, aqui você terá uma maior noção de como combate-los, quais precauções tomar, quais equipamentos você deve ter disponíveis, e como você deve estar em termos físicos e mentais, não ache que sair correndo com um pistola na direção de um E.T é uma boa idéia.

Nos capítulos seguintes vemos, por forma de simulações, como seria o contato desses seres, como perceber isso logo e começar a se preparar, também é mostrada uma situação de invasão, e pode ser considerado o capítulo mais importante, onde são apresentadas as formas de sobreviver as primeiras semanas, como organizar uma resistência, e consequentemente, caso seja possível, iniciar o contra-ataque.

Já o capítulo final, nos mostra como seria nosso mundo caso houvesse uma vitória sobre esses seres, como nossa sociedade irá se reestruturar depois de uma invasão? Como estaria o governo?

O Livro também contém vários Easters-eggs tanto do Próprio Site Jovem Nerd, como de filmes do gênero, com várias frases e ilustrações de filmes.

Agora sobre o livro em si, ele é belíssimo, começando pelo formato 18x15cm totalmente diferente e funcional, proporcionando uma leitura agradável, a Capa do livro chama a atenção por sua bela ilustração, e pelo relevo, que lembra uma gosma verde sangue de alien?, o papel usado no livro é excelente e uma das melhores coisas do livro, e o fato de as páginas terem rabiscos, efeitos de “uso”, como marcas de copo de café, sangue, amassados, tão bem feitos que algumas vezes tive que conferir para ver se a pa´gina não estava mesmo amassada, as ilustrações do livro são ótimas do artista Márcio L. Castro (@marciolcastro) que retratam muito bem todas as situações descritas nas páginas do livro, você pode encontrar aqui algumas imagens, e uma prévia do livro.

O livro foi idealizado pelos fundadores do site Jovem Nerd, Alexandre Ottoni (@jovemnerd) e Deive Pazos (@Azaghal), e foi escrito por Eduardo Spohr (@Eduardospohr), autor dos Best-sellers “A batalha do apocalipse” e “Filhos do Éden”, e apresenta de forma de fácil, e muito divertida, o livro que começou como uma grande brincadeira no Nerdcast, podcast apresentado semanalmente no site. Foi um enorme sucesso, sendo vendidas 2 mil cópias em apenas 24 horas, mostrando assim o sucesso que o site, e seus produtos fazem com seu público, “Protocolo Bluehand: Alienígenas – Seu guia definitivo contra a ameaça extraterrestre” é um grande presente para todos os fãs do site e/ou de filmes de aliens, e para todos aqueles que pretendem sobreviver à invasão. Corram pra pegar o seu na NerdStore com frete grátis. Agora é estudar e Sobreviver! #Nerdpower

AntonioBN 02/01/2012

Obra prima do trio nerd
Livro impecável aonde o autor Eduardo Spohr demonstra que manda muito bem em outros estilos além dos romances fantásticos.

Além do excelente trabalho de autoria, destaque também para a maestria no trabalho de edição por parte do Azaghal e na perfeição das ilustrações pelos seus respectivos artistas.

Única coisa que não curti muito foi a dimensão do livro que não acompanha o tamanho padrão utilizado pelas obras normalmente.
Ele ficou meio estranho na minha estante.

André Catapan 31/12/2011

PBHa - Como uma edição pode mudar sua experiência de leitura.
Logo depois desse Natal, numa manhã de inverno fora de época, eis que chega aqui em casa o meu exemplar do Protocolo Bluehand (#PBha), livro escrito por Eduardo Spohr (A Batalha do Apocalipse) e pela dupla do site Jovem Nerd, Alottoni e Azaghal. Num primeiro momento resolvi não comprar e esperar um pouco, não sou um comprador compulsivo, mas depois dessa entrevista aqui e a vontade de possuir pela primeira vez na vida a primeira edição de um livro com tiragem baixa, aliada ao tema que muito me interessa (e me preocupa), foi mais forte que a minha vontade. Posso afirmar com segurança que o livro superou todas as minhas expectativas e que é um trabalho primoroso, tanto na apresentação gráfica quanto no conteúdo. Fascinante.

Num primeiro momento fiquei insatisfeito com o tamanho do livro. Medindo 18 cm de altura por 15 cm de comprimento, me pareceu pequeno demais. Comparado aos tijolos que li ultimamente, calhamaços de 600 a 1000 páginas, o livro não me pareceu verdadeiramente um livro. Isso, entretanto, mudou conforme comecei a ler. O tamanho mostra-se muito confortável para a leitura, o que, em conjunto com as inúmeras ilustrações e citações, deixa o livro mais dinâmico. Além disso, por se tratar de um guia dividido em tópicos que não são extensos, em diversas vezes li algumas páginas, dei uma pausa de alguns minutos e depois retornei à empreitada. O resultado foi que em poucas horas já havia consumido quase um terço da obra.

A apresentação impecável já começa pela capa, com um alto relevo que simula um musgo ou algo do tipo. É só folhear algumas páginas pra perceber que o livro foi pensado nos mínimos detalhes. A gramatura do papel é extremamente boa, não parece uma folha sulfite ou algo do tipo. As páginas não são amareladas – são brancas. Mas não é um branco qualquer. Com esse livro eu percebi que o editor pode sim mudar a experiência de leitura do leitor – e isso é feito magistralmente no #PBha. As páginas são sujas e rabiscadas, velhas e manchadas de marcas de café – o que as tornam lindas. Sério. A qualidade é tamanha que não raro passei o dedo nas páginas pra ver se não estavam de fato amassadas ou sujas. Você literalmente se sente num universo pós-apocalíptico só por folhear as mesmas.

Os rabiscos e textos marcados e circulados dão a impressão de que o livro foi passado de mão em mão e que você recebeu uma edição comentada, estudada e revisada pelo próprio Bluehand, um ser agora místico. Em algumas páginas há documentos anexados, e a folha impressa imita uma página grampeada ou então unida por um clips. Como não podia faltar, há ainda algumas menções à alguns Nerdcasts (“Meu objetivo é a conquistaaaaaaa”). Sinceramente, acho que nunca tinha visto algo assim na minha vida.

Mas é claro que a qualidade do livro não é evidenciada apenas por aspectos gráficos, o conteúdo também tem de ser impressionante – e é. O tom utilizado está perfeito, e Spohr mescla com maestria fatos sérios, teorias da conspiração, citações de ufólogos e casos tupiniquins como o ET Bilu. O resultado é um livro que clama pra ser lido. O corpo do texto possui ainda um humor leve e algumas vezes irônico que te faz dar aquela risada de canto de lábio. Não há do que reclamar.

Os títulos e subtítulos são outro capítulo a parte: escritos em caixa alta com uma intensidade mais forte ora numa letra e ora noutra, as palavras remetem imediatamente à uma máquina datilográfica – uma das poucas maneiras de se escrever um guia num mundo pós-apocalíptico, acredito eu. As ilustrações também merecem destaque. Presentes em diversas páginas e com tamanhos variados, são todas em preto e branco e parecem esboços feitos a lápis, outro ponto que incrementa a experiência de leitura, e são ótimas maneiras de complementar ou exemplificar o que foi escrito no livro.

As diversas citações ao longo do livro me agradaram muito – e olha que foram várias. E das mais diversas: Star Wars, Jornada nas Estrelas, Guia do Mochileiro das Galáxias, ET Bilu, Indiana Jones, Albert Einstein, Arnold Schwarzenegger, casos reais entre outros. Além de complementar a história, evidenciam o embasamento – por vezes não tão científico – que o livro teve. Além é claro de ser uma fonte de humor – “Busquem conhecimento!”.

O livro de 336 páginas é dividido em 6 capítulos e 2 apêndices. São eles:

Invasão;
Vitória;
Os ETs e a Sociedade Humana;
Obras recomendadas.
Cada capítulo, por sua vez, é subdividido em tópicos, como espécies alienígenas e precauções básicas, por exemplo. O livro parece muito um manual de RPG, com classes, armamentos, motivações e atitudes, vantagens e desvantagens – tudo aquilo que você espera de um guia definitivo conta a ameaça extraterrestre. Numa das orelhas do livro os autores colocam:

Se o conteúdo deste livro o deixar paranoico e exageradamente psicótico também, saiba que você está no caminho certo.

Acho que eles conseguiram – todo o livro converge para essa reação. É a combinação dos elementos gráficos, das ilustrações, citações e do texto em si. Protocolo Bluehand entrou na minha estante muito mais devido a um impulso consumista do que pela vontade de ler o livro em si. Mas posso dizer que mudei de opinião e o livro tornou-se rapidamente um dos mais queridos da minha coleção. Agora é só esperar pelo segundo volume: Zumbis! Mal posso esperar.
Mika 04/06/2012minha estante
Nunca li uma resenha tão deliciosamente empolgante. Você está de parábens. Ainda estou esperando que uma alma piedosa me envie esse livro. Já tentei comprar, mas o site não faz entregas internacionais.

Gabriel 26/09/2012minha estante
Ai, meus dedos estão coçando lendo essa resenha, querendo folhar o Protocolo Bluehand. Vou já comprar o meu!

aline1987 14/10/2013minha estante
Adorei essa resenha!!! Comprei o livro e, no dia em que ele chegou, dei uma folheada geral e fiquei empolgadíssima. Depois de ler o seu depoimento aqui, então, fiquei mais animada! Realmente um trabalho feito por esse trio tinha que ser sensacional! :)

Jef 13/07/2014minha estante
Muito legal sua resenha amigo. Eu comprei ele por um impulso consumista também, na verdade quero muito ler, mas estou lendo outras coisas agora, porém assim que der vou começar a ler.

Richard.Washington 31/12/2011

Comprei o livro primeiramente pra prestigiar o trabalho que acompanho 100% do Jovem Nerd. Não é o estilo de leitura que gosto, pois gosto de uma história que te prende e que tenha narrativa.

O livro é um guia que dá pra de divertir um bucado. Achei a leitura um pouco pesada, devido um monte de dados, datas, acontecimentos, etc.

1 | 2 | 3 | 4